Fórum Comunidade DIY (Do-It-Yourself) [+1] Canhão customizado DIY

[+1] Canhão customizado DIY

Fórum para partilhar os seus projectos "Faça Você Mesmo" (DIY).
Mensagem 11/dez/2013, 11:00

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Finalmente chegou o meu multichip e estou louco para testá-lo e ver a luz que deita!

Imagem

Este multichip é customizado à medida, por isso não o vão ver à venda em lado nenhum. Este chip tem 5 canais distintos e controláveis separadamente (como os "habituais"), a grande diferença está no tipo de leds (que são de 3W e não de 1W ou de 2W) e na temperatura de cor dos leds. Então os 5 canais estão assim distribuídos:

Channel 1a) 10S x 410nm 30-36VDC 350MA
Channel 1b) 10S x 420nm 30-36VDC 350MA

Channel 2a) 10S x 455m 30-36VDC 350MA
Channel 2b) 10S x 455nm 30-36VDC 350MA

Channel 3a) 10S x 10000K 30-36VDC 350MA
Channel 3b) 10S x 10000K 30-36VDC 350MA

Channel 4a) 10S x 445nm 30-36VDC 350MA
Channel 4b) 10S x 445nm 30-36VDC 350MA

Channel 5a) 10S x 430nm 30-36VDC 350MA
Channel 5b) 10S x 440nm 30-36VDC 350MA


Cada canal de 20 leds será alimentado a 700mA, contudo estes leds suportam até 1400mA, o que permitiria a este LED debitar +de 300W, mas sinceramente não recomendo. Deve aquecer demasiado!
A ideia deste chip customizado foi a de ter a cor azul necessária sem ser necessário diminuir o canal de brancos como tem acontecido com praticamente toda a gente que compra os miltichips "comerciais".
Vamos a ver no que dá!

P.S.:É possível que a atualização deste tópico não seja tão rápida quanto eu queria, mas o trabalho não me tem dado muito tempo livre e vou precisar da ajuda de camaradas destas andanças como o Rui e o João! :ymhug:

Até breve! ;)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Hugo Figueiredo Escreveu:
Finalmente chegou o meu multichip e estou louco para testá-lo e ver a luz que deita!

Imagem

Este multichip é customizado à medida, por isso não o vão ver à venda em lado nenhum. Este chip tem 5 canais distintos e controláveis separadamente (como os "habituais"), a grande diferença está no tipo de leds (que são de 3W e não de 1W ou de 2W) e na temperatura de cor dos leds. Então os 5 canais estão assim distribuídos:

Channel 1a) 10S x 410nm 30-36VDC 350MA
Channel 1b) 10S x 420nm 30-36VDC 350MA

Channel 2a) 10S x 455m 30-36VDC 350MA
Channel 2b) 10S x 455nm 30-36VDC 350MA

Channel 3a) 10S x 10000K 30-36VDC 350MA
Channel 3b) 10S x 10000K 30-36VDC 350MA

Channel 4a) 10S x 445nm 30-36VDC 350MA
Channel 4b) 10S x 445nm 30-36VDC 350MA

Channel 5a) 10S x 430nm 30-36VDC 350MA
Channel 5b) 10S x 440nm 30-36VDC 350MA


Cada canal de 20 leds será alimentado a 700mA, contudo estes leds suportam até 1400mA, o que permitiria a este LED debitar +de 300W, mas sinceramente não recomendo. Deve aquecer demasiado!
A ideia deste chip customizado foi a de ter a cor azul necessária sem ser necessário diminuir o canal de brancos como tem acontecido com praticamente toda a gente que compra os miltichips "comerciais".
Vamos a ver no que dá!

P.S.:É possível que a atualização deste tópico não seja tão rápida quanto eu queria, mas o trabalho não me tem dado muito tempo livre e vou precisar da ajuda de camaradas destas andanças como o Rui e o João! :ymhug:

Até breve! ;)


Estou doido para ver isso ligado!! :D


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Joao Tomas Escreveu:


Estou doido para ver isso ligado!! :D[/quote]


... e eu também, mas não haverá aí demasiados violetas e poucos azuis (475) ?

