Fórum Comunidade DIY (Do-It-Yourself) Calha leds para aqua 100 *50*50

Calha leds para aqua 100 *50*50

Fórum para partilhar os seus projectos "Faça Você Mesmo" (DIY).
Mensagem 18/nov/2014, 20:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 23
Idade: 35
Localização: Faro
Boa tarde a todos

Este projeto já era para ter avançado há cerca de dois anos, mas ficou em stand by, na altura até comprei uns leds (Xml) e o dissipador bis95 ao membro Hugo Figueiredo.

Agora como vou mudar de casa e fazer um restart ao aqua está na hora de avançar com a calha :)

Toda a ajuda é bem vinda.

O Aqua tem 100*50*50 neste momento não tenho corais, apenas peixes, mas o objectivo é depois da mudança colocar moles e lps e no futuro tentar sps. Mas tudo com calma para aprender e tentar não cometar muitos erros.

Tenho pesquisado muito e lido muita informação, mas nunca é demais... Pelo que tenho lido aqui pelo forum o racio de leds aconselhado é de 1:1:1:1 (cw:b:rb:v).

Cool White -- Xml (como já os tenho quero aproveita-los)
Blue -- CREE XP-E
Royal Blue -- CREE XT-E
Violet -- talvez este:Link (mas aceito sugestões)

tinha pensado em usar Mean Well LDD-1000H para os XML e os Mean Well LDD-700H para os restantes

para fonte estou a apontar para esta: link

Estou a pensar em colocar um controlador vi este Coralux storm alguém utiliza? conhecem outras opções ?

Principal duvida quantidade de leds necessária para uma boa iluminação?????

fico a aguardar a vossa ajuda, e opiniões

Obrigado ;)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Boas Paulo.

O racio parece-me bem, uma vez que vais usar os XM-L a 1A, senão sugeria-te a tirar os royal-blue e por uns violeta de 430nm, até pq o pico dos XM-L CW é o RB.

É pena já teres os XM-L CW, senão sugeria-te os NW para teres algum vermelho nos 660nm.

Uma coisa que te sugiro uma vez que vais ter controlador e provavelmente consegues defenir o maximo de cada canal, é usar drivers de 1A em todos os Cree. Todos eles suportam, só vais ter de garantir que esse BIS é mt bem arrefecido para funcionar no máximo.

Para 100cm, eu tentava colocar pelo menos 9 a 10 LEDS de cada, mas volto a frisar, garante um bom arrefecimento desse BIS, senão vais queimar leds...

Se for 1 só BIS, mete 4 ventoinhas bem distribuidas no dissipador.

Outra hipotese é fazer a calha com 2 BIS lado a lado, assim até melhoravas a distribuição de luz.

Vai dando noticias.
Imagem


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Sim, com os XM-L esse rácio também me parece bom. Eu coloquei apenas 2:1:1 (branco, blue, royal) e acho muito branco, por isso ando a meter mais violeta.

Também concordo com o João no aspeto dos drivers. A malta não liga muito aos drivers mas acho que são uma das componentes mais importantes num sistema de leds sobretudo DIY.

Quanto à dissipação que o João falou, eu sinceramente acho demasiado 40 leds num bis95 de 100cm. Não achas demasiado João? Mesmo com 4 ventoinhas... Eu tenho 20 em 180cm...

De resto é por aí o caminho. :-B


Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Sim pode ser demasiado.

Como te lembras, qd começaram a falhar led's nos teus BIS, levantou-se essa questão!

Daí ter sugerido 2 BIS lado a lado, acho mais seguro. Os XM-l vão estar a dormir, mal aquecem, agora os outros vão aquecer....

Uma coisa que não perguntei, Paulo, vais pôr lentes?
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 23
Idade: 35
Localização: Faro
Joao Alves Escreveu:
Boas Paulo.

O racio parece-me bem, uma vez que vais usar os XM-L a 1A, senão sugeria-te a tirar os royal-blue e por uns violeta de 430nm, até pq o pico dos XM-L CW é o RB.

É pena já teres os XM-L CW, senão sugeria-te os NW para teres algum vermelho nos 660nm.

Uma coisa que te sugiro uma vez que vais ter controlador e provavelmente consegues defenir o maximo de cada canal, é usar drivers de 1A em todos os Cree. Todos eles suportam, só vais ter de garantir que esse BIS é mt bem arrefecido para funcionar no máximo.

Para 100cm, eu tentava colocar pelo menos 9 a 10 LEDS de cada, mas volto a frisar, garante um bom arrefecimento desse BIS, senão vais queimar leds...

