Fórum Comunidade DIY (Do-It-Yourself) DIY Canhões LED

DIY Canhões LED

Fórum para partilhar os seus projectos "Faça Você Mesmo" (DIY).
Mensagem 24/set/2013, 20:00

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

1ª rev: 24/Set/2013
  • Leds e Fontes de Alimentação
2ª rev: 24/Set/2013
  • Sub rubrica - Alfândega
  • adição de mais uma opção em termos de fontes de alimentação
  • limitadores de corrente.
  • PCB - produção, resistências e suportes
3ª rev: 25/Set/2013
  • Ventoínhas para Arrefecimento
  • Alimentação para Ventoínhas de Arrefecimento
4ª rev: 25/Set/2013
  • Dissipadores
  • Massa Térmica
5ª rev: 26/Set/2013
  • Lentes
  • Cola para Lentes
6ª rev: 24/Out/2013
  • Nota sobre as Lentes

Partilhando a experiência do muito que aprendi com a construção da minha calha LED mas também com a construção dos canhões do João Tomás aqui fica a lição.

Não vou conseguir escrever tudo de uma vez por isso vou actualizando este mesmo tópico inicial.

LEDs

Dreamchips de 90W Bridgelux
Estes são compostos por:

  • Canal #1 - 20x 1W led 10000K - 30-36V 700mA
  • Canal #2 - 20x 1W led 15000K - 30-36V 700mA
  • Canal #3 - 10x 1W 420nm - 30-36V 350mA
  • Canal #4 - 20x 1W 455nm - 30-36V 700mA
  • Canal #5 - 20x 1W 445nm - 30-36V 700mA

Imagem

Este led pode ser comprado aqui: Dreamchip 90w

Lumia 5.1 Full Spectrum
Estes são os chamados Full Spectrum porque incluem leds vermelhos, brancos, branco frio, etc.

Estes são compostos por:

  • Canal #1 - 10x 2W led 4500K- 30-36V 700mA
  • Canal #2 - 10x 2W led 450-453nm - 30-36V 700mA
  • Canal #3 - 10x 2W led 427-430nm - 30-38V 700mA
  • Canal #4a - 5x 2W led 660-665nm - 30-32V 700mA
  • Canal #4b - 5x 2W led 492-495nm - 30-32V 700mA
  • Canal #5a - 5x 2W 410-412nm - 30-38V 700mA
  • Canal #5b - 5x 2W 470-472nm - 30-38V 700mA

Imagem

Este led pode ser comprado aqui: Lumia 5.1

Antes de adquirirem os LEDS acedam à página e falem online com o Felix Su e negoceiem o preço do LED. Ele faz sempre um descontozito!

Alfândega: Probabilidade de ficar na alfândega é muito baixo. Entre o João e Eu já "importamos" quatro chips e nenhum parou. Aquilo cabe num envelope nas calmas.

Fontes de Alimentação

Nunca devem dimensionar a fonte à conta. Se precisam de 3.5A comprem a fonte de 5A. É dar sempre uma margem de manobra!

Quanto às fontes é na prática fazer contas. Cada canal será ligado em paralelo pelo que serão necessários para alimentar o:

Dreamchip
  • Uma fonte que faça 36V (geralmente são reguláveis até aos 39V e isto é importante)
  • Que suporte a corrente suficiente para alimentar todos os canais.
  • 4 canais a 700mA = 2.8A
  • 1 canal a 350mA = 0,35A
  • TOTAL = 3.15A

Lumia 5.1
  • Uma fonte que faça 36V (geralmente são reguláveis até aos 39V e isto é importante)
  • Que suporte a corrente suficiente para alimentar todos os canais.
  • 5 canais a 700mA = 3,5A
  • TOTAL = 3.5A

Agora se quiserem com a mesma fonte controlar dois canhões é só multiplicar por 2 ... 6.3A e 7A respectivamente ...

