Fórum Comunidade DIY (Do-It-Yourself) Primário + Tinta para pintar MDF/Contraplacado Marítimo

Primário + Tinta para pintar MDF/Contraplacado Marítimo

Fórum para partilhar os seus projectos "Faça Você Mesmo" (DIY).

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Artur Fonseca Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas Artur. Deixa dar-te mais uma dica.
No topo dos barrotes, antes de dares primário, fazes uma mistura de 50% água, 50% cola branca de madeira e aplicas.
Deixas secar (24h), lixas ligeiramente e depois podes pintar à vontade.

Isto vai ajudar a que a madeira não absorva tanta tinta mas que fique com a impermeabilização que se quer.

Tirando isto, é mesmo isso que se pretende. Tenho o meu móvel à um ano e meio pintado desta maneira e nem a mínima deformação ou inchaço de madeira.


Boas Rui,

Obrigado por mais uma dica. Só uma dúvida, quando referes "no topo dos barrotes", pretendes referir a toda a superfície dos barrotes / pedaços de madeira, ou apenas a uma face dos mesmos?

A quantidade de cola + água, alguma referência, ou basta uma camada mínima?


Toda a suprefície? Nahhhhh só mesmo o topo. Quando metes o pilar ao alto, os topos são os que ficam para baixo e para cima!

Basta uma camada mínima. É só passar com o pincel ...

Abraços,
Rui



Rui, mas qdo é para uma mesa ou um móvel deve-se dar essa agua+cola em tudo?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Toda a suprefície? Nahhhhh só mesmo o topo. Quando metes o pilar ao alto, os topos são os que ficam para baixo e para cima!

Basta uma camada mínima. É só passar com o pincel ...


Boas Rui,

Acho que já percebi a ideia, será para aplicar nos pedaços de madeira nas zonas de corte, certo? :ymsmug:

Ana Lopes Escreveu:
Olha eu fiz o meu móvel com contraplacado maritmo (muito bom para estes nossos sistemas) , usei tratamento de madeira para chão pois na serralharia me disseram ser o mais resistente a água pois esta feito para levar muita agua para lavagens ( tem sentido) e usei da luxens tinta para barcos mesmo.
Até agora não teho defeito nenhum a apontar, só mesmo as minhas mãozinhas delicadas que ja riscaram a parte de cima do movel com arei e afins! lol


Olá Ana,

Actualmente arranjei uns barrotes em Pinho, salvo erro, para a estrutura, e MDF para as laterais. O contraplacado também foi uma ideia que considerei. Acredito que sejam ambas boas soluções aplicando as tintas adequadas. :-bd Obrigado pelas dicas. :)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Actualizando...

Ontem passei no Leroy e trouxe mais uns barrotes que faltavam (dois pilares e duas transversais horizontais), mais um MDF 1200x600x19mm para a lateral direita.

Trouxe também uma lixa para lixar após o primário e/ou após o esmalte. Perguntei na Leroy e recomendaram-me o produto 3M SandBlaster. Trouxe a ferramenta de pegar + uma lixa (Fino 220). Será adequada, para os acabamentos necessários?
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Construção da Estrutura e Móvel Aquário...

por enquanto, medições e aparafusamento de barrotes... aqui na foto, os pilares frontais (esquerdo e direito) com as transversais frontais (superior e inferior) já aparafusadas...

Imagem

:-bd

Uma outra dúvida... alguma diferença entre fazer os furos para os parafusos antes de pintar vs depois de pintado?

Para isolar da água, alguma dica para parafusos (aço inox) e algum isolante (teflon no parafuso? tinta/produto aplicado no orifício/parafuso?) :ymsmug:
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Artur Fonseca Escreveu:
Construção da Estrutura e Móvel Aquário...

por enquanto, medições e aparafusamento de barrotes... aqui na foto, os pilares frontais (esquerdo e direito) com as transversais frontais (superior e inferior) já aparafusadas...

Imagem

:-bd

Uma outra dúvida... alguma diferença entre fazer os furos para os parafusos antes de pintar vs depois de pintado?

