Fórum Comunidade DIY (Do-It-Yourself) Primário + Tinta para pintar MDF/Contraplacado Marítimo

Primário + Tinta para pintar MDF/Contraplacado Marítimo

Fórum para partilhar os seus projectos "Faça Você Mesmo" (DIY).

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas,

Vou ver se em breve coloco um painel lateral em madeira do lado direito na estrutura de aço, semelhante aos móveis, e pintado.

Gostaria de dicas sobre uns produtos (primários + tintas), das superfícies tipo AKI e Leroy Merlin, adequados para placas em MDF ou contraplacado marítimo. :)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 148
Idade:
Boas Artur

Nessas superfiçies podes encontrar o que na minha opiniao é o melhor o epoxi maritimo para madeira,das duas demaos e ta fino!!!!
Ficas bem servido,se quizeres um acabamento melhor,apica a pistola ou entao compra um rolo de lacar pequeno que fica 5 estrelas :ympeace:
Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa.
Não existe receita para o sucesso, mas a receita para o fracasso é querer agradar a todos.
Paulo Bravo ---- www.coral-factory.com


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas Paulo,

Muito obrigado pelas dicas. Vou ver se em breve preparo um painel com esse produto. :-bd
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Olá Artur,

Eu fiz um movel em MDF há uns anos, e apliquei primário antes da tinta, li que ajuda a tapar as porosidades de forma a que o MDF não absorva a tinta, não sei até que ponto pode ser verdade, mas optei por fazer assim.
Quanto á tinta, não me recordo o nome da mesma, mas é uma tinta que fica tipo plástico e tem que ser dada com rolo de esponja... o resultado final ficou optimo, quase igual aos moveis da ADA.

Abraço e boa sorte.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 148
Idade:
Boas

Em alguns tipos de MDF (madeiras no geral) é bom dar uma ou duas demão de primário sempre ajuda e fica um melhor trabalho,mas não é essencial.
Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa.
Não existe receita para o sucesso, mas a receita para o fracasso é querer agradar a todos.
Paulo Bravo ---- www.coral-factory.com


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Olha o Paulo!
Há quanto tempo...

A propósito e como sei que és entendido na matéria qual o melhor produto para cobrir cimento ou poliuretano dentro do aquário?

P.s.: e fotos desse cardume de yt? :|



Sent from my iPhone using Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 148
Idade:
Olá Hugo

Tudo bem? A quanto tempo :-?
Bem Hugo quanto ao cardume, já há muito tempo que não o tenho já há pelo menos 2 anos .....Neste momento nem tenho aquário :(

Para cobrir cimento e ficares com uma coisa para toda a vida sem problemas é aplicares epoxi de 2 partes.
Há da Dyrup muito bom ,tem um tempo de secagem após a mistura de 60min por isso tens que ser rápido a aplicar, depois passado 24 horas dás outra demão e tens que esperar 12 dias para a cura total, depois disto fica impecável e com uma resistência incrível.
Nao é nada barato....
Espero ter ajudado.
Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa.
Não existe receita para o sucesso, mas a receita para o fracasso é querer agradar a todos.
Paulo Bravo ---- www.coral-factory.com


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
É isso mesmo: Resina epoxy de 2 partes! :D
Não consigo encontrar cá disso a preços decentes... :-o

Não sabia que a Dyrup tinha! Sabes a referência, por acaso?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas de novo,

Já agora, alguns links para produtos dessa Resina epoxy de 2 partes? ;) Tenho pesquisado no Google mas ainda algumas dúvidas...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Ja pintaste o móvel Artur ??
O primário ajuda sempre, porque vai-te poupar muita tinta, se deres directamente sem primário, não sei se 2 de mão vão chegar,
Porque o mdf absorve muita tinta , por isso aconselho-te a dar sempre primário primeiro ...

Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 148
Idade:
Artur.
Procurei na Dyrup e já não ha esse produto, podes ver no site da CIN que tem la muitos na parte industrial,vé o que melhor se adapta a ti.
Espero ter ajudado.
Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa.
Não existe receita para o sucesso, mas a receita para o fracasso é querer agradar a todos.
Paulo Bravo ---- www.coral-factory.com


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas,

Paulo, ainda não pintei... vou ver se arranjo umas ripas de madeira e começo uns testes agora no final da semana para uma estrutura base do móvel. E vou ver então também um primário.

