Fórum Comunidade DIY (Do-It-Yourself) Leds Duvidas...

Leds Duvidas...

Fórum para partilhar os seus projectos "Faça Você Mesmo" (DIY).
Mensagem 01/fev/2013, 09:26

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Hugo Figueiredo Escreveu:
O aquário tem que fundura?

Se for o meu é de 45cm

Sent from my bq Edison using Tapatalk 2
Cump.
Anthony

Mensagem 01/fev/2013, 09:40

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Bem tive a dar uma olhada ao tópico mas... mesmo só uma olhada, e vou continuar com a mesma configuração inicialmente dita, não consigo ver o beneficio dos violetas, só por aspectro diferente.... antes com T5 tambem havia as fiji purple e depois ainda fizeram outras lampadas de outros aspectros e poucos usaram e os que usaram o ratio de 50/50 azul e branco tambem tiveram bastante sucesso.

Agora voltando, onde é que a malta compra os leds o site do rui parece ser americano, não de la que mandam certo?

Sent from my bq Edison using Tapatalk 2
Cump.
Anthony

Mensagem 01/fev/2013, 09:49

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Se não consegues ver o benefício dos violetas, então é porque não leste o artigo! :D
Acho que estás a cometer o mesmo erro que eu cometi, que foi comprar primeiro e informar-me depois, mas tu é que sabes...

Mensagem 01/fev/2013, 10:28

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Podes crer que não comecei mas o facto de estar em inglês e conseguir traduzir chego uma altura e perco-me, vou traduzir aquilo no Google ver o que dá...

:-bd
Cump.
Anthony

Mensagem 01/fev/2013, 10:31

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Tens já muita informação no próprio tópico onde o marco colocou o artigo!

Está lá tudo resumido! ;)

Mensagem 01/fev/2013, 10:49

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Anthony... eu reconsiderava os purple. Se fizeres uma pesquisa pelas principais marcas de calhas de leds, todos elas estao a reconsiderar o ratio dos brancos vs blues, cyan, royal blue e purple.

Penso que já que vais fazer uma nova e ja tens pessoal aqui que fez (e hoje fazia diferente), devias tentar melhorar o que eles ja fizeram...
Le o artigo com atençao. Leva tempo mas tem bastante informçao e penso que vai sair mais um artigo que complementará este.

Mensagem 01/fev/2013, 11:33

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Vala convenceram-me :p :p

vamos la meter outros leds na calha, mas só vou por esses 4, white, blue, royal blue e então os ditos violeta, isto mais logo parece um arco íris :ymparty: :ymparty: o resto c*g*i

Uma pergunta e já percebi que o branco "passou" a ser acompanhante de luxo :o) mas tanto azul/violeta que o aquário vai ter não vai o aquário parecer uma caixa com agua azul??!! Apesar de ser o melhor para os corais ou ser o que eles recebem no mar como vão ser as cores dos corais? alteram?

Outra coisa agora com 4 leds diferentes e eu querendo poder mexer na potencia de cada tenho que ter drivers dimmable para cada certo? e transformadores? 1 da para alimentar mais do que um driver?

:-bd
Cump.
Anthony

Mensagem 01/fev/2013, 11:36

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Ah e continuou a não conseguir ler o artigo chego uma altura que me perco-me, traduzem isso para PT que depois leio... :)) :))
Cump.
Anthony

Mensagem 01/fev/2013, 11:51

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Uma pergunta e já percebi que o branco "passou" a ser acompanhante de luxo mas tanto azul/violeta que o aquário vai ter não vai o aquário parecer uma caixa com agua azul??!! Apesar de ser o melhor para os corais ou ser o que eles recebem no mar como vão ser as cores dos corais? alteram?

