Fórum Comunidade DIY (Do-It-Yourself) DIY para Leds

DIY para Leds

Fórum para partilhar os seus projectos "Faça Você Mesmo" (DIY).
Mensagem 14/jan/2013, 16:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Boas Pessoal,

Ando interessado em fazer um DIY para substituir as minhas T5, tenho andado a ver uma loja na Romenia (www.ledrise.com), já alguem comprou lá? Roménia é UE, e está no espaço shengen, como tal presumo que não se deve pagar alfandega, alguem confirma?

Obrigado,
Nuno Dinis.

Mensagem 14/jan/2013, 23:32

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
+/-!!!

Os meus 150 leds vieram de lá e deixo aqui a minha experiência:

- Vêm da china como praticamente todos os leds!
- Entram efetivamente no espaço europeu pela Roménia.
- Os meus (e a encomenda conjunta - várias pessoas - totalizava mais de 1.000€) realmente não pagaram alfândega mas demoraram cerca de 2,5 meses a chegar e estavam sempre a dizer que era por problemas anfandegários que estava demorada!
- Os Blue e Royal BLue vieram em PCB de 1cm que é uma m#$%"# para soldar e segurar embora tivessemos comprado em star!

Resumindo:
Tem brons preços para a europa, mas é preciso ter muito cuidado com a encomenda para eles perceberem tudo! B-)

Mensagem 15/jan/2013, 09:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Bom dia

Também tens a http://www.led-tech.de/ ... a http://www.aqualed-light.com/ ...

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 15/jan/2013, 12:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Pois...

Eu estava mais virado para aqui, porque de facto os preços são... unbeatable...
Por ex.
os XP-G R5, ficam em 2,79€ cada(PCB quadrada de 1cm, mas pelo comentário do Hugo já percebi que não são muito fáceis...)
os XT-E RoyalBlue R5, ficam em 2,5€ cada(Também em PCB de 1cm...)
Os XT-E Blue, ficam em 2,99€

Ou seja, do que tenho visto e procurado, são mesmo os mais baratos... agora como a quantidade é bme menor(cerca de 75 leds distribuidos por 25 de cada), talvez não seja uma encomenda tão complexa, espero...

Já agora, existe algum sitio em PT que venda Drivers Meanwell AC/DC ou de outra marca que sejam confiáveis? Já vi que o pessoal também usa os BuckPuck alimentados depois por uma fonte que converte AC-DC(tipo de computador), pela vossa exp. qual seria a melhor opção?
O Objectivo é os Drivers ficarem numa caixa á parte(para ficar escondida dentro do móvel) e não em cima dos dissipadores.

Obrigado e um abraço.

Mensagem 15/jan/2013, 14:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa tarde

Drivers falas com o 'JoãoCAlves'.

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 15/jan/2013, 14:32

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
NunoDinis Escreveu:
Pois...

Eu estava mais virado para aqui, porque de facto os preços são... unbeatable...
Por ex.
os XP-G R5, ficam em 2,79€ cada(PCB quadrada de 1cm, mas pelo comentário do Hugo já percebi que não são muito fáceis...)
os XT-E RoyalBlue R5, ficam em 2,5€ cada(Também em PCB de 1cm...)
Os XT-E Blue, ficam em 2,99€

Ou seja, do que tenho visto e procurado, são mesmo os mais baratos... agora como a quantidade é bme menor(cerca de 75 leds distribuidos por 25 de cada), talvez não seja uma encomenda tão complexa, espero...

Já agora, existe algum sitio em PT que venda Drivers Meanwell AC/DC ou de outra marca que sejam confiáveis? Já vi que o pessoal também usa os BuckPuck alimentados depois por uma fonte que converte AC-DC(tipo de computador), pela vossa exp. qual seria a melhor opção?
O Objectivo é os Drivers ficarem numa caixa á parte(para ficar escondida dentro do móvel) e não em cima dos dissipadores.

Obrigado e um abraço.


Boas,

Quanto a fontes podes comprar tb já reguladas da meanwell na mauser.pt

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 15/jan/2013, 17:37

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
NunoDinis Escreveu:
Pois...

Eu estava mais virado para aqui, porque de facto os preços são... unbeatable...
Por ex.
os XP-G R5, ficam em 2,79€ cada(PCB quadrada de 1cm, mas pelo comentário do Hugo já percebi que não são muito fáceis...)
os XT-E RoyalBlue R5, ficam em 2,5€ cada(Também em PCB de 1cm...)
Os XT-E Blue, ficam em 2,99€

Ou seja, do que tenho visto e procurado, são mesmo os mais baratos... agora como a quantidade é bme menor(cerca de 75 leds distribuidos por 25 de cada), talvez não seja uma encomenda tão complexa, espero...

