Fórum Comunidade DIY (Do-It-Yourself) Calha leds MOC - Novo projecto

Calha leds MOC - Novo projecto

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Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro Ferrer Escreveu:
Boa noite

Finalmente voltei a encontrar a info dos 25%
http://www.micforg.co.jp/en/naturalcone.html

Imagem
Fig. 3

The heat sink should be oriented (...) under natural convection cooling.
Based on our testing, if the heat sink is oriented as in Fig.3, the thermal performance will be approximately 25% worse than (...) orientation under natural convection condition.


Em contra-partida, os dissipadores são pretos... e....

Under natural convection conditions, the performance of a heatsink with a black surface will be 6% to 8% better than that with a plain or bright surface. However, this differential disappears under forced air conditions.


in http://robots.freehostia.com/Heatsinks/Heatsinks.html (no ponto 4.6)

e neste site, a minha disposição significa 60% de eficiência... contra os 70% da tua disposição Rui.


Abraço
Pedro Ferrer


Pedro,

Não te esqueças que essas calhas por cima se bem me recordo tb tem dissipadores e esses para baixo são uma ajuda.
Se conseguires pôr ar a correr as alhetas aí a conversa é outra.

Eu como tenho as ventoínhas aquilo o ar corre a calha toda ... E vou-te dizer que não tenho XM-L. Tenho ProLight a 680mA e o ar sai das alhetas de lado mesmo quentinho ....

Por isso te digo cuidado. Mas se bem te conheço planeaste isto com bastante antecedência e cuidado por isso de certeza que pensaste nestes pontos todos.

De qualquer maneira deixa dar mais uma sugestão que é fácil de implementar não te aumenta o perfil da calha e vai ajudar de certeza.

Entre as alhetas fazes dois furos mais ou menos a meio da calha e colas um defletor de alumínio de modo a que o ar que passa nesses buracos corram as alhetas todas. Gastas 2€ e acho que ajuda a resolver o problema.

Vendo a calha de lado a meio ficaria qq como isto no meio das alhetas com os buracos mesmo por cima do deflector ...

º/\º


Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa noite

Obrigado Rui pelas sugestões.

(...)

Junto seguem alguns desenvolvimentos da calha de leds MOC.

Aplicação de lixa de água, grão 600, nos PCB's dos CREE XM-L

Imagem 1807


Furação de dissipadores.
Mau aspecto... no final da furação, o berbequim batia sempre no dissipador...

Imagem 1808


Para evitar que tal acontecesse...
Nada como uma tampa de iogurte líquido...

Imagem 1809

Imagem 1810


Agora sim...

Imagem 1811


E início de abertura de roscas M3...

Imagem 1812


Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Então e o resto?

Evolução como vai?

Abraços,
Rui
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Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
eh eh!
Bom, furos roscados M3 anulados...passaram a ser furos com D4mm, chanfrados com broca de D6mm, para aplicar parafusos M3 com cabeça de embeber.
Os leds que usei como teste, eram de outra marca e 18mm entre furos estava bom... ora bem... estupidez minha... pois tinha os leds finais em casa... mas como ando sempre a correr para ver se tenho tempo de fazer algo, nem fui espreitar... claro está que deu asneira... para este PCB's deveria ter deixado 20mm entre furos...

Furos laterais nos dissipadores para passar fios. Feito.
Furos roscados M3 para aplicação das ventoinhas. Feito.
Furos roscados M6 (a rosca foi adaptada para M6 com um caçonete) para aplicação dos acessórios TMC de suporte (calha-cabos de aço). Feito.
União dos 3 dissipadores. Feito.

Faltam fazer (apesar de já estarem marcados), mais 24 furos M3 para finalizar o conceito de dissipação que apliquei.

Depois, soldar os fios (já estão descarnados) aos leds.
Aplicar os leds nos dissipadores.

Experimentar drivers.
Aplicar COADAS.