Imagem

Podem ver as fontes aqui: eBay

Alfândega: Probabilidade de ficar na alfândega é alto. Das duas que "importei" ficaram as duas na alfândega mas por causa do preço acabei por não pagar nada.

Fontes de alimentação sem circuito Dimmable

Em alternativa a estas fontes de alimentação, também poderão ser usadas as Meanwell LPC-35-700 Constant Current Driver

Imagem

Imagem

Neste caso será necessária uma fonte por canal e nada mais para o caso do Lumia 5.1 e para o Dreamchip serão 4x LPC-35-700 e uma LPC-20-350.

Podem encontrar estas fontes aqui:
LPC-20-350

LPC-35-700

Limitadores de corrente

Bem, tem que existir limitadores de corrente por cada canal caso não se use fontes de alimentação de corrente fixa.

Sem querer entrar em detalhes de electricidade ou electrónica se colocarem uma fonte de 36V a 3,5A a fonte vai tentar entregar essa corrente quando a trabalhar a essa tensão. O resultado num led que só suporta 700mA ???? PUM !!!!
Queima. Por isso a importância dos limitadores de corrente. Estes irão garantir que por muito que a fonte dê a corrente que passa naquele canal nunca ultrapassa os 700mA ou 350mA.

Existem várias opções no mercado mas para várias pessoal (relatos internacionais) os mais fiáveis são os Meanwell LDD700H e os LDD350H

Imagem

Podem ver as especificações aqui: Meanwell LDD Constant Current Driver

Lembram-se mais acima de dizer que era importante a fonte dar os 39V? é que estes DC-DC converters com limitação de corrente provocam uma queda de tensão de 3V por canal. Assim para alimentar o canal a 36V precisamos que a fonte esteja a trabalhar nos 39V.

Atenção que existe o modelo LDD-700HW que é com fios em vez de usar pinos. Prefiram o de pinos se optarem por montagem em PCB e com fios se optarem por montagem directa sem PCB (falaremos disto noutra secção)

Podem encontrar disto por cá em loja nacional ou podem contactar a Melissa (melissa@nuohan.com) da nuohan electronics e pedir cotação. O tempo de entrega por esta via é enorme. Chega a ser de dois meses com pagamento adiantado.

A grande, grande vantagem destes limitadores de corrente é que tem um pino de controle para PWM que pode ser ligado directamente ao Arduino pois aceita sinais de PWM 0-5V e o consumo disto é na ordem micro Amperes pelo que podem ligar nas calmas 25 LDD por porta de PWM sem problemas para o Arduino.

Quem precisar de um programita simples muito simples para fazer o ciclo de ramp-up / ramp-down pode pedir que eu mando.

Alfândega: Probabilidade de ficar na alfândega é baixo. Como cabe num envelope geralmente passa bem. Ainda nenhuma encomenda de lá me ficou parada.

PCB para montagem dos LDD

Para quem quiser ter tudo bonitinho sem montes de fiarada à solta na calha pode optar por mandar fazer um PCB para colocação dos LDD.

Existem de 4, 5 ou 6 elementos já com pino de controle de PWM, resistência de 10K como pulldown (necessário para garantir que quando PWM é 0 a luz está mesmo desligada)

Imagem

4 Elementos: Post 1088

Imagem

5 Elementos: Post 1349

Nos URL acima existem os Gerber files que tem que se mandar para impressão. Os de 4 elementos é para ser impresso em placa de 10x5cm e os de 5 elementos em placas de 10x10cm.

