Fórum Comunidade DIY (Do-It-Yourself) [+1] Canhão customizado DIY

[+1] Canhão customizado DIY

Fórum para partilhar os seus projectos "Faça Você Mesmo" (DIY).

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Joao Tomas Escreveu:
Mas o tamanho do chip nao é o mesmo que o meu?


É João. Exactamente igual
Mas tirando o dissipador da AC-RC o teu led não acenta todo na base do dissipador.

Abraços,
Rui

Isto!!! :(

Mas ainda assim pefiro 100x mais usar um dissipador destes direto, ainda que possa não cobrir todo o led (também as laterias não aquecem tanto, o centro é que é o problema) do que meter peças entre o led e o dissipador!

A minha questão do led do AC-RC é que é caro para aquilo que arrefece!
Muito caro, diria mesmo! O que me leva a pensar que ele pode ter mandado fazer aquilo de encomenda, o que até faz algum sentido...

O cooler do João (e a versão PRO é ainda melhor e praticamente ao mesmo preço) é muito melhor que o do AC-RC e 1/3 do preço!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Nao tenho grande aquecimento com o dissipador de CPU, o Rui mediu e nao passava dos 40º e ate hoje nao noto grande aquecimento no leds, senao ja se tinha derretido tudo! Mas se depois quiseres passar os 700ma aí sim, terás de pensar em algo mais potente, mas tens montes de dissipadores para pc mais fortes que os meus. O da AC RC é perfeito!


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Joao Tomas Escreveu:
Nao tenho grande aquecimento com o dissipador de CPU, o Rui mediu e nao passava dos 40º e ate hoje nao noto grande aquecimento no leds, senao ja se tinha derretido tudo! Mas se depois quiseres passar os 700ma aí sim, terás de pensar em algo mais potente, mas tens montes de dissipadores para pc mais fortes que os meus. O da AC RC é perfeito!

Tenho de ir ver novamente o teu para ver como o led fica! 40º tá mais que ótimo!
Relmente as laterais do led é mais "palha" que propriamente o led em si... :-\


Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa tarde

Recordo-me de 1 conversa com o Rui M. Gaspar, em que me referiu que pelas suas contas, 15cm (penso que foi 15cm que referiu) de BIS95 eram suficientes para 'refrigerar' esta 'geração' de leds...

(...)

Também podes procurar uma casa de automação que arranje variadores... isto porque há variadores com dissipadores potentes, com alumínio que aquilo nunca mais acaba.... podem ter algo lá no baú que te interesse...

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Pedro Ferrer Escreveu:
Boa tarde

Recordo-me de 1 conversa com o Rui M. Gaspar, em que me referiu que pelas suas contas, 15cm (penso que foi 15cm que referiu) de BIS95 eram suficientes para 'refrigerar' esta 'geração' de leds...

(...)

Também podes procurar uma casa de automação que arranje variadores... isto porque há variadores com dissipadores potentes, com alumínio que aquilo nunca mais acaba.... podem ter algo lá no baú que te interesse...

Abraço
Pedro Ferrer

Pois mas já disse ao Rui que não acredito nisso! :D
O BIS95 é bom para os mais variados projetos (daí a sua forte utilização) mas chegamos a um ponto onde tem algumas falhas!

Uma das falhas é a espessura entre o início do dissipador e as agulhetas!
Um bom dissipador deve fazer chegar o mais rapidamente possível o calor às agulhetas porque são fáceis de arrefecer por serem finas (e o BIS nem as tem assim tão finas).

Eu no tempo de faculdade andava nos overclocks e coolers de PC's e aprendi alguma coisinha e pessoalmente não acredito que um bis consiga arrefecer convenientemente 100W concentrados em 2cm. Mais, aposto que se em vez de 15cm fosse 1 metro, a temperatura do led era praticamente a mesma... ;)

Ainda assim, o BIS mete a um canto aqueles perfis de janela que a LedGroupBuy vende como sendo o suprasumo da tecnologia! :-??

Já pensei até em water cooling, mas a logística não é fácil...
Isso é que era! :-bd


Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Hugo Figueiredo Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Joao Tomas Escreveu:
Mas o tamanho do chip nao é o mesmo que o meu?


É João. Exactamente igual
Mas tirando o dissipador da AC-RC o teu led não acenta todo na base do dissipador.

