Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Novo no Hobby e nao saber bem por onde começar.

Novo no Hobby e nao saber bem por onde começar.

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
Boa noite, tenho tido durante alguns anos aquarios de agua doce mais propriamente discus, mas gostaria de me inicar num aqua de agua salgada e gostaria de me iniciar em um pequeno cerca de 120 litros tenho um orçamento de 500€ gostava de ter alguns corais, peixes palhço e uma ou outra especie, tenho ja comigo um filtro de osmose da aquili e um filtro UV jebao 18W que nao sei se me sera útil. encontrei este anuncio no olx e penso ser uma boa aposta https://www.olx.pt/anuncio/aqurio-reef- ... yJts1.html que acham? Que material deveria comprar e por onde devia começar?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 266
Idade: 51
Localização: Vila do Conde
Ola Antonio

Benvindo ao mundo dos salgados


Penso que o melhor seria começares por ler muito, antes de comprar o que quer que seja.
Tens neste forum, aquas para todos os gostos e orçamentos ( Aquarios dos membros) e ficas facilmente a perceber o tipo de equipamento que precisas.

Sinceramente parece me curto o orçamento disponivel.
Mas o mais importante mesmo é recolheres o maximo de informação possivel .

Abraço
Cumprimentos

Paulo Cunha


Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
Obrigado pelas boas vindas, eu já tenho estado a ler bastante e ate acho que este aquário seria uma boa aposta pois já tem tudo o que precisa (penso eu) para um aquário com alguns corais moles e lps, uns ocelaris, talvez um daqueles cirurgiões amarelos, um ou outro camarão e uns 2 hermitas. Mas gostaria de uma segunda opinião de uma pessoa mais experiente.
Quanto ao orçamento penso que este aquário daria pois já tem iluminação, escumador, "sump" traseira e bomba de circulação de agua. Corrigem-me se estiver em erro mas penso que só precisaria de comprar cerâmicas, rocha viva e areia. Reposições de agua estava a pensar fazer manualmente. Agradeço conselhos. E já agora se alguém souber de uma boa loja de salgados aqui no Algarve


Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 52
Localização: Albufeira

Boas Antonio,
Dependendo da zona do Algarve que estejas, e também não há muitas por onde escolher, logo não se aplica a definição de boas ou más, pois só existem estas :)
Em albufeira tens a "100 escamas" e em Almancil tens a casa dos papagaios que é uma loja mista de animais.
Depois tens o outro mundo on-line ... onde as escolhas são maiores e por vezes com melhores preços !!!


Nokia 8810 com Tapatalk :)
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
Obrigado e em relação ao aquario que acham?
Estou a ver que também é do algarve. Acha que a agua das nossas bandas e segura por nos nossos aquários ou nem por isso?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Olá Antonio,
por essas bandas aconselho-te a 100 escamas, o João é 5 * e de certo que te poderá dar uma ajuda.

E sim, com 500€ consegues montar um aqua de 120 lts ou pouco mais, baseado em moles e LPS.
Desde que em segunda mão. Contudo há que ter em atenção ao material, consegues comprar por aqui material usado em boas condições e por preços justos. Não te atires para material de topo, mas também não te atires para material manhoso.

Há dias vi por aqui este anuncio que a meu ver poderá valer a pena: viewtopic.php?f=26&t=6354
Também vi por aqui um escumador Nac 7 a 100€...
Por isso consegues lá chegar com os 500€

Esquece é o cirurgião amarelo em aquas pequenos. Tens peixes tanto ou mais bonito e bem mais pequenos e com menos necessidade de tanta agua.

À medida que fores vendo material que te pareça ser um bom negocio, podes sempre perguntar à malta o que acham e se vale a pena, de acordo com o que queres montar e com o preços/estado.

Abraço


Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
Muito obrigado asserio! já agora se não fosse pedir demais poderiam-me fazer uma lista de matérias que deveria comprar e exemplos de modelos, caudais de agua...
Queria um aque em volta dos 120, 150 litros (esse que me disse parce muito fixe e bom preço mas esta um pouco longe de mim que estou em faro) sei que preciso de:
-1 escumador
-bomba de retorno(não sei qual o caudal necessário.
-Bombas para circulação não sei qual a quantidade nem caudal necessário.
-Rocha viva penso que sejam preciso cerca de 10 ou 12 kg.
-Cerâmicas cerca de 12 litros?
-Areia 5 kg?
-Iluminação não sei mesmo qual a ideal mas quero manter corais moles e lps e gosto muito daquelas que dao um efeito UV nos corais.
Tenho também um aquario de 50l caso seja necessário para fazer sump.
Se estiver a faltar alguma coisa digam e já agora se me puderem ajudar na iluminação e nos caudais ideiais também era bom.
E desculpem tantas perguntas.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Para um aquario como o que o Tiago Grego está a vender :

