Fórum Comunidade DIY (Do-It-Yourself) Calha LED

Calha LED

Fórum para partilhar os seus projectos "Faça Você Mesmo" (DIY).
Mensagem 17/abr/2013, 18:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 252
Idade: 35
Localização: Lisboa
Boa tarde a todos,

Voltei com a pica toda vão logo dois tópicos de seguida :))

Bem tenho um Tio que é uma máquina com electrónicas e afins... E ainda por cima tem muito material. E fez-me o desafio de fazermos uma calha de LED para o meu aquário.

O meu aquário tem 1,30x0,60x0,60

O problema é que nisto dos LED's ainda sou um grande rockie... Precisava de saber se têm algum projecto que recomendem eu ler (um DIY)

Onde comprar LED's?
Que LED's comprar ?
Dicas ? :p

Abraço

Mensagem 17/abr/2013, 19:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 38
Idade: 39
Localização: São Paulo, Brasil
Olá!

Acho que este é uma tópico que vale a pena ser lido.

http://www.reefforum.net/showthread.php ... o-Fts-pg-9

Abraço.
Conheça uma nova opção Open Source para controlar seu aquário.

www.ferduino.com

Mensagem 03/mai/2013, 17:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 252
Idade: 35
Localização: Lisboa
Boa tarde a todos,

Neste momento estou muito indeciso entre fazer a calha ou comprar uma já feita como é o caso das K4... Gostava de algumas opiniões.

No caso de fazer estava a pensar fazer a seguinte encomenda

35 - CREE XP-G R5 5W Cool White LED
40 - CREE XT-E Royal Blue LED
15 - Violet UV LED

Acham que seria suficiente ? Como aconselham o desenho da calha e disposição dos LED's no caso de um DYI

Grande Abraço

Mensagem 03/mai/2013, 18:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Boas.

Sem dares dados concretos é dificil de dizer alguma coisa.

Mas para já, vejo que estás a sobropôr espectro.

os XP-G e os XT-E têm exactamente o mesmo pico.

Eu punha 20 RB e 20 Blue em vez de 40RB.

abraço
Imagem

Mensagem 04/mai/2013, 13:21

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
E os violetas.... Atai e os violetas?

Os violetas devem ser a base e nao para completar, esta é a minha opinião olhando para o gráfico da fotosintese!

Se o pico da fotosintese esta no violeta (425nm +/-) então essa de e ser a base e nao para completar.

Digo eu... :|


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 04/mai/2013, 13:47

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Epá ....

Atenção que o rapaz pouco percebe disto ...

Estou a tentar não influenciá-lo muito e mais a tentar que ele se fizer DIY faça com base numa calha comercial ... tipo os kits da Rapid Led ou então Vertex.

Ou então para comparar o custo com uma calha comercial.

Isso dos Blues, Royal Blue, Violetas vai não só com o gráfico da fotosintese mas também com o gosto de cada um relativamente à temperatura de côr.

Para mim se se usar LEDS CREE --> Ratio de 1:1:1:1 --> Cold White: Royal Blue: Blue: Violet (420nm)

Se se usar Prolight --> Ratio de 1,25:1:1 --> Cold White: Blue: Violet (420nm)

Já agora ... alguém já reparou? 50x LEDS Prolight de 3W por 38USD com "free shipping"?

http://www.aliexpress.com/store/product ... 68399.html

Parece-me muito bem principalmente para quem tem aquários baixos e acho que até vou mandar vir só para brincar!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 05/mai/2013, 17:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Hugo Figueiredo Escreveu:
E os violetas.... Atai e os violetas?

Os violetas devem ser a base e nao para completar, esta é a minha opinião olhando para o gráfico da fotosintese!

Se o pico da fotosintese esta no violeta (425nm +/-) então essa de e ser a base e nao para completar.

Digo eu... :|


Sent from my iPhone using Tapatalk

Boas.

