Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Leds Azuis provocam algas?

Leds Azuis provocam algas?

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 14/set/2016, 11:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 40
Idade:
Localização: Alcochete
Comprei uma calha pelo ebay deste género aqui e gostaria de saber se os tiver apenas os leds azuis acesso se pode provocar o aparecimento de algas por excesso de luz.

Tenho a calha a acender as luzes azuis durante 14 horas e as brancas apenas 5 horas. Será que essa 14 horas faz alguma mal?

Mensagem 14/set/2016, 12:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
marcioinacio Escreveu:
Comprei uma calha pelo ebay deste género aqui e gostaria de saber se tiver apenas os leds azuis acesos pode provocar o aparecimento de algas por excesso de luz.

Tenho a calha a acender as luzes azuis durante 14 horas e as brancas apenas 5 horas. Será que essa 14 horas faz alguma mal?

Se tiveres o aquário estabilizado, não.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 14/set/2016, 13:17

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

O espectro azul pelo que sei não é o mais propício ao aparecimento de algas mas se o aquário não estiver estabilizado assim que ligares os brancos elas vão aparecer.

Mas porquê a pergunta?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 14/set/2016, 14:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Boas,
Não acredito que seja da luz azul, mas sim da intensidade?

Qual a percentagem dos canais e qual a altura a que a calha está da coluna de agua ?

Que tipo de algas está a aparecer, consegues identificar?

Para alem da alteração de iluminação, existiu recentemente alguma alteração no aqua? Qualquer ela que tenha sido.

Se tiveres a oportunidade de tirar uma foto, coloca-a aqui.

Abc

Mensagem 14/set/2016, 15:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 103
Idade: 35
Localização: Almada
14 horas os azuis ?? pq motivo ?

Mensagem 14/set/2016, 15:25

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Espera lá ...

Mas afinal que tempo tem o aquário? rotinas de manutenção, etc?

Isso será um aquário novo e estás no ciclo?

Abraço,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 14/set/2016, 18:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Carlos Ferreira Escreveu:
14 horas os azuis ?? pq motivo ?


Carlos,
Estando o aquario maturado, não é pelo facto de estar 14h com as luzes acesas que vai aparecer algas.
Nao sera por mais duas horas dia.

O user pode gostar, assim como muitos outros aqui, de ter o aqua iluminado durante mais tempo e nenhum deles tem algas.
Nao é por ai.

Abc

Mensagem 14/set/2016, 19:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 40
Idade:
Localização: Alcochete
O aquário ainda já fez o ciclo mas mas agora que tem peixes e corais os valores de fosfato e nitrato estão um pouco alto mas já estão a baixar, o que noto é que quanto mais tempo a luz led branca tiver acesa mais os as algas aparecem dai eu ter diminuído substancialmente as horas que a luz branca está acesa. A luz azul está acesa durante 14horas para o aquário não ficar ás escuras durante grande parte do tempo e também que pelo que li também alimenta os corais.

Resumindo sei que o único culpado das algas verdes aparecerem não será apenas a luz branca mas também os elevados níveis que ainda se encontram presentes na água (já estão a ser corrigidos), só não sei se as luzes azuis também tem alguma influência nisso, pois as algas libertam muitas bolhas durante o período da luz azul e com a luz branca é uma festa só se vê as bolhas agarradas as algas. Sinal que a coisa está a correr bem para as algas. Já corrigi o tempo de iluminação da luz branca vou começar a implementar o método da vodka, para baixar os níveis, começar a adicionar magnésio e cálcio e KH se necessário, agora só me falta saber se a luz azul pode ficar tanto tempo acesa.

O aquário é o REDSEA MAX 130 D sem tampa de cima e com a luz 55 led x 3w a funcionar apenas a 50% de luz azul e 35% luz branca a um altura de 20 cm da linha de agua, com corais moles e de fácil manutenção.

[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]

Mensagem 14/set/2016, 19:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Boas a resposta para o teu problema estas nesses parâmetros, nitratos a fosfatos bem altos. De certeza que esses valores estao corretos? Podes sempre tentar fazer os testes de novo com outra pessoa/loja. Pelo menos por uma questao de tira teimas.