Já agora, existe algum sitio em PT que venda Drivers Meanwell AC/DC ou de outra marca que sejam confiáveis? Já vi que o pessoal também usa os BuckPuck alimentados depois por uma fonte que converte AC-DC(tipo de computador), pela vossa exp. qual seria a melhor opção?
O Objectivo é os Drivers ficarem numa caixa á parte(para ficar escondida dentro do móvel) e não em cima dos dissipadores.

Obrigado e um abraço.

Éh páh, esquece os pcb de 1cm. A sério! Vais-te arrepender, acredita!

Drivers fala com o João Alves! ^:)^
E ele também te ajuda na escolha das fontes! :-B

Mensagem 15/jan/2013, 19:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Ok,

Percebido, vou ver os de PCB em estrela.
Vou tentar falar com o João Alves para ver das fontes. Das duas uma, ou compro Drivers "Plug&Play", que ligam directo a 220V, ou alimento com buckpuck e depois com uma fonte para os alimentar, mas estou mais virado para a primeira opção...Eu e a electrónica nao gostamos muito um do outro, Sei os básicos e mais que isso já que me começa a baralhar os neurónios...
Já montei uma vez uma calha de 10W com leds de 1W cada dos chineses só para ver como a coisa corria e nem foi mau. Agora para fazer uma coisa a sério, tenho que ter mais cuidado e pensar tudo com critério.

Obrigado mais uma vez!

Mensagem 03/fev/2013, 02:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Boas Nuno.

Dá uma vista de olhos na cutter.

Os ultimos LED's que comprei vieram de lá, e não tenho razão de queixa. Pedi star, e recebi star. Ledrise não recomendo mesmo. Esperei quase 3 meses pelos led's que lá comprei para o nano, e recebi os pcb's de 1cm....

Tenho aqui agora um kit de lentes para montar nesses led's, e já vi que vou ter que comprar novos led's agora star se quiser montar as lentes.

Define qts leds de cada vais usar para se pensar em fontes.

Se quiseres ajuda com quantidades de led's, diz aí as medidas do aqua para termos uma ideia. ;)

Abraço.
Imagem

Mensagem 03/fev/2013, 13:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Boas João,

Olha os Leds Chegaram na 5ª(2 semanas depois mas paguei mais 16€ por vir da alemanha...) mas para variar 4 vinham avariados...
Mandei vir 75 (25 de cada entre white, Blue e RB) e o objectivo é fazer um racio de 1:1:1 de 16 de cada(48 no total).
O tanque tem 130CX55LX50A e por isso não vou usar lentes. Vou colocá-los a 700mA e não dimáveis, pelo menos nesta fase, o que me está a custar mais é mesmo os drivers...
Pelas minhas contas preciso de pelo menos 4 Drivers se for para colocar os leds em Série, mas posso usar menos se usar os series de 4 em Paralelo(12V), eventualmente chegariam 3 Drivers(1 para cada cor com 3 Series de 4 em Paralelo).

O Dissipador não vai usar ventoinhas e é por encomenda com 1cm de espessura em Aluminio(Para dissipar o calor de 48 Leds a 700mA acho suficiente).
Já agora, só como lembrete para o pessoal menos informado, convém utilizar resistência quando se ligam series em paralelo, no final de cada série... Eu não utilizo se ligar com um driver em série(á medida), mas no caso das fontes

A minha dúvida nos drivers é mesmo... BuckPuck com fonte de alimentação ou Driver Meanwell com conversor AC/DC, acho que mais barato fica na primeira opção, mas a segundo do que leio é a mais utilizada...
Mas como estou a fazer com um amigo que trabalha com electronica e componentes electricos... tem logo outra vantagem ;)
Como tal usar PCB de 1cm não foi problema porque ele tem maquinaria de soldar profissional e está habituado a usar isso.

Abraço.

Mensagem 08/fev/2013, 00:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Boas.


Bom, com 16 de cada como objectivo, é possivel fazeres isso com 3 drivers. Se fores para uma fonte de 48V com ajuste, deverás ter o suficiente para chegar aos 52V.

Mas confirma que led's compras-te, para ver datasheets ao certo.

Como já tenho referido, desaconselho ligações serie paralelo, as coisas podem correr mal.
Se usares um driver por serie, mesmo que queime um led, os outros não vão sofrer com isso. O esquema que referes, se queima um, acabam por ir todos nesse grupo.

Abraço
Imagem


Voltar para DIY (Do-It-Yourself)