Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Decisões ... Decisões ... Opiniões precisam-se

Decisões ... Decisões ... Opiniões precisam-se

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas ;) ,

O que se passa é o seguinte ...

Tenho 3x Radion XR30 Pro Gen3 colocadas paralelamente ao meu aquário.

LEDS provocam um excelente efeito nas cores dos corais quando vistos de cima, mas como o meu aquário é para ver pela lateral precisei de adicionar um par de T5 80w para poder ter uma melhor distribuição de luz.

Agora ... ainda está bastante incompleto. Para ficar como quero tenho que adicionar mais uma Radion e colocar as quatro perpendicularmente à frente do aquário para além de adicionar mais 2x T5 de 80W para cobrir a trazeira do aquário.

A soma disto tudo dará cerca de 920W em iluminação por cima do aquário.

Olhando para este consumo, consigo colocar uma calha T5 10x 80W e com o preço da venda das Radion suporto 5 ou 6 anos de lâmpadas T5 ...

Com isto ficaria com um consumo de cerca de 800W contra os 920W.

O dilema prende-se ... O QUE FAZER????

Opiniões precisam-se.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Nem comento... Hahaj mas tenho uma coisa para te dizer... T5...

Beijinho e bom ano... :) :)

Enviado do meu SM-N910F através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Se gostas dos leds e estás satisfeito a diferença de 120W (aproximadamente 13%) não me parece compensar a mudança...

Já pensaste em mudar a disposição das radeon colocando-as na perpendicular à linha de comprimento?

Abraço

Grupo: Fundadores Mensagens: 755

As radion estão a trabalhar no máximo?
Provavelmente se tiveres 4 ou 5 radion não precisam de estar a 100%.
No entanto, concordo contigo. O preço de 4 ou 5 ecotech radion ultrapassa o custo de uma sunpower + lâmpadas, quer no investimento inicial, quer a médio prazo.

Não percebi muito bem porque não foste para as calhas chinesas desde o início. Honra te seja feita, tu foste um dos primeiros aqui no fórum a dizer que as calhas funcionam. E tinhas toda a razão :lol:

Por isso, na minha opinião, a indecisão seria acrescentar mais calha de Leds chinesas (ou até eventualmente trocar todas as calhas por chinesas) ou então colocar t5.
Está mais que visto que com qualquer uma das soluções ficas bem servido, tanto os Leds como as t5 têm provas dadas.

Pessoalmente, prefiro os Leds. Estou com taxa de crescimentos como nunca tive com t5. A desvantagem dos Leds é que algumas cores, como os rosas sao mais difíceis de conseguir. Em contrapartida, azuis, roxos, verdes e (porque não) castanhos ( :mrgreen:) crescem desalmadamente.
O truque com os Leds, no meu entender, é ter uma boa distribuição de Leds sobre a superfície do aquário e evitar sombras entre as calhas. Senão a luz não fica uniforme e o crescimento dos corais parece que fica atrofiado.

Um abraço

Ps: pelas últimas fotos... Os teus corais parecem estar muito bem e com boas cores. Quando estive aí também estavam espectaculares. Porque queres mudar se está tudo a correr bem?
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Grupo: Utilizadores Mensagens: 266
Olá Rui.

Ainda não tenho conhecimento suficiente e experiência em leds para poder opinar.
De qualquer forma ainda vejo tanta discussão sobre os leds e o pessoal a aplicar T5 para apoio, e dado que as T5 já não têm mais nada para provar pessoalmente nem exitei.

O preço que paguei por a calha que tenho, até ao diferencial de umas boas calhas leds, deve dar me para uma boa temporada de manutenção e consumo.

Vejo também o pessoal a assumir a escolha de leds como um desafio, pessoalmente, neste momento o meu desafio é ganhar experiência e estabilidade do meu sistema.

Não estou de todo arrependido e quando esta se acabar vou comprar outra, mas nova :D :D Penso eu de que ... ;) :D

Abraço e um bom Ano Novo para todos.
Cumprimentos

Paulo Cunha

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Chinesas nisso tudo .....
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas ;) ,

LEDS provocam um excelente efeito nas cores dos corais quando vistos de cima, mas como o meu aquário é para ver pela lateral precisei de adicionar um par de T5 80w para poder ter uma melhor distribuição de luz.

Agora ... ainda está bastante incompleto. Para ficar como quero tenho que adicionar mais uma Radion e colocar as quatro perpendicularmente à frente do aquário para além de adicionar mais 2x T5 de 80W para cobrir a trazeira do aquário.

Olhando para este consumo, consigo colocar uma calha T5 10x 80W e com o preço da venda das Radion suporto 5 ou 6 anos de lâmpadas T5 ...

Opiniões precisam-se.