Nao falei dos violeta pq ele já os incluiu. So achei desperdicio 40 rb. ;)

Sent from my GT-N7000 using Tapatalk 2
Imagem

Mensagem 05/mai/2013, 20:04

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Joao Alves Escreveu:
Hugo Figueiredo Escreveu:
E os violetas.... Atai e os violetas?

Os violetas devem ser a base e nao para completar, esta é a minha opinião olhando para o gráfico da fotosintese!

Se o pico da fotosintese esta no violeta (425nm +/-) então essa de e ser a base e nao para completar.

Digo eu... :|


Sent from my iPhone using Tapatalk

Boas.

Nao falei dos violeta pq ele já os incluiu. So achei desperdicio 40 rb. ;)

Sent from my GT-N7000 using Tapatalk 2

sim, sim, concordo... ;)

Mensagem 05/mai/2013, 21:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 254
Idade:
Boas
Não entendo a preocupação para colocar violetas em tão grande quantidade ... Então o branco não abrange tb esse pico ? Para que fazer a base quantidade principal nos violetas... E atenção que comprei uma calha e coloquei violetas
Violetas para complementar sim , como número maior acho que não , tanto que em testes feitos só com violetas provou que em excesso pode queimar os corais
Cumps

Mensagem 05/mai/2013, 21:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Nelsom Dias Escreveu:
, tanto que em testes feitos só com violetas provou que em excesso pode queimar os corais
Cumps



Boas.

Podes colcoar os links dos testes?
Imagem

Mensagem 05/mai/2013, 22:24

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Nelsom Dias Escreveu:
Boas
Não entendo a preocupação para colocar violetas em tão grande quantidade

Nelson, não é exoterismo nenhum! Basta olhar para o gráfico da fotosintese. O pico está nos violetas (420-430nm), por isso esse é o comprimento de onda que devemos ter mais (se queremos tentar imitar o gráfico da fotosintese, repito mais uma vez). É de fácil entendimento julgo eu e não é preciso grandes conhecimentos científicos! :D

Nelsom Dias Escreveu:
Então o branco não abrange tb esse pico?

Não! Quanto muito ALGUNS leds brancos tem valores de Blue decentes, nunca de Royal blue e muito menos de violeta, pelo menos eu não conheço...

Nelsom Dias Escreveu:
E atenção que comprei uma calha e coloquei violetas
Violetas para complementar sim , como número maior acho que não

Mas por que não? Completar porquê se é a base da fotosíntese? Mais uma vez, a fotosíntese é nos violetas por isso essa deve ser a base (se queremos imitar o gráfico da fotosíntese nunca é demais lembrar).

Nelsom Dias Escreveu:
tanto que em testes feitos só com violetas provou que em excesso pode queimar os corais
Cumps

Já é a segunda vez que oiço falar disto e considero... :-B
Claro que violetas em excesso queimam os corais! Como brancos em excesso, como azuis em excesso, como qualquer comprimento de onda pode queimar se for em excesso! Até vermelho pode queimar em excesso! Em excesso tudo queima não é um "problema" específico dos violetas!!! É como dizer que um humano se comer hamburgers em excesso pode morrer! Claro que pode!!! Como se comer bucho em excesso, cabrito que nem um doido, ou costoletas como um animal! O problema não é da fonte de energia em sí, mas antes da quantidade!!! E a luz é o alimento dos corais, não nos podemos esquecer disso...


Mas vejamos, eu sou da opinião que para construir uma calha devemos começar por decidir o que queremos e só depois escolher os leds em conformidade com isso e não partirmos dos leds! Como já disse neste tópico 2 vezes e imensas no forum eu sou da opinião que devemos tentar ao máximo imitar o espetro largo da fotosíntese! Há quem não concorde com isto atenção!!! São opiniões e ideias diferentes, mas acho que primeiro decide-se que espetro queremos e depois compramos (ou escolhemos a calha) os leds melhores para fazer esse espetro.

