Fórum Comunidade DIY (Do-It-Yourself) Primário + Tinta para pintar MDF/Contraplacado Marítimo

Primário + Tinta para pintar MDF/Contraplacado Marítimo

Fórum para partilhar os seus projectos "Faça Você Mesmo" (DIY).

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas,

Barras pintadas com primário e entretanto também já uma 1ª de mão com esmalte...

Imagem

Um pequeno contratempo... erro de iniciante... nalgumas partes ficaram com "gotas de tinta seca"...
Imagem
A solução... lixar? e/ou limar? e aplicar nova demão?
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Paulo Pinto Escreveu:
parabens pela sua cronica, ainda tou corioso para ver o resultado final ;) deixe os rolos de molho para ser mais facil com o "reagente base" se for tintas com verniz coloca-se de molho em verniz se for de tinta de agua coloca-se em agua.........espero ter ajudado.............


Boas Paulo,

Penso tratarem-se de tintas de água. Experimentei essa dica, coloquei os rolos de molho em água doce com um pouco de diluente e a tinta já tem diluido, acho que resultou. :) :-bd
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Há outro pormenor que me tem atormentado a cabeça...

O aquário e estrutura já estão instalados, e então estou com algumas dúvidas como irei colocar e aparafusar o painel traseiro MDF às barras dos pilares, uma vez que especialmente do lado esquerdo atrás está com móvel e é de difícil acesso...
Cheguei a ponderar, em vez dos pilares de madeira, usar uns perfis em L de aço com furos para aparafusar (seria talvez mais fácil para ligar os componentes)...

Acresce a isto que o comprimento e largura dos vidros do aquário são ligeiramente (uns milimetros) mais largos que a estrutura aço... se eu tentasse colocar por trás, pelo topo, depois ficava ligeiramente com folga em baixo na estrutura...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Artur Fonseca Escreveu:
Paulo Pinto Escreveu:
parabens pela sua cronica, ainda tou corioso para ver o resultado final ;) deixe os rolos de molho para ser mais facil com o "reagente base" se for tintas com verniz coloca-se de molho em verniz se for de tinta de agua coloca-se em agua.........espero ter ajudado.............


Boas Paulo,

Penso tratarem-se de tintas de água. Experimentei essa dica, coloquei os rolos de molho em água doce com um pouco de diluente e a tinta já tem diluido, acho que resultou. :) :-bd



hein?????

Agora baralhas-te-me por completo!!!! Diluente? isso é uma tinta de água. láva-se só com água sem mais nada.

Só o esmalte é que se tem que lavar com diluente.

e se lavares antes da tinta secar, nunca estragas o rolo.

Nem devias estar a usar esses rolos de lacar. tens uns próprios para madeira (geralmente tem o traço castanho em vez de amarelo). Se tiver dois traços é um rolo para duas demão, se só tiver um será para uma só demão. Tem a ver com a quantidade de tinta que absorvem.

E sim, basta lixar que esses pingos de tinta saem todos fora.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Correcção ...

Lava-se só com água .... corrente e morna de preferência!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
hein?????

Agora baralhas-te-me por completo!!!! Diluente? isso é uma tinta de água. láva-se só com água sem mais nada.

Só o esmalte é que se tem que lavar com diluente.

e se lavares antes da tinta secar, nunca estragas o rolo.

Nem devias estar a usar esses rolos de lacar. tens uns próprios para madeira (geralmente tem o traço castanho em vez de amarelo). Se tiver dois traços é um rolo para duas demão, se só tiver um será para uma só demão. Tem a ver com a quantidade de tinta que absorvem.

E sim, basta lixar que esses pingos de tinta saem todos fora.


Boas Rui,

O problema é que eu deixei a tinta nos rolos secar... com água não saía... com água + diluente já resultou ;)

Mas agora já sei, logo após pintar coloco os rolos de molho :)

Agora já foi com estes rolos de lacar... hehe

Tentei tirar os pingos de tinta com a lixa mas não saiam facilmente... experimentei com a lima e saiu até demais... hehe... Haverá algum número de lixa indicado para estes pingos de tinta?
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Artur Fonseca Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
hein?????

Agora baralhas-te-me por completo!!!! Diluente? isso é uma tinta de água. láva-se só com água sem mais nada.