Abraços,
Rui

Isto!!! :(

Mas ainda assim pefiro 100x mais usar um dissipador destes direto, ainda que possa não cobrir todo o led (também as laterias não aquecem tanto, o centro é que é o problema) do que meter peças entre o led e o dissipador!

A minha questão do led do AC-RC é que é caro para aquilo que arrefece!
Muito caro, diria mesmo! O que me leva a pensar que ele pode ter mandado fazer aquilo de encomenda, o que até faz algum sentido...

O cooler do João (e a versão PRO é ainda melhor e praticamente ao mesmo preço) é muito melhor que o do AC-RC e 1/3 do preço!

Boas,

Os do João são os 7?
Acima do 7 pro, ainda tens iguais aos meus.

A minha ideia era ter o LED directo na base do dissipador, mas foi o meu Pai que foi pensando e fazendo as peças e foi aquela a solução que achou para segurar o LED...vai ser tudo testado e vamos ver o que dá, e se necessário será alterado.

Quanto ao teu LED, a grande diferença é o facto de serem LEDs de 3w...mas depois vais usá-los a 1w...ou seja essa diferença é para inglês ver :p
E quanto a temperatura de cor, aí sim é que eu acho que há a diferença por ser costumizado. Pessoalmente acho azul e violeta a mais, e branco a menos, mas isso já se sabe que tu adoras a luz azul...são gostos e gostos não se discutem ;)
Eu não vou cortar nos brancos do meu. Nas horas de pico o LED vai estar sempre a 100%.
Só há uma coisa que no Dreamchip peca que é um dos canais só ter 10 LEDs, de resto acho-o muito equilibrado
Editado pela última vez por Ricardo Santos em 13/dez/2013, 14:18, num total de 2 vezes.
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:

Ainda assim, o BIS mete a um canto aqueles perfis de janela que a LedGroupBuy vende como sendo o suprasumo da tecnologia! :-??



Pois Hugo ... é exactamente por isto que eu digo que 6 polegadas de BIS95 servem.

É que mesmo esses perfis de janela que a malta da LedGroupBuy compra estão a arrefecer efectivamente um LED destes a 100W. E esta garantia é dada pelos gajos da LedGroupBuy e até agora de todas as montagens com material deles que vi ninguém se queixou da temperatura.

É claro que o BIS95 por si só não serve e tem que levar com arrefecimento activo.

Por isso é que tenho aqui um pouco de BIS (que o Pedro Ferrer me arranjou) e quero experimentar com medição de temperatura. Se na parte imediatamente anterior ao LED aquilo não passar dos 40º para mim está bom.

Mas mais uma vez .... tenho que testar e não vou colocar (quando montar) em produção sem testar primeiro.

O João Tomás sabe que testo sempre a temperatura antes de dar por concluída a montagem ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
A minha questão do led do AC-RC é que é caro para aquilo que arrefece!
Muito caro, diria mesmo! O que me leva a pensar que ele pode ter mandado fazer aquilo de encomenda, o que até faz algum sentido...


Nota adicional ...

Na realidade ele não mandou fazer aquilo por encomenda. é mesmo um dissipador de CPU como os outros mas ele fez aquilo que o Ricardo Santos está a fazer.

Na realidade tens uma chapa de metal entre o dissipador e o LED para que o LED acente todo e possa ser aparafusado.

:p

Mas que aquilo arrefece bem não tenhas dúvidas pois a temperatura é mais baixa que nos outros coolers.

Adicionalmente o João tem o led a trabalhar a 600mA e não a 700mA o que também ajuda. Por isso acho que a solução do Ricardo vai ser mais eficaz ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Idade: 67
Localização: Charneca de Caparica
E até já tem um sensorzinho de temperatura mesmo juntinho ao vulcão, e com o arduino sempre atento. :D :ymparty:

Abraços a todos e boas festas
José & Ricardo SA
Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar.

Abraço
José Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
É que mesmo esses perfis de janela que a malta da LedGroupBuy compra estão a arrefecer efectivamente um LED destes

Diz quem?
É o que já falámos. Se calhar o led não dura 10 anos, dura só 5, ou 3 isso nem eu nem ninguem pode dizer! Agora eu pergunto, achas que um bis consegue arrefecer um cpu? um i5 ou um i7 por exemplo? Pessoalmente acho que não!

Se não arrefece um cpu desta nova geração então de certeza que não arrefece um led de 100W!