Para isolar da água, alguma dica para parafusos (aço inox) e algum isolante (teflon no parafuso? tinta/produto aplicado no orifício/parafuso?) :ymsmug:


Boas Artur,

Sim é só na zona de corte! Isso mesmo.

Parafusos ... fazes furo antes de meter o parafuso senão arriscaste a que o barrote abra.
Depois fazes a cama para a cabeça (tens uma fresa própria para isso que até podes meter no berbequim) e enterras o parafuso quando apertas de modo a que fique abaixo da suprefície da madeira.
Preenches com pasta de madeira na côr de pinho

Lixas, dás primário, pintas ....

Simples. Bem feito nem sabes que alguma vez levou parafuso.

Não percebo é pq é que andas a gastar $$$. Passas cá, levas a lixadora, a fresa, fazes o trabalho e depois devolves.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Parafusos ... fazes furo antes de meter o parafuso senão arriscaste a que o barrote abra.
Depois fazes a cama para a cabeça (tens uma fresa própria para isso que até podes meter no berbequim) e enterras o parafuso quando apertas de modo a que fique abaixo da suprefície da madeira.
Preenches com pasta de madeira na côr de pinho

Lixas, dás primário, pintas ....

Simples. Bem feito nem sabes que alguma vez levou parafuso.

Não percebo é pq é que andas a gastar $$$. Passas cá, levas a lixadora, a fresa, fazes o trabalho e depois devolves.


Boas Rui,

Eu fiz os buracos para os parafusos com uma ferramenta bastante simples mas muito eficaz. Acho que se chama "verruma", tenho três com diâmetros diferentes.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/c ... -_tool.jpg
É extremamente fácil de fazer furos em madeira para aplicar parafusos. Um acessório que me daria jeito, ainda não tenho, nem sei se existe, era uma base de suporte para a "verruma" de forma a fazer o furo o mais perpendicular possível.

A cama para a cabeça do parafuso, talvez consiga fazer com uma lima de madeira que tenho por aqui, deve ser simples.

Obrigado pela ajuda e disponibilidade. Até ao momento o material que comprei até foi relativamente acessível. :-bd
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Artur Fonseca Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Parafusos ... fazes furo antes de meter o parafuso senão arriscaste a que o barrote abra.
Depois fazes a cama para a cabeça (tens uma fresa própria para isso que até podes meter no berbequim) e enterras o parafuso quando apertas de modo a que fique abaixo da suprefície da madeira.
Preenches com pasta de madeira na côr de pinho

Lixas, dás primário, pintas ....

Simples. Bem feito nem sabes que alguma vez levou parafuso.

Não percebo é pq é que andas a gastar $$$. Passas cá, levas a lixadora, a fresa, fazes o trabalho e depois devolves.


Boas Rui,

Eu fiz os buracos para os parafusos com uma ferramenta bastante simples mas muito eficaz. Acho que se chama "verruma", tenho três com diâmetros diferentes.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/c ... -_tool.jpg
É extremamente fácil de fazer furos em madeira para aplicar parafusos. Um acessório que me daria jeito, ainda não tenho, nem sei se existe, era uma base de suporte para a "verruma" de forma a fazer o furo o mais perpendicular possível.

A cama para a cabeça do parafuso, talvez consiga fazer com uma lima de madeira que tenho por aqui, deve ser simples.

Obrigado pela ajuda e disponibilidade. Até ao momento o material que comprei até foi relativamente acessível. :-bd



Olá Artur,

E onde comprar as verrumas? Já corri as casas da Baixa de Lisboa e as da Rua de S. Paulo e não consegui comprar...

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :) ,

A peça que estou a falar chama-se escariador.

Para aparafusar madeira o que faço é primeiro um furo com o berbequim com uma broca de madeira de 2mm ou inferior.
Uso o escariador correcto para abrir espaço para a cabeça do parafuso de modo a que abra um buraco ligeiramente maior.
Depois aparafuso a cabeça do parafuso deverá ficar ligeiramente abaixo da superfície da madeira.
depois é só encher, lixar e pronto ...