Mas até posso perceber o "vício". Julgo que tem que ver com o facto de só muito recentemente terem surgido no mercado leds com esta abrangência de espetro. Há meia dúzia de anos atrás havia basicamente brancos e azuis (e mais tarde Royal blue) por isso se falava mais em temperatura de cor (kelvin) e não em comprimento de onda (nm). E por isso se falava (e ainda hoje se fala) em racios de leds brancos/azuis. Este vício vem também das hqi em que não havia de todo esta possbilidade de escolha do espetro. Mesmo as T5, que evoluiram muito neste campo, são limitadas ao espaço existente! Só mesmo com leds se consegue esta possibilidade!

Ainda assim, e como essas fontes de luz comprovaram ao longo dos anos (e continuam a comprovar), é perfeitamente possível manter corais, por exemplo só com leds brancos, ou mesmo só com leds blue ou royal blue... assim como é possível uma humano viver só a comer hamburguers... ;)

Mensagem 05/mai/2013, 22:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 252
Idade: 35
Localização: Lisboa
Em primeiro lugar muito obrigado a todos pela participação ^:)^

Como já tinha referido tenho o problema de ser muito verdinho disto dos LED's e ainda quase tudo me faz confusão L-)

Hugo tens toda a razão quando dizes "Mas vejamos, eu sou da opinião que para construir uma calha devemos começar por decidir o que queremos" e é mesmo isso que tenho que fazer. Não posso começar a meter a carroça a frente dos bois.

A minha primeira dúvida é em relação ao desenho da calha...

- Devo fazer comprida ( como ca vertext ) ?
- Devo fazer 2 modulos separados ?

Em relação aos Violet faz sentido o que o Hugo disse mas por exemplo a VERTEX não os utiliza pois não ? Sendo assim qual seria o racio de led's caso opte por CREE ?

Abraço

Mensagem 05/mai/2013, 23:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
João, o racio a meu ver deve ser sempre 1:1:1:1, mais a mais, pq falas em XP-G e não em XM-L.

Depois se for necessário ajusta-se potências, quer por pwm via controlador, quer por driver variavel.

Qt à questão dos vertex não usarem 420nm, os fabricantes tb andam um pouco ao sabor da informação que vai aparecendo, e ainda mais, ao sabor do que os fabricantes disponibilizam de leds.

Factos é que eles não usam led's chineses que são os que agora apresentam estes comprimentos de onda. A Epistar e a Epiled é que entraram em força no mercado dos aquarios, que é basicamente quem precisa disto. A Cree, osram, philips, e outras de grande nome, trabalham mt para iluminação de exterior e decoração.

Esperemos que agora com os chineses a darem cartas nestes espectros, que os grandes vão atrás.

Mas a meu ver, este espectro foi sempre negligenciado, basta pensar nas T5 actinicas. Estas lampadas têm um pico á volta dos 420nm, mas têm tb mais espectro desde os 400 aos 450. Mas mesmo assim, sempre ouvi dizer que as actinicas eram um complemento, que se deviam pôr, mas mais nada. Tanto que quem tinha HQI, normalmente punha uma ou duas T5 actinicas.

Eu por exemplo, tenho só uma.

Acho que agora com a preocupação dos led's e devido ao espectro deles ser mt focado, é que a malta começou a pensar no que se deveria utilizar.

E aqui estou com o Hugo, os gráficos não mentem. E olhando para os gráficos, os 420nm têm tanto impacto na fotossíntese como os 445 e quase os 470nm. Até o Cyan ainda tem impacto, mas até aos 470, tá quase nivelado.

Daí eu dizer que é 1cw:1bl:1rb:1vl.
Mas tb, pode ser só 1:1:1, ou seja, 1cw:1bl:1vl.

Isto pq, o CW já tem o seu pico na freq dos RB no caso dos cree claro.
Para prolight poderia ser 1cw:1rb:1vl. Isto pq os CW prolight têm o pico nos 470nm (azul)

Mas devido à importancia do espectro dos 445nm, acho que tb na fica mal reforçar, mesmo já estando nos brancos justificando assim 1:1:1:1.