Depois coloco desenhos e fotos.
Nem tenho feito desenhos. Está tudo na cabeça (ainda vai dando para isso).

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro Ferrer Escreveu:
eh eh!
Bom, furos roscados M3 anulados...passaram a ser furos com D4mm, chanfrados com broca de D6mm, para aplicar parafusos M3 com cabeça de embeber.
Os leds que usei como teste, eram de outra marca e 18mm entre furos estava bom... ora bem... estupidez minha... pois tinha os leds finais em casa... mas como ando sempre a correr para ver se tenho tempo de fazer algo, nem fui espreitar... claro está que deu asneira... para este PCB's deveria ter deixado 20mm entre furos...

Furos laterais nos dissipadores para passar fios. Feito.
Furos roscados M3 para aplicação das ventoinhas. Feito.
Furos roscados M6 (a rosca foi adaptada para M6 com um caçonete) para aplicação dos acessórios TMC de suporte (calha-cabos de aço). Feito.
União dos 3 dissipadores. Feito.

Faltam fazer (apesar de já estarem marcados), mais 24 furos M3 para finalizar o conceito de dissipação que apliquei.

Depois, soldar os fios (já estão descarnados) aos leds.
Aplicar os leds nos dissipadores.

Experimentar drivers.
Aplicar COADAS.

Depois coloco desenhos e fotos.
Nem tenho feito desenhos. Está tudo na cabeça (ainda vai dando para isso).

Abraço
Pedro Ferrer



Diz-me uma coisa, esse acessório de roscar é muito caro?

É que eu ando com furo e depois com parafuso e porca que me dá um trabalhão para apertar.

Outras coisas .... Como é que vais fazer as uniões das calhas e onde arranjaste os suportes para pendurar?

Abraços,
Rui
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Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Rui Manuel Gaspar Escreveu:


Diz-me uma coisa, esse acessório de roscar é muito caro?

(...)

Outras coisas .... Como é que vais fazer as uniões das calhas e onde arranjaste os suportes para pendurar?

Abraços,
Rui


Acessório caríssimo! Comprei na Bubbles, ao Paulo e ainda não usei :(( :(( :((
União das calhas... perfil 'U' de 20x1.5mm penso aplicado no topo dos dissipadores... ou seja 2x peças U de 305mm em cada um dos topos.

Abraço
Pedro Ferrer
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Ayrton Senna


Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa noite

Junto seguem alguns desenhos 3D da calha.

Imagem 2008

Imagem 2009

Imagem 2010

Abraço
Pedro Ferrer
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Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)
As ventoinhas têm mais eficiência, se estas "varrerem" mais superfície, ou seja nas laminas... mesmo que os leds estejam no centro. O alumínio tem é de ter a espessura maior na zona onde vais meter os leds... segue o mesmo principio da electricidade mais espessura menos resistência ...neste caso ao calor, transportando para as tais laminas.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Boas Pedro,

Isso está com um óptimo aspecto.

Vai colocando as novidades ;)

1 Abraço,
Armando


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)
Eu vou tentar despejar o máximo de leds no meu novo remake da minha calha... agora vou tentar reutilizar o máximo de leds da anterior calha, tenho de arranjar um torno para poder limpar o lixo da pasta térmica "colante".

Acho que isso é extremamente overkill... extremamente... seja de que forma for, vais ter SEMPRE bom arrefecimento.

Os leds que comprei agora é tudo de 1 cm... e meto todos encostados... e vou tentar meter mais ainda... só com um bis de 100cm.
Aquilo que rebenta com os leds nem é tanto o dissipador, reparei nisso, mas a pasta térmica, tens de comprar da melhor que puderes... assim o calor SAI do PCB e vai para o alumínio, depois no alumínio não vais ter problemas. Vou tentar meter 250W apenas na nova calha, está agora só com brancos e uns 150W +/-. não aquece assim tanto... só assim se explica malta com perfis de janelas a conseguir ter leds a funcionar... :D

Atenção os leds podem aquecer, mas comparativamente à dimensão da calha ... julgo com arrefecimento forçado e 2 ventoinhas deve aguentar uns 300 Watts...facilmente.


