Fórum Comunidade DIY (Do-It-Yourself) Calha leds MOC - Novo projecto

Calha leds MOC - Novo projecto

Fórum para partilhar os seus projectos "Faça Você Mesmo" (DIY).

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro Ferrer Escreveu:
Boa noite

Obrigado Rui pelas sugestões.

(...)

Junto seguem alguns desenvolvimentos da calha de leds MOC.

Aplicação de lixa de água, grão 600, nos PCB's dos CREE XM-L

Imagem 1807


Furação de dissipadores.
Mau aspecto... no final da furação, o berbequim batia sempre no dissipador...

Imagem 1808


Para evitar que tal acontecesse...
Nada como uma tampa de iogurte líquido...

Imagem 1809

Imagem 1810


Agora sim...

Imagem 1811


E início de abertura de roscas M3...

Imagem 1812


Abraço
Pedro Ferrer



Pedro,

Uma pergunta: Quando furas do lado da saída não te fica sempre sobra levantada e agarrada ao bordo do furo?

Como é que limpas?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa noite Rui (aqui já é de noite... 19h, 40º)

Normalmente com uma chave de fendas a raspar, com um simples toque aquilo sai bem, caso contrário, com um pequeno esmeril acoplado ao berbequim, é sempre em frente!

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Basta pegar numa broca mais larga que o buraco e mesmo com os dedos, rodar a broca em cima do furo.

Tranquilo e fácil :)


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro Ferrer Escreveu:
Boa noite Rui (aqui já é de noite... 19h, 40º)

Normalmente com uma chave de fendas a raspar, com um simples toque aquilo sai bem, caso contrário, com um pequeno esmeril acoplado ao berbequim, é sempre em frente!

Abraço
Pedro Ferrer



Hugo Figueiredo Escreveu:
Basta pegar numa broca mais larga que o buraco e mesmo com os dedos, rodar a broca em cima do furo.

Tranquilo e fácil :)


Fixe e fixe ... obrigado pelas dicas!
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Hugo Figueiredo Escreveu:
Basta pegar numa broca mais larga que o buraco e mesmo com os dedos, rodar a broca em cima do furo.

Tranquilo e fácil :)


Sim, é verdade! Um pequeno escareado.

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna


Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa noite

Ainda não acabei... mas está quase... falta apenas as ligações eléctricas drivers -> leds e as ventoinhas, de resto está tudo aplicado.

A calha fica com uma espessura de 54mm :D

Junto seguem umas fotos...

Imagem 2485

Imagem 2486

Imagem 2487

Imagem 2488

Imagem 2489

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
Top!!! :ymapplause:


x2 ... Mesmo. Está muito fixe.

E o aquário??? já tem água da torneira para testar fugas e circuito?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Idade:
quem sabe sabe ;) quem me dera entender alguma coisa disso pois dava um jeitao


Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Boas,

talvez esteja escrito e eu é que não vi, mas quantos e que LEDs são?
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook


Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Bom dia

Antes de mais, obrigado a todos pela vossa participação.
A calha ainda não está finalizada, falta ainda fazer patanisca.
Tem sido construída maioritariamente aos fins-de-semana entre as 7-9h da manhã, enquanto a casa dorme... depois de acordarem... a família monopoliza-me.
Ou das 19-20h às sextas-feiras (algumas).
Por aqui se vê que não tem sido fácil a gestão das actividades a executar na calha.
Muitas vezes, bastou descarnar meia dúzia de fios num dia para ficar satisfeito.

Quanto ao saber fazer, o importante não é o saber, mas sim o querer! Este verbo, é o mandatório.
Porque querendo fazer, não se sabendo, há sempre alguém que gosta e sabe ajudar/ensinar.

Nesta calha, contei com a colaboração de 3 colegas de trabalho, desde arranjarem-me machos para abrir roscas, material eléctrico, dicas...
Colaboração de membros e amigos do fórum. Tudo começou com o 'António Vitor' há alguns anos, depois estendeu-se a 'João Alves' e hoje a 'Rui M. Gaspar'.

A calha neste momento é composta por:

#Controlados ao longo do dia
14x CREE XM-L T6 (controlados por Varidriver 0-3000mA)
14x Luxeon ES Royal Blue 440-450nm (1000mA)
14x Luxeon ES Cool Blue 470-480nm (1000mA)
7x True Violet 417.5-420nm (700mA)

#Controlados apenas para simularem o nascer-do-sol e pôr-do-sol.
1x Luxeon ES Cyan 495-500nm (700mA)
4x Laranja 585-595nm (700mA)
2x Vermelhos 620-630nm (700mA)
Dos vários testes que fiz, gostei desta combinação.

Tenho espaço reservado para receber mais 7 leds, a definir depois de a colocar em funcionamento.
Quem estiver disposto a analisar o espectro e a palpitar, todas as opiniões serão bem vindas.

