Ricardo Pinto Escreveu:
Nuno Lima Escreveu:
Olá Rui
Como sabes, fiquei com as tuas calhas chinesas, e não estou nada arrependido. O meu aquário tem 120x60x55 e com as duas calhas senti que tinha alguns espaços com sombra nas pontas, adicionei uma OR que coloquei no meio das 2 chinesas na perpendicular e posso dizer que tenho luz que chegue para SPS´s, as 3 calhas já estão a 100% nos dois canais, e vejo progressos.
Por isso pensa bem se justifica trocares para T5, uma vez que podes por mais uma ou duas calhas destas que faram o mesmo ou melhor, e a nível de consumos, penso que ficarás a ganhar....
abraço
Olá Nuno,
As 3 calhas a 100%? A que altura estão da superfície da água? Ainda estão com as lentes ou retiraste as lentes? Pela minha experiência e pelas medições de PAR que fiz em vários aquários, acho que isso assim pode ser luz a mais.
Um abraço,
Olá Ricardo,
As Calhas estão precisamente a 26cm da superfície e as lentes são as mesmas, nunca mexi nas lentes.
No meu tópico podes confirmar as 3 calhas como estão expostas, antes estavam a 100% azuis e brancos a 60-70%, mas notava que algo faltava e aos corais também... lentamente fui aumentando e quando dei por ela, estava tudo a 100%.
Ao inicio as calhas estavam mais junto á superfície e notei que ao dar potencia, queimava as pontas dos corais, pelo menos me parecia... decidi subir, por 2 vezes, no total devo ter afastado uns 5-6cm, e agora com tudo a 100, os corais parecem outros.
Claro que os leds podem ter perdido alguma força, comigo já tem quase um ano.
No que toca ás diferenças da OR para as chinesas, a nível de potencia, as chinesas tem mais luz, de 48 para 55 leds fazem a diferença, mas as OR tem um tom de azul adicional (Royal Blue 450nm) que as chinesas não tem (pelo menos dá a parecer que não tenha, não noto diferença em nenhum led azul), que para mim fazem um azul muito bonito e penso que os corais gostam.
abraço