Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Alagoa reef

Alagoa reef

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 13/mar/2015, 21:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade: 45
Localização: Lisboa
Boas

Estou com problemas com dois tipos de algas muito semelhantes mas penso que sejam diferentes, e agradecia a vossa ajuda e conselhos para acabar com esta praga, que esta a desmotivr muito.
Já fiz algumas pesquisas mas fiquei ainda mais confuso.
De circulação acrescentei agora uma jebao rw4, porque li que podia ser pouca circulação, os peixes pouco comem, e luz tenho das 16:30 as 00:30 de luz branca os azul mais 1:30m
Estou a fazer balling de KH, Mg, Ca
Faço Tpas 15% a 20% semanais
Os valores que tirei hoje
Dens - 1026
Ph - 8
kH = 8
Ca = 440
Mg = 1300
Po4 - entre 0,05 e 0,1
NO3- 0,2


Imagem


Imagem


Agradecia a vossa altura, ambos sempre existiram no aquario mas em poucas quantidades.

Mensagem 14/mar/2015, 01:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Eu tive algas parecidas com essas. São castanhas com uma penugem branca? Eu tive 3 dias de luzes apagadas. Quando fiz a re-aclimatizacão reparei que tinha horas a mais no foto período. Verifica o estado das lâmpadas.

Mensagem 14/mar/2015, 18:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade: 45
Localização: Lisboa
Boas Vitor

Muito obrigado pela tua resposta.
Isso do apagão não ira prejudicar os corais?
As minhas algas são vermelhas filamentosas nas rochas e na areia tambem começam a ficar filamentosas.
O meu fotoperiodo é de 8 horas brancos e mais 1:30 de azuis, e utilizo led, esta calha tenho-a cerca de 3 meses.
Andei a pesquisar um pouco e penso que esteja na presença de cyanos.
Que faço...

Abraço

Mensagem 14/mar/2015, 22:43

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
São cyanos ...
Várias são as causas desde falta de circulação, excesso de matéria orgânica, falta de matéria orgânica, desequilíbrio no red field ratio ...
O apagão ajuda mas não resolve
Continua as tpa e faz aspiração com um tubo de ar ... Isso acaba por passar


Sent from my iPhone using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 14/mar/2015, 23:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Pedro,
Amanha liga-me que se resolve isso.
Abc

Mensagem 15/mar/2015, 17:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Nuno Ribeirinho Escreveu:
Pedro,
Amanha liga-me que se resolve isso.
Abc



Nuno,

Se conheces algum método muito eficaz para resolver o problema dos cianos, devias postar aqui, pois penso que há muita gente com esse problema e é para isso que os foruns servem.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 15/mar/2015, 22:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
César Silvério Escreveu:
Nuno Ribeirinho Escreveu:
Pedro,
Amanha liga-me que se resolve isso.
Abc



Nuno,

Se conheces algum método muito eficaz para resolver o problema dos cianos, devias postar aqui, pois penso que há muita gente com esse problema e é para isso que os foruns servem.

Abraço



Ola Cesar.
O "meu metodo" nao é nada de mais, apenas quando me deparei e desesperei com cyanos, muito li, muito testei e lutei com elas.
Em primeiro lugar e como todos sabemos, há que descobrir o motivo do seu aparecimento, no meu caso tinha sido nitratos a 0 e fosfatos a 0.20.
Mas mesmo depois de baixar os fosfatos, mudas de agua e aspirar, as cyanos teimavam em nao desaparecer.
Entretanto li algures (forum internacional) para parar com as tpas para nao continuar a alimenta-las e reduzir o periodo de luz...
Melhorou mas nao as eliminou, entretanto conheci um produto, encomendei online, testei e voilá... Resolvido.

Muitos de vós conhecem, o Chemiclean da Boyd. Nunca mais apareceram.

Tambem um amigo passou pelo mesmo, dei-lhe um pouco e tambem resultou.