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
César Silvério Escreveu:
... e eu também, mas não haverá aí demasiados violetas e poucos azuis (475) ?
Abraço


Depende! demasiados e poucos relativamente a quê? :D
Referes-te à relação entre eles?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Hugo Figueiredo Escreveu:
César Silvério Escreveu:
... e eu também, mas não haverá aí demasiados violetas e poucos azuis (475) ?
Abraço


Depende! demasiados e poucos relativamente a quê? :D
Referes-te à relação entre eles?



Olá Hugo,

Sim, não tens azuis, nessa banda só tens RB e tanto quanto tenho lido, o azul/azul (475), também é muito importante para os corais.

Também vai ser difícil "espalhar/diluir" essa luz; com canhões de 300 watts, vamos ver o que acontece aos corais que ficarem debaixo disso...

Tens um medidor de PAR, ou conheces quem possa emprestar?

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Isso há por aí imensos artigos e debates sobre este tema mas a luz considerada branca já tem esse azul que referes, de qualquer das formas, tu tens T5, não é?
Que lampadas tens? :ymdevil:

Em relação aos 300W, este chip pode debitar 300W, mas só vai debitar perto de 100W porque vou usá-lo a 700mA. ;)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
O problema desse espectro vai ser com os rosas, nao vais conseguir ter rosas de jeito, esse é um dos grandes problemas de LEDS com os espectros tendem mais para o azul.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Hugo Figueiredo Escreveu:
Isso há por aí imensos artigos e debates sobre este tema mas a luz considerada branca já tem esse azul que referes, de qualquer das formas, tu tens T5, não é?
Que lampadas tens? :ymdevil:

Em relação aos 300W, este chip pode debitar 300W, mas só vai debitar perto de 100W porque vou usá-lo a 700mA. ;)



Olá Hugo,

Tenho T5, mas penso que fui a primeira pessoa em Portugal a ter leds (2007-Solaris 375W) e apesar desses leds não terem funcionado, contínuo atento ao que se passa nesta área e a minha ideia é, assim que ficar convencido com alguma solução testada com SPSs durante um período alargado, voltar aos leds; sigo o teu projecto e o do João Tomás com alguma esperança... vamos ver.

Já agora deem a vossa opinião relativamente a isto (é tudo à escolha: cor, lentes, etc.):
http://www.ledzeal.com/

Quanto à distribuição da luz, penso que os canhões talvez fiquem a perder para as calhas com séries de leds.

Quanto às T5 que neste momento tenho são, de trás para a frente:

1 X Reef Bue AcquaMedic (Actinic)
1 X 10.000K AcquaMedic
1 X Xtra blue (22.000K) Toms Mehr
1 X 10.000K AcquaMedic
1 X 22.000K Giesemann Actinic Plus
1 X 22.000K Giesemann Actinic Plus
1X 15.000K AcquaMedic
1X 22.000K Giesemann Actinic Plus
1 X Toms Mehr Pigment (Pink)
1 X 22.000K Giesemann Actinic Plus

As 4 primeiras são de 39Watts, pois tenho a coluna seca descentrada e as 6 ultimas de 80 W.

Tens um medidor de PAR, ou conheces quem possa emprestar? :ymsick:

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Eu sei que foste pioneiro nos leds, e sei que vais voltar a ter leds mais cedo que tarde. :D
Perguntei-te pelas T5 porque (se bem pesquisei):

Reef Blue --> tem pico nos 350 e nos 500
xtra blue --> tem pico nos 430
22.000K Giesemann Actinic Plus --> tem pico nos 430
Toms Mehr Pigment (Pink) --> tem pico nos 430

Onde tens aqui os 475 que falas? Precisamente nas lâmpadas brancas ;) (e nos poucos que todas estas lâmpadas têm para lá do pico).

Este multichip (ainda estou à espera do gráfico de espectro) também tem esses valores nos brancos, e eu ainda estive tentado em pedir os brancos a 15K ou mesmo 20K, mas ok, vamos ver como fica assim! :-B

Eu adooooooro a cor azul nos aquários de reef :) heheheh


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Hugo,

Pois se calhar tens razão, eu estou só à pesca.

