Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Test salifert de Iodo dá leitura errada!

Test salifert de Iodo dá leitura errada!

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 55
Localização: Lisboa
Boa tarde a todos,
Sem querer arranjar confusões porque para isso já chega o senhor covid 8-} aproveito este excelente sitio para relatar a situação.
Há 3 anos mais ou menos decidi subir o iodo para 0,06 porque parece ser o parâmetro adequado... ou seja... quando tudo está bem queremos sempre melhorar, neste vicio =))

Fui aumentando a dosagem de iodo ao longo dos anos e medindo com frequência com o teste da SALIFERT. O meu espanto é que a cor que apresentava na proveta era sempre incolor, mesmo vendo "atravessado" em relação ao papel.

Decidido aumentar para 0,06 que corresponde à 3ª cor do test, fui incrementado iodo ao longo destes 3 anos.

Há algumas semanas atrás todos os SPS começaram a branquear lentamente, tão devagar que o mesmo coral num lado crescia quase ao mesmo ritmo que morria no lado oposto. Primeiro a Red Dragon depois as Echinatas, milepora até mais tarde as montiporas e as montiporas digitatas. No geral, uma descoloração total de todos os corais, excepto os LPS, eufilias, anemona e zhoanthus.

Há 3 semanas recebi o resultado do Tes Lab da Marinlab e apesar de do TES DA SALIFER APRESENTAR A 1ª COR 0,01 o resultado do Marinlab foi 0,5380 mg/l.

Conclusão: Não confiem no test Salifert.

Abraço
António Silva
Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.
Abraço
António


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 55
Localização: Lisboa
Continuação
Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 55
Localização: Lisboa
Continuação
Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.
Abraço
António


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá António,

Pois, há muito que se sabe que esse teste não é fiável.

Há alguns testes (ex. sílica, iodo ), que só com ICP.

Lamento a tua perda; quando isso tiver normal, passa aqui para repovoares isso.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Idade: 55
Localização: Lisboa
Olá César, e eu a pensar que estava a dar uma novidade ao pessoal do vicio =))

Acabei por fragmentar vários corais e só perdi 3 ou 4... não foi tão grave assim, mas obrigado na mesma, aliás a tua Echinata foi a primeira a recuperar :D está outra vez bastante bonita.

Abraço
Abraço
António


Voltar para Discussão Geral



cron