Fórum Comunidade DIY (Do-It-Yourself) minha calha leds com 3 anos... a fazer agora anos...

minha calha leds com 3 anos... a fazer agora anos...

Fórum para partilhar os seus projectos "Faça Você Mesmo" (DIY).

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Bom dia

Calha LED DIY
Arduino

Foi graças ao António (inspiração, ajuda nas coisas mais básicas que para mim eram complicadas naquele momento) que me meti nessas coisas.
:ymapplause:

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)
Obrigado Pedro e Artur... Eu dizia um fotão é um fotão... Não sabe se veio de LEDs se de uma lanterna tudo se resume a diferentes comprimentos de onda.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 92
Idade:
Localização: Portugal
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
António Vitor Escreveu:
MEu primeiro post aqui: .....hehehe

Como sabem ou pelo menos alguns sabem, tenho uma calha leds DIY há 3 anos... vou continuar em DIY porque o meu sistema tem uma tensão não regulada do painel fotovoltaico... umas vezes 23V, outras 29V....

Agora encomendei leds Nichia brancos, para substituir os meus cree, que ainda funcionam bem, mas porque me apetece, e porque já devem ter algum desgaste.... estes supostamente tÊm melhor CRI, e mais intensidade abaixo dos 440 nm, e acima vão até aos 650 nm...

Posso meter depois uns leds azuis, mas se calhar não o vou fazer, porque os brancos são baratos, 100 não chegou a 190 euros... meto T5 actínicas e tá a andar....
:D 100 leds a 3 watts cada serve, mesmo que fique amarelada compensa com as t5, depois posso ainda este ano comprar outras cores/leds, mas será feita uma bela pesquisa porcausa do preço mais alto destes leds coloridos...



Boas,

Finalmente ...

Bem vindo António. A secção de DIY precisa de mais movimento ... bora lá que andam aqui uns projectos interessantes.

Esquece as outras cores ... vê é o preço dos Royal Blue.

Talvez equacionar os leds de 10 ou 20W em matriz em vez de leds isolados.

Uma coisa que me faz alguma confusão é porque raio é que estás a trocar leds .... supostamente não eram 50.000h? Pelas minha contas de merceeiro rápidas ao fim de 3 anos ainda tinhas mais 7 pela frente!

Abraços,
Rui


O meu sistema de LED´s também é DIY mas não foi feito por mim lol comprei no ebay Mas no entanto já tive que abrir a calha porque a fan parava... más soldaduras...tive que soldar novamente e agora está ok.
O Royal blue tém uma cor espectacular:)
LED 9x 3W (27W), 6x white/3x royal blue, 10000K/20000K mix, separate white/blue dimmers, Select power supply (PSU): separate white/blue PSU

Tenho também uma fan que tirei a um portátil ligado a um potenciómetro mas como não é nada de especial não postei na secção DIY.

Imagem

Abraços

http://www.aquaticlog.com/aquariums/scarfacept/1
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)
Tens ai um bom projecto David!

Tenho 180 leds, metade em branco e metade em azul, se te mostrasse uma foto do sistema verias como é bem caseiro....
cheio de fios e mais fios...

tudo alimentado por 2 painéis solares hehe, sim com baterias que também estão ligadas á bomba vortech em caso de corte de luz.

A tensão dos painéis varia entre 26V e 29V +/- dentro da especificação dos bucks (drivers) que tenho e que regulam a tensão para os leds, alguns bucks a 1000 mA e outros a 700 mA no entanto acho que a especificação dos bucks está errada, da ultima vez que medi não me dava 750 mA o buck supostamente de 1000 mA.

Coloquei agora também fonte de 10 A, a 27 volts +/- de forma a só dar corrente se não houver sol e a tensão dos painéis baixar, funciona, mas a fonte deve estar no limite, mas como geralmente mesmo sem sol vai uns volts dos painéis a fonte tem se aguentado, porque eu tenho talvez 250W em leds.. usei uns diodos para impedir de dar corrente aos painéis pela fonte...
funciona, mas não é ´óptimo certamente que irei nesta nova implementação criar também relés desligando a fonte completamente se necessário...isto porque tenho um arduino e este lê perfeitamente tensões e sabe se o sol tá a dar rendimento ou não....