Aqui é em ferro, mas podem ver o que quero dizer: Escareador

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
César Silvério Escreveu:
E onde comprar as verrumas? Já corri as casas da Baixa de Lisboa e as da Rua de S. Paulo e não consegui comprar...


Boas César,

Não me recordo ao certo onde as adquiri mas já as terei há uns quatro anos ou mais. Numa altura que construí umas gaiolas em madeira para uns roedores (gerbos). O mais provável é ter sido no AKI ou no Continente Matosinhos, já que eram as duas áreas comerciais que mais frequentava para arranjar material de bricolage e ferramentas. ;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Obrigado Artur,

Aí também já fui; em todo o lado me dizem que isso já não se fabrica.
Deve ser material como eu, de outros tempos...
Se calhares a ver aí em cima, compra que eu depois pago-te.
O Carlos Mota é que podia fazer disto... pelo menos uma de cada medida, já tem quem compre! :D =))
Obrigado
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
A peça que estou a falar chama-se escariador.

Para aparafusar madeira o que faço é primeiro um furo com o berbequim com uma broca de madeira de 2mm ou inferior.
Uso o escariador correcto para abrir espaço para a cabeça do parafuso de modo a que abra um buraco ligeiramente maior.
Depois aparafuso a cabeça do parafuso deverá ficar ligeiramente abaixo da superfície da madeira.
depois é só encher, lixar e pronto ...

Aqui é em ferro, mas podem ver o que quero dizer: Escareador


Boas Rui,

Haverá algum tipo de escariador de utilização manual, sem necessidade de berbequim?

Já agora, uma coisa destas...
http://santanna620.files.wordpress.com/2011/02/furadora-vertical-aki.png
ou destas...
http://santanna620.files.wordpress.com/2011/01/image_552.jpg
será um bom investimento?

PS:
César, juntamente com as furadoras verticais que citei acima, em pesquisa há dias, encontrei também por exemplo esta Verruma em loja portuguesa (um pouco diferente das minhas, com uma pega em madeira)...
http://www.loja.jardicentro.pt/product_ ... ts_id=2304
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Obrigado Artur,

Vou explorar o site pra ver se há mais alguma coisa com interesse,mas a verruma já cá canta!

Não tenho jeito para fazer nada, mas adoro ferramentas; se tivesse espaço e dinheiro para isso, comprava todas.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
César Silvério Escreveu:
Vou explorar o site pra ver se há mais alguma coisa com interesse,mas a verruma já cá canta!

Não tenho jeito para fazer nada, mas adoro ferramentas; se tivesse espaço e dinheiro para isso, comprava todas.



Em breve devo passar de novo no Leroy e/ou no AKI e vejo se terão por lá algumas verrumas como as que arranjei.

Aproveito e tento arranjar também um escariador manual, que pelos vistos, segundo este site, também parece existir B-)
http://udigrude.blogspot.pt/2011/03/pro ... oto-8.html

Isto de carpintaria e bricolage é outro hobby, como os reefs, e podemos sempre aprender e evoluir. Já me esquecia de dizer, a estrutura para a iluminação (tipo caixa que assenta em cima do aquário), também usei ripas de madeira e as verrumas para aparafusar. Acho que os homens em geral gostam de trabalhos com ferramentas. Também gostava muito de ter uma garagem com bancada de trabalho e montes de ferramentas, quem sabe um dia... espero... :)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Artur Fonseca Escreveu:
César Silvério Escreveu:
Vou explorar o site pra ver se há mais alguma coisa com interesse,mas a verruma já cá canta!

Não tenho jeito para fazer nada, mas adoro ferramentas; se tivesse espaço e dinheiro para isso, comprava todas.



Em breve devo passar de novo no Leroy e/ou no AKI e vejo se terão por lá algumas verrumas como as que arranjei.

