Fórum Comunidade DIY (Do-It-Yourself) Ajuda na construção calha LED

Ajuda na construção calha LED

Fórum para partilhar os seus projectos "Faça Você Mesmo" (DIY).
Mensagem 21/abr/2013, 15:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 8
Idade: 44
Localização: Quarteira
Viva malta, como vão?
Este é o meu primeiro tópico. Venho de outro forum que, ao que parece, está em fase terminal ou algo que o valha...

Estou a pensar construir uma calha led para substituir as minhas 8x54w T5 e o seus exorbitantes 432w de consumo. No entanto, de tanto e tantos tópicos ler, começo a ficar cada vez mais confuso e daí recorrer à ajuda de quem percebe mais que eu. Eu não sou grande expert em electricidade/electrónica. Sei os básicos.

O meu aquário tem: 120c*60l*60a

A calha ficará, preferencialmente, à mesma altura que a actual T5 está: 21,5cm da linha de água. (<-- passível de alteração, se necessário)

Os leds que penso usar sao CREE. Segundo o que li, vou precisar de 64 a 72 leds.

Penso usar drivers Meanwell ou outras semelhantes (ou outra qualquer sugestão vossa).

Comprei 4x 50cm de dissipador BIS95 para espalhar os leds. (penso que seja suficiente...).

O rácio que pensei foi 1cw:1b:1rb com alguns vermelhos, verdes e uv's no meio, pois segundo li é a última tendencia para completar o espectro.

Agora as dúvidas:

1ª - Que leds comprar para:

Cool white?
Blue?
Royal blue?
Cyan?
Green?
Uv?

2ª - Qual o melhor sitios para comprá-los? Já ouvi dizer horrores do ledrise.com... Tenho andado a ver o http://www.shoptronica.com dos nuestros hermanos mas os preços secalhar são um pouco altos. Pelo que já me apercebi, não há em Portugal nenhum sitio para comprar os leds (com pcb em star) que precisamos, a preços razoáveis. Pena... :ymsigh:

3ª - Quantos e quais os drivers que vou precisar para esta maralha toda de leds? Existem tantos drivers no mercado, nomeadamente da meanwell, que confunde-me completamente. Estava a pensar usar drivers dimmable ou com pwm para usar com um controlador de futuro, para recriar o nascer e por do sol diários.

4ª - Devo usar lentes com a calha à altura de 21,5cm da água?

Desculpem lá o metralhar de perguntas, mas são estas que me estão a impedir de iniciar o projecto. Se alguém me puder ajuda, ficaria muito agradecido. ^:)^

Cumprimentos a todos,
Ricardo Costa.


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Bem vindo antes de mais!!!
Respondendo às perguntas diretamente:

1ª -
Cool white? Cree (XP-G ou XM-L, sobretudo), Epiled (chinês) ou Prolight!
Blue? Não colocaria
Royal blue? igual em cima, mudando a referência dos Cree para XP-E ou XP-T
Cyan? Não colocaria
Green? Não colocaria
Uv? Se o UV é violeta colocaria 410/420/430nm

2ª -
Ledrise é o melhor sítio dentro da UE mas realmente por vezes há problemas...
Fora da UE tens os americanos LedGroupBuy/ledsupply, os australianos cutter e os chineses no ebay (ACRC é uma boa referência sobretudo para os violeta)

3ª -
Drivers by João Alves sem dúvida. Fala com ele que ele ajuda-te nisso em tuda a eletrónica ;)

4ª -
Não!!! Mas eu sou contra lentes (sobretudo abaixo dos 80º) :D


Em relação aos leds eu sou da opinião que se deve tentar ao máximo completar o espetro da fotosíntese:
Imagem

E por isso primeiro violetas, depois Royal Blue e depois brancos! E chega normalmente!
Mas isso sou eu, espera mais opiniões... ;)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 8
Idade: 44
Localização: Quarteira
Viva e obrigado pelas boas-vindas e pela resposta Hugo.
Todas as opiniões serão importantes para o arranque do projecto.
Pelo gráfico que apresentas, os verdes são, sem dúvida, os que menos influência têm no processo fotossintetico mas ainda assim conseguem "sacar" uns 20%. Já os vermelhos, no intervalo dos 640-680nm (intervalo muito pequeno em relação ao intervalo da banda azul, é somente um pico), têm uma influência grande, pois chegam a atingir, 90 e tal % à volta dos 670nm... mas isto são pormenores e curiosidades. A colocar, seriam uns 2 a 4 verdes e uns 4 a 6 vermelhos dentro do universo de 70 leds. Comparados com os CW, B e RB seriam, sem duvida, um "pormenor".