Quando disse ao Pedro para ca passar, era nesse sentido, dou-lhe um bocado e ele que experimente, mas tem de descobrir a causa.

Com este produto, nao obtive qualquer efeito negativo ou secundario, seja com peixes, invertebrados ou corais de qq especie.

Abc

Mensagem 15/mar/2015, 22:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Obrigado Nuno; assim foi util para todos, embora provavelmente nem sempre resulte.

O que resulta na maioria dos casos é deixar amadurecer o aquário e fazer uma manutenção regular e saudável; produtos e receitas milagrosas...

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 16/mar/2015, 14:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
César Silvério Escreveu:
Obrigado Nuno; assim foi util para todos, embora provavelmente nem sempre resulte.

O que resulta na maioria dos casos é deixar amadurecer o aquário e fazer uma manutenção regular e saudável; produtos e receitas milagrosas...

Abraço


Ola Cesar.
Cocordo plenamente com a tua primeira linha, o correto sera passar sempre por uma manutenção saudavel, equipamentos ajustados e uma escolha consciente dos vivos. É e sempre foi essa a minha linha de orientação, apesar de todos os dias vermos o contrário.

Neste caso em particular, o aquario do Pedro tem mais de um ano, tem feito tpas de cerca 20%, o equipamento que tem é a meu ver adequado, apenas tinha em falta e uma vez mais a meu ver, circulação. Sei que já corrigiu esta falta.

O aquario dele nao sendo meu, nao sei apontar o que terá ocorrido para o aparecimento das cyanos, sei contudo que já lhe apareceram ha uns mesitos.

Com as cyanos de nada lhe vale estar a medir os fosfatos, umas vez que estes se encontram a ser consumidos pelas cyanos, e apesar de garantidamente os ter alto, nao se vao revelar nos testes.

Podia-mos combater com tpas mais frequentes e com aspiraçao, e baixar um pouco o fotoperiodo.
Por outro lado e por vezes com as tpas estamos a continuar a alimenta-las, e entramos aqui no contracenso.
As cyanos do Pedro já estão a começar a subir pelos corais acima e estes a começar a branquear um pouco, pelo que neste momento considero ser urgente eliminiar estas chatas. :D

O Rui Gaspar menciona o Redfield ratio, apesar de ser um boa linha de orientaçao, pela qual algumas vezes me orientei, aproveito e coloco aqui a questão: quantos de nos aqui no forum temos valores completamente diferentes da tabela de redfield e não temos qualquer problema com algas, e existirá alguem com os valores de acordo com o redfield e mesmo assim com algas?

Depois existem como e muito bem afirmas as receitas milagrosas, das quais não concordo com algumas, apenas pelo simples fato de achar que existem alternativas a meu ver melhor.

O red slime remover deverá ser usado em ultimo caso, assim foi comigo.
Depois de conhecer este produto, muito li sobre o mesmo até o testar efetivamente.

Depois de seguir a bitola recomendada, onde a Boyd afirma ser necessario 48h, ao fim de 42h estava tudo igual, comecei a desesperar, mas ao fim de 50h apos a utilizaçao do produto, o aquario nao tinha uma unica cyano, a agua estava mais cristalina, os proprios nitratos tinham baixado um pouco.

Os invertrebrados, os peixes e as acroporas sem qualquer reaçao negativa. Pondo isto, em caso de necessidade, porque nao?

Em sem querer correr o risco de ser mal interpretado, coloco o atm green, o metodo zeovit, etc... Na mesma classe das das receitas milagrosas.

Metodo zeovit estamos a retirar elementos, para depois os voltar a colocar atraves de outros produtos. Se resulta, sim resulta, mas é outro tipo de abordagem.

Quanto a Atm agent green, se usado no aquario ja estabelecido, não será tambem uma receita milagrosa?

Bem, agora nao batam no ceguinho, porcausa do zeovit e do atm, cada um de nos opta pelo que parece melhor.