Dá-me a tua opinião sobre a calha de que te enviei o link no post anterior; sigo há algum tempo no Reef Central um tópico acerca dela, mas não há ainda resultados muito consistentes porque a experiência ainda é recente.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 21
Idade:
»» Este multichip é customizado à medida, por isso não o vão ver à venda em lado nenhum.

Caro Hugo
Mas é possível saber onde foi adquirido e respectivo custo?
Já agora que fonte de alimentação e controlador de corrente vão ser utilizados?

Obrigado,
Um abraço,
A.Paulo Simões


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
César, eu sei que és estudioso e percebes mais disto de olhos fechados que nós de com eles abertos ;)
Vai voltar a ter leds, não tenho dúvidas, mas eu sei que este chip vai contra algumas ideias pré-feitas (e por isso teve de ser customizado porque não há no mercado) e por isso disse que não vale muito a pena falar do chip propriamente dito.
É meter isto por cima de corais e ver no que dá! Também não tenho a pretenção de dizer que este chip é que é bom ou mau, por isso, é tranquilo! :ymhug:


Quanto ao link, ainda não tive tempo mas dou feedback brevemente, mas atenção que nem tudo o que os americanos fazem e dizem é bom! Por exemplo eu continuo a não acreditar nas soluções que muitos usam para arrefecer estes leds e inclusivé lojas vendem dissipadores que eu não colocaria nem num de 3W quanto mais num de 100W. Por isso ando há mais de 6 meses (desde que vi aquele tópico conhecido no ReefCentral) à procura de uma solução para arrefecer estes leds que seja boa e de preço decente! ;)

Mas isso sou eu que sou esquisito! :D


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Já agora deem a vossa opinião relativamente a isto (é tudo à escolha: cor, lentes, etc.):
http://www.ledzeal.com/


Se podes customizar a quantidade de leds, então é sempre bom!
Continuo a dizer que o ter vários canais controláveis em separado é "mariquice". É giro para mostrar aos amigos mas assim chegados à cor que gostamos nunca mais lhe mexemos! Eu só pedi o meu com 5 canais diferentes por causa da alimentação porque a ideia não é andar a meter este canal mais baixo que aquele (e o preço era o memso)!

Não sei o preço destas calhas mas parecem-me muito bem! Usam também leds de 3W, embora não tenha percebido a referência e marca concretamente. O conceito de ires adicionando módulos também é interessante!

Resumidamente parece-me muito bem e se dá para mudar o racio de leds perfeito!!! :ymparty:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Obrigado Hugo,

Vou continuar a seguir o tópico para ver o que dá; desta vez e ao contrário do que aconteceu com a Solaris, não quero ser pioneiro!

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Quanto ao medidor de PAR eu não tenho, mas há aqui gente que tem Seneye que desenrasca (porque eu acho que aquilo não é 100% fidedigno)! ;)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Bem a nivel de PAR com o meu LED e lente de 90º tenho 270 PAR no fundo (aquario com 60cm) mesmo por baixo do foco, o LED estava a 20cm da superficie, sim estava porque era demais :D


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Continuo à procura do dissipador sem grande sucesso!!!
Tanto de CPU como de GPU são todos muito pequenos para estes leds :-l

A procura continua... ~x(


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Mas o tamanho do chip nao é o mesmo que o meu?


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Joao Tomas Escreveu:
Mas o tamanho do chip nao é o mesmo que o meu?


É João. Exactamente igual
Mas tirando o dissipador da AC-RC o teu led não acenta todo na base do dissipador.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Antonio Paulo Simões Escreveu:
»» Este multichip é customizado à medida, por isso não o vão ver à venda em lado nenhum.

Caro Hugo
Mas é possível saber onde foi adquirido e respectivo custo?
Já agora que fonte de alimentação e controlador de corrente vão ser utilizados?

Obrigado,
Um abraço,
A.Paulo Simões


Boas
Foi adquirido na loja do Felix Su na Aliexpress.
De qualquer maneira para preços, links, material a comprar, etc .... vejam o tópico na secção de DIY sobre Canhões LED

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Próximo

Voltar para DIY (Do-It-Yourself)