A dúvida é as caracteristicas desses leds vermelhos, violetas e verdes. Não trabalham a voltagens e amperagens diferentes dos restantes...? Isso implicaria a compra de mais drivers e o aumentar do custo do projecto... o que não é lá muito atractivo.

Que venham as opiniões. :)

Obrigado.


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Ricardo Costa Escreveu:
Viva e obrigado pelas boas-vindas e pela resposta Hugo.
Todas as opiniões serão importantes para o arranque do projecto.
Pelo gráfico que apresentas, os verdes são, sem dúvida, os que menos influência têm no processo fotossintetico mas ainda assim conseguem "sacar" uns 20%. Já os vermelhos, no intervalo dos 640-680nm (intervalo muito pequeno em relação ao intervalo da banda azul, é somente um pico), têm uma influência grande, pois chegam a atingir, 90 e tal % à volta dos 670nm... mas isto são pormenores e curiosidades. A colocar, seriam uns 2 a 4 verdes e uns 4 a 6 vermelhos dentro do universo de 70 leds. Comparados com os CW, B e RB seriam, sem duvida, um "pormenor".

A dúvida é as caracteristicas desses leds vermelhos, violetas e verdes. Não trabalham a voltagens e amperagens diferentes dos restantes...? Isso implicaria a compra de mais drivers e o aumentar do custo do projecto... o que não é lá muito atractivo.

Que venham as opiniões. :)

Obrigado.



Pois,

Para além dos custos dos drivers ainda tens que se colocares lentes em 4 leds verdes num aquário e calha de 70 leds não é nada. É preferível nem pôr!

Além disso o espectro vermelho e ver já é apanhado pelo branco. Senão vê aqui:
Imagem

Lentes também tenho a mesma opinião que o Hugo. Ou muito abertas ou então só para aquários fundos.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 8
Idade: 44
Localização: Quarteira
Obrigado antes de mais pelas respostas.

Já me ajudaram bastante.

Estejam à vontade para comentarem ou proporem o quer que seja.

Mais uma vez, obrigado.

Ricardo Costa.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Boas.

Já muito aqui foi dito, e a unica coisa que discordo é com os Blue, acho que devem ser incluídos.

O grafico da fotossintese não mente, esse espectro ainda é mt utilizado!

Outra coisa que a minha opinião deve ser pensada é as lentes.

Usar ou não depende como se vai montar a calha, mas sendo a 20 cm e 4 dissipadores e 70 leds como falas, punha certamente lentes de 60 a 90º.

O problema nas lentes é o efeito de "spot", mas isto atenua-se pondo os led's mais juntos! Como tens ou vais ter mt's led's, podes pôr lentes. Ao pores lentes, permite-te baixar as potências um pouco.
Estamos a falar de 60cm de aqua em altura (55cm de àgua ou 50 caso uses mt areão), mais 20cm fora de àgua! Com esta altura não tens spots de certeza, e as lentes vão te aumentar o PAR no areão.

Os verdes, esquece. Poupas em drivers e o espectro está nos brancos.

Vermelho, acho que tb não vale a pena, tb está nos brancos. Como o vermelho penetra bem a pouca profundidade, possivelmente o que os brancos debitam é suficiente.

Violetas, é completar o espectro, se puderes pôr os 3 que se encontram como já foi referido é bom. Estou desejoso de poder encomendar uns qts pata testar aqui na calha de led's do bules.

Uma coisa que me parece possivel pelo que vi e experimentei, é baixar o numero de brancos caso se use XM-L, mas não baixava para metade!

Tenho aqui a experiência do nano nesse aspecto, mas não pode ser levado á letra pq tem pouca altura!

Mas tou com um racio de 1cw:1rb:1b, são 5 clusters ao todo num Bis95 com 50cm (15 led's) e baixei os XM-L para 1.1A!

Mesmo assim tenho no areão 10500LUX (perto de 200PAR).

Mas como disse, o aqua é baixo... 33cm de altura...

Embora tenha lentes para montar, não consegui pq não encaixam nos PCB, tive de desistir. Se tivesse lentes, certamente reduzia ainda mt mais a potência.


Bom, não baralho mais! :)
Imagem


Voltar para DIY (Do-It-Yourself)