Podem fazê-lo na Iteadstudio:

Para 4 elementos: 2LAYER GREEN PCB 5CM X 10CM MAX

Para 5 elementos: 2LAYER GREEN PCB 10CM X 10CM MAX

As opções a escolher são:

  • PCB Thickness: 1.6mm
  • Surface Finish: HASL
  • E-test: 100%
  • Open Source And Get 2 More Additional Boards: Yes

Aqui tenho que agradecer aos membros do Reefcentral rrasco e O2Surplus que tem sido incansável no desenho dos PCB

Entretanto tem a possibilidade de soldar o LDD directamente ou usar estes suportes (escolham o de 24)

Imagem

DIL/DIP 40Pin/32Pin/28Pin/24Pin 0.6''Turned Pins, Precision Sockets IC

E vão precisar também se quiserem ligar isto ao Arduino resitências SMD de 10k. Escolham o valor de 10k

Imagem

10x 25x 50x Resistors SMD/SMT 1206 100R to 1M

Alfândega: Probabilidade de ficar na alfândega é baixo desde que não venha por DHL. A DHL usa a alfândega do aeroporto e cobra tudo e mais algumas coisa. Pediram-me por 26 USD em compras cerca de 120€ para desalfândegamento. Mandem antes por FEDEX ou US Post Office que passa na boa sem parar na casa de partida.


Arrefecimento

Dependendo das estruturas de dissipadores de calor que forem usadas (ver próximo capítulo) poderão ter que adquirir ventoínhas ou então alimentar as ventoinhas existentes.

Alimentação
Para alimentação de ventoínhas existem várias alternativas.

  • Fonte de alimentação de 12V do chinês regulável (eu pessoalmente não aconselho muito esta alternativa e já explico pq)
  • Fonte de alimentação externa de 12V
  • DC-DC Step Down Converter

O inconviniente de se usar fontes de alimentação de 12V externas reguláveis ou não poderá trazer um problema em caso de falha da fonte de alimentação. Se esta falhar e os LEDs continuarem a trabalhar vão derreter concerteza.
Estes LEDs aquecem mesmo muito e portanto tudo o que se puder fazer para garantir que nada falha é uma mais valia.

No entanto aqui ficam as opções:

Fonte de Alimentação de 12V regulável
O tempo de vida destes transformadores não é muito alto e o facto de serem reguláveis não beneficia em nada pois dependendo da ventoínha vamos mesmo queres aquilo a funcionar no máximo para garantir o arrefecimento.

Encontram isto nas lojas dos chineses relativamente barato.


Fonte de Alimentação de 12V
Não é preciso nada de especial dado que a corrente de alimentação de ventoínhas é tipicamente baixa.

Imagem

Podem encontrá-las aqui: 12V DC 2A Regulated Switching Power Supply

DC-DC Step Down Converter
Com estes DC-DC Step Down converter podem ligá-los directamente o seu input à fonte de alimentação dos LEDs e na saída com um multimetro calibrar para 12V para o circuito de alimentação da ventoínha.

Imagem

Podem encontrá-lo aqui: LM2596 DC-DC Converter 4-40V to 1.5-35V Step-down Voltage Regulator module

Alfândega: Probabilidade de ficar na alfândega é baixo ou nulo mesmo que venha por DHL. Como o valor é abaixo dos 20€, desde que o provem junto da DHL não pagam mais nada de desalfandegamento.

Quanto às ventoínhas em si ...
Mais uma vez dependerá do dissipador de calor que usarem. Se usarem um cooler de PC estes tipicamente já vem com ventoínha.

Senão terão que as adquirir à parte.

Para dissipadores de 95mm arranjei umas "Artic Fan 9L" que para além de baratas são super silenciosas. Infelizmente já estão descontinuadas.

Imagem

De qualquer maneira podem ver aqui: Aqua PC - Aircooling

Ou então podem procurar no eBay. A escolha é imensa entre os tamanhos, níveis de ruído e preço bem como mariquices como iluminação e outros.

Se não pretendem colocar mariquices como controlar a temperatura do dissipador com um Arduino (ou outro) e depois controlar a velocidade da Ventoínha em função disso então fujam dos modelos com fio de PWM pois assim conseguirão ventoínhas mais baratas.

Alfândega: Probabilidade de ficar na alfândega é nulo se compradas cá ... Como nunca mandei vir de fora não tenho experiência para aconselhar.

