Boas
Venho colocar aqui uma situação que se passa no meu aquario e desde já peço a quem me possa ajudar que o faça...
Tenho aquario de 600 Lts com corais sps, lps e peixes, passo desde já a explicar o que se passa, há algum tempo os peixes começaram a ficar com uns pontos nas barbatanas e alguns com os olhos brancos opacos, retirei os peixes do aquario para um de quarentena com cobre e os mesmos melhoraram, passado uns tempos voltei a colocá-los no aquario principal mas na sump, isto pk queria adquirir mais alguns peixes e para evitar o stress de ter peixes no aquario a reclamar território. Até aqui tudo bem, peixes antigos na sump em bom estado, peixes novos colocado no aquario principal passados uns 4 ou 5 dias começaram a ficar cheios de pontos olhos opacos alguns e outros com algum veludo a volta do corpo.
Solução, retirei os peixes do aquario principal é coloquei-os num aquario de quarenta com cerca de 100 Lts com cobre e os peixes começaram a melhorar. Até aqui a coisa corria bem.
Ou seja peixes mais antigos na sump e em bom estado, peixes mais recentes em quarenta com cobre a melhorar já quase sem pontos e a comerem todos bem.
Este sábado fui mergulhar e trouxe água do mar como é hábito e fiz uma muda de água de 10% do aquario principal ou seja 60lts e aproveitei e com a água que retirei do aquario principal fiz uma muda de 20 Lts no aquario de quarenta.
Pois é, qual é o meu espanto no domingo tinha dois dos peixes com um olho lixado e todos eles com a respiração ofegante. Fiz uma muda de água de 20 Lts agora com água nova e hoje a coisa parece estar melhor.
A conclusão a que chego é que tenho alguma praga no aquario principal que assim que lá coloco peixes se agarra aos mesmos e os contamina. A ideia era fazer uma quarentena de 3 semanas até dia 6 de janeiro, mas se alguém tiver alguma ideia de como resolver o problema força.
Neste momento aquario principal só tem corais e 3 camarões 1 estrela e 1 holonturia.
Sump tem os peixes antigos todos em bom estado e aquario quarentena com peixes com cobre.