Esta implementação é mesmo sem pressas, e vai ser diferente, usei cola térmica, para colar os pcb's à calha, o que é péssimo, já que até a pasta colante ter propriedades inferiores em matéria de dissipação térmica, e claro colando é difícil de substituir os leds... quero implementar sistema múltiplo de encaixe e com molas, mas tenho de estudar bem o assunto...he....

neste momento tenho um rácio de mais ou menos 1:1 de brancos para azuis, na maior parte XR.E os antigos mas já tenho alguns XP-E, XP-G tenho só brancos.
e é isto....


Grupo: Utilizadores Mensagens: 92
Idade:
Localização: Portugal
António Vitor Escreveu:
Tens ai um bom projecto David!

Tenho 180 leds, metade em branco e metade em azul, se te mostrasse uma foto do sistema verias como é bem caseiro....
cheio de fios e mais fios...

tudo alimentado por 2 painéis solares hehe, sim com baterias que também estão ligadas á bomba vortech em caso de corte de luz.

A tensão dos painéis varia entre 26V e 29V +/- dentro da especificação dos bucks (drivers) que tenho e que regulam a tensão para os leds, alguns bucks a 1000 mA e outros a 700 mA no entanto acho que a especificação dos bucks está errada, da ultima vez que medi não me dava 750 mA o buck supostamente de 1000 mA.

Coloquei agora também fonte de 10 A, a 27 volts +/- de forma a só dar corrente se não houver sol e a tensão dos painéis baixar, funciona, mas a fonte deve estar no limite, mas como geralmente mesmo sem sol vai uns volts dos painéis a fonte tem se aguentado, porque eu tenho talvez 250W em leds.. usei uns diodos para impedir de dar corrente aos painéis pela fonte...
funciona, mas não é ´óptimo certamente que irei nesta nova implementação criar também relés desligando a fonte completamente se necessário...isto porque tenho um arduino e este lê perfeitamente tensões e sabe se o sol tá a dar rendimento ou não....

Esta implementação é mesmo sem pressas, e vai ser diferente, usei cola térmica, para colar os pcb's à calha, o que é péssimo, já que até a pasta colante ter propriedades inferiores em matéria de dissipação térmica, e claro colando é difícil de substituir os leds... quero implementar sistema múltiplo de encaixe e com molas, mas tenho de estudar bem o assunto...he....

neste momento tenho um rácio de mais ou menos 1:1 de brancos para azuis, na maior parte XR.E os antigos mas já tenho alguns XP-E, XP-G tenho só brancos.
e é isto....


Espectáculo António:)
Isto sim é DIY...

Abraço


Grupo: Utilizadores Mensagens: 10
Idade:
Localização: Malveira
Saudações a todos,
Mesmo a calhar... Também ando metido num projecto DIY mas estou em fase de estudo e prospecção de materiais e preços mas uma coisa é certa, vou fazer...

Eu estou a pensar num sistema de 24 Height Power LED 3W controlados por um arduino 12h/dia e com 5 fases: Nascer do sol, luz do meio dia, por do sol, noite e luar...
Para ter todo este espectro pensei nestes LED:
10 * Royal Blue 450nm
6 * Cool White 10.000K
2 * UV Spectrum 400nm
2 * UV Spectrum 420nm
2 * Cyan 600nm
2 * Blue 460nm

Tudo isto a pensar num cubo de 45cm da BLAU + SUMP (calculo que o sistema tenha cerca de 110 litros úteis).
Já tenho um esboço da disposição dos led na calha e uma ideia da construção, as minhas dúvidas estão na utilização de DRIVER ou de uma fonte de alimentação estabilizada.

Parece-me que aqui o caro António me vais dar uma grande ajuda :)
Conversão do lago Malawi de 500L para um Oceano...


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)
Mário Henriques Escreveu:
Saudações a todos,
Mesmo a calhar... Também ando metido num projecto DIY mas estou em fase de estudo e prospecção de materiais e preços mas uma coisa é certa, vou fazer...

Eu estou a pensar num sistema de 24 Height Power LED 3W controlados por um arduino 12h/dia e com 5 fases: Nascer do sol, luz do meio dia, por do sol, noite e luar...
Para ter todo este espectro pensei nestes LED:
10 * Royal Blue 450nm
6 * Cool White 10.000K
2 * UV Spectrum 400nm
2 * UV Spectrum 420nm
2 * Cyan 600nm
2 * Blue 460nm

Tudo isto a pensar num cubo de 45cm da BLAU + SUMP (calculo que o sistema tenha cerca de 110 litros úteis).
Já tenho um esboço da disposição dos led na calha e uma ideia da construção, as minhas dúvidas estão na utilização de DRIVER ou de uma fonte de alimentação estabilizada.

