Fórum Comunidade DIY (Do-It-Yourself) PowerSun hibrida

PowerSun hibrida

Fórum para partilhar os seus projectos "Faça Você Mesmo" (DIY).
Mensagem 30/dez/2015, 16:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 52
Localização: Albufeira

Ola amigos,

Venho apresentar o meu projecto de alteração de uma calha ATI de 6 x 39W para 4 x 39W mais 2 x 30W LED, (3x Actinic Hybrid 445nm + UV395nm e 2x 20.000k e 1x 10.000k )

E porque este trabalho todo e não comprar umas Ocean reaver ( acho que são as melhores a preço acessível ) logo para começar não gosto das sombras dos led´s, depois o acabamento das calhas por cima do aquário, também não me agrada e claro o desempenho das T5 que pelos vossos feedback´s penso ser ainda, de forma geral a melhor opção.

Os leds ? ora o mais que batido blue moon e um reforço em profundidade da luz com os 20.000 e 10.000k onde as T5 ficam um pouco aquém.

Basicamente o que vou fazer é retirar as 2 lâmpadas dos extremos e colocar led´s ! duas barras tem o tamanho das lâmpadas T5 mas com 3 leds de 10W ( 20.000k + Actinic + 20.000k) e outro ( Actinic + 10.000k + Actinic )

Até aqui tudo bem, agora o cérebro do do sistema, é o meu calcanhar de Aquiles :D, tenho o arduino UNO mas não percebo nada de programação e era aqui que precisava da vossa ajuda ;;) ;;)
Preciso do scratch para fazer o sunrise / sunset e o blue moon.

Já andei pela net, mas... ou demasiado complicados o demasiado simplistas e não consigo avançar nessa parte.

deixo uma foto do material, com ajuda de alguns colegas aqui do forum já cheguei até aqui, falta me a fonte de 36V que está na alfandega para ser despachada ( pro ano :D ) e tenho tudo ! ( menos o código :( ).

entretanto apanhei este codigo num forum que poderia usar no meu, mas tinha de ser adaptado e completado.
pois pretendo 2 canais para as T5 + 1 canal para os leds e outro para os blue moon !!

Offtopic :
const unsigned long HOUR = 60 * 60;
const unsigned long MINUTE = 60;
const int TARGET_BRIGHTNESS = (255 * 3) / 4; // Target brightness is 3/4 of full

loop()
{
///// Get time from RTC into RTCHour, RTCMinute, RTCSecond
unsigned long time = RTCHour * HOUR + RTCMinute * MINUTE + RTCSecond; // Time in seconds

analogWrite(Blue1Pin brightness(time, 7*HOUR, 17*HOUR));
analogWrite(Blue2Pin, brightness(time, 7*HOUR+30*MINUTE, 16*HOUR+30*MINUTE));
analogWrite(White3Pin, brightness(time, 8*HOUR, 15*HOUR));
analogWrite(White4Pin, brightness(time, 9*HOUR, 14*HOUR));

delay(1000);
}

byte brightness(int Pin, unsigned long time, unsigned long fadeUpStart, unsigned long fadeDownStart)
{
// Mid day, light is at maximum brightness
if (time >= fadeUpStart + 2*HOUR && time <= fadeDownStart)
return TARGET_BRIGHTNESS;

// Dawn: fade up the light
if (time >= fadeUpStart && time <= fadeUpStart + 2*HOUR) // Fading up
{
unsigned long seconds = time - fadeUpStart; // Number of seconds into the fade time
return TARGET_BRIGHTNESS * seconds / (HOUR*2); // Fade up based on portion of interval completed.
}

// Evening: Fade down the light
if (time >= fadeDownStart && time <= fadeDownStart + 2*HOUR) // Fading down
{
unsigned long seconds = (fadeDownStart + (HOUR*2)) - time; // Number of seconds remaining in the fade time
return TARGET_BRIGHTNESS * seconds / (HOUR*2); // Fade down based on portion of interval left.
}

// The remaining times are night and the lights is off
return 0; // Shouldn't get here
}




Imagem
Imagem
Editado pela última vez por Nelson Alcobia em 30/dez/2015, 21:12, num total de 1 vez.
Imagem

Mensagem 30/dez/2015, 17:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 77
Idade: 52
Localização: Azeitão
Olá Nelson,

Já viste esta solução ( menos DIY para nabos como eu :-\ )

http://www.reefcentral.com/forums/showt ... ?t=2166978

É uma das hipóteses que estou a considerar futuramente fazer na minha sunpower. Ficando as tiras LED a apontar para meia altura do aquário, ou seja, obliquamente pois nas calhas normais apenas se tem iluminação vinda de cima.
Há por aí/aqui mesmo quem tenha as calhas inclinadas ( não me recordo do nome do membro ) para aumentar as zonas iluminadas dos corais.

Boa sorte,
António
Imagem

Mensagem 30/dez/2015, 20:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 292
Idade:
Boas e que calhas laterais são aquelas que eles usam ?! Algum link de compra ?

Mensagem 30/dez/2015, 22:12

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Paulo Bio Escreveu:
Boas e que calhas laterais são aquelas que eles usam ?! Algum link de compra ?


Boas,

São Reef Brite e só mandando vir dos states!

Quanto ao código manda-me um mail para rui.manuel.gaspar@gmail.com que mando-te o meu código para isso!

abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Voltar para DIY (Do-It-Yourself)



cron