Paulo, obrigado, vou ver o que eles terão da Cin.

:-bd
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas,

Há coisa de duas semanas passei no AKI a tentar arranjar a tinta epoxy mas não consegui encontrar... e estive lá uma a duas horas e não consegui ajuda de um funcionário...

Esta segunda-feira passei no Leroy Merlin e seguindo umas dicas do Rui Manuel Gaspar no tópico viewtopic.php?f=7&t=605 trouxe um Primário para Madeira e uma Tinta "Esmalte para madeira interior", "Branco Gelo Mate", ambos da Luxens, mais uns rolos de pintar. Além de uns barrotes em madeira, para nesta fase construir uma estrutura base junto à estrutura de aço inox.

Aqui ficam umas fotos do material que trouxe ontem...
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Tanto na secção das madeiras, como na secção de tintas, foi rápido e fácil obter ajuda de funcionários do Leroy Merlin. B-)

Hoje ao final da tarde talvez já faça os primeiros ensaios de teste para aplicação do primário e do esmalte num pedaço de madeira cobaia. :D

Sobre a estrutura base em madeira, fiz um esquema provisório (ainda não domino bem o Google SketchUp, mas foi isto que consegui):
Imagem
Basicamente vou usar 4 pilares verticais, com barrotes de 34 x 70 mm (uns 95cm de altura), unidos por 4 barras horizontais, frente e trás, em barrotes de 21 x 70 mm (e 120cm de comprimento), e 4 barras horizontais, lado esquerdo e direito, em barrotes de 21 x 70 mm (60cm de comprimento).

Isto porque a minha estrutura em aço inox não tem furos e portanto não conseguia aplicar os painéis do móvel directamente. Então esta estrutura em madeira que acompanha as arestas da estrutura em aço, vai ajudar para fixar os painéis MDF.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Essa estrutura não terá tratamento lateral?
Julgo que da maneira como estas a fazer deveria ter para o móvel não baloiçar de um pado para outro.

De resto força com isso. Eu TN comprei da mesma tinta para recuperar um móvel que lá tenho vamos ver como corre:)


Sent from my iPhone using Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Hugo Figueiredo Escreveu:
Essa estrutura não terá tratamento lateral?
Julgo que da maneira como estas a fazer deveria ter para o móvel não baloiçar de um pado para outro.

De resto força com isso. Eu TN comprei da mesma tinta para recuperar um móvel que lá tenho vamos ver como corre:)


Sent from my iPhone using Tapatalk


Boas Hugo,

Esta estrutura em madeira fica assente sobre a estrutura em aço inox. E é basicamente para servir de estrutura para os painéis MDF. Do lado direito e na traseira pretendo colocar painéis MDF fixos. Do lado esquerdo e na frente, painéis MDF finos (tipo 3mm), ou outro tipo de painel, leve, removíveis. ;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Artur Fonseca Escreveu:
Boas,

Há coisa de duas semanas passei no AKI a tentar arranjar a tinta epoxy mas não consegui encontrar... e estive lá uma a duas horas e não consegui ajuda de um funcionário...

Esta segunda-feira passei no Leroy Merlin e seguindo umas dicas do Rui Manuel Gaspar no tópico viewtopic.php?f=7&t=605 trouxe um Primário para Madeira e uma Tinta "Esmalte para madeira interior", "Branco Gelo Mate", ambos da Luxens, mais uns rolos de pintar. Além de uns barrotes em madeira, para nesta fase construir uma estrutura base junto à estrutura de aço inox.

Aqui ficam umas fotos do material que trouxe ontem...
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Tanto na secção das madeiras, como na secção de tintas, foi rápido e fácil obter ajuda de funcionários do Leroy Merlin. B-)

Hoje ao final da tarde talvez já faça os primeiros ensaios de teste para aplicação do primário e do esmalte num pedaço de madeira cobaia. :D

Sobre a estrutura base em madeira, fiz um esquema provisório (ainda não domino bem o Google SketchUp, mas foi isto que consegui):
Imagem
Basicamente vou usar 4 pilares verticais, com barrotes de 34 x 70 mm (uns 95cm de altura), unidos por 4 barras horizontais, frente e trás, em barrotes de 21 x 70 mm (e 120cm de comprimento), e 4 barras horizontais, lado esquerdo e direito, em barrotes de 21 x 70 mm (60cm de comprimento).

