Fórum Comunidade DIY (Do-It-Yourself) Leds Duvidas...

Leds Duvidas...

Fórum para partilhar os seus projectos "Faça Você Mesmo" (DIY).
Mensagem 31/jan/2013, 11:11

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Bom dia pessoal,

A tendência de leds já é grande e tenho visto aquário e calhas porreiras e agora ando com isto na cabeça, fazer um diy de leds, no entanto preciso de fazer contas e acima de todo perceber como se monta para nao sair ainda mais caro....

O meu objectivo, ou pelo menos para já, não é fazer uma calha com sunrise e sunste etc etc, 1 circuito azul outro branco e apenas um potenciómetro em cada circuito para se necessário dar menos força.

Vejo a malta falar em mA, volts etc e ai me deixa mais confuso mas mais a frente vê-se isso.

Para algo simples o que vou precisar?

O aquário é de 90cm e tem de altura 45cm

-Dissipadores encontrei este site com dissipadores de 60cm e outro de 30cm (Dissipadores e Dissipadores) segundo o vendedor o de 90 da ate 24 Leds de 3W e o de 30 ate 12 leds de 3W isto sem ventoinhas , como é claro ponho na mesma.

-Leds estava a pensar por os 36 sendo 18 de cada, brancos e royal blue no entanto quais?

-Ventoinhas tava a pensar em 4 será de mais?

-Driver é que não sei, para isto qual é que vocês acham?

-Transformador / alimentação qual?

Aquela cola térmica (??) é necessário para onde? a ligação entre leds e soldado o led é parafusado no dissipador...

Vamos começar por ai depois mais duvidas vão surgindo.


Venham elas...
Cump.
Anthony

Mensagem 31/jan/2013, 14:11

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Estive a meditar e de momento vou fazer so no dissipador de 60cm caso me agrade e seja necessario acrescento os outros 30cm.

Sent from my bq Edison using Tapatalk 2
Cump.
Anthony

Mensagem 31/jan/2013, 14:30

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas Anthony,

Precisas primeiro decidir que tipo de leds queres. Cree ou Prolight ou outro e depois em função disso responde-se a todas as outras perguntas.

Driver ou não, fonte, dissipadores, etc ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 31/jan/2013, 14:40

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Boas Rui,

Pois sempre ouvi dos cree mesmo das calhas de marca é cree pelo menos parce que de ve ser bom...

Sent from my bq Edison using Tapatalk 2
Cump.
Anthony

Mensagem 31/jan/2013, 15:18

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Anthony Neto Escreveu:
Boas Rui,

Pois sempre ouvi dos cree mesmo das calhas de marca é cree pelo menos parce que de ve ser bom...

Sent from my bq Edison using Tapatalk 2


Ok,

É um começo. Agora sendo Cree como é que queres fazer? em termos de Ratio? 1W1B1RB como as calhas da Vertex?
Montados em linha ou em cluster como as SOL AI?

Quanto aos drivers tens que saber a que amperagem trabalha o LED e depois podes:

1 comprar fonte + driver (para garantir uma intensidade de corrente constante)
2 comprar fonte Meanwell já com controlo.

Mas por exemplo uma fonte meanwell pode debitar 700mA e aguentar entre os 12 e os 14 leds

Vê aqui que tens tudo mais ou menos explicado! Vê os esquemas e os tuturiais que eles tem e inclusivamente podes ver os kits para teres uma noção do preço e do que precisas comprar!

http://www.rapidled.com/

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 31/jan/2013, 19:10

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Concordo com o Rui!

A primeira coisa a definir é a quantidade e tipo de leds, só depois se vê o resto!

Se fosse hoje eu teria feito o seguinte racio:

2 Branco
2 Blue
2 Royal Blue
1 Violeta

Sendo que o número de leds brancos diminuiria consideravelmente. Para metade, ou perto disso!

Mas o que tenho é:
2 Brancos
1 Blue
1 Royal Blue

Por isso defini o teu racio e depois ajudamos no resto!

Já agora, colocaste a possibilidade dos led em matriz tipo foco?


P.S.: Atenção a esses dissipadores. Não enviam para PT, e se enviarem deve ser um balurdio! Só se tiveres possibilidade de alguém tos trazer ou assim! quando andei a ver só consegui mesmo os BIS95!

Mensagem 31/jan/2013, 19:22

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Anthony Neto Escreveu:
Boas Rui,

Pois sempre ouvi dos cree mesmo das calhas de marca é cree pelo menos parce que de ve ser bom...

