Fórum Comunidade DIY (Do-It-Yourself) Iwagumi Kalk Magnetic Stirrer

Iwagumi Kalk Magnetic Stirrer

Fórum para partilhar os seus projectos "Faça Você Mesmo" (DIY).
Mensagem 11/jan/2013, 00:25

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Ora bom!
Hoje fiz os primeiros ensaios em real daquilo que espero vir a ser o meu reator de kalk com misturador automático (e barato já agora).

Aqui ficam os vídeos (de qualidade duvidosa):





Como é que isto é feito?
simples:

- Uma ventoinha de PC
- Um íman (aqui usei um de um disco rígido velho)
- Um misturador Magnético protegido com PTFE ou Polipropileno (encontra-se no Ebay por cerca de 5 Dólares)
- Um transformador de 12V.

Barato, simples e eficaz!

Agora é dar forma a isto para ficar mais apresentável e poder ser usado como reator e misturador de kalk.
Ainda não decidi se vai estar a trabalahr constantemente ou não, mas princípio até vai, já que o que gasta esta ventoinha é pouquíssimo comparado com uma qualquer bomba usada nos reatores de kalk.

A ideia é arranjar um "depósito"/recipiente onde esteja o stirrer a funcionar.
A entrada de osmose será feita por baixo e a saída por cima.
Depois a osmose envia água para este depósito (via 2 eletrovalvulas ligadas em serie diretamente a outras tantas boias de nível) sempre que o nivel na sumo desça e por transbordo a água com kalk será enviada para a sump!

Isto é a teoria, falta o mais importante!!! :-B B-)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas ...

Este homem tem uma carola ... Pensa em tudo , deste me ideia para uma coisa , para,mexer as misturas de balling , tembém resulta ...

Muito bom ,muito engenhoso e 100% controlável porque se alterares a voltagem da fan isso vai rodar mais devagar, agora é evoluires o projeto para um recipiente maior ...

Abraço


Sent from my iPad using Tapatalk HD
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Excelente ... :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause:

Só acho que devias colocar um circuitozito com o ULN2003 para poderes com PWM baixar a velocidade disso.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Obrigado!

E qual é a vantagem de usar PWM nisto?
Para mim tanta como usar PWM nas ventoinhas da calha dos Leds ou seja nenhuma relevante e interessante!

A minha ideia é ter isto a trabalhar continuamente assim como tenho continuamente as ventoinhas da calha dos Leds.

E estas ventoinhas até são PWM mas sinceramente não vejo grande vantagem nisso!
Mas sim tornar isto de velocidade variável é peanuts!!! :)


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
Obrigado!

E qual é a vantagem de usar PWM nisto?
Para mim tanta como usar PWM nas ventoinhas da calha dos Leds ou seja nenhuma relevante e interessante!

A minha ideia é ter isto a trabalhar continuamente assim como tenho continuamente as ventoinhas da calha dos Leds.

E estas ventoinhas até são PWM mas sinceramente não vejo grande vantagem nisso!
Mas sim tornar isto de velocidade variável é peanuts!!! :)


Pois,
A vantagem é mesmo essa. Pôr isso a girar mais devagar.

Não vais querer um tufão de kalk pelo ar a entrar-te pelo aquário a dentro não dissolvido.

Isso é só para ir mexendo o kalk, não para o ter sempre em suspensão. Penso eu de que. Mas nada como experimentar!
Se a coluna for alta o suficiente secalhar tens sempre água cristalina em cima!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Eu alterei o meu reactor de kalk da Deltec com um motor daqueles das bolas de cristais das discotecas.
É barato e funciona muito bem mas esta idéia também está muito boa Hugo!


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Uma pergnunta parva: consegue-se medir kh e calcio da água de kalk?
Hoje de manhã ainda há algum kalk no fundo, e a água já me parece mais cristalina (embora claramente mais turva que a água da torneira...

É que como os nossos testes são de cores, não sei até que ponto influencia a água não estar totalmente transparente...

Gostava de medir aquilo! :-s


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Consegue-se... vais é usar bastantes gotas mas consegue-se. Retira 10ml de amostra da água junto á saida de água para o aquário... ou faz exactamente como farias com água do teu aquário. Depois é uma regra de 3 simples mas consegues saber até o total de graus DK e ppm de CA tendo em vista o volume do teu recepiente.

Existe na net estudos sobre isso já com valores por litro... dá uma "Gogulada" que encontras...


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Obrigado Marco!
É que queria aproveitar e verificava se os 25 quilos de kalk que lá tenho ainda estão bons ou não!!! :-o


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Medi agora o calcio daquele recipiente do video de ontem e tinha apenas 110ppm :-o
Limewater saturada não deveria ter mais calcio? :-\


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
Medi agora o calcio daquele recipiente do video de ontem e tinha apenas 110ppm :-o
Limewater saturada não deveria ter mais calcio? :-\


Deverá ter 12KH. Cálcio não me lembro.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 19
Idade:
Lol é engraçado que o pessoal sò acha que as ideias sao boas quando sao de estrangeiros porque quando sao portugueses não tem valor nenhum eu tenho um reactor de kalk magnético de uma empresa portuguesa a cerca de 4 anos e ninguém achou graça aquilo lol
Para simplificar a coisa podes utilizar um motor de micro ondas que não tens que andar a inventar com transformadores e pulse width modulation nem nada dessas coisas ligas 220v e ja ta


Voltar para DIY (Do-It-Yourself)