Fórum Comunidade DIY (Do-It-Yourself) minha calha leds com 3 anos... a fazer agora anos...

minha calha leds com 3 anos... a fazer agora anos...

Fórum para partilhar os seus projectos "Faça Você Mesmo" (DIY).

Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)
http://instagram.com/p/c2fDkYFlME/

Não está tão bom como estava e nem nunca esteve assim tão especial, mas tinha mais corais no inicio da aventura dos leds...há 3 anos... perdi a maioria dos corais quando teimei em manter os leds apenas com os painéis solares e tive longos dias com menos potencia de luz....(inicio deste inverno), agora voltei a ter nova decadência com frags espectaculares mesmo antes de alterar para estes leds...
Agora dá sempre luz o sistema é inteligente e vai buscar corrente a uma fonte quando a tensão dos painéis baixa dos 25V.... tudo protegido com diodos dimensionados...

portanto duvido que o meu problema fosse luz a mais... mas mais nem sempre é melhor e os cree eram terríveis na eficiência, com pouca luz abaixo dos 450 nm, estes da nichia parecem ser melhores nesse aspecto... e com uma cauda maior nos vermelhos... como disse tenho aqui uns frags que retornaram da decadência, e isso é quase impossível, só com muito bons parâmetros vamos ver...
Claro que o facto de não andar a fazer TPA's quando devia também deve estar relacionado... A tentar melhorar a minha manutenção disto.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Bom dia António

Com tantos factores que negligenciaste, torna-se difícil apontar uma causa específica para tanta decadência...
Mais que a luz, a estabilidade dos parâmetros da água é o mais importante!

Fica aqui um link que o Artur postou.
http://reefbuilders.com/2008/09/03/guid ... id-bright/

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)
Boas Pedro....obrigqdo pelo link. Outra questão foi o calor que isto atingiu há 1 mes foi aos 29c.... Burrice minha já devia ter a ventoinha...ou. AC ligado... Como vai a tua calha?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa tarde António

NMHO, 28º-29º não afectam o aquário... já os tive também sem quaisquer efeitos.
O Marco Madeira tem um post em que partilha da mesma opinião.

Marco Madeira Escreveu:
(...)
na minha opinião não foi da temperatura... vê la bem isso e não culpes a temperatura, pois pode ate ser outra coisa ou outro parâmetro. Os corais aguentam-se bem ate aos 30 graus desde que não seja por longos períodos de tempo. Já passei por isso no passado nos meus vários aquários e nunca houve problemas... chegando a ter 31 por 2 semanas.


in viewtopic.php?f=7&t=16&start=600#p17854

Há mais participações unânimes nesse ponto.

Bem sabemos que com o aumento de temperatura, os níveis de O2 são mais reduzidos, mas com escumadores devidamente dimensionados e alguns formatos de sumps esse pormenor é atenuado ou inexistente.

(...)

Quanto à calha... está parada. Também se encontra de férias... :D

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)
Obrigado Pedro medi o cálcio e o KH e tinha 6 kh e cálcio a 360... Realmente a negligenciar isto... Avariouse o reactor de cálcio..e mesmo sem consumo biótico...existiria precipitação abiótica....


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
António Vitor Escreveu:
Obrigado Pedro medi o cálcio e o KH e tinha 6 kh e cálcio a 360... Realmente a negligenciar isto... Avariouse o reactor de cálcio..e mesmo sem consumo biótico...existiria precipitação abiótica....


Olá António Vitor,

Andas a negligenciar isso e a dar cabo dos meus frags...

Abraço =;
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)
:(
sim, tens razão, andei marado por causa da tal possibilidade que se tornou realidade que te tinha contado...
O melhor mesmo é viver a vida dia a dia, e procurar outros assuntos para não pensar muito...
por exemplo o reef!

Os corais que me destes só perdi 2, de resto tenho cá todos... amanhã irei tentar arranjar forma de incluir cálcio e kh, de uma forma segura...pior que pode acontecer é meter carbonato de cálcio...não é solúvel...

não vou pedir frags a mais ninguém até ter bons crescimentos...
;)

Abraço!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
António Vitor,

Cálcio: Cloreto de cálcio anidro - cada 36 gramas elevam 20 ppm, em 650 litros de água.

Alcalinidade:
se o ph estiver mais para o alto (>8,0) - bicarbonato de sódio - cada 6 gramas elevam 1 dKh, em 190 litros de água.
se o ph estiver mais para o baixo (<8,0) - carbonato de sódio anidro - 6 gramas elevam 1,7 dKh, em 190 litros de água.

... e agora como dizia o outro: "é só fazer as contas" :D :D :D

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas António,

Avança para o Fauna Marin Balling Light com doseadora, mais simples ;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)
A ideia era usar o gás para dosear tive uma má experiencia com bombas peristalticas... E julgo que com isto doseava finamente... Artur e César as vossas sugestões são lógicas mas acho que posso simplificar con isto...vamos ver ainda não fiz isto....

Tenho aqui algumas bombas peristalticas...mas se isto funcionasse....hehe

Anterior

Voltar para DIY (Do-It-Yourself)