Sent from my bq Edison using Tapatalk 2


Ok,

É um começo. Agora sendo Cree como é que queres fazer? em termos de Ratio? 1W1B1RB como as calhas da Vertex?
Montados em linha ou em cluster como as SOL AI?

Quanto aos drivers tens que saber a que amperagem trabalha o LED e depois podes:

1 comprar fonte + driver (para garantir uma intensidade de corrente constante)
2 comprar fonte Meanwell já com controlo.

Mas por exemplo uma fonte meanwell pode debitar 700mA e aguentar entre os 12 e os 14 leds

Vê aqui que tens tudo mais ou menos explicado! Vê os esquemas e os tuturiais que eles tem e inclusivamente podes ver os kits para teres uma noção do preço e do que precisas comprar!

http://www.rapidled.com/

Abraços,
Rui


Obrigado Rui,

A ideia seria do género da Vertex, ou seja uma calha de 60cm tem 4 módulos de 8W 4B e 4RB.

Os amperes penso que esteja em mA no site que deste mas qual o que diz driver current?

Nesse caso optava talvez por:

-Cree Blue

-Cree Royal Blue

-Cree White este é de 3W??

:-bd
Cump.
Anthony

Mensagem 31/jan/2013, 19:31

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Hugo Figueiredo Escreveu:
Concordo com o Rui!

A primeira coisa a definir é a quantidade e tipo de leds, só depois se vê o resto!

Se fosse hoje eu teria feito o seguinte racio:

2 Branco
2 Blue
2 Royal Blue
1 Violeta

Sendo que o número de leds brancos diminuiria consideravelmente. Para metade, ou perto disso!

Mas o que tenho é:
2 Brancos
1 Blue
1 Royal Blue

Por isso defini o teu racio e depois ajudamos no resto!

Já agora, colocaste a possibilidade dos led em matriz tipo foco?


P.S.: Atenção a esses dissipadores. Não enviam para PT, e se enviarem deve ser um balurdio! Só se tiveres possibilidade de alguém tos trazer ou assim! quando andei a ver só consegui mesmo os BIS95!


Boas Hugo,

Como disse no tópico acima queria tipo vertex mas agora fizeste-me lembrar uma coisa, no aquário do Quim na vertex dele tem os blue a 100% os Royal blue a 100% mas os White estão a 40% e em questão de cor foi a melhor.
Sendo assim se calhar na configuração que disse a cima para 6 white 4 blue e 4 royal blue... sendo na mesma todos dimmeable e se necessário reduz-se a força.

A respeito do dissipador eles são do UK chegas te a falar com eles para ver se não enviavam? Se não enviarem falo com padrinho do meu filho e vai para a casa dele e depois ele envia-me para mim.

:-bd
Cump.
Anthony

Mensagem 31/jan/2013, 19:51

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Pois...
Eu sei que pode parecer estranho mas lá está, para ter os brancos a 40% então mais vale logo de raiz nao ter tantos...

Eu já dei a minha opinião do que faria hoje, agora como é evidente fazes como entenderes ;)


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 31/jan/2013, 20:03

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Anthony,
dá uma olhada naquele artigo que coloquei aqui em tempos sobre Leds DIY e sobre luz... vale a pena leres e provavelmente vais perceber melhor o que o Hugo te está a dizer ou então ficares com uma melhor noção do racio que leds que deves usar face ao que os corais precisam.

Mensagem 31/jan/2013, 20:59

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Hugo Figueiredo Escreveu:
Pois...
Eu sei que pode parecer estranho mas lá está, para ter os brancos a 40% então mais vale logo de raiz nao ter tantos...

Eu já dei a minha opinião do que faria hoje, agora como é evidente fazes como entenderes ;)


Sent from my iPhone using Tapatalk

E a respeito dos dissipadores?

Sent from my Galaxy Nexus using Tapatalk 2
Editado pela última vez por Anthony Neto em 31/jan/2013, 22:38, num total de 1 vez.
Cump.
Anthony

Mensagem 31/jan/2013, 20:59

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Marco Madeira Escreveu:
Anthony,
dá uma olhada naquele artigo que coloquei aqui em tempos sobre Leds DIY e sobre luz... vale a pena leres e provavelmente vais perceber melhor o que o Hugo te está a dizer ou então ficares com uma melhor noção do racio que leds que deves usar face ao que os corais precisam.

Vou ver sim Marco

Sent from my Galaxy Nexus using Tapatalk 2
Cump.
Anthony

Mensagem 01/fev/2013, 00:06

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Não enviam infelizmente :(
Como te disse do que andei a ver, o mais barato que encontrei foi mesmo por cá na bisalarmes o bis95.