Na realidade ele não mandou fazer aquilo por encomenda. é mesmo um dissipador de CPU como os outros mas ele fez aquilo que o Ricardo Santos está a fazer.

Se assim é então pior ainda!
(led > pazadas de massa dissipadora > "corpo estranho" > pazadas de massa dissipadora > dissipador) não arrefece nem a cabeça quando estamso com febre... :)) =))

Se na parte imediatamente anterior ao LED aquilo não passar dos 40º para mim está bom.

Concordo, não está bom está ótimo, diria mesmo que muito perto disso terá a área de contacto com a massa no verão, com o led apagado! O problema é medires exatamente isso! Nem com pistola de lazer se consegue uma medição correta!

Para os nerds :-B que quiserem perder algum tempo (é bastante extenso) podem ler este artigo (http://www.tomshardware.com/reviews/thermal-paste-heat-sink-heat-spreader,3600.html) que fala disto tudo, incluíndo uma bateria de testes a massas dissipadoras do mercado que podem chocar alguns pelos resultados (só para dar um exemplo pasta de dentes obteve resultados semelhantes a algumas massas dissipadoras :)) )!

Uma coisa muito importante na refrigeração é que o contacto entre o que queremos arrefecer e o dissipador deve ser o mais forte possível, quer isto dizer que devemos arranjar maneira que o led seja aparafusado fortemente ao dissipador e é isso que me anda a matar a cabeça...

Vamos lá a ver, eu não digo que não funcione qualquer destas soluções apresentadas, agora que têm imensas falhas têm. Por exemplo os leds violetas que foram para o galheiro. Se tivesses metido aquilo a 50% se calhar só daqui a 3 anos é que a lente iria queimar, não sei. No entanto o problema estava lá!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Sim Ricardo os meus sao os Freezer 7, a temperatura foi medida pelo Rui e nao passou os 40º mesmo atras do led, os da AC RC entao mantem tudo frio é impressionante so que para alem de ficar 100eur cada cooler tive 2 meses à espera na alfandega :((

O problema aqui é se o Hugo quiser puxar mais pelos LEDS e meter os 3W a funcionar...aí é que a coisa complica-se e seria melhor comprar algo identico ao da AC RC.

Os BIS nao sei se funcionam, aguardo pelo teste do Rui...


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Joao Tomas Escreveu:
Sim Ricardo os meus sao os Freezer 7, a temperatura foi medida pelo Rui e nao passou os 40º mesmo atras do led, os da AC RC entao mantem tudo frio é impressionante so que para alem de ficar 100eur cada cooler tive 2 meses à espera na alfandega :((

O problema aqui é se o Hugo quiser puxar mais pelos LEDS e meter os 3W a funcionar...aí é que a coisa complica-se e seria melhor comprar algo identico ao da AC RC.

Os BIS nao sei se funcionam, aguardo pelo teste do Rui...

Uma das razões para ter escolhido os leds de 3W foi por causa do arrefecimento precisamente. Os leds de 3W a 700mA (não penso passar disso!) aquecem menos que os de 1W a 700mA (curiosamente a 1A os de 3W aquecem mais :-o ).

Não quero excitar isto a mais de 700mA, até porque fica muita luz concentrada no mesmo sítio que não faz sentido!

João e Rui, querem amanhã tentar meter isto a bombar? :-B
Só me falta a parte do controlador de corrente! Tens disponível Rui?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Hugo Figueiredo Escreveu:
Se assim é então pior ainda!
(led > pazadas de massa dissipadora > "corpo estranho" > pazadas de massa dissipadora > dissipador) não arrefece nem a cabeça quando estamso com febre... :)) =))

não há ainda qualquer massa, porque o LED ainda não está montado...
O "corpo estranho" é Alumínio (http://pt.wikipedia.org/wiki/Alum%C3%ADnio)
A massa que está no dissipador é a massa que vem já lá colocada de origem...
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook


Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa tarde

Hugo Figueiredo Escreveu:
Por exemplo os leds violetas que foram para o galheiro.
Se tivesses metido aquilo a 50% se calhar só daqui a 3 anos é que a lente iria queimar, não sei.
No entanto o problema estava lá!


Eu penso que as lentes dos UV 1º geração queimaram, não devido ao aquecimento, mas sim à frequência do espectro...
Não!?