Se for 1 só BIS, mete 4 ventoinhas bem distribuidas no dissipador.

Outra hipotese é fazer a calha com 2 BIS lado a lado, assim até melhoravas a distribuição de luz.

Vai dando noticias.


Boas

Não referi bem no 1º post mas tenho 2 bis 95 de 80 cm cada e vou coloca-los lado a lado, estava a pensar em colocar duas fans por dissipador para garantir um bom arrefecimento.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 23
Idade: 35
Localização: Faro
Hugo Figueiredo Escreveu:
Sim, com os XM-L esse rácio também me parece bom. Eu coloquei apenas 2:1:1 (branco, blue, royal) e acho muito branco, por isso ando a meter mais violeta.

Também concordo com o João no aspeto dos drivers. A malta não liga muito aos drivers mas acho que são uma das componentes mais importantes num sistema de leds sobretudo DIY.

Quanto à dissipação que o João falou, eu sinceramente acho demasiado 40 leds num bis95 de 100cm. Não achas demasiado João? Mesmo com 4 ventoinhas... Eu tenho 20 em 180cm...

De resto é por aí o caminho. :-B



Sim vou mesmo optar por colocar o drivers de 1000mA, e já agora acham que seria de apostar colocar um driver mais alargado nos XML caso fosse necessário puxar por eles ? Tipo o Varidriver ?

obrigado Hugo


Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Ok, mas mesmo assim, pelo menos 3 fans deves colocar, senão criam-se "hotspots" entre as ventoinhas e os led's aí sofrem.

A temperatura do dissipador deve ser o mais homogénea possivel ao longo do seu comprimento.

Os BIS vão estar a descoberto? ou vais fazer caixa?
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 23
Idade: 35
Localização: Faro
Joao Alves Escreveu:
Sim pode ser demasiado.

Como te lembras, qd começaram a falhar led's nos teus BIS, levantou-se essa questão!

Daí ter sugerido 2 BIS lado a lado, acho mais seguro. Os XM-l vão estar a dormir, mal aquecem, agora os outros vão aquecer....

Uma coisa que não perguntei, Paulo, vais pôr lentes?


Boa pergunta João estou na duvida se coloco lentes principalmente nos leds que ficam na parte da frente da calha, para conseguir que eles penetrem melhor a coluna de agua até ao areao.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 23
Idade: 35
Localização: Faro
Joao Alves Escreveu:
Ok, mas mesmo assim, pelo menos 3 fans deves colocar, senão criam-se "hotspots" entre as ventoinhas e os led's aí sofrem.

A temperatura do dissipador deve ser o mais homogénea possivel ao longo do seu comprimento.

Os BIS vão estar a descoberto? ou vais fazer caixa?


Vou fazer caixa


Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Paulo Rodrigues Escreveu:


Sim vou mesmo optar por colocar o drivers de 1000mA, e já agora acham que seria de apostar colocar um driver mais alargado nos XML caso fosse necessário puxar por eles ? Tipo o Varidriver ?

obrigado Hugo


Epa, eu tentava 1º com o driver a 1A, acho que deve ser suficiente. O teu aqua é baixinho. e podes sempre por lentes! ;)

Qt à caixa, vais ter de a planear bem para teres uma boa circulação de ar.
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 23
Idade: 35
Localização: Faro
Joao Alves Escreveu:
Paulo Rodrigues Escreveu:


Sim vou mesmo optar por colocar o drivers de 1000mA, e já agora acham que seria de apostar colocar um driver mais alargado nos XML caso fosse necessário puxar por eles ? Tipo o Varidriver ?

obrigado Hugo


Epa, eu tentava 1º com o driver a 1A, acho que deve ser suficiente. O teu aqua é baixinho. e podes sempre por lentes! ;)

Qt à caixa, vais ter de a planear bem para teres uma boa circulação de ar.



ok

Quanto à caixa vou fazer a parte de cima com grelha para permitir o calor subir, penso que assim e com as ventoinhas consigo obter um bom arrefecimento.

provavelmente agora no inicio não devo colocar logo as lentes mas com o tempo invisto nelas.

Agora outra questão, em relação à fixação dos leds no dissipador basta com a massa térmica / ou com aqueles adesivos térmicos / ou massa térmica mais parafusos (mas este já requer furar muito o dissipador)


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Os leds violeta podes mandar vir daqui que fica mais barato que os que meteste

http://shop.stevesleds.com/Hyper-Violet-V30-Vio30.htm

De resto parece-me tudo bem mas eu não colocaria lentes. Vais ver que não vais precisar.