Abc

Mensagem 20/mar/2015, 21:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade: 45
Localização: Lisboa
Boas pessoal

Como os forum servem para partilhar as boas e más experiencias, venho contar a minha.
Os cyanos confirmaram-se e comecei logo por fazer o tratamento pois eles já começavam a incomodar e muito os corais.
Optei pela eritromicina que se tornou eficaz mas tem os seus prós e contras. Assim que comecei o tratamento e os resultados começaram logo aparecer, mas os corais começaram a ressentirem-se.
As cyanos quando começaram a morrer os fosfasto começaram aparecer em grande e os sps que mantinha foram quase todos :(( , os fosfatos que os cyanos consumiam aumentaram e foi uma mer....
Tive que deixar as coisas correr durante os 3 dias do tratamento e esperar pelas consequencias, com o escumador desligado.
Depois foi fazer uma grande muda de agua para começar a tirar os fosfatos e renovar a agua o mais rapido, e no outro dia ligar o escumador que tirou 7 litros de agua até estabilizar. Estou a fazer mudas de agua todos os dias de 7 litros.
As causas do aparecimento não sei ao certo, mas para um iniciante nos salgados pode ser qualquer coisa e o mais facil é errar.
Possivelmente mas espero que não, poderei voltar a ter os cyanos, se voltar a fazer este tratamento primeiro faço uma grande muda de agua e depois é que faço o tratamento e assim tento tirar o máximo fosfastos possiveis, para não ter o desiquilibrio que tive, não sei se resulta mas penso que seja melhor.
Foi uma situação bastante desanimadora ver tudo a regredir e morrer, e que se pensa muitas vezes em desistir, porque afinal de contas tem sempre os seu custos...
Quero agradecer ao Nuno e ou Hugo que se aprontaram a tentar resolver logo a situação. Não optei pela hipotese da Boyd como o Nuno me aconselhou mas parece-me que seja menos agressiva, mas amigo estava aflito e sei que não estamos sempre ligados aqui, mas para a proxima vez ligo-te logo, olhas a podas que me tinhas arranjado foram todas @-) ... Temos de ir a agua, preciso de fazer muitas mudas.
Espero que estes erros sejam uteis para o futuro, e que seja melhor...
Hoje o aquario já parece outro...

Mensagem 20/mar/2015, 22:39

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
E onde se pode comprar o Boyd?
Já mais alguém experimentou?
Algum efeito negativo?
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 20/mar/2015, 22:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Pedro Almeida Escreveu:
Boas pessoal

Como os forum servem para partilhar as boas e más experiencias, venho contar a minha.
Os cyanos confirmaram-se e comecei logo por fazer o tratamento pois eles já começavam a incomodar e muito os corais.
Optei pela eritromicina que se tornou eficaz mas tem os seus prós e contras. Assim que comecei o tratamento e os resultados começaram logo aparecer, mas os corais começaram a ressentirem-se.
As cyanos quando começaram a morrer os fosfasto começaram aparecer em grande e os sps que mantinha foram quase todos :(( , os fosfatos que os cyanos consumiam aumentaram e foi uma mer....
Tive que deixar as coisas correr durante os 3 dias do tratamento e esperar pelas consequencias, com o escumador desligado.
Depois foi fazer uma grande muda de agua para começar a tirar os fosfatos e renovar a agua o mais rapido, e no outro dia ligar o escumador que tirou 7 litros de agua até estabilizar. Estou a fazer mudas de agua todos os dias de 7 litros.
As causas do aparecimento não sei ao certo, mas para um iniciante nos salgados pode ser qualquer coisa e o mais facil é errar.
Possivelmente mas espero que não, poderei voltar a ter os cyanos, se voltar a fazer este tratamento primeiro faço uma grande muda de agua e depois é que faço o tratamento e assim tento tirar o máximo fosfastos possiveis, para não ter o desiquilibrio que tive, não sei se resulta mas penso que seja melhor.
Foi uma situação bastante desanimadora ver tudo a regredir e morrer, e que se pensa muitas vezes em desistir, porque afinal de contas tem sempre os seu custos...
Quero agradecer ao Nuno e ou Hugo que se aprontaram a tentar resolver logo a situação. Não optei pela hipotese da Boyd como o Nuno me aconselhou mas parece-me que seja menos agressiva, mas amigo estava aflito e sei que não estamos sempre ligados aqui, mas para a proxima vez ligo-te logo, olhas a podas que me tinhas arranjado foram todas @-) ... Temos de ir a agua, preciso de fazer muitas mudas.
Espero que estes erros sejam uteis para o futuro, e que seja melhor...
Hoje o aquario já parece outro...