- Escumador nac7, há um user a vender um por 100€, sei que está como novo.
- Duas bombas de circulação, Jebao wp25 ou rw8
- bomba de retorno, na casa dos 3000 lts/h
- 15Kg de rocha morta ou viva, eu prefiro morta e começar do 0
- calha led Ocean Revive
- areia depende do que gostares, mas esse aquario deve levar cerca de 8kg, podes comprar os sacos da TMC de 4Kg, se não estou em erro.
- agua apanhas por aí.
- depois vais necessitar de um refratómetro.

e não te esqueça da agua de reposição, que com uma boia de 10€ e ligada à osmose resolves.

e tens um aqua feito, não terás um aqua com material de topo de gama, com todas as nuances que poderá ter.
Mas não será isto que te irá privar de ter ou não um aquario melhor de que muitos, com material de topo.

O melhor concelho que te posso dar é leres muito, mas muito mesmo. Vai ver os tópicos de iniciação, depois poderás colocar as tuas dúvidas.

Por vezes os orçamentos curtos são os nossos melhores aliados, ajudam-nos a ter mais cuidado com o que escolhemos e a dar mais importância que adquirimos.


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

já leste a FAQ do recife?
No topo do lado direito!

Abraços e boa sorte!
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
Boas ainda nao li nao mas vo ler, ja agora essas calhas da ocean revive sao no minimo 200€ certo? ou encontra-se mais barto?
obrigado a tods pela ajuda.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 78
Idade: 46
Localização: Amadora
Olá António,

Eu comecei no Hobby há cerca de 4 anos e não tinha qualquer experiência de água doce ou salgada e tive a sorte foi de estar localizado num lugar mais privilegiado (Amadora) que me permitiu ter contacto com muita gente que me foi ajudando no inicio deste processo e com muitas dessas pessoas (logistas e aquaristas) aprendi muito, que completei com leituras online.

Iniciei-me com um aquário RedSea 130, muito parecido com aquele que estás interessado e consegui manter-me até hoje com ele e acho que com algum sucesso. A esposa ainda não me deixou migrar para um sistema maior.... ;;)

Posso assim dar-te algumas dicas, que é antes de começares pensares bem o que pretendes, porque rapidamente te vais aperceber que o Aquário é pequeno para o que precisas, porque rapidamente o vais encher e depois gostavas de ter mais este ou aquele coral / peixe e não podes.

O que eu recomendo é que se conseguires ter um aquário um pouco maior e com sump vai ser bem melhor para ti, porque dá-te mais azo a cometeres alguns erros (normais) de iniciante, que mesmo os mais experientes cometem, mas quanto maior o aquário menos riscos corres.

Contudo, para iniciante o aquário que apontas é otimo porque já tem tudo o que precisas, provavelmente precisarás de um escumador, o NAC 7 é muito grande para ele, vê-o o Tunze 9002, para caber na sump integrada. As luzes já estão incluídas, penso eu, no meu já estavam e por isso, o que vejo que precisas de material técnico é o filtro de água de osmose, refratrometro, repositor de água de osmose, provavelmente bomba de circulação, testes e pouco mais.
Quanto a rocha, cada vez se vê pessoal com uma vista mais clean, assim no minha opinião para o aquário que indicas, 8/10 kg é mais do que suficiente e podes começar 50/50 entre rocha viva e morta, se quiseres acelerar o processo de ciclagem.

Qualquer coisa eu dentro da minha reduzida experiência posso ajudar.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
Obrigado qualquer ajuda e bem vinda o red sea max parece boa aposta o problema e que é de lisboa e sou de faro e tambem gostava de ter sump exterior. Pensei tambem em mandar fazer um aquario de 60x60x60 ou de 80x80x35 mas nao sei ainda em quanto ficaria. Pois tenho um aqua de 50 litros que penso que seria suficiente para uma sump. Depois comprava o escumador NA7, calha de led's no ebay 165W, termostato tenho Tambem vi bombas de circulaçao jebao wp 25 no ebay a um preço bom(comprava duas), Bomba de retorno, sistema de osmose tenho da aquili 190l/dia falta so o quarto estagio para tirar nitratos fosforo e silicatos, refratometro e sistema de reposiçao tinha de comprar tambem depois era so a areia rocha e as ceramicas.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 26
Idade: 39
Localização: Guimarães
Boa noite caro amigo,

Mais um conselho, ve o separador Aquarios de membros também, e verifica o que todos têm mais ou menos em comum, por exemplo a nível de medidas, penso que esse de 80x80x35 não tem qualquer sentido, (crítica construtiva) e volto também a relembrar lê a faq novos membros e absorve toda a informação possível que te pareça consistente.
Abraço e boa sorte


Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
Boa noite lembreime desse 80x80x35 pq vi na internet um shalow reef como lhe chamavam que estava bastante bonito mas se calhar em termos funcionais nao e o melhor nao. Sim ja andei a ler ai e tenho visto os aquarios dos membros e tirado algumas ideias. So me falta o aquario para saber que material começar a comprar.