Só o esmalte é que se tem que lavar com diluente.

e se lavares antes da tinta secar, nunca estragas o rolo.

Nem devias estar a usar esses rolos de lacar. tens uns próprios para madeira (geralmente tem o traço castanho em vez de amarelo). Se tiver dois traços é um rolo para duas demão, se só tiver um será para uma só demão. Tem a ver com a quantidade de tinta que absorvem.

E sim, basta lixar que esses pingos de tinta saem todos fora.


Boas Rui,

O problema é que eu deixei a tinta nos rolos secar... com água não saía... com água + diluente já resultou ;)

Mas agora já sei, logo após pintar coloco os rolos de molho :)

Agora já foi com estes rolos de lacar... hehe

Tentei tirar os pingos de tinta com a lixa mas não saiam facilmente... experimentei com a lima e saiu até demais... hehe... Haverá algum número de lixa indicado para estes pingos de tinta?



Lixa de 100 deve dar na boa. Podes ter é que passar algumas vezes !!!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Idade:
Artur Fonseca Escreveu:
Há outro pormenor que me tem atormentado a cabeça...

O aquário e estrutura já estão instalados, e então estou com algumas dúvidas como irei colocar e aparafusar o painel traseiro MDF às barras dos pilares, uma vez que especialmente do lado esquerdo atrás está com móvel e é de difícil acesso...
Cheguei a ponderar, em vez dos pilares de madeira, usar uns perfis em L de aço com furos para aparafusar (seria talvez mais fácil para ligar os componentes)...

Acresce a isto que o comprimento e largura dos vidros do aquário são ligeiramente (uns milimetros) mais largos que a estrutura aço... se eu tentasse colocar por trás, pelo topo, depois ficava ligeiramente com folga em baixo na estrutura...

talvez umas fotos ajudem, se souber de alguma solução ajudadrei com todo gosto.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Lixa de 100 deve dar na boa. Podes ter é que passar algumas vezes !!!


Boas Rui, muito obrigado pela dica :-bd

Paulo Pinto Escreveu:
talvez umas fotos ajudem, se souber de alguma solução ajudadrei com todo gosto.


Boas Paulo,

Nesta foto que tinha colocado antes, dá para ver o "problema"...

Imagem

A ideia é colocar um painel MDF de uns 120x95x1.9 na traseira da estrutura de aço. E dos lados vai ter, ou ripas de madeira (no lado esquerdo), e painel MDF 60x95x1.9 (lado direito). E para fixar essas duas laterais às ripas/painel, estou na dúvida, pois o espaço entre a estrutura atrás e a parede deverá ser de 3 ou 4 cm no máximo, pelo que não poderei aparafusar "in loco". E também, do lado esquerdo, como se pode ver existe um móvel que também só me dá uns 7 a 10 cm de distância (com as ripas no lugar igualmente apenas uns 3 ou 4 cm), o que não me permite aparafusar no lugar.

Uma solução que pensei seria aparafusar em bancada o painel MDF traseiro ao pilar esquerdo traseiro, e às ripas e pilar esquerdo frontal, e depois colocar no sítio por cima (passando o painel por trás do aquário e estrutura aço, para o respectivo lugar. E depois aparafusar os outros três pilares já poderei fazer no local. Há o problema da estrutura em aço ter uns 2 ou 3 mm a menos de espessura que o aquário, então aí talvez uma solução seria colocar depois umas calçadeiras para preencher a folga.

Mas agora há pouco tive uma outra ideia (um pouco marada) mas que pode ser útil, que é em vez de aparafusar os dois componentes da madeira um ao outro, nesse lado esquerdo traseiro, ligar os dois componentes com uma dobradiça. Isto permite colocar o painel e pilar no lugar, com a dobradiça aberta, e depois fechando a dobradiça já fica no lugar e ultrapassado o problema a diferença dos mms do aquário e estrutura. Os pilares frontais (esquerdo e direito) e o pilar traseiro direito, estes são todos facilmente aparafusados.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Se percebi queres uma peça igual à que tens na foto mas na parte de trás. Certo?

Então e não dá para montar a peça cá fora e metê-la por cima?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Idade:
porque não usa uns imans bons, e assim sempre dava para tirar as laterais quando quise-se para limpezas etc..........ou como já tinha dito com os L

Anterior

Voltar para DIY (Do-It-Yourself)