Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Como erradicar doença

Como erradicar doença

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 28/dez/2015, 23:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 47
Boas

Venho colocar aqui uma situação que se passa no meu aquario e desde já peço a quem me possa ajudar que o faça...
Tenho aquario de 600 Lts com corais sps, lps e peixes, passo desde já a explicar o que se passa, há algum tempo os peixes começaram a ficar com uns pontos nas barbatanas e alguns com os olhos brancos opacos, retirei os peixes do aquario para um de quarentena com cobre e os mesmos melhoraram, passado uns tempos voltei a colocá-los no aquario principal mas na sump, isto pk queria adquirir mais alguns peixes e para evitar o stress de ter peixes no aquario a reclamar território. Até aqui tudo bem, peixes antigos na sump em bom estado, peixes novos colocado no aquario principal passados uns 4 ou 5 dias começaram a ficar cheios de pontos olhos opacos alguns e outros com algum veludo a volta do corpo.
Solução, retirei os peixes do aquario principal é coloquei-os num aquario de quarenta com cerca de 100 Lts com cobre e os peixes começaram a melhorar. Até aqui a coisa corria bem.
Ou seja peixes mais antigos na sump e em bom estado, peixes mais recentes em quarenta com cobre a melhorar já quase sem pontos e a comerem todos bem.
Este sábado fui mergulhar e trouxe água do mar como é hábito e fiz uma muda de água de 10% do aquario principal ou seja 60lts e aproveitei e com a água que retirei do aquario principal fiz uma muda de 20 Lts no aquario de quarenta.
Pois é, qual é o meu espanto no domingo tinha dois dos peixes com um olho lixado e todos eles com a respiração ofegante. Fiz uma muda de água de 20 Lts agora com água nova e hoje a coisa parece estar melhor.
A conclusão a que chego é que tenho alguma praga no aquario principal que assim que lá coloco peixes se agarra aos mesmos e os contamina. A ideia era fazer uma quarentena de 3 semanas até dia 6 de janeiro, mas se alguém tiver alguma ideia de como resolver o problema força.
Neste momento aquario principal só tem corais e 3 camarões 1 estrela e 1 holonturia.
Sump tem os peixes antigos todos em bom estado e aquario quarentena com peixes com cobre.

Mensagem 28/dez/2015, 23:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Penso que realmente o problema esta no aquário, como aquário nunca esteve sem peixes a doença mantém-se la.... ao fim ao cabo a sump faz parte do aquario.

os peixes que tiverem o problema, podem ter desenvolvido alguma imunidade e os novos nao...

talvez a solucao seja deixar o aquario peixes durante algum tempo, mas espera pelos mais expert para verem o que dizem.

Mensagem 28/dez/2015, 23:35

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

Quarentena a todos os peixes ... A quarentena começa a contar a partir do dia em que não há sintomas.

E quarentena significa 40 dias ... não 3 semanas.

E aquário sem peixes ... tens é que identificar a doença e ver quanto tempo sem peixes tens que deixar o aquário!

Umas fotos dos peixes podiam ajudar!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 29/dez/2015, 00:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 47
Rui isso gostava eu de saber, pois os peixes que estão na sump estão bons e os que estão na quarentena estão a melhorar pois estão com cobre, para além de uns olhos inchados nada mais

Mensagem 29/dez/2015, 16:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Olá Zé Luis,

Se isso for como parece Amyloodinium (sintoma tipo algodão), só vais conseguir erradicar isso do aquário, se o mantiveres sem peixes durante, pelo menos 6 semanas e tratares os peixes todos, num aquário à parte; experimenta a formalina, em alternativa ao cobre,pois ao que parece é mais fácil de manter os níveis desejados.

A dificuldade pode ser encontrar a formalina; antigamente havia um produto à venda próprio para aquários, mas há muito tempo que não o encontro; talvez numa farmácia consigas arranjar uma solução de formol a 37% e tratar com isso.

A sump e o aquário, são naturalmente o mesmo sistema e tens que tirar também os peixes da sump; os peixes que estão na sump podem parecer que estão bons, mas vão voltar a infectar o sistema e os outros peixes que aí colocares.

Vê aqui:

http://reefcentral.com/forums/showthread.php?t=2388424

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Voltar para Discussão Geral