Parece-me que aqui o caro António me vais dar uma grande ajuda :)

Em relação a rácios de leds, só experimentei 50%/50% brancos CREE com royal blue, com alguns blue à mistura....não posso afirmar qual é o rácio melhor...

Em relação aos drivers aqui poso ajudar...
agora mandei vir do ebay dos chinocas posso te dar o link, que estabilizam a corrente, a amperagem, assim proteges os leds, imagina que um led rebenta, eles geralmente deixam passar depois toda a corrente... tenho 3V por exemplo passa a 4V e queimam todos... estes dos chinocas dá para escolher a amperagem que se quer...
:D
com um destes "bucks" ou driver como alguns chamam, estabiliza numa determinada amperagem, convém no entanto que esteja o conjunto dos leds, em série próximo do valor consumidor, para não existir perdas....
Também convém nas "strings" de leds, colocares apenas leds iguais...

alguma coisa que não percebas diz...
O João Alves vende uns drivers muito bons, no entanto é mais potente que estes chineses, e eu não preciso de tanta amperagem. Pode servir para o teu caso, não conheço esses leds...

prefiro bucks a fontes estabilizadas, só assim posso ter o meu sistema também alimentado a "sol".
Editado pela última vez por António Vitor em 31/mai/2013, 01:23, num total de 1 vez.


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Mário Henriques Escreveu:
Saudações a todos,
Mesmo a calhar... Também ando metido num projecto DIY mas estou em fase de estudo e prospecção de materiais e preços mas uma coisa é certa, vou fazer...

Eu estou a pensar num sistema de 24 Height Power LED 3W controlados por um arduino 12h/dia e com 5 fases: Nascer do sol, luz do meio dia, por do sol, noite e luar...
Para ter todo este espectro pensei nestes LED:
10 * Royal Blue 450nm
6 * Cool White 10.000K
2 * UV Spectrum 400nm
2 * UV Spectrum 420nm
2 * Cyan 600nm
2 * Blue 460nm

Tudo isto a pensar num cubo de 45cm da BLAU + SUMP (calculo que o sistema tenha cerca de 110 litros úteis).
Já tenho um esboço da disposição dos led na calha e uma ideia da construção, as minhas dúvidas estão na utilização de DRIVER ou de uma fonte de alimentação estabilizada.

Parece-me que aqui o caro António me vais dar uma grande ajuda :)


Boas,

Não me parece que fonte de alimentação estabilizada sirva para ti. Precisarias de 6 fontes ... uma para cada côr.

Sinceramente livrava-me dos cyan e dos de 400nm

No teu caso usaria buck's ou estabilizadores de corrente.

António, para mim drivers são as fontes (mas posso estar errado)

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Bom dia

Os bucks são drivers e estabilizadores de corrente... estabilizam a corrente a 700ma por exemplo (se forem de 700mA, um pouco menos como eu e o João Alves tivemos a oportunidade de reportar) e varia o PWM entre os 0-5V (0=100%/5=0%)

Os drivers do João são mais eficientes e o PWM varia entre os 0-5V (0=0%/5=100%)

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna


Grupo: Utilizadores Mensagens: 10
Idade:
Localização: Malveira
Que confusão,
Bem!
A fonte de alimentação com a Tensão estabilizada a 12V e com uma Corrente/ Amperagem/ Potência de 80w permite-me o seguinte:
- Ter 8 séries de 3 LED + uma resistência de 2ohm/ 1,5W (segundo as minhas contas), ligadas em paralelo;
- Se um led queima apenas essa série fica comprometida e não todo o sistema;
- Controlar na calha as 5 fases de forma independente.

Vejam aqui os meus calculos:
12v / 3,5v (considerei os 3,5v dos led) = 10,5v - 12v = 1,5v para dissipar
I=U/R
<=> 0,750A=1,5v/R
<=> R=1,5v/0,750A
<=> R=2 ohm
CC
<=> P = U*I
<=> P = 1,5v * 0,750A = 1,125W (+ coeficiente de erro, considero 1,5W)
Potência de cada série de 3 LED:
<=> P = U*I
<=> P = 12v * 0,750A = 9W
<=> 9w * 8séries = 72W

Em relação à utilização dos DRIVER tenho reservas porque não conheço bem e porque se um queima o que acontece aos outros todos, ou ainda, como controlo 10 LED numa série de 20? Estarei errado nestas minhas deduções? Nas calhas que se vendem por aí e que até fazem modulações para simular tempestades e o raio, como é que são alimentados os LED? Alguém sabe?

