Fórum Comunidade DIY (Do-It-Yourself) Calha Nano a LEDs

Calha Nano a LEDs

Fórum para partilhar os seus projectos "Faça Você Mesmo" (DIY).
Mensagem 28/jun/2012, 19:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Boas.

Bom, desta feita, iniciei em conjunto com os colegas de trabalho um nano, custos partilhados, é mais facil! :sbOk:

O Aqua é um Aquapor dos centros comerciais e afins, um tipico aqua de 60cm, 60x33x33.

Era o nosso aqua de àgua doce, mas resolvemos dar o passo.

O Aqua tem agora quase 2 meses em funcionamento, e chegou a altura de colocar a luz.

Desta feita, nasce mais um projecto a led's! :coradoeol

A calha acenta num dissipador BIS-95 de 50cm de comprimento, onde instalei nada mais nada menos que 15 led's no total, organizados em 5 clusters. O centro dos led's está equidistante dentro de cada cluster, aproximadamente 35mm entre led's.

Os constituintes são:

5x XM-L (porque será??? :sbPiggy:)
5x XP-E RB
5x XP-E Blue

Esta calha vai ser tb um teste de endurance em termos de temperatura.

Os led's vão estar a 2.5A os XM-L e a 900mA os XP-E.

Agarrado ao dissipador, fica ainda 3 drivers ajustaveis dos meus, mais um circuito regulador de tensão para as ventoinhas. Ou seja, 3 FETS e um Regulador a mandar tb calor para o dissipador.

O teste está agora a decorrer em condições adversas, coloquei com a minha fonte de 24V regulada para 21V a alimentar os drivers. Ficam assim aproximadamente 7V nos drivers, o que os coloca a dissipar no caso dos XM-L perto de 17W e nos XPE cerca de 7W cada driver. Obviamente isto é para testes, pq de eficiente não tem nada. No final, vai ficar com uma fonte de 16V. O consumo total com este desperdicio nos drivers é de 90W, o que vai descer bem depois.

Está já a trabalhar á 1 hora com a temperatura estável nos 38º na parte de cima do dissipador. Ao lado dos led's, sente-se pouco calor. Onde se sente muito calor é perto dos drivers.

Seguem fotos da montagem:

Planeamento da furação no perfil:
Imagem

Suportes da calha:
Imagem
Imagem
Imagem

Led's já aparafusados:
Imagem
Imagem
Imagem

Aspecto do topo, ainda não tá acabado, falta prender as ventoinhas mesmo:
Imagem

E em funcionamento :sbOk5: :
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Com o meu medidor a aproximadamente 15cm da calha, medi 44500LUX. Este vai ser o valor á tona de àgua no aquario, ams amanhã vou medir mesmo "inloco".
Isto dá cerca de 890PAR à superficie. Vamos ver o que dá no fundo do areão depois.

Depois coloco medidas do aquario mesmo.

Fica ainda um video curtinho.

[video=youtube;0ddSPFFRbV8]http://www.youtube.com/watch?v=0ddSPFFRbV8[/video]

Abraço
Imagem

Mensagem 28/jun/2012, 19:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Boas.

Conforme prometido, ficam fotos do aqua.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Espero que gostem. :sbClown:

Relativamente a leituras, tinha antes de baixar a potência dos LED's:

278PAR no areão
380PAR a meio aqua

Depois vou fazer leituras de como ficou.

A potência total incluindo FANS baixou de 93W para 70W.

Os XM-L ficaram a 2A e os XP-E ficaram a 700mA.

Depois actualizo.

Abraço.
Imagem

Mensagem 29/jun/2012, 09:41

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Muito fixe João.
Diz-me duas coisas:

* montas primeiro os LEDs e só depois é que soldas?
* passas os fios por dentro da calha?



Abraço,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 29/jun/2012, 09:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Ficou muitooo bem iluminado esse aquário , muito bem feita essa calha , acho que melhor era se adicionasses mais azuis , mas também pode estar mais branco por causa da foto , de resto está impecável ...

Baixaste a potencia dos leds porque ??

Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 02/jul/2012, 12:06

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Uma categoria!!! :ymapplause:

Que parafusos usaste para segurar os Blue/Rblue e onde os compraste? :ymparty:

Mensagem 08/jul/2012, 23:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Muito fixe João.
Diz-me duas coisas:

* montas primeiro os LEDs e só depois é que soldas?
* passas os fios por dentro da calha?



Abraço,
Rui


Boas.

Obrigado Rui.