Dissipadores

Quanto a dissipadores há várias alternativas mais caras ou baratas conforme a vontade e o engenho DIYselfer ... resumindo consoante o factor "esposa"

Não esquecer de colocar as ventoínhas onde preciso. Não usem qualquer um destes dissipadores sem ventoínhas ligadas sobre pena de queimar o LED.

Na prática se quiserem outros dissipadores que não estejam aqui garantam que o dissipador é capaz de dissipar pelo menos 220W.

BIS95
Nacionalmente podem encontrar na BISALARMES o famoso BIS95. Pela informação que tenho ainda não confirmada (mas a fazer o meu vou experimentar) seis polegadas (cerca de 15cm) de dissipador chegam para arrefecer qualquer um dos LEDs.

Atenção que a BISALARMES cobra caros os portes e cobra também o corte das peças! Este dissipador precisa de ventoínhas.

Imagem

Podem encontrá-lo aqui: BIS95

ARCTIC COOLING FREEZER 13 ou semelhante

Outra alternativa relativamente barata é um cooler de PC já com ventoínha integrada. Para os canhões do João Tomás usamos os "ARCTIC COOLING FREEZER 13" modelo antigo. Aqui é preciso inventar um pouco para colocação do LED pois a base do dissipador é mais pequena que o LED. Nos canhões do João colocá-mo-los fazendo um angulo de 45º face à base do dissipador mas os LEDS em si ficaram todos sobre o dissipador.

Em alternativa poder-se-á colocar uma chapa de alumínio que será fixada à base do cooler e onde acentará o LED.

De qualquer maneira é necessário ter muito cuidado na colocação do LED e na sua fixação!

Imagem

Podem encontrá-lo aqui: ARCTIC COOLING FREEZER 13


Multichip LED Cooler

Aqui entramos nas gamas um pouco mais caras mas que já estão pré-furados para quem não tem jeito para DIY. É só colocar massa térmica (ver próximo capítulo) colocar o LED e aparafusar.

Não deixa de ser um dissipador de PC mas bastante eficaz este e silencioso.

Imagem

Podem encontrá-lo aqui: Multichip LED Cooler


MakersLED

Este sinceramente é o meu preferido. Os portes para cá é que são um pedaço puxados mas é uma questão de avaliarem
Este é o dissipador com o selo "WIFE APPROVED" é só montar e fica logo bonito sem ter que se andar a inventar ... :D
Aliás quando fôr aos States faço tenções de trazer um para mim.

Podem adquirir também o kit de suspensão e a ventoinha e fica perfeitinho com "Splash guard" e tudo.

Mais uma vez 6" são suficientes por LED confirmado pelos senhores da LED GROUP BUY

Imagem

Podem encontrar estes aqui: makersled designer heatsink kit

Alfândega: Probabilidade de ficar na alfândega é Alto. Aliás nem sequer é alto. É certo devido ao peso e tamanho.

Massa Térmica

Muito importante é não montar os LEDs sem usar massa térmica para garantir uma correcta transmissão de calor entre o LED e o dissipador.

Podem encontrar cá facilmente nas grandes superfícies. Só precisam de garantir que o rendimento da massa térmica é capaz de >= a 7.5W/m-k

Imagem

Podem encontrar aqui: Massa Térmica Cooler Master

Alternativamente se quiserem mandar vir de fora ou no caso de já estarem a fazer uma encomenda à AC-RC.

Imagem

Podem encontrar aqui: 7.5W/m-k Super High Conductive Thermal Grease

Alfândega: Probabilidade de ficar na alfândega é baixo ou nulo mesmo que venha por DHL. Como o valor é abaixo dos 20€, desde que o provem junto da DHL não pagam mais nada de desalfandegamento.


Lentes

Relativamente as Lentes as coisas devem ser estudadas. A opção de colocação de lentes ou não e o seu ângulo depende muito do Layout da Rocha, depende da altura da coluna de água, depende do número de canhões, da altura a que os querem manter e da sobreposição de luz e depende das leituras de PAR que se querem manter.