Já agora o que são BUCKS?
Conversão do lago Malawi de 500L para um Oceano...


Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)
Mário Henriques Escreveu:
Que confusão,
Bem!
A fonte de alimentação com a Tensão estabilizada a 12V e com uma Corrente/ Amperagem/ Potência de 80w permite-me o seguinte:
- Ter 8 séries de 3 LED + uma resistência de 2ohm/ 1,5W (segundo as minhas contas), ligadas em paralelo;
- Se um led queima apenas essa série fica comprometida e não todo o sistema;
- Controlar na calha as 5 fases de forma independente.

Vejam aqui os meus calculos:
12v / 3,5v (considerei os 3,5v dos led) = 10,5v - 12v = 1,5v para dissipar
I=U/R
<=> 0,750A=1,5v/R
<=> R=1,5v/0,750A
<=> R=2 ohm
CC
<=> P = U*I
<=> P = 1,5v * 0,750A = 1,125W (+ coeficiente de erro, considero 1,5W)
Potência de cada série de 3 LED:
<=> P = U*I
<=> P = 12v * 0,750A = 9W
<=> 9w * 8séries = 72W

Em relação à utilização dos DRIVER tenho reservas porque não conheço bem e porque se um queima o que acontece aos outros todos, ou ainda, como controlo 10 LED numa série de 20? Estarei errado nestas minhas deduções? Nas calhas que se vendem por aí e que até fazem modulações para simular tempestades e o raio, como é que são alimentados os LED? Alguém sabe?

Já agora o que são BUCKS?


Buck simplificando é um limitador de corrente....tipo a 700 mA só vai 700mA, como a corrente está associado à tensão em cada led, mais tensão mais amperagem, ele baixa imediatamente a tensão se por acaso um led ficar marado... por exemplo numa string (leds em série) a amperagem que passa em todos os leds é a mesma, se há um a consumir porque tem 4v 2 amperes, passaria 2 amp em todos...daí queimarem todos por causa de um apenas. e pode ser em cascata...
primeiro 1 depois 2 depois para queimar o resto, é mais fácil....porque há mais tensão disponível para cada um.
existe uma relação tensão/amperagem em cada led.

para quê colocar em risco todo o string de leds, os meus bucks que tenho, vão passar de geração de leds...ou seja uma actualização do DIY e manténs os bucks...
mandei vir mais alguns bucks mas se calhar nem precisaria...
Alguns bucks custam menos que um led, faz todo o sentido colocar bucks para estabilizar a amperagem... imediatamente que te queime um led, e deixa passar corrente, ele reduz a tensão, para manter a amperagem... :D

tive strings com leds queimados durante meses e funciona na mesma.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)
podes até ter 1 led num único buck, se ele te limitar a 700 e se teres 1 led que estará a 3V quando em 700 mA. e se o buck suportar por exemplo 12V como input ele vai entregar apenas 3V aos led, para manter os 700 mA...
Se meteres 2 em string vai dar 6v....

Agora quando menos leds, mais desperdício, alguns bucks são eficientes, outros, dissipam o resto da tensão sob forma de calor... o que seria um grande desperdício....
preferível a saída (tensão) ser proxima do valor de entrada (tensão), portanto é meter o máximo que puderes de leds...com 12V consegues meter 3 por exemplo se estes consumirem 3.2 a 700 mA se o buck for de 700 mA.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)
Coloquei agora 2 t5 54w azuis da ATI blues plus.... E bem....pearling na rocha às carradas.... Vindo das algas e mesmo coralina portanto mesmo com a calha velha LEDs se compensar com t5 chega e sobra.... Os novos LEDs ainda não chegaram.... Ne os Bucks mas mais 1-2 semanas devem estar aqui. O espectro das t5 encaixa bem com LEDs brancos melhor que royal blues.... Onde ainda temos boa potencia nos 470 nm e abaixo de 440nm. Vou reutilizar oa leds zuis que tenho ed só mudar os brancos....


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)
Ok já chegou os leds, 100... parecem ser de qualidade...talvez mesmo melhores que os cree...

Vou simplificar... reparei que os leds são extremamente pequenos, mais pequenos que os XP-G da Cree. Só falta os controladores/bucks chinocas.

Alguns pontos a reter para quem quer fazer projectos destes, alumínio galvanizado não enferruja, mas nos pontos onde fizerem furos vai ocorrer corrosão... é muito ligeira, mas se não tiverem cuidado irá cair um pó branco no aquário e portanto na água de óxido de alumínio, e que melhor ambiente para enferrujar do que um aquário de água salgada...

