Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Controlador de PH e ORP barato demais ?

Controlador de PH e ORP barato demais ?

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 77
Olá,

Encontrei estes controladores ( http://www.top-messtechnik.com/jtlshop/ ... 0&lang=eng ) de PH e ORP na net, tendo enviado um email à loja para saber se eram compatíveis com água salgada, ao que me responderam que sim. No entanto parecem-me baratos demais comparativamente a controladores singulares ( só de PH ou de ORP ) cujos valores em outras lojas online rondam os 200/300 euros cada.
Já alguém usou algum destes ? As sondas desgastam-se muito depressa ?
Lá por fora e cá dentro usam muito o AmericanPinpoint no entanto com a valorização do dollar estão a ficar demasiado caros.

Obrigado desde já,
António
Imagem

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Tenho um desses e é porreiro.
Mas comprei mais barato se me lembro

Sent from my iPhone using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Tenho cá e como não estou a usar se quiseres experimentar diz. Não tenho é sondas

Sent from my iPhone using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Obrigado pela oferta Rui. Diz-me uma coisa, relativamente às sondas elas mantêm-se precisas ou têm-se de estar sempre a calibrar ? Pelas imagens não sei se a embalagem vem ou não com um suporte para as sondas. Já agora as sondas têm de ser desta marca ou podem ser quaisquer desde que tenham o mesmo tipo de ligação ? (BNC?)
A minha ideia era usar o controlador de PH para evitar um possível acidente com o kalk no reservatório de reposição e não para controlar CO2 num reactor de cálcio ) pois no outro dia tinha a bomba de reposição da tunze elevada demais ( para evitar os resíduos do fundo ) e lá se fez uma grande sifonagem despejando imensa água com kalk no aquário mesmo após a bomba ter parado =)) ... é o que dá a desatenção ...
A parte do controlador de ORP é porque tenho ali um ozonizador ( fraquinho ) parado e queria ver se o punha a trabalhar :).

António
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 315
Boas!

Já tive um controlador desses, comprado nessa mesma loja e sempre funcionou bem...como todos os controladores, de tempos a tempos tens de calibrar as sondas!!

Creio que todas as sondas com ficha bnc, serão compatíveis...mas as que vinham com isso não são más de todo!!

Agora estás a fazer reposição de kalk, com uma bomba com mais de 2l/h??

Sabes que o método de reposição com Kalk tem de ser pinga pinga...

Cumps

Olá Pedro,

A ideia da reposição da água evaporada juntamente com o kalk até estava a correr bem até ter mudado o reservatório e ter movido o suporte onde está a sonda ( quando vieres cá logo vês como isto está montado ) além de me ter esquecido do efeito sifão.
A ideia da reposição com a bomba da tunze do osmolador ( tenho ali uma bomba de reserva quando esta der o berro ) é para não andar com mais um reactor de kalk na sump ou o garrafão a pingar. Vi em vários sites que há quem use este método como por exemplo no site do BRS TV ( https://www.youtube.com/watch?v=KSsdxuWY0T8 ) para repor a água ao mesmo tempo que o kalk. Também se pode ajustar a bomba para reduzir o caudal que deita para a sump mas ainda não fiz isso. O melhor era mesmo o que me disseste, uma bomba peristáltica, mas isto não dá para tudo e tenho de fazer opções.

António
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501

Boas António

Mete isso com peristáltica de um canal!

Há ai peristalticas de um canal na Ebay a 15€! Colocas isso com um relógio e está feito.

A bomba do tunze osmolator vai agarrar, é uma questão de tempo, são boas mas não aguentam kalkwasser indefinidamente.

Senão queres colocar um reactor, é a forma mais económica e não precisas de controlador de pH.

A sinfonagem é fazeres uma curva com 80 cm de altura na ligação da bomba ao aquário.

De qualquer forma se optares por pelo controlador, aquele que mostraste funciona perfeitamente, e as sondas... são como as outras.. :) de vez em quando devem-se calibrar.

Cps
Gil

Olá Gil,

Tinha ideia das peristálticas serem por volta dos 70 a 100 euros, por 15 é ja a seguir como dizia o outro.
Eu sei que mais cedo ou mais tarde a tunze vai dar o berro. Por isso a tinha colocado acima do fundo para evitar apanhar aquele depósito, só que subi tanto que ficou acima da saída do tubo e por isso fez o tal sifão para a sump :D quando não estava a ver.

António
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501

Voltar para Discussão Geral