Pronto!!!
Como referi o artigo centra-se muito no que os corais querem/precisam/usam/etc..
Como eu disse, não faço ideia de qual o aspeto ao olho humano de uma combinação 2:2:2:1. eu acho que gostaria, porque gosto de um tom mais azul/violeta, mas isso sou eu... ;;)

Mensagem 01/fev/2013, 12:11

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Hugo Figueiredo Escreveu:
Uma pergunta e já percebi que o branco "passou" a ser acompanhante de luxo mas tanto azul/violeta que o aquário vai ter não vai o aquário parecer uma caixa com agua azul??!! Apesar de ser o melhor para os corais ou ser o que eles recebem no mar como vão ser as cores dos corais? alteram?

Pronto!!!
Como referi o artigo centra-se muito no que os corais querem/precisam/usam/etc..
Como eu disse, não faço ideia de qual o aspeto ao olho humano de uma combinação 2:2:2:1. eu acho que gostaria, porque gosto de um tom mais azul/violeta, mas isso sou eu... ;;)

Pois também prefiro mais azul do que branco mas não de mais.. bem vou buscar papel e caneta e filtrar tudo e enquadrar os LEDs na calha.

Já agora uma calha de 60cm sem lentes deve de dar para um aquário de 90 cm, não?

Sent from my Galaxy Nexus using Tapatalk 2
Cump.
Anthony

Mensagem 01/fev/2013, 14:53

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Qual é o tamanho do led?

Sent from my bq Edison using Tapatalk 2
Cump.
Anthony

Mensagem 01/fev/2013, 14:59

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Encintrei um sitio a dizer que pcb board tem 20mm ta certo? São todos iguais?

Sent from my bq Edison using Tapatalk 2
Cump.
Anthony

Mensagem 01/fev/2013, 15:10

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Sim dá mas deverás colocar um led o mais na ponta possível, o que não é a melhor coisa a nível de dissipação!

Se o teu aquário é 90 x 45 x 45 eu pensaria seriamente em leds matriz, mas a optar por leds individuais iria para:

10 brancos (e dependendo do preço até iria para os XPG em vez dos XML)
10 Royal Blue
5 Blue
5 Violeta (atenção aos violetas. É muito difícil encontrar, porque é preciso ter muito cuidado para não ser UV. É muito importante que tenham o mínimo de emissões abaixo dos 400nm).
3/4 Red (pico perto dos 675nm)
3/4 green (pico perto dos 520mn)

:-ss

Mensagem 01/fev/2013, 15:11

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Anthony Neto Escreveu:
Encintrei um sitio a dizer que pcb board tem 20mm ta certo? São todos iguais?

Sent from my bq Edison using Tapatalk 2



Boas,

Sim. O Star PCB tipicamente é de 20mm

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 01/fev/2013, 15:17

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Anthony Neto Escreveu:
Encintrei um sitio a dizer que pcb board tem 20mm ta certo? São todos iguais?

Sent from my bq Edison using Tapatalk 2



Boas,

Sim. O Star PCB tipicamente é de 20mm

Abraços,
Rui

E o único que deves equacionar, se não tens hábito e/ou maquinaria própria de soldadura. Nem penses nos pcb's de 1cm. Não cometas o mesmo erro que eu (e outros)...

Mensagem 01/fev/2013, 15:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 385
Idade: 40
Localização: Lisboa

Boas!!

Este tipo de leitura para LEDS será que dá para SPS?

Sendo o aquário de 90 cm e altura de 45...

LEDS Cree XPE.

Cool White (420 - 480nm)

Royal Blue 460nm

Fi Ji Purple 420nm

Antinic 408nm

Cree Red (610 - 630nm)

Cree Green (500 - 540nm)

75Degree Lens


Imagem

Imagem

Imagem
Imagem

Mensagem 01/fev/2013, 15:39

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
Sim dá mas deverás colocar um led o mais na ponta possível, o que não é a melhor coisa a nível de dissipação!