No meu caso não tenho problemas de maior com o anterior projecto porque tinha uma placa de acrílico a percorrer todo o comprimento da coisa... mas por isso dá para verificar pó branco mesmo por baixo de alguns furos... que fica retido no acrilico

Não sei que problemas poderiam trazer intoxicação e alumínio mas boa coisa não seria...
podem fazer furações mas devem prevenir com primário nas zonas expostas...

Neste meu projecto, irei fazer as coisas com consciência de alguns problemas... que não foram graves já que isto vai com 3 anos de bom funcionamento...
;)
Estava tentado em começar a fazer o trabalho, mas para isso iria desligar 1/3 dos leds, e falta ainda os controladores, vou esperar... (vou usar as mesmas calhas de alumínio...) claro depois irei aplicar primário tinta preta em toda a superfície da calha, irei fazer isto tudo neat e arrumado... um trabalho profissional...espero eu...para isso tenho de aguentar os "cavalos" e organizar um projecto e os locais de fixação dos fios/furos e ventoinhas... a ultima coisa a colar será os leds... e irei mesmo colar como no anterior projecto, no entanto de uma forma mais inteligente, aliviando custos e melhorando a transmissão térmica...

Usarei cianocrilato, os leds são tão pequenos que se nas extremidades não colocar pasta térmica, não virá mal ao mundo... já que por baixo do led estará pasta térmica... é apenas 2 pingos e chega em cada led...isto não tem qualquer peso para se andar a inventar, não é preciso nenhuma cola térmica com pior rendimento térmico. faço uma mascara para impedir que a pasta térmica cubra todo o led, depois retirando a mascara colo nos pontos ausente de pasta térmica a cola, imediatamente coloco o led no dissipador...terei de ser rápido... Acho uma boa ideia... o peso dos leds é insignificante, até uma gota numa extremidade em cada led serviria.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
António Vitor Escreveu:
Não sei que problemas poderiam trazer intoxicação e alumínio mas boa coisa não seria...
podem fazer furações mas devem prevenir com primário nas zonas expostas...


Boas António,

Já vi mídia à base de alumínio, então junta-se o útil ao agradável, é da maneira que ajuda a remover fosfatos... :D
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)
Artur Fonseca Escreveu:
António Vitor Escreveu:
Não sei que problemas poderiam trazer intoxicação e alumínio mas boa coisa não seria...
podem fazer furações mas devem prevenir com primário nas zonas expostas...


Boas António,

Já vi mídia à base de alumínio, então junta-se o útil ao agradável, é da maneira que ajuda a remover fosfatos... :D


haha e eu a preocupar-me para nada...
Sabem que para mim 90% do material que se vende para aquariofilia é banha da cobra, e os 10% que funciona é apenas para reduzir as ditas TPA's.... sinceramente estou a começar a ficar convencido disso... que não é preciso nenhuma maquinaria sofisticada desde que se faça TPA's TPA's e mais TPA's....lol...


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
António Vitor Escreveu:

haha e eu a preocupar-me para nada...
Sabem que para mim 90% do material que se vende para aquariofilia é banha da cobra, e os 10% que funciona é apenas para reduzir as ditas TPA's.... sinceramente estou a começar a ficar convencido disso... que não é preciso nenhuma maquinaria sofisticada desde que se faça TPA's TPA's e mais TPA's....lol...


Pois António ... é o sistema que muito advogam .... incluindo eu agora (e aprendi da pior maneira)

Keep It Simple. Só TPA para manter baixos os nutrientes e depois para quem tem consumos de KH, Cálcio e Magnésio algo para os suplementar.

Sendo que a princípio TPA e estabilidade no KH é meio caminho andado para o sucesso.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)
Fiz entao a nova calha .... Bem mais arrumada.... Usei cianocrilato nos cantos e pasta térmica da normal.... Só estão aqui brancos LEDs brancos.. Usei 700 mA.. Mas medi e nem tem 500 mA na maior parte dos strings...fotos... Deve estar com 130w +/- esta nova calha...melhor transmissão térmica porque a cola térmica que usei nem 10% em termos de transmissão faz desta... Mais uma calha para durar....


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)
Imagem

Imagem
Editado pela última vez por António Vitor em 23/jul/2013, 09:31, num total de 1 vez.

AnteriorPróximo

Voltar para DIY (Do-It-Yourself)