Aconselho a leitura de alguns artigos sobre iluminação publicados aqui no fórum pelo Marco Madeira.

Segundo estes e a palestra do Danna Ridlle o PAR deverá situar-se entre os 200 e os 400 PAR.

Assim como opção poderão optar por nem sequer colocar lentes em aquários até aos 40cm de altura. Para aquários mais altos tem as lentes de 90 - 120º a 20/30cm da água e lentes de 50 - 80º para uma altura maior.

De qualquer maneira aconselho a não tomarem decisões sem medir efectivamente o PAR. Preparem-se até para comprar lentes só para experimentar antes de optar pelas definitivas.

Adicionalmente não esquecer que as lentes deverão ser coladas e para isso é necessário cola de silicone que suporte temperaturas elevadas. (medimos 120 graus à frente do LED e derretemos uns óculos de sol B-) B-) B-) )

Quanto a lentes existem as lentes fixas ou reguláveis.

Lente fixa 60º

Imagem

Lente fixa 90º

Imagem

Nota importante: Estas lentes ajustáveis tem suportes em plástico que tendem a "derreter" com o calor gerado pelo LED. Assim a recomendação vai para as lentes fixas.

Lente ajustável de 50 a 80º

Imagem

Lente ajustável de 90 a 120º

Imagem

Todas estas poderão ser encontradas aqui: Optic Lens/Reflector

Alfândega: Probabilidade de ficar na alfândega é baixo.

Cola de Silicone

A cola para segurar as lentes é quase que mandatória e deverá ser uma cola resistênte a altas temperaturas.

Imagem

Podem encontrar aqui: Silicon Thermal Adhesive

Ou aqui: silicon lens / optic adhesive


(continua ...)

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 24/set/2013, 20:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
O pior é o que se pode pagar de desalfandegamento caso a Alfândega resolver abrir a encomenda. Depois chega um cabaz de custos entres os quais 23% de Iva mais taxas.

Já alguma vez somaste os custos de tudo até ficar pronto? Tinha curiosidade em saber :)

Abraço
Miguel

Mensagem 24/set/2013, 21:51

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Antes de mais nada o meu muito obrigado ao Rui pela disponibilidade em partilhar este excelente projecto!
:ymapplause:

Depois de ver o projecto do João fiquei com muita curiosidade sobre estes canhões pois parecem-me uma excelente opção de iluminação.
Para além disso parece-me que é mais fácil a construção pois não há lugar a soldar dezenas de leds individuais.

Já agora e não querendo abusar não se arranjam umas fotos da montagem do João?

abraço
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 24/set/2013, 23:23

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

Miguel Pinho Escreveu:
O pior é o que se pode pagar de desalfandegamento caso a Alfândega resolver abrir a encomenda. Depois chega um cabaz de custos entres os quais 23% de Iva mais taxas.

Já alguma vez somaste os custos de tudo até ficar pronto? Tinha curiosidade em saber :)

Abraço
Miguel


Boas Miguel ...
Umas coisas mais que outras. Depende do tamanho e do preço, mas aproveitando a tua sugestão adicionei um campo chamado "Alfândega"

O custo de tudo até ficar pronto com controlador e tudo ronda os 150€ (para os candeeiros do João).

No fim faço um resumo de tudo pois estou a pensar fazer canhões para mim e vou fazer as contas todas.

Pedro N Torres Escreveu:
Antes de mais nada o meu muito obrigado ao Rui pela disponibilidade em partilhar este excelente projecto!
:ymapplause:

Depois de ver o projecto do João fiquei com muita curiosidade sobre estes canhões pois parecem-me uma excelente opção de iluminação.
Para além disso parece-me que é mais fácil a construção pois não há lugar a soldar dezenas de leds individuais.

Já agora e não querendo abusar não se arranjam umas fotos da montagem do João?

abraço


Epá acho que não se tirou nenhuma foto ... mas a montagem do João é ligeiramente diferente daquilo que aqui vou descrever pois foram usadas fontes individuais por canal. Eu à partida vou montar para mim pelo que se o fizer faço um passo a passo.