Mas podemos ser ainda mais "completos" e fazer 1:1:1:1:1, sendo isto:

1 - CW
1 - Blue
1 - 410nm
1 - 420nm
1 - 430nm

Temos led's no mercado para isto, e isto é o gráfico da fotossíntese desprezando o vermelho!!!
E este cluster vai ser a minha aposta tb! ;)

Qt á tua pergunta sobre dissipador corrido ou modulos, é escolheres o que te dá menos trabalho de fixar, corrido a meu ver é mais facil pq pode apoiar no travamento do aquario.

E não baralho mais... :D
Imagem

Mensagem 06/mai/2013, 00:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 252
Idade: 35
Localização: Lisboa
Joao Alves Escreveu:
João, o racio a meu ver deve ser sempre 1:1:1:1, mais a mais, pq falas em XP-G e não em XM-L.

Depois se for necessário ajusta-se potências, quer por pwm via controlador, quer por driver variavel.

Qt à questão dos vertex não usarem 420nm, os fabricantes tb andam um pouco ao sabor da informação que vai aparecendo, e ainda mais, ao sabor do que os fabricantes disponibilizam de leds.

Factos é que eles não usam led's chineses que são os que agora apresentam estes comprimentos de onda. A Epistar e a Epiled é que entraram em força no mercado dos aquarios, que é basicamente quem precisa disto. A Cree, osram, philips, e outras de grande nome, trabalham mt para iluminação de exterior e decoração.

Esperemos que agora com os chineses a darem cartas nestes espectros, que os grandes vão atrás.

Mas a meu ver, este espectro foi sempre negligenciado, basta pensar nas T5 actinicas. Estas lampadas têm um pico á volta dos 420nm, mas têm tb mais espectro desde os 400 aos 450. Mas mesmo assim, sempre ouvi dizer que as actinicas eram um complemento, que se deviam pôr, mas mais nada. Tanto que quem tinha HQI, normalmente punha uma ou duas T5 actinicas.

Eu por exemplo, tenho só uma.

Acho que agora com a preocupação dos led's e devido ao espectro deles ser mt focado, é que a malta começou a pensar no que se deveria utilizar.

E aqui estou com o Hugo, os gráficos não mentem. E olhando para os gráficos, os 420nm têm tanto impacto na fotossíntese como os 445 e quase os 470nm. Até o Cyan ainda tem impacto, mas até aos 470, tá quase nivelado.

Daí eu dizer que é 1cw:1bl:1rb:1vl.
Mas tb, pode ser só 1:1:1, ou seja, 1cw:1bl:1vl.

Isto pq, o CW já tem o seu pico na freq dos RB no caso dos cree claro.
Para prolight poderia ser 1cw:1rb:1vl. Isto pq os CW prolight têm o pico nos 470nm (azul)

Mas devido à importancia do espectro dos 445nm, acho que tb na fica mal reforçar, mesmo já estando nos brancos justificando assim 1:1:1:1.

Mas podemos ser ainda mais "completos" e fazer 1:1:1:1:1, sendo isto:

1 - CW
1 - Blue
1 - 410nm
1 - 420nm
1 - 430nm

Temos led's no mercado para isto, e isto é o gráfico da fotossíntese desprezando o vermelho!!!
E este cluster vai ser a minha aposta tb! ;)

Qt á tua pergunta sobre dissipador corrido ou modulos, é escolheres o que te dá menos trabalho de fixar, corrido a meu ver é mais facil pq pode apoiar no travamento do aquario.

E não baralho mais... :D


Muchas Gracias João.

Na tua opinião devo optar pela CREE ? Com esse racio quantos led's achas que vou precisar para o meu aquário ?