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Epá não concordo com o de 35cm de altura não ter qualquer sentido.

Depende daquilo que queres fazer. Se gostas de shallow reef então força com isso.

Tem é que ser de acordo com o teu gosto. O Pedro Torres aqui do fórum tinha um shallow que estava show!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 26
Idade: 39
Localização: Guimarães
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Epá não concordo com o de 35cm de altura não ter qualquer sentido.

Depende daquilo que queres fazer. Se gostas de shallow reef então força com isso.

Tem é que ser de acordo com o teu gosto. O Pedro Torres aqui do fórum tinha um shallow que estava show!

Abraços,
Rui



Boas, Caro Rui,

Referi que nao faz "qualquer sentido" pois pelo que entendo quer começar com algo mais pequeno e com orçamento reduzido de 500€ com esse aqua só por exemplo 4 ocean revive é que daria e só ai ja iam perto de 800€, foi nesse sentido que falei o não fazer sentido, não adjectivei corretamente o que eu realmente queria dizer. Vi algures um com 30cm de altura brutal também, mas aprecio muito esse tipo de montagem apesar de também achar mais dispendioso em relação a iluminação.

Abraço


Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
Obrigado pois nao pensei que percisa-se de tanta iluminaçao.
Estou a pensar mandar fazer um de 55x55x55cm a casa do nemo fez-me um orçamento de 120e com 3 vidros extra claros e ja com entrega em faro. Agora precisava de ajuda em calcular como fazer com a coluna de agua dimensões da coluna e tamanho dos furos gostaria de por coluna de agua exterior mas nao sei qual as medidas ideais tendo em conta o caudal ideal para este aquario de uma bomba de retorno.
Movel ja tenho e sump tenho um aqua de 60x40x30.
Estava a pensar entao comprar o seguinte material:

- http://www.ebay.com/itm/2-Packs-JEBAO-J ... SwQaJXSoSN (So uma nao chegará? Ou se nao ter so uma R-8 em vez de duas R-4).

- http://www.ebay.com/itm/165W-LED-Aquari ... SwRQlXcfUq

- http://www.ebay.com/itm/Marine-Sources- ... SwNuxXaUev

- Bomba de retorno nao sei qual a ideal, 1500l/H.

-termostato tenho um de 250W.

-Osmose inversa tenho da aquili, perciso de comprar so o quarto estágio para retrirar silicatos, fosfatos e nitratos.

-Um repositor de agua baratinho.

-Ceramicas nao sei ainda qual a quantidade ideal mas penso que 15 litros sejam suficientes.

- Uns 10 Kg(dependendo do layout de rocha Viva ou morta?

- Uns 4 kg de areia.

-Refratometro.

Tenho tamebm um filtro UV 18w que nao sei se é bom usar ou nao á saida da sump.
A ideia e começar com corais moles e lps e depois ir evoluido aos poucos.
Ter 2 peixes palhaço um ou 2 camaroes um ou dois goby's e gostava muito de ter um peixe sapo pigmeu mas nao sei se posso por causa das compatibilidades com os outros nem se se arranja facilmente.

Sei que passa um pouco dos 500 mas consegui um pequeno extra...
Gostava de ter opiniões e sugestões e se estiver a faltar alguma coisa digam. Obrigado.


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

O escumador não conheço ... mas não compres um escumador à pele ...

Cerâmicas??? para quê?

e termoestatos vai para dois de 150 em vez de um de 250. Se avariar pelo menos não te frita o aquário.

Para mim falta aí um controlador de temperatura pois os termoestatos não são fiáveis. Um STC1000 arranjas no ebay por 10/12€

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
Cerâmicas como o siporax não e preciso?
Este escumador diz que é ate 250 litros o meu aqua vai ter 150 acho que fico bem ou nem por isso?
E quanto as bombas de circulação e á questão do tamanho dos furos que vao dar a sump?
Obrigado pela dica do controlador de temperatura. Pois se clahar mais vale por dois para o caso de um falhar não e?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
o meu aqua tem 500l e o escumador vai ate 2500lh pasra teres uma ideia!! mete um curve 7 ficas bem servido.

Próximo

Voltar para Novo no hobby