Pois, lamento.
Mas nao é nada do que não tivesse-mos já falado.
Por muito que custe, nesta area para aprender não é só ler muito, há que experimentar e errar, porque cada aquario é diferente do outro, apersar de ter muitas condicionantes.

Aproveita agora para remodelar o layout.
Agora é voltar a estabilizar isso, que podas vão-se arranjando :D
Abraço

Mensagem 07/Oct/2015, 22:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade: 45
Localização: Lisboa
Ora viva

Uma actualização de como vão as coisas, passado 19 meses



Se virem alguma coisa mal digam

Abraço

Mensagem 07/Oct/2015, 23:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 292
Idade:
Isso está muito fixe .. Parece estar tudo com boa saúde ..

Vi que tinhas aí uma anémona buble, os palhaços nao a adoptam ?

Mensagem 08/Oct/2015, 09:01

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas Pedro....
o nano está muito fixe... ;) .
Esses dois tubarões ai é que não :( !, isso não é aqua para eles!

Mensagem 08/Oct/2015, 10:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Grande evolução. Parabéns :ymapplause:
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 08/Oct/2015, 11:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Eu nao vejo tubarões!? lol

Mensagem 10/Oct/2015, 17:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade: 45
Localização: Lisboa
Boas

Obrigado pelos comentarios e pelas opiniões positivas :)
Mas nem tudo correu sempre bem com podem ver, mas de facto e mesmo necessário muita paciencia e tempo para se poder chegar lá... Mas mesmo assim tenho uma alga acastanhada na areia que teima em não desaparecer.
Paulo os palhaços nunca chegaram perto da anénoma com muita pena minha, mas tem um caranguejo que vive com ela. Penso que os palhaços nunca fizeram simbiose com a anenoma porque quando foram introduzidos no aquario tinhas as euphilias e agora são donos delas todas, alias os palhaços fazem posturas num pé de uma euphilia ou na rocha ao lado, os cardinais tambem já se reproduziram.
Marco os tubarões foram introduzidos como tentativa de acabar com um surto de algas que tive, primeiro meti o siganus e pouco adiantou só quando meti o acantharus é que eles começam acabar com elas, e boa altura o fiz porque apartir dai o aquario começou a ficar com o aspecto que vê. Sei que tem que sair mais tarde mas ainda são muito pequenos, cá em casa chama-lhe os jardineiros :)
Já tentei tirar umas fotos mas não dá, ou não percebo nada disto...
Abraço

Mensagem 09/jan/2016, 04:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade: 45
Localização: Lisboa
Boas

Uma actualização do meu mini reef.
Tive alguns problemas e aproveitei e fiz algumas alterações do layout.
Penso que ficou melhor, além de ganhar melhor circulação.

Imagem

Imagem

Imagem

As fotos não são as melhores, mas dá para perceber... :)

Mensagem 31/mar/2016, 23:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade: 45
Localização: Lisboa
Boas Pessoal

Depois de alguns problemas, resolvi fazer umas alterações que penso que melhorou muito o aquario.
Tambem ganhou alguma estabilidade, já está assim desde o inicio do ano.



O aquario começa a ficar curto, precisava de crescer alguns cms. lolol
É uma questão que ando a equacionar
Abraço

AnteriorPróximo

Voltar para Novo no hobby