Vamos discutindo.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 24/set/2013, 23:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Idade: 67
Localização: Charneca de Caparica
Boas Rui, já comecei a gastar os primeiros €€€ :D :ymparty:

Abraço
José
Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar.

Abraço
José Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 24/set/2013, 23:47

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
José Santos Escreveu:
Boas Rui, já comecei a gastar os primeiros €€€ :D :ymparty:

Abraço
José


Já sei ... já sei ...
Se precisares de ajuda para montar isso já sabes onde é a casa! :D
Falei hoje com o Ricardo. Se quiserem PCBs para montar isso tenho aqui alguns a mais!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 25/set/2013, 09:47

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Rui,

já escolheste o chip que vais usar? Porquê essa opção?
Era mesmo porreiro fotografares o passo a passo da tua montagem.

Abraço
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 25/set/2013, 10:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
^:)^ ^:)^ ^:)^ ^:)^ ^:)^ ^:)^ ^:)^ ^:)^ ^:)^ ^:)^ ^:)^

Muito OBrigado RUI ... Estou a acompanhar com Entusiasmo , é desta que mudo para leds :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:

Esses Canhões como o joão fez , parece o melhor de 2 mundos , é canhão , e Funcional :ymdevil: :ymdevil:

Aguardo a Continuação ...

Abração e Obrigado ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 25/set/2013, 14:23

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
E se calhar não vais ser o unico...


Rui, existe alguma diferença significativa entre os chips para além do nº de cores?
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 25/set/2013, 14:48

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D

Pedro N Torres Escreveu:
Rui,

já escolheste o chip que vais usar? Porquê essa opção?
Era mesmo porreiro fotografares o passo a passo da tua montagem.

Abraço


Sim já escolhi. Vou optar pelo Lumia 5.1 que é o que está a causar furor lá fora. Só porque tenho curiosidade de avaliar o que o dito "full spectrum" fará pela visualização e fotografia de corais.

Além disso os Lumia 5.1 tem mais espectro na zona baixa 410-470nm que penso que é o que nos interessa mais.

No entanto não me parece que os vermelhos aqueçam ou arrefeçam muito.

Isto pq e sem base ciêntifica nenhuma. Só pela minha observação e opinião. É só isso que isto pretende ser. A minha opinião. Para quem olhar para a curva de espectro de um LED repara num pico. Mesmo que se meta um LED com pico nos 420 e outro nos 430 a zona dos 425 vai ficar a metade. Embora tenha lá qualquer coisa será sempre muito pouco.

Por isso acho que as T5 tem um espectro mais uniforme e por isso digo que o full spectrum é "marketing bullshit"

Agora que possam dar uma ajuda na altura de fotografar o aquário disso não tenho muitas dúvidas mas tu certamente sabes mais disso do que eu.

Não será para já ... mas quando eu montar o canhão, se por cá ainda andar, fica prometida a fotografia passo a passo.

No entanto fico sempre um pouco apreensivo de escrever estes posts (e ponderei bastante antes de o fazer) pois para todos os efeitos a área de DIY é um risco que, quem decidir tomar esse caminho, tem que aceitar.

Paulo Oliveira Escreveu:
^:)^ ^:)^ ^:)^ ^:)^ ^:)^ ^:)^ ^:)^ ^:)^ ^:)^ ^:)^ ^:)^

Muito OBrigado RUI ... Estou a acompanhar com Entusiasmo , é desta que mudo para leds :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:

Esses Canhões como o joão fez , parece o melhor de 2 mundos , é canhão , e Funcional :ymdevil: :ymdevil:

Aguardo a Continuação ...

Abração e Obrigado ..


Não tens nada que agradecer. É sempre bom agitar as águas desde que sirva para dinamizar um pouco mais o hobby.

Pedro N Torres Escreveu:
E se calhar não vais ser o unico...