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro Ferrer Escreveu:
Boa noite

Junto seguem alguns desenhos 3D da calha.

Imagem 2008

Imagem 2009

Imagem 2010

Abraço
Pedro Ferrer


Pedro,

Estás a cortar pedaços de bis e meter por cima ...

Epá deixa desses acrescentos e vira os bis ao contrário. Vai-te ficar com o mesmo perfil em termo de altura e vais conseguir muito melhor arrefecimento sem os "acrescentos"

Abraços,
Rui
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Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)
Concordo com o Rui...


Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa tarde

Obrigado a todos pela vossa participação.

Acredito que saiba o que estou a fazer. :D

Entre os dissipadores inf. e sup. irá ser colocada pasta térmica.

O ideal,pelo que vejo em dissipadores industriais com competências exigentes (variadores, cnc..) as ventoinhas deveriam estar na vertical de forma a varrer as alhetas do dissipador (como diz e bem, o António Vítor)... o problema neste caso, é que as ventoinhas ao alto, deveriam então ser pequenas... o que implicaria uma maior ruído... e mais espessura da calha...

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro Ferrer Escreveu:
Boa tarde

Obrigado a todos pela vossa participação.

Acredito que saiba o que estou a fazer. :D

Entre os dissipadores inf. e sup. irá ser colocada pasta térmica.

O ideal,pelo que vejo em dissipadores industriais com competências exigentes (variadores, cnc..) as ventoinhas deveriam estar na vertical de forma a varrer as alhetas do dissipador (como diz e bem, o António Vítor)... o problema neste caso, é que as ventoinhas ao alto, deveriam então ser pequenas... o que implicaria uma maior ruído... e mais espessura da calha...

Abraço
Pedro Ferrer


Pois é Pedro, é aí que não concordamos e podes vir ver cá a casa por experiência própria. se meteres as ventoinhas em cima das alhetas tal e qual como as tens agora mas com o dissipador virado ao contrário o ar vai correr as alhetas todas e sair pelas laterais.

outra coisa a massa térmica é pior condutor que o metal em si. Ou seja o ideal seria mesmo metal com metal mas como existem microfissuras a massa térmica serve para as preencher e uniformizar o contacto do metal com metal.


Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

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Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 50
Localização: Vizille França (rhone Alps)
Metal com metal... O problema era o ar a fazer isolamento nas fissuras.... Nesta ultima calha tentei simplificar e saiu bem... Os LEDs estão óptimos com pasta térmica de CPU e cola cianocrilato em alguns pontos.... Menos trabalho e o efeito é recompensador... Vamos ver agora como reagem os corais a apenas LEDs brancos da nichia.... Quando concebi a anterior calha porque tinha deixado gordura nas lentes queimou logo... Temperatura alta que não ia para a calha agora aquece bem a calha o que embora pareça mal... É excelente noticia... E acho que a bis aguenta mais... Talvez uns 250w na boa embors a nomeu caso tenha de usar muitos lEDs....gosto de estar na zona óptima ...maximo eficiência


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Pedro Ferrer Escreveu:
Boa tarde

Obrigado a todos pela vossa participação.

Acredito que saiba o que estou a fazer. :D

Entre os dissipadores inf. e sup. irá ser colocada pasta térmica.

O ideal,pelo que vejo em dissipadores industriais com competências exigentes (variadores, cnc..) as ventoinhas deveriam estar na vertical de forma a varrer as alhetas do dissipador (como diz e bem, o António Vítor)... o problema neste caso, é que as ventoinhas ao alto, deveriam então ser pequenas... o que implicaria uma maior ruído... e mais espessura da calha...

