Fórum Comunidade DIY (Do-It-Yourself) Duvida ligações reposição automática

Duvida ligações reposição automática

Fórum para partilhar os seus projectos "Faça Você Mesmo" (DIY).

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Boas pessoal,

Venho pedir ajuda aos mais entendidos na área a ver se me podem ajudar com as ligações para fazer um sistema de reposição automática.

Tenho um transformador 220VAC / 12VDC, tenho uma bomba da tunze 12V comum para reposição automática, um sensor de nível comum comprado no ebay e um relé finder 12VDC type 40.52.

Ja tentei ligar tudo e deve-me estar a falhar alguma coisa pois consigo alimentar e cortar a bobine do relé usando o sensor de nível, mas não tenho corrente na bomba.

Alguém sabe o que me pode estar a a falhar?

Estou a usar o rele pois ja li algures que é mais seguro do que usar o sensor de nivel directamente a cortar a alimentação a bomba.

Abraço


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
Abraço
Nuno Silva


Grupo: Utilizadores Mensagens: 90
Idade: 57
Localização: Moita
Olá vê qual é o contacto do relé que tens na saída para a bomba deve estar trocado
Abraços
Jorge


Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Boas Jorge, tive a medir e talvez o rele nao de para o que preciso pois quando a bobine atraca nao tenho 12V a "saida" em lado nenhum


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
Abraço
Nuno Silva


Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Resolvido

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através de Tapatalk
Abraço
Nuno Silva


Grupo: Utilizadores Mensagens: 90
Idade: 57
Localização: Moita
Então o que era o problema
Onde compras-te a bomba
Um abraço
Jorge


Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Faltava-m um chante da fase a ligação comum do do relé. A bomba comprei a uns bons anos em setubal

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através de Tapatalk
Abraço
Nuno Silva


Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
:)

Até que enfim que vais fazer uma alimentação automática :-w :-w :-w :-w :-w bolas tanto tempo =)) =)) =)) =)) =)) =))

Um abraço
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil


Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Eheh caro amigo Joaquim, teve de ser, o sistema passou para o dobro da litragem, ainda falta tratar de algumas coisas mas depois abro um tópico novo para me dar a sua opinião ;) grande abraço e quando quiser passe por estes lados para um choco frito e agua fresquinha do portinho da Arrábida

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através de Tapatalk
Abraço
Nuno Silva


Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
;)

Combinado, quando puder andar aviso.

Um abraço
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil


Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Entao mas esta tudo bem? Joaquim aproveito a sua sabedoria para lhe colocar uma duvida. O sistema que montei, por vezes a boia nao corta o sinal ao relé e fica continuamente a bombar agua para a sump, será da fraca qualidade do sensor de nivel (boia)? Ja prefiro ter aquilo desligado do que ter alguma surpresa desagradavel

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através de Tapatalk
Abraço
Nuno Silva


Grupo: Utilizadores Mensagens: 90
Idade: 57
Localização: Moita
Olá Nuno
Podes por uma foto da boia
Um abraço
Jorge


Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Boas Jorge, segue a foto da boia

AbraçoImagemImagem
Abraço
Nuno Silva


Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Boas pessoal, venho com uma nova duvida...parece que nao tenho tido sorte com o sistema de reposiçao, desta vez é a boia que nao deve prestar para nada, por vezes corta o contacto por vezes nao, e toca de despejar agua a mais...

Estou a pensar usar um micro switch para substituir a boia, nao precisa de usar rele, pode cortar directamente o sinal a bomba, o que acham? O switch é igual ao da foto.


AbraçoImagem

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através de Tapatalk
Abraço
Nuno Silva


Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Tirei a ideia por aqui

http://www.reefworkshop.com/DIY_floatswitch2.htm

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através de Tapatalk
Abraço
Nuno Silva


Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
:)

Bom dia, Nuno

Desculpa por não ter acompanhado a tua duvida mas por vezes estou no hospital por causa do acidente que tive e fico algum tempo sem vir aqui.
O teu problema reside no corte de alimentação electrica da bomba, certo?
Se assim for tens várias opções, entre elas a mais fiavel é por pressostato diferencial, é o que eu uso para dormir descansado. Depois a boia que tens na foto, tem dois problemas mais comuns, tem um que é a tensão electrica que vai passar pelo contacto ser elevada e danificar o mesmo deixando-o sempre fechado (baixo poder de corte). O outro erro é o suporte não ficar perfeitamente na vertical o que pode provocar resistencia ao movimento da boia e esta não fazer o corte da alimentação da bomba.
O micro switch que apresentas na foto assim que exposto aos elementos corrosivos, nomeadamente o sal, vai deixar de actuar. Será a pior das opções.

Um abraço,
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil


Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Boas amigo Quim, mas esta tudo bem? Nada de grave?

Respondendo a questao, sim o meu problema é o corte a bomba, ja vi o seu sistema de pressostato, e achei bastante eficaz. Qual é o diferencial do pressostato que usa e onde posso comprar?

Abraço e as melhoras amigo

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através de Tapatalk
Abraço
Nuno Silva


Grupo: Utilizadores Mensagens: 84
Idade: 49
Localização: Sao domingos rana
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]


Voltar para DIY (Do-It-Yourself)



cron