Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Carlos Reef

Carlos Reef

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 23/mar/2014, 04:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 103
Idade: 35
Localização: Almada
Boas pessoal chamo-me carlos tenho 25 anos e sou de almada...ando nos aquarios de agua doce a alguns anos já..e a alguns anos que vejo os imensos projectos de agua salgada aqui feitos...tanto neste forum como em outros..e o desejo de começar um aquario salgado está cada vez mais perto...e precisava da vossa opiniao.

08/08/2015
Bem pessoal ja fiz a minha apresentação á uns tempos agora voltei ..tive ideias de um nano reef..mas ficou apenas a ideia..e andava a ver se encontrava um bom negocio até que apareceu hoje um e comprei um aquário ao membro Ricardo Batata que desde ja agradeço a disponibilidade e pelas dicas está quase completo faltam algumas coisas na quais precisava da vossa ajuda sou novato nesta area mas faço tudo com calma acima de tudo para as coisas correrem bem.

Aquario - 150x50x60 450 litros

Sump - 100x30x40 120 litros

Iluminação : 2 x 165w calhas chinesas

Circulação: 2 x Jebao RW-8

Retorno: Eheim 3000 (1500/3000l/h)

Escumador:
Bubble Magus Nac9 com nova bomba rock 4000

Aquecimento: 1 x 200W Eheim Jager

Rocha Viva : 25kg

Sistema TMC para reposição de agua ~

Imagem

Rocha viva a circular
Imagem

Estrutura
Imagem

Aquario
Imagem

Acho que ta no bom caminho ajudas sao bem vindas.

cumps.
Editado pela última vez por Carlos Ferreira em 02/jan/2016, 00:57, num total de 8 vezes.

Mensagem 23/mar/2014, 12:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Bem-vindo Carlos Ferreira,

Aquários em formato de cubo são porreiros, em relação à altura eu faria apenas com 40cm, esteticamente acho que funciona melhor e na prática tens mais penetração de luz e é mais fácil aceder ao interior para manutenção. Dá uma espreitadela nos tópicos do Marco Madeira, o tipo mais fanático pelos aquários com forma de cubo :)

Quanto ao material optaria sempre por aquário furado com coluna estreita ou com caixa de escoamento superior (como o Marco fez no aquário anterior ao último), escumador, termostato, bomba de circulação, bomba de retorno (aquela que fica na sump), calha de iluminação (para estas dimensões encontras várias soluções LED ou ATI T5 24W), areia de coral e rocha viva/morta.

boa sorte :)
facebook.com/zoacorals

Mensagem 24/mar/2014, 04:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 103
Idade: 35
Localização: Almada
Boas Ricardo, obrigado pela info, sim vai ser furado, e com caixa de escoamento penso que ficará mais clean, em vez da coluna estreita num dos cantos, quanto ao resto vai com o tempo vou ver as melhores opções.

Vou espreitar então os aquários dele.

cumps


Ricardo Rodrigues Escreveu:
Bem-vindo Carlos Ferreira,

Aquários em formato de cubo são porreiros, em relação à altura eu faria apenas com 40cm, esteticamente acho que funciona melhor e na prática tens mais penetração de luz e é mais fácil aceder ao interior para manutenção. Dá uma espreitadela nos tópicos do Marco Madeira, o tipo mais fanático pelos aquários com forma de cubo :)

Quanto ao material optaria sempre por aquário furado com coluna estreita ou com caixa de escoamento superior (como o Marco fez no aquário anterior ao último), escumador, termostato, bomba de circulação, bomba de retorno (aquela que fica na sump), calha de iluminação (para estas dimensões encontras várias soluções LED ou ATI T5 24W), areia de coral e rocha viva/morta.

boa sorte :)

Mensagem 24/mar/2014, 09:45

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Se precisares de ajuda apita... mas o resto da malta também ajuda! ;)

Mensagem 27/mar/2014, 02:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 25
Idade:
Localização: Almada
Olá Carlos,

Tambem sou de Almada e estou a planear um salgado após água doce durante algum tempo. A malta aqui tem sido 5 estrelas comigo vais ter toda a ajuda que precisas de certeza.

Qq coisa que eu possa ajudar nem que seja só para trocar umas ideias estas a vontade.

Cumps,
Igor

Mensagem 28/mar/2014, 02:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 103
Idade: 35
Localização: Almada
Obrigado pessoal...novidades para breve.

Mensagem 28/mar/2014, 03:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas Carlos

Lê o mais possível, vê outros projectos por aqui e se precisares de ajuda diz, já tens uns quantos membros aqui do fórum aqui na zona!

Mensagem 07/ago/2015, 22:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 103
Idade: 35
Localização: Almada
Alguem pode dar umas dicas ?

Mensagem 09/ago/2015, 00:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 355
Idade: 43
Localização: Lisboa, Penha de França
Olá! Quais são as tuas dúvidas neste momento?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Imagem

Mensagem 09/ago/2015, 00:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 103
Idade: 35
Localização: Almada
Goncalo Zamith Escreveu:
Olá! Quais são as tuas dúvidas neste momento?