Abraço
Pedro Ferrer


Pois é Pedro, é aí que não concordamos e podes vir ver cá a casa por experiência própria. se meteres as ventoinhas em cima das alhetas tal e qual como as tens agora mas com o dissipador virado ao contrário o ar vai correr as alhetas todas e sair pelas laterais.

outra coisa a massa térmica é pior condutor que o metal em si. Ou seja o ideal seria mesmo metal com metal mas como existem microfissuras a massa térmica serve para as preencher e uniformizar o contacto do metal com metal.


Abraços,
Rui

Isto!!!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 36
Idade:
Localização: S.Miguel/Açores
Rui Manuel Gaspar Escreveu:


outra coisa a massa térmica é pior condutor que o metal em si. Ou seja o ideal seria mesmo metal com metal mas como existem microfissuras a massa térmica serve para as preencher e uniformizar o contacto do metal com metal.


Abraços,
Rui


Não propriamente, no mercado de hoje existem muitas massas térmicas inclusive algumas com elevados padrões, umas que uso regularmente é a AC MX - 4 e a AC MX - 3, o que quero aqui dizer é que a massa térmica é não condutiva isto porque é feita de uma material que não contem partícula metálicas, para além disso ainda não cura o que te mermite ter a mesma massa durante mais tempo sem mudar a mesma. :-bd
Cumpz
André Melo


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Andre Botelho Melo Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:


outra coisa a massa térmica é pior condutor que o metal em si. Ou seja o ideal seria mesmo metal com metal mas como existem microfissuras a massa térmica serve para as preencher e uniformizar o contacto do metal com metal.


Abraços,
Rui


Não propriamente, no mercado de hoje existem muitas massas térmicas inclusive algumas com elevados padrões, umas que uso regularmente é a AC MX - 4 e a AC MX - 3, o que quero aqui dizer é que a massa térmica é não condutiva isto porque é feita de uma material que não contem partícula metálicas, para além disso ainda não cura o que te mermite ter a mesma massa durante mais tempo sem mudar a mesma. :-bd



Boas,

Sim ... há massas térmicas muito boas mas eu nunca disse que era condutivas de electricidade. só de calor e por muito boa que seja a massa térmica, o metal é muito melhor.

Aliás a massa térmica só existe para fazer passar o calor de metal para metal nas microfissuras onde o metal não se toca.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
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Grupo: Utilizadores Mensagens: 36
Idade:
Localização: S.Miguel/Açores
Então peço desculpa erro meu, pensei que estivesses a dizer que era condutor de electricidade =))
Cumpz
André Melo


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Andre Botelho Melo Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:


outra coisa a massa térmica é pior condutor que o metal em si. Ou seja o ideal seria mesmo metal com metal mas como existem microfissuras a massa térmica serve para as preencher e uniformizar o contacto do metal com metal.


Abraços,
Rui


Não propriamente, no mercado de hoje existem muitas massas térmicas inclusive algumas com elevados padrões, umas que uso regularmente é a AC MX - 4 e a AC MX - 3, o que quero aqui dizer é que a massa térmica é não condutiva isto porque é feita de uma material que não contem partícula metálicas, para além disso ainda não cura o que te mermite ter a mesma massa durante mais tempo sem mudar a mesma. :-bd



Boas,

Sim ... há massas térmicas muito boas mas eu nunca disse que era condutivas de electricidade. só de calor e por muito boa que seja a massa térmica, o metal é muito melhor.

Aliás a massa térmica só existe para fazer passar o calor de metal para metal nas microfissuras onde o metal não se toca.

Abraços,
Rui
Precisamente!

E por isto mesmo, deve-se usar MUITO POUCA pasta e não barrar como já vi ser feito.

Aliás o recomendável é colocar uma gota e depois passar com um cartão de crédito (por exemplo) para retirar o excesso. só queremos massa DENTRO das fissuras, não na base...
;)

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