Só nao percebi se indicas que o aquario esta ciclado, se ainda esta a ciclar. A montagem tem quanto tempo.

As algas pelo que referes, diria que se trata de dinoflagelados ou de cianosbacterias. Qual a cor. Das algas?
Abc
Editado pela última vez por Nuno Ribeirinho em 14/set/2016, 19:28, num total de 1 vez.

Mensagem 14/set/2016, 19:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
A luz azul (espetro entre os 450nm e os 490nm) é a primeira a aparecer e a última a desaparecer dos recifes de corais em virtude do comprimento de onda. Estes estão cobertos de algas? A resposta é não.

Caso tenhas os valores de NO3, PO4 ou outros elementos em demasia até com a luz interior de casa aparecem algas.

Algas que largam bolhas :-? Normalmente não são algas mas cianobactérias...

Mensagem 14/set/2016, 21:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 40
Idade:
Localização: Alcochete
Sim é possível que seja Cianobactérias. São verdes escuras e soltam muitas bolhas de ar. Pelo que andei a pesquisar aproveitam-se da pouca luz e pensava eu que era ao contrário. Outra situação é que as cianobactérias aparecem quando os nitratos e fosfatos estão altos, e julgo que ai reside o problema. Vou iniciar a adição de vodka, para eliminar estes valores de vez e as cianobactérias.

Mensagem 15/set/2016, 11:53

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

marcioinacio Escreveu:
Sim é possível que seja Cianobactérias. São verdes escuras e soltam muitas bolhas de ar. Pelo que andei a pesquisar aproveitam-se da pouca luz e pensava eu que era ao contrário. Outra situação é que as cianobactérias aparecem quando os nitratos e fosfatos estão altos, e julgo que ai reside o problema. Vou iniciar a adição de vodka, para eliminar estes valores de vez e as cianobactérias.


????? acho que tens que ir ler mais um pouco.

as causas de cianos podem ser imensas e variadas (falta de circulação, má qualidade da água, etc) sendo que uma das principais é o desiquilibrio entre o Red Field Ration (relação entre nitrato, fosfato e carbono)

Com esse desiquilibrio se calhar vodka não é o mais aconselhável.

Procura e lê um pouco sobre o red field ratio porque com esse desiquilibrio a doseares vodka vais ficar limitado pelo fosfato e não vais conseguir descer o nitrato causando ainda mais aparecimento de cyanos. há alternativas como o doseamento de fosfato assim que estiver zerado para poder alimentar as bactérias que por sua vez irão consumir o nitrato.

Mas é melhor ler muito, mesmo muito antes de te meteres nesses métodos pois podes dizimar o aquário num instante!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 15/set/2016, 12:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Boas,
com esses valores e se de fato estão corretos eu não inventava muito e avançaria de imediato para grandes TPAS.

Se:
- Se não é derivado a uma montagem recente ou a algo que tenha originado um reciclo, como mudança de layout, acréscimo de rocha, entrada significativa de peixes, etc...

- Se penas tens corais moles.

Ia apanhar agua (até tens a sorte de o aqua apenas levar 100 e poucos Lts).
E fazia mudas grandes, de 50% para cima, pois nada abaixo dessa percentagem vai descer esse nitrato e esse fosfato de forma eficaz.


No teu caso, nem deverás ter de equilibrar os outros parâmetros, dado que até tens o KH um pouco alto e não será pelo magnésio que os moles se vão ressentir muito. Bastará teres a agua à mesma temperatura.

Poderá parecer agressivo, mas já o fiz algumas vezes e sem qualquer problema.
Também passei por um problema muito idêntico ao do Rui Gaspar e só endireitou após mudas grandes de TPA.
A primeira foi de 98%, a segunda de 60% e as restantes de 50%.

Ao fim de um mês e de trocas semanais nesta ordem, o "alguedo" desapareceu todo e os corais SPS, LSP e moles começaram a recuperar.

Abc e boa sorte

Mensagem 16/set/2016, 12:28

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
+1 nas TPAs ainda por cima se forem com água do mar!

Vê o meu tópico e o que tenho passado com corais, peixes, pragas, etc ... e vê a recuperação do aquário depois da quantidade massiva de TPA que fiz!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Voltar para Novo no hobby