Rui, existe alguma diferença significativa entre os chips para além do nº de cores?


Não. Nem por isso.
E como os chips são produzidos na mesma fábrica e são todos bridgelux não me parece que a diferença em termos de PAR no final seja muito distante.

De qualquer maneira se precisarem de ajuda ... alguém sabe sempre a minha morada e o meu telefone ;)

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 25/set/2013, 15:59

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Muita bom Rui!!! :ymapplause:

Eu se fosse hoje teria ido para multichips, sem dúvida, mesmo tendo em conta as dimensões do meu aquário não serem as ideias para este tipo de spots.

Torna tudo muito mais fácil!!!

Continua com as novidades! ;)

Mensagem 25/set/2013, 17:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Isto ainda vai virar fábrica de canhões de Leds :)

Eu vou ser cliente


Cumprimentos

Mensagem 25/set/2013, 17:16

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Faltou só dizer, a bem da verdade, que se há coisa que estes leds não são é eficientes.
Em termos de watts/lumens deixa algo a desejar em comparação com outros leds no mercado!

Digo isto para que quem estiver interessado possa fazer as contas todas bem feitas, já que a informação que o Rui aqui deixou é TOP e só não faz quem não quer!!! ;)

Mensagem 25/set/2013, 21:45

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Actualizado.
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 25/set/2013, 22:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Bem, neste momento deve estar meio fórum à espera do resultado dos canhões de Leds made in Portugal.

Se montarem a Fabrica de canhões eu faço a minha encomenda e vendo as minhas :)

Cumprimentos

Mensagem 26/set/2013, 23:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa noite

Apenas há poucas horas entendi uma frase que constava no post inicial, frase essa que foi eliminada e NMHO não fazia sentido estar presente... pois o mercado tem espaço para o produto comercial, para o DIY, FVM ou MOC.

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 26/set/2013, 23:09

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Miguel Pinho Escreveu:
Bem, neste momento deve estar meio fórum à espera do resultado dos canhões de Leds made in Portugal.

Se montarem a Fabrica de canhões eu faço a minha encomenda e vendo as minhas :)

Cumprimentos


Epá ... daqui ninguém montará uma fabrica de canhões ...

Eu só estou a compilar a informação que adquiri à custa de muita e muita cabeçada e muitos euros perdidos.

Pode ser que esta informação interesse a alguém e se ajuda fôr preciso dependendo da minha disponibilidade estarei por aqui. Mas nada mais que isso.

Repito: Absolutamente mais nada que isso.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 27/set/2013, 12:02

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Actualizado
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 27/set/2013, 12:06

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Essa das lentes ajustáveis não conhecia, mas.... huummmm... não sei....

Aquilo tudo esticado fica a uma distância considerável dos leds, e parece-me que vai perder alguma luz lateral... não sei, só vendo ao vivo!!!

Mensagem 27/set/2013, 14:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Miguel Pinho Escreveu:
Bem, neste momento deve estar meio fórum à espera do resultado dos canhões de Leds made in Portugal.

Se montarem a Fabrica de canhões eu faço a minha encomenda e vendo as minhas :)

Cumprimentos


Epá ... daqui ninguém montará uma fabrica de canhões ...

Eu só estou a compilar a informação que adquiri à custa de muita e muita cabeçada e muitos euros perdidos.

Pode ser que esta informação interesse a alguém e se ajuda fôr preciso dependendo da minha disponibilidade estarei por aqui. Mas nada mais que isso.

Repito: Absolutamente mais nada que isso.

Abraços,
Rui



:)

Rui,

Qualquer dia vou precisar mesmo de ajuda, mas é para fazer umas alterações nas minhas calhas que basicamente são trocar uns Leds e ... ver se consigo liga-las a um controlador e programa-lo para tentar fazer o "nascer de sol" e o "por de sol".

Cumprimentos
Miguel

Próximo

Voltar para DIY (Do-It-Yourself)