Boas gonçalo basicamente a nivel da luz tenho 3 par 38 e queria saber se dá ou é preciso mais para manter uns moles.... tenho areia viva que ja vinha vale a pena lavar para arrancar novamente ou arranco ja e assim nao mato os bichos que ja tem ? e a outra é a nivel da circulação apenas tenho a sunsun de 6000l/h e sei que nao chega..


cumps.

Mensagem 09/ago/2015, 11:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Carlos, benvindo.

Quanto à areia, aconselho-te vivamente a não usar areia "usada"; aquilo a que chamas areia viva, é areia carregada de lixo (fosfatos e nitratos, entre outros), e que te irá comprometer o aquário.

Areia, sempre nova; areia de outro aquário (a não ser uma pequena quantidade - tipo uma chávena- para ajudar ao arranque , é lixo!

Compra areia nova, vai lavando e deixa-a mergulhada em água de osmose até os fosfatos dessa água estarem a zero, deixa-a mergulhada em água salgada durante pelo menos 24 horas (para não correres o risco de quando a introduzires no aquário, precipitares o magnésio da água salgada, mete-a no aquário e verás que terás muito menos problemas no futuro.

A areia nova é barata em relação aos riscos que comporta a introdução de areia "velha", mesmo bem lavada, num aquário.

Espero ter ajudado.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 09/ago/2015, 17:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 103
Idade: 35
Localização: Almada
César Silvério Escreveu:
Olá Carlos, benvindo.

Quanto à areia, aconselho-te vivamente a não usar areia "usada"; aquilo a que chamas areia viva, é areia carregada de lixo (fosfatos e nitratos, entre outros), e que te irá comprometer o aquário.

Areia, sempre nova; areia de outro aquário (a não ser uma pequena quantidade - tipo uma chávena- para ajudar ao arranque , é lixo!

Compra areia nova, vai lavando e deixa-a mergulhada em água de osmose até os fosfatos dessa água estarem a zero, deixa-a mergulhada em água salgada durante pelo menos 24 horas (para não correres o risco de quando a introduzires no aquário, precipitares o magnésio da água salgada, mete-a no aquário e verás que terás muito menos problemas no futuro.

A areia nova é barata em relação aos riscos que comporta a introdução de areia "velha", mesmo bem lavada, num aquário.

Espero ter ajudado.

Abraço



Boas César ,

Obrigado pela ajuda. Hoje também me fui aconselhar a uma loja e aconselharam me exactamente o mesmo, por nova por causa desses tais riscos que falas. Irei comprar nova.

Mensagem 11/ago/2015, 00:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 355
Idade: 43
Localização: Lisboa, Penha de França
quanto as par, para iniciar da a vontade...



quanto a areia, é algo tao barato que nao vale a pena usares essa... apesar de ser areia viva, vem também carregada de coisas que nao interessam e que te podem trazer muitos problemas...

quanto a circulação, aconselhava-te a comprares uma bomba boa, de confiança!
Imagem

Mensagem 11/ago/2015, 00:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 355
Idade: 43
Localização: Lisboa, Penha de França
ups, nao vi as respostas do César... [WINKING FACE]
Imagem

Mensagem 11/ago/2015, 22:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 103
Idade: 35
Localização: Almada
Goncalo Zamith Escreveu:
quanto as par, para iniciar da a vontade...



quanto a areia, é algo tao barato que nao vale a pena usares essa... apesar de ser areia viva, vem também carregada de coisas que nao interessam e que te podem trazer muitos problemas...

quanto a circulação, aconselhava-te a comprares uma bomba boa, de confiança!



Obrigado na mesma gonçalo quanto á bomba tou a ver a vortech mp40 es .

Uma duvida tenho a rocha viva num bidon com a agua salgada e uma bomba de circulaçao pa aquilo ta a começar a cheirar mal e a agua a ficar turva.~

..Uma vez que ainda vai demorar a ter o escumador a trabalhar pq falta uma peça que me aconselham a fazer ? tiro a agua e o que tiver vivo acabar por morrer cm é obvio e arranco depois com tudo do zero ?

Mensagem 11/ago/2015, 23:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 52
Localização: Albufeira

Eu tive rocha vários meses em um bidon e todos as 3 semanas por vezes 4 mudava a água toda.
Assim manténs a rocha sempre de boa saúde.
Imagem

Mensagem 12/ago/2015, 10:52

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Sim, trocas de água como se de um aquário normal se tratasse. Aquecimento também dava jeito!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 12/ago/2015, 12:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Uma dúvida.. Tens o Bidon fechado!?
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 12/ago/2015, 12:10

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Helder Ferreira Escreveu:
Uma dúvida.. Tens o Bidon fechado!?


Bidon aberto para promover as trocas gasosas.

Na prática é tratar o Bidon como se de um aquário se tratasse.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 12/ago/2015, 12:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 355
Idade: 43
Localização: Lisboa, Penha de França
Issotudo e convém não teres a água parada. Põe uma bomba qualquer lá dentro para fazer algum movimento...
Imagem

Próximo

Voltar para Novo no hobby