Se o teu aquário é 90 x 45 x 45 eu pensaria seriamente em leds matriz, mas a optar por leds individuais iria para:

10 brancos (e dependendo do preço até iria para os XPG em vez dos XML)
10 Royal Blue
5 Blue
5 Violeta (atenção aos violetas. É muito difícil encontrar, porque é preciso ter muito cuidado para não ser UV. É muito importante que tenham o mínimo de emissões abaixo dos 400nm).
3/4 Red (pico perto dos 675nm)
3/4 green (pico perto dos 520mn)

:-ss


Boas,

Aqui mais uma vez depende ... se usares prolight em vez de cree podes não precisar dos picos de red.

Mais uma vez gosto da opção que tomei de colocar lâminas independentes para cada côr

Tenho 3 calhas de brancos, 2 calhas de azuis e tenho assim a liberdade de colocar uma calha de violetas ... :D

Assim o meu ratio será (dado que o meu branco é blue+branco)

RB 2, Blue 3, White 3 e vou meter Violeta 1

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 01/fev/2013, 15:44

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Já tinha andado a ver essas calhas!
São chinesas não é? da dish-street se não estou em erro...

Eu acho que a nível de quantidade, tipo de leds e racio~as calahs estão muito boas, a única coisa que tenho algumas reservas é quanto às lentes... :-s

Mesmo sendo de 75º, eu sou a favor que os leds para aquário não devem ter lentes, para além daquela que já vem no próprio led.
Se virmos as fotos deles, eles nem são muito espertos, porque nota-se claramente um foco extremo no centro dos aquários e as pontas praticamente às escuras...

Estas calhas sem lentes parecem-me muito interessantes! (mesmo com lentes parecem melhores que a mior parte das comerciais, diga-se de passagem).

Mas o TOP era mesmo eles venderem os leds em separado :D
se calhar com uma conversinha e uma encomenda jeitosa, afiavam-se nisso, não sei...

Mensagem 01/fev/2013, 16:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 385
Idade: 40
Localização: Lisboa

Hugo Figueiredo Escreveu:
Já tinha andado a ver essas calhas!
São chinesas não é? da dish-street se não estou em erro...

Eu acho que a nível de quantidade, tipo de leds e racio~as calahs estão muito boas, a única coisa que tenho algumas reservas é quanto às lentes... :-s

Mesmo sendo de 75º, eu sou a favor que os leds para aquário não devem ter lentes, para além daquela que já vem no próprio led.
Se virmos as fotos deles, eles nem são muito espertos, porque nota-se claramente um foco extremo no centro dos aquários e as pontas praticamente às escuras...

Estas calhas sem lentes parecem-me muito interessantes! (mesmo com lentes parecem melhores que a mior parte das comerciais, diga-se de passagem).

Mas o TOP era mesmo eles venderem os leds em separado :D
se calhar com uma conversinha e uma encomenda jeitosa, afiavam-se nisso, não sei...


Olá, as lentes podem ser postas á parte.

E os leds tambem, cada strip de leds fica em 4€ acho eu. Estou bastante inclinado para comprar uma, a minha unica duvida é: os SPS irão crescer? ;)

Imagem

2012/7/13 New Release of "Fi ji Purple Plus / Actinic 408nm"
For Fi Ji Purple Blue and Actinic which we develop ourself factory, similar to KZ(Korallen Zucht) Fi Purple Plus and Actinic T5HO wavelengh. Idea for SPS Coral Growth


Key Aquarium LED Replacement Chips for K3

Cree XPE Chips for K3

2 Rack per board.

Cree White & White

Cree White & Blue

Cree Blue & Blue

Royal Blue / Roayl Blue 455nm Fi ji Purple Plus 446nm / Actinic 408nm

Idea for change the LED to customeroize for your lighting
Imagem

Mensagem 01/fev/2013, 16:39

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Quando dizes strip de leds a 4€ são essas plaquinhas com 2 leds?
Mas para quê um pcb tão grande para apenas 2 leds? :-\

Mas se eles vendem este pcb em separado e ainda podes escolher que led queres em cada um, upa upa!!!

Mesmo sendo da china (é, não é? - onde viste isto?) e podendo bater na alfândega, sou rapazito para cometer um loucura... ~x(

AnteriorPróximo

Voltar para DIY (Do-It-Yourself)



cron