Isto porque a minha estrutura em aço inox não tem furos e portanto não conseguia aplicar os painéis do móvel directamente. Então esta estrutura em madeira que acompanha as arestas da estrutura em aço, vai ajudar para fixar os painéis MDF.



Boas Artur. Deixa dar-te mais uma dica.
No topo dos barrotes, antes de dares primário, fazes uma mistura de 50% água, 50% cola branca de madeira e aplicas.
Deixas secar (24h), lixas ligeiramente e depois podes pintar à vontade.

Isto vai ajudar a que a madeira não absorva tanta tinta mas que fique com a impermeabilização que se quer.

Tirando isto, é mesmo isso que se pretende. Tenho o meu móvel à um ano e meio pintado desta maneira e nem a mínima deformação ou inchaço de madeira.


Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
"(...) No topo dos barrotes, antes de dares primário, fazes uma mistura de 50% água, 50% cola branca de madeira e aplicas.
Deixas secar (24h), lixas ligeiramente e depois podes pintar à vontade.

Isto vai ajudar a que a madeira não absorva tanta tinta mas que fique com a impermeabilização que se quer. (...)"


Sério?
Boa dica! Vou usar isso no movel que quero restaurar. :-bd

P.S.:Onde pára o botão da citação? :-o


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas Artur. Deixa dar-te mais uma dica.
No topo dos barrotes, antes de dares primário, fazes uma mistura de 50% água, 50% cola branca de madeira e aplicas.
Deixas secar (24h), lixas ligeiramente e depois podes pintar à vontade.

Isto vai ajudar a que a madeira não absorva tanta tinta mas que fique com a impermeabilização que se quer.

Tirando isto, é mesmo isso que se pretende. Tenho o meu móvel à um ano e meio pintado desta maneira e nem a mínima deformação ou inchaço de madeira.


Boas Rui,

Obrigado por mais uma dica. Só uma dúvida, quando referes "no topo dos barrotes", pretendes referir a toda a superfície dos barrotes / pedaços de madeira, ou apenas a uma face dos mesmos?

A quantidade de cola + água, alguma referência, ou basta uma camada mínima?
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Artur Fonseca Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas Artur. Deixa dar-te mais uma dica.
No topo dos barrotes, antes de dares primário, fazes uma mistura de 50% água, 50% cola branca de madeira e aplicas.
Deixas secar (24h), lixas ligeiramente e depois podes pintar à vontade.

Isto vai ajudar a que a madeira não absorva tanta tinta mas que fique com a impermeabilização que se quer.

Tirando isto, é mesmo isso que se pretende. Tenho o meu móvel à um ano e meio pintado desta maneira e nem a mínima deformação ou inchaço de madeira.


Boas Rui,

Obrigado por mais uma dica. Só uma dúvida, quando referes "no topo dos barrotes", pretendes referir a toda a superfície dos barrotes / pedaços de madeira, ou apenas a uma face dos mesmos?

A quantidade de cola + água, alguma referência, ou basta uma camada mínima?


Toda a suprefície? Nahhhhh só mesmo o topo. Quando metes o pilar ao alto, os topos são os que ficam para baixo e para cima!

Basta uma camada mínima. É só passar com o pincel ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 52
Idade: 34
Localização: Castanheira do Ribatejo
Olá artur

Olha eu fiz o meu móvel com contraplacado maritmo (muito bom para estes nossos sistemas) , usei tratamento de madeira para chão pois na serralharia me disseram ser o mais resistente a água pois esta feito para levar muita agua para lavagens ( tem sentido) e usei da luxens tinta para barcos mesmo.
Até agora não teho defeito nenhum a apontar, só mesmo as minhas mãozinhas delicadas que ja riscaram a parte de cima do movel com arei e afins! lol

Próximo

Voltar para DIY (Do-It-Yourself)