Mensagem 01/fev/2013, 00:14

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Viva!
Ora cá está um tópico que eu ando a tentar encontrar há muito tempo!
:-bd
Eu sempre me interessei por um sistema de leds deste tipo mas os tópicos que encontro começam bem e rapidamente se tornam complicados. Com os experts na matéria que aqui se encontram acho possível que surja um projecto tipo leds for dummies!
O que acham?

Já agora e depois de ver varias vezes a calha do Mota também fico com a ideia que a luz predominantemente azul fica e resulta melhor para os corais pelo que não faz sentido colocar tantos brancos se depois vão estar a trabalhar a meio gás!
Sendo assim o racio do Hugo parece-me o mais adequado. Qual é a opinião dos outros?


Abraço e boa sorte Anthony!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 01/fev/2013, 00:18

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Marco Madeira Escreveu:
Anthony,
dá uma olhada naquele artigo que coloquei aqui em tempos sobre Leds DIY e sobre luz... vale a pena leres e provavelmente vais perceber melhor o que o Hugo te está a dizer ou então ficares com uma melhor noção do racio que leds que deves usar face ao que os corais precisam.


Onde está o artigo?

Abraço
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 01/fev/2013, 00:47

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Penso que seja este http://www.recife.pt/viewtopic.php?t=1383.

E de certeza que o topico vai ser para dummies... ahahahah

Sent from my Galaxy Nexus using Tapatalk 2
Cump.
Anthony

Mensagem 01/fev/2013, 01:01

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

É esse mesmo.

Mas no entanto tenho que discordar um pouco do tópico LEDS brancos.
às vezes é preferivel ter mais leds brancos e colocá-los a trabalhar a meio gás pois precisamos de cobertura.

Se temos 10 a 50% de que é que adianta ter só 5 se depois não conseguimos cobrir o aquário todo?

Agora de modo a conseguir cobrir o espectro todo temos que entrar também com os Violeta entre os 400 e os 420nm pois os Royal Blue só começam dos 430 (pico) para cima. E isto ainda é mais verdade se usares CREE.

Se usares Prolight os azuis são parecidos com os Royal Blue da Cree embora tenham o pico um pouco mais na casa dos 420nm e os brancos cobrem o Blue e White da Cree.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 01/fev/2013, 01:30

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
O aquário tem que fundura?

Mensagem 01/fev/2013, 02:12

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

É esse mesmo.

Mas no entanto tenho que discordar um pouco do tópico LEDS brancos.
às vezes é preferivel ter mais leds brancos e colocá-los a trabalhar a meio gás pois precisamos de cobertura.

Se temos 10 a 50% de que é que adianta ter só 5 se depois não conseguimos cobrir o aquário todo?

Agora de modo a conseguir cobrir o espectro todo temos que entrar também com os Violeta entre os 400 e os 420nm pois os Royal Blue só começam dos 430 (pico) para cima. E isto ainda é mais verdade se usares CREE.

Se usares Prolight os azuis são parecidos com os Royal Blue da Cree embora tenham o pico um pouco mais na casa dos 420nm e os brancos cobrem o Blue e White da Cree.

Abraços,
Rui


Então o ideal seria manter a quantidade de brancos e adicionar os ultra violetas?

A vertex tem uns módulos extra...

Abraço
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 01/fev/2013, 02:39

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Mas que quantidade?
Deve-se ter cerca de 40watts ( de drive power nao de consumo) por m²! (Isto tendo em conta o artigo)

Assim para um cubo de metro poderíamos ter, por exemplo, 10xml a 1,5A que consomem cerca de 5w (consumo, nao drive power).

E chega! E se forem excitados a 2A ou 2,5A até sobram!

Ou seja 10 XML para um cubo de metro!
MAS

depois é preciso idêntico calculo para royal blue e violeta (mesmo os blues depende de quais brancos escolhemos e até podem nem ser necessários)

Agora atenção!!! Isto é para alimentar os corais e o que eles mais gostam, nao faço puro de ideia qual a cor visual que isto faz! Certamente parecerá ao olho humano pouca luz, nao tenho duvidas disso, mas para os corais é o que eles precisam!

Repito, tendo em conta o tal artigo aqui já referido! Já sei que há muito boa gente que nao acredita nele ou pelo menos nao o preconiza (nao é o meu caso), mas isso são outros 500. ;)


Sent from my iPhone using Tapatalk

Próximo

Voltar para DIY (Do-It-Yourself)