Abraços,
Rui

Viva Sr. Rui,

Se me permite, existe um erro nos cálculos. Se não me engano, o consumo das Radion inclui a PSU.
No seu calculo de uma Sunpower, só está a contabilizar o consumo das lampadas. Tem que contabilizar também os transformadores.
Em relação ao controlo perde-se?

Cump

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Olá Rui
Como sabes, fiquei com as tuas calhas chinesas, e não estou nada arrependido. O meu aquário tem 120x60x55 e com as duas calhas senti que tinha alguns espaços com sombra nas pontas, adicionei uma OR que coloquei no meio das 2 chinesas na perpendicular e posso dizer que tenho luz que chegue para SPS´s, as 3 calhas já estão a 100% nos dois canais, e vejo progressos.
Por isso pensa bem se justifica trocares para T5, uma vez que podes por mais uma ou duas calhas destas que faram o mesmo ou melhor, e a nível de consumos, penso que ficarás a ganhar....
abraço

Grupo: Fundadores Mensagens: 755

Nuno Lima Escreveu:
Olá Rui
Como sabes, fiquei com as tuas calhas chinesas, e não estou nada arrependido. O meu aquário tem 120x60x55 e com as duas calhas senti que tinha alguns espaços com sombra nas pontas, adicionei uma OR que coloquei no meio das 2 chinesas na perpendicular e posso dizer que tenho luz que chegue para SPS´s, as 3 calhas já estão a 100% nos dois canais, e vejo progressos.
Por isso pensa bem se justifica trocares para T5, uma vez que podes por mais uma ou duas calhas destas que faram o mesmo ou melhor, e a nível de consumos, penso que ficarás a ganhar....
abraço

Olá Nuno,

As 3 calhas a 100%? A que altura estão da superfície da água? Ainda estão com as lentes ou retiraste as lentes? Pela minha experiência e pelas medições de PAR que fiz em vários aquários, acho que isso assim pode ser luz a mais.
Um abraço,
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas ;) ,

Opiniões precisam-se.

Abraços,
Rui

Boas, visto que tens o sistema apex, porque não complementar o resto com leds chineses, 2 ou mesmo 3 se usares todas na perpendicular, e assim continuas com um sistema de iluminação automático.

Ou então vendes isso tudo e compras 3 lumenarc hqi, hehehehehehe.

Abraços,

Ricardo Pinto Escreveu:
Nuno Lima Escreveu:
Olá Rui
abraço

Olá Nuno,

As 3 calhas a 100%? A que altura estão da superfície da água? Ainda estão com as lentes ou retiraste as lentes? Pela minha experiência e pelas medições de PAR que fiz em vários aquários, acho que isso assim pode ser luz a mais.
Um abraço,

Olá Ricardo,
As Calhas estão precisamente a 26cm da superfície e as lentes são as mesmas, nunca mexi nas lentes.
No meu tópico podes confirmar as 3 calhas como estão expostas, antes estavam a 100% azuis e brancos a 60-70%, mas notava que algo faltava e aos corais também... lentamente fui aumentando e quando dei por ela, estava tudo a 100%.
Ao inicio as calhas estavam mais junto á superfície e notei que ao dar potencia, queimava as pontas dos corais, pelo menos me parecia... decidi subir, por 2 vezes, no total devo ter afastado uns 5-6cm, e agora com tudo a 100, os corais parecem outros.
Claro que os leds podem ter perdido alguma força, comigo já tem quase um ano.
No que toca ás diferenças da OR para as chinesas, a nível de potencia, as chinesas tem mais luz, de 48 para 55 leds fazem a diferença, mas as OR tem um tom de azul adicional (Royal Blue 450nm) que as chinesas não tem (pelo menos dá a parecer que não tenha, não noto diferença em nenhum led azul), que para mim fazem um azul muito bonito e penso que os corais gostam.

abraço

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Rui não tendo de todo a melhor experiencia e não sendo a melhor ajuda, as contas que tens estado a fazer eu tambem já as fiz e sinceramente deixou-me a pensar se realmente os leds seriam a opção mais economica. Talvez a longo prazo o sejam mas a curto medio prazo ainda não chegaram lá.

Se for nas calhas chinesas o custo inicial já se compara mais ás t5 e ai talvez ate compense ter os leds. O desafio de fazer crescer corais com uma nova tecnologia.

Mas pessoalmente tendo um aquário como o teu , de grande tamanho nunca faria experiencia e queria certamente uma coisa mais estável e que me desse mais prazer do que dores de cabeça.

Por acaso ttou a pensar regressar aos aquários (nano) e pensei ainda numa radeon mas pesando depois o resto a duvida permanece e provávelmente vai permanecer mesmo ate ao ultimo momento.

Cumprimentos e boa aquarofilia

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

Obrigado a todos pelos comentários.

Entretanto apareceu uma boa oportunidade de comprar mais duas radion e com isto fechei o tema ...

Neste momento tenho 5 radion em cima do aquário.