Desculpem as ausências de respostas, devo ter os avisos desligados. :(

Sim, montei 1º os led's para que depois ajustasse bem os fios. respondendo já à tua 2ª pergunta, sim, furo ao lado dos led's para passar os fios para trás. O Cobre calcina com tm facilidade ao apanhar vapores salgados, assim é mais duradouro e fiavel as ligações.

Mas consigo fazer isto pq tenho mt potência disponivel para soldar. Como já deves ter percebido, soldar com os led's no dissipador é mt mais dificil, pq o calor vai todo embora para o dissipador. Na próxima calha, vou tentar soldar com os led's no ar, arranjando um espaçador nem que seja de papelão, para isolar o led do dissipador. Vou fazer esta tentativa, mas tenho pouca esperança de sucesso, por causa depois da aplicação da pasta térmica ser mais dificultada, mas vou tentar.
Imagem

Mensagem 08/jul/2012, 23:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Paulooliveira Escreveu:
Ficou muitooo bem iluminado esse aquário , muito bem feita essa calha , acho que melhor era se adicionasses mais azuis , mas também pode estar mais branco por causa da foto , de resto está impecável ...

Baixaste a potencia dos leds porque ??

Abraço


Boas Paulo, obrigado! ;)

É mesmo da foto, azul não falta, acredita.

Baixei a potência pq era desnecessário os niveis de PAR que obti no areão, não tenho lá corais que o justifiquem. Desta forma ficou mais eficiente, ficaram 70W a bumbar ao todo, mas alguma desta potência está nos ventiladores. A potência desperdiçada nos drivers é minima, a voltagem da fonte ficou mt perto da voltagem dos led's.

Gostei muito deste racio de led's, 1:1:1.

Com os led's a 2A nos XM-L e a 700mA nos azuis, fiquei com 210PAR no areão, acho até que se baixasse amis não fazia mal nenhum.

Mas as diferênças da luz começam a ser notórias. Arranjaram-me 2 frags de GSP. Meti um no trabalho, outro em casa.

O do trabalho já abriu, casa não! :(
Imagem

Mensagem 08/jul/2012, 23:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Hugo Figueiredo Escreveu:
Uma categoria!!! :ymapplause:

Que parafusos usaste para segurar os Blue/Rblue e onde os compraste? :ymparty:


Boas Hugo, obrigado! ;)

Parafusos de 3mm, 10mm de comprido zyncados. Comprei no IZIbuild.

Abraço
Imagem

Mensagem 10/jul/2012, 13:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Boas.

O Baltasar emprestou-me o seneye dele, e deu para confrontar valores. Parece-me coerente com o que acontecia com o apogee, o par dá mais no seneye, do que fazendo a aproximação da formula LUX/50. O mesmo acontecia com o apogee.

Fica screenshot das medidas no areão.

Imagem

Entretanto instalei o osmoregulador tb, a ver se agora estabiliza os parametros. Depois coloco fotos.
Imagem

Mensagem 18/Oct/2012, 12:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 2
Idade: 37
Localização: Monte Abraão
Boas
Há possibilidades de informar onde comprou o dissipador BIS-95 de 50cm
Obrigado
Cump

Mensagem 19/Oct/2012, 12:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Boas.

www.bisalarmes.com

Abraço
Imagem

Mensagem 27/dez/2012, 16:45

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Boas João,

Como esta a calha? tudo a funcionar certinho? O aquario já tem corais? Como se comportam com os leds?

:-bd
Cump.
Anthony

Mensagem 27/dez/2012, 16:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
A calha, mesmo estando ainda sem protecção de salpicos, está a funcionar bem. Vou tendo o cuidado de limpar os led's de vez em qd.

Tenho lá GSP à algum tempo, e agora xénias e um actinodisco azul. Tive lá a catalaphylia numa 2ª tentativa mas tive que a levar para casa. Estava a ir-se abaixo. O escumador nãoe stá a trabalhar bem, por isso ando a ver outra opção. Levei o coral para minha casa agora e já recuperou. Enquanto não substituiro escumador não volta para cá.

Mas no inicio, qd só tinha o coral e um palhaço, a catalaphylia abriu como não abre em minha casa, e luz não me falta! Ela qd abria, ocupava o lado todo do aquario onde estava, ficava com uma extensão de pólipos(se é que se podem chamar de pólipos) brutal.

Já ponho aqui fotos para veres, entre eu e os meus colegas, temos para aí algumas.