Aproveito e tento arranjar também um escariador manual, que pelos vistos, segundo este site, também parece existir B-)
http://udigrude.blogspot.pt/2011/03/pro ... oto-8.html

Isto de carpintaria e bricolage é outro hobby, como os reefs, e podemos sempre aprender e evoluir. Já me esquecia de dizer, a estrutura para a iluminação (tipo caixa que assenta em cima do aquário), também usei ripas de madeira e as verrumas para aparafusar. Acho que os homens em geral gostam de trabalhos com ferramentas. Também gostava muito de ter uma garagem com bancada de trabalho e montes de ferramentas, quem sabe um dia... espero... :)



Sim, escareador existe manual. Sinceramente só vi na mão de carpinteiros e merceneiros.

Quanto ao berbequim de coluna ... à anos que quero um desses. E para este trabalho que estou a fazer a agora quase todos os dias me arrependo de não ter um. Mas o problema é que não tenho espaço para isso, e sim ... também eu adorava ter um barracão para os meus devaneios. Um dia quando fôr reformado e comprar um monte alentejano ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

E fotos da evolução? Entretanto já deve estar pronto. Não?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Quanto ao berbequim de coluna ... à anos que quero um desses. E para este trabalho que estou a fazer a agora quase todos os dias me arrependo de não ter um. Mas o problema é que não tenho espaço para isso, e sim ... também eu adorava ter um barracão para os meus devaneios. Um dia quando fôr reformado e comprar um monte alentejano ...


Nas fotos não consegui ter uma noção do tamanho da máquina... sendo grande também não terei espaço para o instalar... fica para um dia, mais tarde... :)

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
E fotos da evolução? Entretanto já deve estar pronto. Não?


Pois... teoricamente já poderia ter o trabalho acabado... mas realmente nesta última semana pouco tempo tive... de pinturas praticamente só pintei um painel MDF 120x60x19 com o primário, já de um lado e doutro. Mas ainda falta lixar e dar uma segunda do primário, ou apenas mais uma ou duas de mão do esmalte.

Logo que tiver mais novidades posto umas fotos da evolução. ;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
César Silvério Escreveu:
Aí também já fui; em todo o lado me dizem que isso já não se fabrica.


Boas César,

Hoje passei no Leroy, à procura de um escareador manual mas aparentemente não tinham. No entanto tinham três tamanhos de verrumas (daquelas com pega em madeira), e aproveitei e trouxe a maior que tem uns 5 a 6mm de diâmetro e vou tentar usar como escareador, faltando provavelmente só um retoque final com lima de madeira.

Portanto as verrumas não esgotaram e onde te disseram isso se calhar foi por não terem ou não conseguirem arranjar, uma desculpa... hehe... Encontras as verrumas na secção onde tem brocas para berbequins próximo do chão. A embalagem é azul e amarela, e a marca "Wuto: Técnica e Prestígio", fabricado em Barcelona. ;)

Aproveitei a trazer mais um pouco de tinta esmalte (lata maior), e diluente, uns rolos de lacar suplentes (os outros secam e ficam rígido, talvez consiga reutilizar com diluente), e uma pasta de madeira + espátulas para preencher falhas/ranhuras nos pedaços de madeira...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Obrigado Artur, assim que puder passo lá.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas de novo,

Já agora uma questão...

Aqueles mini-rolos de lacar... após uma utilização é possível passar por diluente para reutilizar de novo? Os meus ficaram secos e com a tinta rígida...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Idade:
Artur Fonseca Escreveu:
Boas de novo,

Já agora uma questão...

Aqueles mini-rolos de lacar... após uma utilização é possível passar por diluente para reutilizar de novo? Os meus ficaram secos e com a tinta rígida...

parabens pela sua cronica, ainda tou corioso para ver o resultado final ;) deixe os rolos de molho para ser mais facil com o "reagente base" se for tintas com verniz coloca-se de molho em verniz se for de tinta de agua coloca-se em agua.........espero ter ajudado.............

AnteriorPróximo

Voltar para DIY (Do-It-Yourself)