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Ricardo, eu estava a falar genericamente, não da tua montagem em concreto! ;)
Eu referi corpo estranho porque podem ser usadas várias ligas. Por exemplo dependendo da espessura o cobre até é melhor que o alumínio!

Numa montagem desse género, o calor tem de passar primeiro para a massa dissipadora (1ª perda e que pode ser enorme), depois passar pelo tar corpo (2ª perda e que pode ser enorme dependendo da espessura), dpeois tem de passar novamente pela massa dissipadora (3ª perda). Lá está, até pode ser eficaz mas é tudo menos eficiente!

2 carros podem ir de Lisboa ao Porto e um gastar o dobro do outro! Os 2 chegam lá, mas um é muito mais eficiente que outro! Estão a ver a ideia? :ymhug:

O artigo que referi fala de muito destes termos e se alguém quiser mais, tenho aqui uma porrada deles quando andava nisto do cooling de cpu's. (pancadas :-B )

Pedro Ferrer Escreveu:
Boa tarde

Hugo Figueiredo Escreveu:
Por exemplo os leds violetas que foram para o galheiro.
Se tivesses metido aquilo a 50% se calhar só daqui a 3 anos é que a lente iria queimar, não sei.
No entanto o problema estava lá!


Eu penso que as lentes dos UV 1º geração queimaram, não devido ao aquecimento, mas sim à frequência do espectro...
Não!?

Abraço
Pedro Ferrer

Achas, Pedro! Não sei...
Eu apontaria mais para o silicone da lente não ser dos melhores! Dizes isso por causa do UV? É possível, não sei...
Mas a percentagem de raio UV acima dos 400nm deve ser mínima. De quanto eram os leds mesmo? 410nm?

Aí não meto as minhas mãos no fogo! x_x


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Eu aqui armado em esperto a falar de eficiência num tópico com este tipo de leds que são tudo menos eficientes! :-B :D :)) =))


Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa tarde

Algumas passagens...

Most of those use a resin of some sort, and will degrade over time. The lower the wavelength, the quicker it will discolor.


410nm is 'deep purple,' and the UV component (395 or so nm) is invisible. UV light is dangerous to polymers, including the ones in your eyes. Use caution!


Most of those use a resin of some sort, and will degrade over time. The lower the wavelength, the quicker it will discolor. The picture you posted is pretty typical for the cheaper "UV" LEDs (410nm isn't UV).


in
http://www.candlepowerforums.com/vb/sho ... -UV-diodes

Resumindo... material da treta, que nós suportamos sem protecção do consumidor... e toca de comprar mais, supostamente ok...

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
So true!!! :ymapplause:

Mas lá está eles referem a questão do UV. Claro que o UV queima a resina/silicone, a minha duvida é se um led de 410nm tem radiação UV sequer, mas que estas "coisas" chinesas são de fraca qualidade isso ninguém pode duvidar, alias basta ver a imagem do meu chip para ver que os leds estão todos desalinhados e tortos, a questão é quanto tempo duram e isso acho que ainda não há tempo suficiente para saber!

E como a maior causa de problemas nos leds é precisamente o aquecimento, eu sou da opinião que se há fator que não deve ser tratado de forma mais leviana é este! Ainda por cima é um tema que percebo alguma coisa, já que de eletrónica sou um zero!!! ;)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Boas Hugo.

Bom quero ver isso a bumbar, mas tb acho que abusas-te no Royl Blue, mas como foi dito, gostos são gostos.

Sobre dissipação, esqueçam o BIS, o led não vai durar mt.

O BIS só tem 4.5mm na zona mais espessa, isto é mt pouco para esplhar eficientemente o calor para as alhetas.

Estamos a falar de 100W.

Tal como mostrei ao Hugo, vejam os dissipadores de CPU com TDP de 100W sem Heat Pipes e percebem o que falo. A espessura chega a 1cm na zona de contacto com o CPU.

Uma hipotese com heat pipes barata é esta:

Coolermaster Gemin II M4

150W TDP, chega e sobra para o led, assumindo claro que não vais passar dos 700mA por canal! ;)
Imagem


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Eu mandei vir um de 130w com chipset 2011 que é o maior! Acho que vai dar para cobrir todo o led!!!


Sent from my iPhone using Tapatalk

AnteriorPróximo

Voltar para DIY (Do-It-Yourself)