Neste momento tem muitas algas filamentosas verdes, e o GSP abre mt pouco. As xénias e o actinodisco estão aparentemente "em casa".

;)
Imagem

Mensagem 27/dez/2012, 17:01

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Na tua opinião então é uma questao de parametros e não de luz certo?

:-bd
Cump.
Anthony

Mensagem 27/dez/2012, 17:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Segue então fotos.

Estas são do dia de introdução do coral (26/06/12):

Imagem

Imagem

No dia 29, já estava a vir para cima do Vidro.

Imagem

Imagem

Imagem

Por causa disso, mudou-se de sitio, passou para trás ao canto:

Imagem

No dia 02/07 já estava assim:

Imagem

Imagem

No dia 17/07, e já com um novo palhaço, que está hoje em dia em minha casa, um clarky com 20 anos.

Imagem

Com tantas mexidas na água os outros palhaços não aguentaram as contantes oscilações de densidade. Nesta altura o aqua ainda não tinha o Osmoregulador.

O Coral esteve bem até setembro, mas depois levei o palhaço grande para casa, e trouxe os meus 2 mais pequenos.

O aquario era mt pequeno para este palhaço. Depois disto entrou um velifrum para ajudar com as algas que já iam aparecendo, o alimentar de 2 palhaços já estava a fazer estragos. Entrou tb um folha ainda antes para tratar das aptásias que tinham aparecido.

Aos poucos o coral foi-se fechando e eu levei-o para casa pelo sim pelo não. Esteve um mês em minha casa e voltou recuperado. Ao fim de 3 semanas, estava novamente e fechar-se e a mostrar sinais de se separar do esqueleto.

Está em minha casa desde então. Está recuperado embora ainda se veja espaços entre o corpo do coral e o esqueleto em alguns sitios, mas abre bem, embora não tanto como aqui, pelo menos assim parece. Posso estar a ser enganado pela diferênça de dimensões dos aquarios claro.

Fotos no meu aqua em Outubro, qd lá esteve pela 1ª vez:

Imagem

Imagem

Imagem

Quero agora ver se consigo investir no NAC QQ a ve se o nano estabiliza. :D
Editado pela última vez por Joao Alves em 27/dez/2012, 17:30, num total de 1 vez.
Imagem

Mensagem 27/dez/2012, 17:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Anthony Neto Escreveu:
Na tua opinião então é uma questao de parametros e não de luz certo?

:-bd



Sim, aponto para a àgua sim.

Tenho que trazer a bateria de testes para ver, a ver se amanha consigo fazer isso.
Imagem

Mensagem 27/dez/2012, 20:39

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Possa que abertura :lol: mas gosta de ver uma calha DIY com corais duros para ver como se são...

Sent from my bq Edison using Tapatalk 2
Cump.
Anthony

Mensagem 27/dez/2012, 22:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Corais duros vai levar algum tempo até arriscar! ;)

Enquanto não vir aquilo estavel, nem pensar! :D
Imagem

Mensagem 31/dez/2012, 17:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Boas.

Medi os parametros do aqua e está assim:

NO3- 0,5
PO4- 0,015
SI- 0.03
MG- 1110
CA- 410
KH- 6,1
Salinidade - 1024

Testes feitos com salifert.

O KH a 6.1 explica pq o GSP não abre como deve de ser, o que eu não entendo é como é que tenho o KH a 6,1 e os Ca e MG tão altos!!!

Como é que isto é possivel? :(
Imagem

Mensagem 31/dez/2012, 19:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
JoaoCalves Escreveu:
Boas.

Medi os parametros do aqua e está assim:

NO3- 0,5
PO4- 0,015
SI- 0.03
MG- 1110
CA- 410
KH- 6,1
Salinidade - 1024

Testes feitos com salifert.

O KH a 6.1 explica pq o GSP não abre como deve de ser, o que eu não entendo é como é que tenho o KH a 6,1 e os Ca e MG tão altos!!!

Como é que isto é possivel? :(



Olá João boa tarde,

O Kh está um pouco baixo, mas não me parece ser essa a causa dos GSP estarem fechados; será que a luz e a corrente são boas?
Há GSP mais fáceis e mais dificies; estão há pouco no aquário, ou fecharam recentemente?

Tenta subir o Kh para valores entre 7 e 8; o valor do cálcio está optimo, mas o magnésio devia estar mais perto dos 1300; que método usas para corrigir os parâmetros?

Bom Ano

Já cá tenho uma tira de leds Panorama; depois dou novidades.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Próximo

Voltar para DIY (Do-It-Yourself)