Tenho de ler mais sobre fotossíntese porque ainda me faz alguma confusão os valores que se deve atingir

Grande Abraço

Mensagem 06/mai/2013, 00:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Para o teu aquario, e falando agora em clusters de led's, eu optaria por 9x2 ou mesmo 9x3.

9 clusters por cada BIS95.

O tipo de cluster tens de decidir o que queres, qual o ratio que queres.

Não sei o que tens ou pensas ter de corais, mas podes começar por pôr 2 dissipadores carregados e se vires que é pouco, poes o terceiro. Mas eu diria que é o mais certo é ser 3 BIS...

Para o meu aqua tb tenho aqui 2 dissipadores já, mas tou plenamente convencido que terei que ir para o 3º.

O meu aqua tem 170x60x60, e entre travas (espaço aberto mesmo) tem 155x40 aproximadamente. O teu não sei como é, mas se for identico, tb consegues colocar 3 BIS sem problemas.

Qt a Cree vs Prolight, continuo a achar os cree mais eficientes, e acima de tudo mais faceis de trabalhar por serem "single chip" por led. Isto facilita mt o arranjo entre fontes e drivers.

Os prolight, como tem o pico no azul, a luz é para os nossos olhos mais branca, isto pq somos mais sensíveis ao azul que ao Royal Blue, e isto tem levantado questões entre o pessoal que acha os XM-L amarelos! :D
O royal blue dos Prolight reúne consenso por ir mais baixo no espectro e por isto estar conjugado com os seus 5W. Qd se vê um aquario com royal blue prolight vs cree, as fluorescências são mais evidentes no prolight.

Mas como vais colocar os Violeta, penso que isto torna-se pouco relevante, pq vão ser os UV's a sobressair-se nas fluorescências.

Portanto a questão acaba por ser a relação entre preço/eficiencia/facilidade de conjugação com uma só fonte.

Basicamente, faz 2 orçamentos, um com prolight, outro com cree, depois pesa com o resto e logo vês o que é melhor.

;)
Imagem

Mensagem 06/mai/2013, 09:56

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Pois ... tudo o que já lhe tinha dito ... :D

Bom ver que andamos todos de acordo com os Ratios!

Só acho que com esses dois orçamentos entre CREE e ProLight deve também incluir calhas comerciais.

não esquecer que num DIY não é só ligar e soldar fios. depois há a parte estetica que tb conta!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 06/mai/2013, 15:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 252
Idade: 35
Localização: Lisboa
Bem posto isto o que estava a pensar encomendar de leds neste momento era :

- 18 x CREE XP-G R5 5W Cool White LED
- 18 x CREE XP-E Blue 3W LED
- 18 x Violet UV LED
- 18 x CREE XT-E Royal Blue LED
(tenho um a mais de cada para testes)

Só em LED's fica em 250€ a mandar vir pela RapidLed

Alguma razão para o XP-G Cool White ser 5w e os XP-E Blue ser apenas de 3w ? Isto não me vai criar problemas ?

O que dava 72 LED's será suficiente para o meu aquário ? Sendo que tenho SPS's...

Grande Abraço

Mensagem 06/mai/2013, 15:36

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Já pensaste/cpnheces os dreamchip?
Para esse aquário parece-me uma boa opção! :D

Mensagem 06/mai/2013, 15:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 252
Idade: 35
Localização: Lisboa
Não conheço :ymblushing:

Mensagem 06/mai/2013, 15:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Epa, pois, se quiseres arriscar....

precisarias de 3 pelo menos!

Arranjas cada led por 100USD+-, mas depois precisas de dissipadores à altura, 1 BIS não me parece que seja suficiente, mesmo sendo um corrido e carregado de ventoinhas.. na sei, seria 300 ou 400W, é mt fruta... Claro que isto no maximo, não precisarias de os levar ao maximo. Mas 3 focos com lentes de 90º tvz dê...

Mas na sei, com 2 BIS, se calhar dá para põr os 4...

Terreno desconhecido! lol
Imagem

Próximo

Voltar para DIY (Do-It-Yourself)