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna


Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Boas Pedro!

Bom, tás a ter um trabalhão, e não quero ser desmancha prazeres, mas podes esplicar o que pretendes ao virar o dissipador ao contrario?

As ventoinhas assim, vão se limitar a gastar energia, não vão arrefecer coisa nenhuma, isto pq, não se forma corrente de ar.

Entenderia essa colocação dos dissipadores, se a ideia fosse formar um tunel de vento com ventoinhas laterais, mas assim, confesso que não consigo perceber!

Conta coisas! ;)

Abraço,

João
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Bom dia João

Sou um indivíduo que gosta muito das suas seguranças, mas isso não me impede de tentar fazer algo diferente em cada coisa ou actividade em que me meto.

Claro que nem tudo são rosas e às vezes é apenas tempo perdido... e isso é a parte mais barata da coisa...

Funcionalmente gosto desta solução... protege os leds ao colocar a calha numa superfície, evita que a luz se espalhe tanto, permite uma melhor arrumação dos fios, a calha fica tipo slim...

Na página 1 fui alertado e bem para o facto que não era a melhor solução técnica a nível de arrefecimento.

Nada como experimentar e aprender.
Todo o meu novo sistema é baseado em algo diferente. É a minha forma de estar na vida neste momento.

Quando não tenho razão assumo e estou preparado para assumir que o que fiz foi inapropriado, mas só depois da calha começar a funcionar.

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna


Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Boas Pedro.

Não tenho nada contra que experimentes abordagens diferentes, mas como teu amigo achei por bem alertar-te, que com essa solução, é quase garantido o colapso dos led's, a não ser que tenciones liga-los para aí a 25% das suas capacidades, mas pela escolha de drivers, não me parece que essa seja a tua abordagem.

Estou só a alertar mais nada. ^:)^

É que com o dissipador assim, nem por convecção funciona. ;)

abraço.
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa noite

A calha já se encontra finalizada há algum tempo e a funcionar desde o dia 06 de Abril, ou seja, sensivelmente 3 semanas de trabalho.

A calha ficou com um aspecto slim... ~40mm de espessura :D


Imagem

Imagem

Imagem


O programa que estou a usar é o 'Simulação solar' do COADAS+ nos 5 canais... com Moonlight adaptativo...
Isto significa que todos os dias, o comprimento do dia é diferente do dia anterior e igual à realidade, significa também que a Moonlight é adaptada à realidade actual, de acordo com a localização geográfica indicada.

Junto seguem 2 exemplos de setpoint pretendido.
Actualmente tenho o setpoint para as 20h, mas poderia ter às 7h da manhã... seria igual... :D

Imagem 2887

Os corais reagiram bem a este tipo de programação/iluminação/PAR... etc etc...

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna


Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
Olá Pedro,

Podes dar feedback da calha? Como tem se portado? O arrefecimento tem sido eficiente?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa noite João

A calha é tudo o que eu queria :)
O arrefecimento não me preocupa, o tempo no que diz respeito à durabilidade da eficiência dos leds, o dirá.

Posso dizer que as ventoinhas estão 24/7 a funcionar.
Evito assim acumulação de pó nas mesmas.
Ao fim de todo este tempo, continuo a não as ouvir!

Tão ou mais importante que a construção de uma calha, é também a sua programação.
E essa, eu adoptei como adaptativa... ou seja, neste momento, os dias estão a ficar mais curtos no aquário.

Os leds que mais podem aquecer são os XM-L... estão a funcionar até 1500mA e essa intensidade, fruto da programação, apenas é atingida por breves momentos.... ah, e estão a 90%....

Quanto às cores, gosto dos diversos tons que vou obtendo ao longo de um dia marinho.

Quanto a SPS, ainda não testei, pois enquanto eu não alterar a minha forma de estar na aquariofilia, não vale a pena... mas poderá estar para breve um primeiro ensaio.
Desde que montei o aquário, apenas sei a temperatura...

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna


Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
Com esse tratamento os leds devem durar ;) Não estando no máximo aquecem pouco e se as ventoinhas estão sempre ligadas não deves ter problemas !!

Boa sorte.

:ymapplause:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa noite

Ontem a minha mulher chamou-me aflita, pois dizia que as luzes estavam a piscar...
Luzes, entenda-se como 'iluminação da calha', leia-se leds...

Antes de chegar ao aqua, pensei que fosse algum bug, pois tinha acabado de fazer uma TPA, e tinha colocado os leds brancos em modo manual para a realizar, mas depois voltei a colocar em modo auto.

eh eh! Afinal eram relâmpagos! no aquário, entenda-se!

Nesta fase do ano, a aquário irá passar por uma nova fase, pois os dias estão a encurtar e a probabilidade de ocorrência de nuvens aumenta.

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
:D
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

AnteriorPróximo

Voltar para DIY (Do-It-Yourself)