Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Sump

Sump

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 07/set/2016, 14:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Idade:
Localização: Penafiel
Boa tarde,

Estou a montar um aquário de água salgada, com sump, no entanto, visto que este é um novo hobby, gostava de pedir algumas informações para comprar o material certo.

O meu aquário tem 330L, neste momento será utilizado para peixes de água doce e posteriormente irá albergar peixes de água salgada e por isso pensei em comprar já os equipamentos necessários para não ser preciso trocar.

A minha Sump deve ter aproximadamente 54L, com duas divisões, na mais pequena pensei colocar a bomba de retorno e na maior o escumador.

O aquário tem 2 tubos que levam a água para a sump e 1 para a água retornar.

Duvidas:

*Que bombas de retorno devo utilizar? :-\
*O escumador o que faz realmente? Filtra a água ou terei de colocar também um filtro? :-\
*Como monto o escumador? :(

Desde já agradeço a quem me poder ajudar :ymhug:

Cump

Mensagem 07/set/2016, 14:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
boa tarde tania

acho que devias ler um pouco mais. porque agua doce nada tem a haver com agua salgada. os equipamentos sao praticamente todos diferentes.

Mensagem 07/set/2016, 15:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Idade:
Localização: Penafiel
Bruno Escaleira Escreveu:
boa tarde tania

acho que devias ler um pouco mais. porque agua doce nada tem a haver com agua salgada. os equipamentos sao praticamente todos diferentes.


Pois, mas ambos podem funcionar com o mesmo escumador e bomba? Li num forum que sim, posso estar a ler informação errada :p

Mensagem 07/set/2016, 15:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
:-?

Eu ajudo, clica aqui.

Dá trabalho ler não é?

Boa sorte.

Mensagem 07/set/2016, 15:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Idade:
Localização: Penafiel
Vitor Pedroso Escreveu:
:-?

Eu ajudo, clica aqui.

Dá trabalho ler não é?

Boa sorte.


Desculpa Vitor mas eu tenho lido muita coisa, pensei que estavamos cá para ajudar e daí ter "tentado" tirar as duvidas com os mais experientes.

Desde já agradeço a tua ajuda.

Cumprimentos

Mensagem 07/set/2016, 15:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Tânia Teixeira Escreveu:
Vitor Pedroso Escreveu:
:-?

Eu ajudo, clica aqui.

Dá trabalho ler não é?

Boa sorte.


Desculpa Vitor mas eu tenho lido muita coisa, pensei que estavamos cá para ajudar e daí ter "tentado" tirar as duvidas com os mais experientes.

Desde já agradeço a tua ajuda.

Cumprimentos


Mas as tuas duvidas são de quem não leu nada. Houve pessoal que perdeu horas (muitas) a criar artigos para algo têm que ser.

Existe muitas maneiras de ler um artigo, uma delas é ler e compreender os aspectos focados. É essa que deves usar.
Ler como se faz num jornal não conta. Lê novamente e tira apontamentos e vais ver que até para ti é mais fácil.

Mensagem 07/set/2016, 16:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Idade:
Localização: Penafiel
Vitor Pedroso Escreveu:
Tânia Teixeira Escreveu:
Vitor Pedroso Escreveu:
:-?

Eu ajudo, clica aqui.

Dá trabalho ler não é?

Boa sorte.


Desculpa Vitor mas eu tenho lido muita coisa, pensei que estavamos cá para ajudar e daí ter "tentado" tirar as duvidas com os mais experientes.

Desde já agradeço a tua ajuda.

Cumprimentos


Mas as tuas duvidas são de quem não leu nada. Houve pessoal que perdeu horas (muitas) a criar artigos para algo têm que ser.

Existe muitas maneiras de ler um artigo, uma delas é ler e compreender os aspectos focados. É essa que deves usar.
Ler como se faz num jornal não conta. Lê novamente e tira apontamentos e vais ver que até para ti é mais fácil.



A verdade é que estava a ficar confusa e daí ter decidido perguntar também opiniões, não irei ficar pelas opiniões, tenciono ler mais.
Obrigada pelo conselho

Mensagem 08/set/2016, 10:59

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas Tânia ...

Tânia Teixeira Escreveu:
Boa tarde,

Estou a montar um aquário de água salgada, com sump, no entanto, visto que este é um novo hobby, gostava de pedir algumas informações para comprar o material certo.

O meu aquário tem 330L, neste momento será utilizado para peixes de água doce e posteriormente irá albergar peixes de água salgada e por isso pensei em comprar já os equipamentos necessários para não ser preciso trocar.

A minha Sump deve ter aproximadamente 54L, com duas divisões, na mais pequena pensei colocar a bomba de retorno e na maior o escumador.

O aquário tem 2 tubos que levam a água para a sump e 1 para a água retornar.

Duvidas:

*Que bombas de retorno devo utilizar? :-\
*O escumador o que faz realmente? Filtra a água ou terei de colocar também um filtro? :-\
*Como monto o escumador? :(

Desde já agradeço a quem me poder ajudar :ymhug:

Cump


Primeiro que tudo ... uma série de comentários no tópico que não contribuem para o esclarecimento de dúvidas ...

Segundo a ajuda:

Já leste o guia de Iniciação aos Aquários de Água Salgada aqui do recife? Ajuda imenso para uma primeira leitura.

Quando à SUMP e como dizes que tem duas divisórias o escumador é colocado na divisória de queda de água do aquário e a bomba de retorno na seguinte. Só tens que ter atenção para garantir que a divisória é compatível em altura com a altura de água de trabalho do escumador que adquirires.

Se for mais alta podes sempre fazer uma plataforma para colocar o escumador.

O escumador é uma das peças fundamentais para mim em aquários de recife. Tenta imitar o efeito das ondas do mar (aquela espuma) e serve para limpar a água de sujidade antes que se decomponha e alimente o ciclo do ozono.

Montar o escumador vai depender do que comprares. cada um tem as suas instruções de montagem mas deverá ser só colocar na sump, ligar à electricidade e regular o nível de água dentro do corpo.

A bomba, qualquer bomba de 3000 a 5000 l/h deve ser suficiente. a malta toda por aqui usa quase tudo Jebao DC ou similar.

Abraços e boa sorte,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 26/set/2016, 11:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Idade:
Localização: Penafiel
Obrigada Rui :)

Mensagem 26/set/2016, 14:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 266
Idade: 51
Localização: Vila do Conde
Ola Tania

Benvinda ao inicio do mundo dos salgados

Ha um topico aberto recentemente de um amigo com um tanque com a litragem do teu aproximadamente .. JAC Spot
Da la uma vista de olhos, que te pode ser interessante para tirares algumas ideias

Abraço
Cumprimentos

Paulo Cunha


Voltar para Novo no hobby