Abraços,
Rui

Sent from my iPhone using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Nuno Lima Escreveu:
Ricardo Pinto Escreveu:
Nuno Lima Escreveu:
Olá Rui
abraço

Olá Nuno,

Um abraço,

Olá Ricardo,
As Calhas estão precisamente a 26cm da superfície e as lentes são as mesmas, nunca mexi nas lentes.
No meu tópico podes confirmar as 3 calhas como estão expostas, antes estavam a 100% azuis e brancos a 60-70%, mas notava que algo faltava e aos corais também... lentamente fui aumentando e quando dei por ela, estava tudo a 100%.
Ao inicio as calhas estavam mais junto á superfície e notei que ao dar potencia, queimava as pontas dos corais, pelo menos me parecia... decidi subir, por 2 vezes, no total devo ter afastado uns 5-6cm, e agora com tudo a 100, os corais parecem outros.
Claro que os leds podem ter perdido alguma força, comigo já tem quase um ano.
No que toca ás diferenças da OR para as chinesas, a nível de potencia, as chinesas tem mais luz, de 48 para 55 leds fazem a diferença, mas as OR tem um tom de azul adicional (Royal Blue 450nm) que as chinesas não tem (pelo menos dá a parecer que não tenha, não noto diferença em nenhum led azul), que para mim fazem um azul muito bonito e penso que os corais gostam.

abraço

Ola Nuno.

Juntando o fatores, altura do aquario, essas calhas, potencia a que tens os leds e a altura a que tens as calhas, eu pediria um medidor de par a alguem para ver isso. Pois parece me claramente excessivo. Mas de fato so medindo.

Para 170 tenho 3 calhas ( vai levar a 4') O.R., com os azuis a 75/80 e os brancos a 65/70 e a 40cm da coluna de agua.
E minha opiniao, foi quando os corais se deram melhor, mais cores, mais crescimentos e zero algas.

Nao se esquecam que aos nossos olhos a luz emitida pelos leds é muito inferior à emitida pelas t5, mas depois medidondo o par é muito superior.

Abc

Nuno Ribeirinho Escreveu:

Ola Nuno.

Juntando o fatores, altura do aquario, essas calhas, potencia a que tens os leds e a altura a que tens as calhas, eu pediria um medidor de par a alguem para ver isso. Pois parece me claramente excessivo. Mas de fato so medindo.

Para 170 tenho 3 calhas ( vai levar a 4') O.R., com os azuis a 75/80 e os brancos a 65/70 e a 40cm da coluna de agua.
E minha opiniao, foi quando os corais se deram melhor, mais cores, mais crescimentos e zero algas.

Nao se esquecam que aos nossos olhos a luz emitida pelos leds é muito inferior à emitida pelas t5, mas depois medidondo o par é muito superior.

Abc

Olá Nuno Ribeirinho
Obrigado pela tua mensagem, eu já andei a ver se conseguia um medidor PAR mas não está fácil... Não sei quem tem e que possa disponibilizar ou vir cá fazer testes....
Acredito que possa causar alguma impressão, mas isto foi levado muito devagar, e os corais estão otimos, sei que sou suspeito, mas quem costuma vir a minha casa, o Carlos Amorim sabe o que estou a dizer... E posso adiantar mais uma coisa, dentro de mais algum tempo estou a por outra calha.

abraço

Grupo: Utilizadores Mensagens: 230
Nuno Lima Escreveu:
Nuno Ribeirinho Escreveu:

Ola Nuno.

Abc

Olá Nuno Ribeirinho
Obrigado pela tua mensagem, eu já andei a ver se conseguia um medidor PAR mas não está fácil... Não sei quem tem e que possa disponibilizar ou vir cá fazer testes....
Acredito que possa causar alguma impressão, mas isto foi levado muito devagar, e os corais estão otimos, sei que sou suspeito, mas quem costuma vir a minha casa, o Carlos Amorim sabe o que estou a dizer... E posso adiantar mais uma coisa, dentro de mais algum tempo estou a por outra calha.

abraço

Boas Nuno

As or também são chinesas. E a potência das calhas são as mesmas. Embora uma tenha mais leds que outra eles não estão na sua potência máxima, isto é são leds de 3w mas na realidade estão a volta dos 2,18w num caso e 2,5 noutra.
Acho, e por isso na altura optei pela or, que pelo facto das or não ter o vidro a frente acabam por dar mais luz. Além disso têm os leds ligeiramente mais afastados, que cobrem uma área um pouco maior. Se souberes quem tenha um medidor PAR aqui na nossa zona avisa que também gostava de medir cá em casa

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Boas.
Nuno Lima, 4 ? É lá!!! :) acho muito, mas desde que o corais reagam bem, é o que interessa.

Ricardo,
Correto as evergrow estao "cortadas" a 2w e sao na mesma 120w

Penso que o Carlos Mota tem um medidor. :)

Abc

Voltar para Discussão Geral