Fiz medições de par com uma calha chinesa à qual retirei os leds e tudo calmo. Não consegui sequer meter a calha a meio de modo a ficar igual à anterior T5.

Quanto ao controlador .... mete um arduino e tá a andar. fica muito mais barato e a ligação aos LDD é directa. Posso mandar-te o meu código se quiseres.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Finalmente começam a aparecer led's já com lentes a 60º!!!!

Parece um boa aposta!

Qt à fixação do LED, sou sempre apologista do parafuso. A pressão no led contra o dissipador ajuda a dissipar melhor o calor.

Abraço
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 37
Localização: Santo andré
Boas! Força paulo e depois coloca videos e fotos pa acompanhar!

Rui gaspar, Consegues disponibilizar o teu codigo de arduino? Estas a utilizar rtc e eeprom? Cumps


Grupo: Utilizadores Mensagens: 23
Idade: 35
Localização: Faro
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Os leds violeta podes mandar vir daqui que fica mais barato que os que meteste

http://shop.stevesleds.com/Hyper-Violet-V30-Vio30.htm

De resto parece-me tudo bem mas eu não colocaria lentes. Vais ver que não vais precisar.

Fiz medições de par com uma calha chinesa à qual retirei os leds e tudo calmo. Não consegui sequer meter a calha a meio de modo a ficar igual à anterior T5.

Quanto ao controlador .... mete um arduino e tá a andar. fica muito mais barato e a ligação aos LDD é directa. Posso mandar-te o meu código se quiseres.

Abraços,
Rui


Ola Rui

Esses leds parecem-me uma boa opção :) , dei mais uma voltinha pelo site e reparei nos Royal Blue http://shop.stevesleds.com/SemiLeds-Royal-Blue-3W-Newest-Version-SemiRBlue.htm o que acham destes?

e quanto ao controlador já tinha andado a ver o arduino e possivelmente vou mesmo avançar por ai e sem duvida que uma ajuda no código é muito bem vinda. obrigado

agora qual o arduino recomendado ? e acessórios necessário shields, lcd .. aqui nesta área sou muito verdinho. Há algum tópico aqui no forum sobre este assunto?

obrigado


Grupo: Utilizadores Mensagens: 23
Idade: 35
Localização: Faro
Marcoandre Escreveu:
Boas! Força paulo e depois coloca videos e fotos pa acompanhar!

Rui gaspar, Consegues disponibilizar o teu codigo de arduino? Estas a utilizar rtc e eeprom? Cumps

Boas

Obrigado Marco

em principio esta semana faço a encomenda do material depois é começar a montagem e tirar fotos claro :)


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Estou a usar RTC sim mas não eeprom. O código está preparado para quem quiser usar o DUE!

Uso as libraries do Henning Karlsen (procurem no google)

Mandem-me os vossos mails que mando o código.

De resto é Arduino Mega 256 ou DUE, shield para touch e touch screen + RTC. Nada de especial.

Se procurarem e lerem o tópico "Solar dos Frades Reef" tem lá muita informação!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 149
Idade:
Localização: cascais
boas Rui
será que poderias enviar o codigo para

ppedro59@gmail.com

cumprimentos
obrigado


Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 37
Localização: Santo andré
Ok obrigado! Rui envia para marcoandre_8@hotmail.com


Grupo: Utilizadores Mensagens: 23
Idade: 35
Localização: Faro
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Estou a usar RTC sim mas não eeprom. O código está preparado para quem quiser usar o DUE!

Uso as libraries do Henning Karlsen (procurem no google)

Mandem-me os vossos mails que mando o código.

De resto é Arduino Mega 256 ou DUE, shield para touch e touch screen + RTC. Nada de especial.

Se procurarem e lerem o tópico "Solar dos Frades Reef" tem lá muita informação!

Abraços,
Rui


Obrigado Rui

Em relação ao teu tópico "Solar dos frades reef " tenho estado a ler, vou na pag 25 das 62 e é como dizes tem lá muitaaaaa informação e tenho aprendido com o teu excelente trabalho.

Agora uma questão de quem ainda não pesca muito disto os shield e touch sceen etc tanto são compatíveis com o mega 256 e com DUE ?

Pergunto isto porque no ebay encontro muita coisa para o mega 256 e pouca a dizer para o DUE

A tua programação tanto funciona num como no outro ?

abraços

Próximo

Voltar para DIY (Do-It-Yourself)