Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Reactor de calcio vs balling

Reactor de calcio vs balling

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 04/fev/2016, 01:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Bem tenho lido sobre os dois metodos e sinceramente ambos parecem ter as suas vantagens... Contudo o reactor de calcio hoje é muito menos usado.

Nunca tendo eu usado os dois metodos e apesar de perceber que á vantagens e desvantagens tanto num como em outro, pergunto as opiniões dos users de qual usam e o porque de terem optado por esse.

Sendo um aquario nano que andará a volta dos 140 litros estou virado para um reactor de calcio. Mas o facto de ser cada vez menos usado deixa-me a pensar no porque. Opinioes precisam-se.

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Olá Hugo...
com essa litragem até te "safas" só com kalk... nem precisas de balling ou reactor.
Aliás, reactor ai é a pior escolha a nivel de espaço que ocupa e custo inicial.

É uma litragem pequena e mesmo que enchas o aqua de sps vais desenrascar muito bem só com kalk ou então apenas a doseares CA e KH manualmente. Mais tarde e com necessidade podes adicionar uma doseadora.

Reactor é muito bom e tem enumeras vantagens... mas normalmente é usado em sistemas maiores (diria acima de 600/700 litros) ou em aquarios em que a demanda de KH/CA/Mg seja bastante grande.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Muito obrigado marco pela tua opinião e ajuda.

Realmente o aquário é pequeno mas a ideia e ser Full sps com acroporas. Mas realmente e uma litragem pequena...

Grato pela ajuda ;)

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Marco

No teu entender, quando é que o bailing(KH,CA) deixa de ser sustentavel e passa a ser melhor ter um reactor?

abc

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Olá Pedro,
Não existe uma resposta certa. Tudo tem a ver com o equilibrio/crescimentos do aqua, a capacidade dos teus depositos de balling e o tempo que perdes em preparar os liquidos e repo-los nos reservatórios.

Com o aumento da demanda os liquidos vão-se num instante... e o pessoal começa a falhar ao não repor os liquidos a tempo, ou acaba um e o outro ainda tem etc. Isso tende a escalar e gerar desiquilibrios ou mesmo esquecimentos por vezes fatais.

No meu caso por exemplo não me importo de repor os liquidos 1x a cada 5, 6 semanas face ao que tenho agora de consumos. Se fosse a cada 2 semanas se calhar já me aborrecia um pouco :-\ ...

Isto depois também joga com a quantidade de corais que tens vs capacidade de crescimento ou de colocar mais corais. Dai que balling se torne bastante chato num aqua grande e que tenha grande demanda, porque tens de repor as soluções muitas vezes e torna-se uma carga a mais na manutenção do aqua.

Para o sistema de reactor o que precisas?

Reactor, kalk?

Por acaso é um sistema que nunca entendi.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501

Boas Pedro

Precisas:
Reactor de Cálcio
Boa media com cálcio, kh, magnésio e algumas ainda tem outros elementos
Garrafa de CO2 de 2kg a 10kg, consoante a capacidade do aquário, quantidade de SPS e a frequência que a ponderas encher
Manómetros
Controlador pH e respectiva sonda
Electroválvula
Alimentação do reactor pode ser por gravidade ou com uma pequena bomba acessória

Grupo: Utilizadores Mensagens: 309
E no caso do reator de kalk? Também tenho procurado.
O que percebi foi que tinha o cálcio, e depois a bombinha a agitar a pedrinhas e por lá passava a água de osmose a quando da reposição certo?

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501

Boa tarde André

No Reactor de Kalkwasser, podes montar de várias formas, a melhor mesmo é a agua da reposição entrar no reactor de Kalk e sair para o aquário, há um segundo esquema em que podes pôr um Bypass com uma electrovalvula com relógio, para que só entre kalk no sistema em determinado horário e fora desse periodo entra no aquario a agua de reposição directamente do deposito de reposição de agua doce.

Basicamente o que precisas é só mesmo o reactor de kalkwasser, sistema de reposição automático de água e hidróxido de cálcio ( é um pó). As pedrinhas é no reactor de cálcio :)

As alternativas a este sistema, normalmente dão cabo das bombas, exigem manutenção, portanto a compra do reactor de kalk é sempre um bom investimento.

Eu mantenho o reactor de cálcio e o reactor de kalk 24h/dia e a funcionarem em simultaneo sem alterações significativas de pH, já que um compensa o outro nesse aspecto.

Um aspecto importante em caso de funcionamento em simultaneo, é não colocar a saida de água de ambos muito perto para evitar precipitação.
Editado pela última vez por Gil Miguel em 04/fev/2016, 15:55, num total de 1 vez.

Grupo: Fundadores Mensagens: 755

Pedro Alves Escreveu:
Marco

No teu entender, quando é que o bailing(KH,CA) deixa de ser sustentavel e passa a ser melhor ter um reactor?

abc

Na minha experiência, num aquário cheio de sps, a partir de 600-800L.
Embora por vezes, possa ser difícil de acertar os valores em aquários pequenos com essa litragem. A partir de 1000L penso que o reactor de cálcio fica mais prático e barato a longo prazo.

Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Grupo: Utilizadores Mensagens: 309
Boa tarde André

No Reactor de Kalkwasser, podes montar de várias formas, a melhor mesmo é a agua da reposição entrar no reactor de Kalk e sair para o aquário, há um segundo esquema em que podes pôr um Bypass com uma electrovalvula com relógio, para que só entre kalk no sistema em determinado horário e fora desse periodo entra no aquario a agua de reposição directamente do deposito de reposição de agua doce.

Basicamente o que precisas é só mesmo o reactor de kalkwasser, sistema de reposição automático de água e hidróxido de cálcio.

As alternativas a este sistema, normalmente dão cabo das bombas, exigem manutenção, portanto a compra do reactor de kalk é sempre um bom investimento.

Eu mantenho o reactor de cálcio e o reactor de kalk 24h/dia e a funcionarem em simultaneo sem alterações significativas de pH, já que um compensa o outro nesse aspecto.

Um aspecto importante em caso de funcionamento em simultaneo, é não colocar a saida de água de ambos muito perto para evitar precipitação.

Hum obrigado Gil,
Neste momento temos balling, ainda estamos a acertar visto termos feito troca de aquário, andamos em boas tpas por causa de evitar que suba amonia (também não temos muitos peixes).
O reator de kalkwasser parece me interessante porque se este sistema criar o equilíbrio do anterior(também devido a muita coralina, que neste mal sei deixamos crescer) tinha grandes consumos de kh e baixa de ph, o que o reator iria contrabalançar, usando balling só para possíveis acertos de mg, e kh e cá caso os rijos se tornem reis e srs do aquário :)
Se disse alguma asneira elucida.
Cumprimentos

Viva

Parece-me complexo a montagem e afinação do reactor.

Quanto poderá custar +/- o custo inicial do sistema?

abc

Voltar para Discussão Geral