Fórum Comunidade DIY (Do-It-Yourself) minha calha leds com 3 anos... a fazer agora anos...

minha calha leds com 3 anos... a fazer agora anos...

Fórum para partilhar os seus projectos "Faça Você Mesmo" (DIY).

Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)
MEu primeiro post aqui: .....hehehe

Como sabem ou pelo menos alguns sabem, tenho uma calha leds DIY há 3 anos... vou continuar em DIY porque o meu sistema tem uma tensão não regulada do painel fotovoltaico... umas vezes 23V, outras 29V....

Agora encomendei leds Nichia brancos, para substituir os meus cree, que ainda funcionam bem, mas porque me apetece, e porque já devem ter algum desgaste.... estes supostamente tÊm melhor CRI, e mais intensidade abaixo dos 440 nm, e acima vão até aos 650 nm...

Posso meter depois uns leds azuis, mas se calhar não o vou fazer, porque os brancos são baratos, 100 não chegou a 190 euros... meto T5 actínicas e tá a andar....
:D 100 leds a 3 watts cada serve, mesmo que fique amarelada compensa com as t5, depois posso ainda este ano comprar outras cores/leds, mas será feita uma bela pesquisa porcausa do preço mais alto destes leds coloridos...


Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
Olá Vítor,

e umas fotos desse aquário para vermos o resultado de 3 anos com leds? Se bem me lembro ainda tinhas uns quantos SPS... O que achas do seu crescimento e cores?

Abraço


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
António Vitor Escreveu:
MEu primeiro post aqui: .....hehehe

Como sabem ou pelo menos alguns sabem, tenho uma calha leds DIY há 3 anos... vou continuar em DIY porque o meu sistema tem uma tensão não regulada do painel fotovoltaico... umas vezes 23V, outras 29V....

Agora encomendei leds Nichia brancos, para substituir os meus cree, que ainda funcionam bem, mas porque me apetece, e porque já devem ter algum desgaste.... estes supostamente tÊm melhor CRI, e mais intensidade abaixo dos 440 nm, e acima vão até aos 650 nm...

Posso meter depois uns leds azuis, mas se calhar não o vou fazer, porque os brancos são baratos, 100 não chegou a 190 euros... meto T5 actínicas e tá a andar....
:D 100 leds a 3 watts cada serve, mesmo que fique amarelada compensa com as t5, depois posso ainda este ano comprar outras cores/leds, mas será feita uma bela pesquisa porcausa do preço mais alto destes leds coloridos...



Boas,

Finalmente ...

Bem vindo António. A secção de DIY precisa de mais movimento ... bora lá que andam aqui uns projectos interessantes.

Esquece as outras cores ... vê é o preço dos Royal Blue.

Talvez equacionar os leds de 10 ou 20W em matriz em vez de leds isolados.

Uma coisa que me faz alguma confusão é porque raio é que estás a trocar leds .... supostamente não eram 50.000h? Pelas minha contas de merceeiro rápidas ao fim de 3 anos ainda tinhas mais 7 pela frente!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
O homem não consegue estar quieto... Anda sempre a maquinar ehehehehhehe


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
João Seguro Escreveu:
O homem não consegue estar quieto... Anda sempre a maquinar ehehehehhehe


Epá .... Lê os meus posts ... eu também não paro quieto mas por 10 anos para aquele aquário não faço tensões de mudar de leds!

:D

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
Eu sei... e tenho lido os teus post ;)

Contudo tenho acompanhado os do António também e parece-me que ele anda sempre a mexer em algo novo ( não é a criticar, pelo contrário), leds, paneis solares,algae scrubber+retirar escumador,etc....


Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa tarde

Até que enfim!!! Desaparecido...

10 anos é treta... mais ou menos...

No meu caso, leds de 1W, foco chinês com 3 !? anos de uso nota-se bem que os leds já estão bem longe dos 100%...
Daí achar que está bem mais azul do que no início... significa que os 19 leds azuis estão melhores que os 100 leds brancos/amarelos... até consigo olhar para o foco na boa...

Ao fim do 3º/4º ano, aquilo deve baixar para uns 30%...


Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)
Pelo menos já se foi uns 30%.... De intensidade inicial. Omeu aquário esta pior...lol... Não tenho dado a atenção devida.... Mas vai regressar a atenção.... E julgo que o meu problema nem é dos LEDs foi mesmo negligencia.... Agora faço questão de mudar mais agua....andava 1-2 meses sem mudar agua e quando mudava era 5%....não chega...LPs e moles sem problemas mas sps caíram bastante.... Também a outra parte do problema foi deixar estar pouca intensidade no inverno com pouco sol....e a usar apenas painéis..... No final do inverno coloquei de novo fonte e sem sol agora tb trabalha a fonte poupando tb bateria... Posso tirar foto mas ta meio despido agora apenascom fragzitos
Editado pela última vez por António Vitor em 23/mai/2013, 17:52, num total de 1 vez.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)
E abraços a todos já vida que navegaram todos pra aqui...hehe


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Bem vindo António Vítor ....

Realmente com SPS tens que andar mais em cima disso, mas agora acredito que dês a volta a isso rapidamente ...


Abração e vai nos presenteando com os teus maravilhosos Diy e coloca umas fotos da calha quando puderes ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
António Vitor Escreveu:
E abraços a todos já vida que navegaram todos pra aqui...hehe


Seja bem aparecido, Sr. António Vitor.
Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)
Obrigado a todos pelas boas vindas! A minha calha de LEDs não foi um trabalho clean muitos fios....julgo que a próxima iteração ficará melhor tenho umas ideias que melhorarão as questões térmicas.... A anterior calha podem ver no meu blog.... Www.waterinspiration.blogspot.com


Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Bem vindo António!

Manda lá umas fotos para ficar-mos a conhecer o teu Aqua!

Abraço
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)
As nichia brancas julgo que são melhores do que as cree pelo menos fotossinteticamente por causa do melhor CRI... E conseguem chegar o vermelho... E o pico no azul é ainda abaixo do royal blues com boa potencia nos 430 nm a julgar pelos gráficos......vamos ver pode ser melhor. Não vou fazer isto com pressa,o upgrade da calha vai ser faseado primeiro brancas...


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)
Já méto fotos actuais mas o meu aqua decaiu depois de me fiar que era luz qb, quis poupar tanta luz que os corais de inverno apanharam com 20-30% da luz habitual e definharam maior parte dos sps morreram podes ver no entanto aqui com ano e meio de LEDs no ano passado Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)
Durante um periodo nem gastava luz era só dos painéis fotovoltaicos...hehe...teimosia...isto para cair é rápido e lento a levantar...


Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Sim!
Para estragar é um instante, para voltar ao sítio...

Boa sorte!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368


Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Olha quem é ele??!!! :D

Tudo bem ctg?

Bota lá links dos led's que vais meter, a malta nesta secção gosta é de especificações! :P
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)
http://www.ledrise.com/files/nichia-nvs ... -65731.pdf

http://www.ledrise.com/product_info.php ... m-PCB.html


Olá João ! Um grande abraço!
Aqui estao links...
Curiosamente a minha encomenda está ainda em processing e nao passa disso...e o preço subiu... Uns 20%...


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
O António Vitor foi Pioneiro na Iluminação LED DIY para reefs. O pessoal ainda na dúvida se os leds seriam adequados para os corais e o Antonio já com uma calha LED DIY potente a bombar. B-)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Próximo

Voltar para DIY (Do-It-Yourself)



cron