Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados Chelmon Rostratus - Pasta

Chelmon Rostratus - Pasta

Fórum para discussão e identificação de peixes, corais e invertebrados. O que colocar, quando colocar, compatibilidade, alimentação, doenças, comportamento e condições de manutenção.
Mensagem 05/jun/2013, 14:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Boas Pessoal,

Farto das aiptasias que me andam pra lá a germinar na Rocha, decidi arranjar um Chelmon para ver se as limpa!
Agora o problema é manter o rapaz a comer depois de terminar as aiptásias(e se ele decidir pegar nelas)... Li pela net fora, alguns relatos sobre Chelmons a comer reef paste e Masstik(que é parecido com reef paste), e baseado num artigo muito bom do Pedro Nuno Ferreira direcionado para zanclus, decidi recriar a pasta mas desta vez para Chelmons.

Os ingredientes:
- Artemia Congelada;
- Mysis congelada;
- Golden Pearls(Para quem não sabe é utilizado como substituito de artémia recem eclodida para alguns propositos);
- Alga Noori;
- Farinha de trigo tipo 55 sem levedantes;
- Flocos ON PrimeReef.
- Extracto de alho(?)

O Objectivo é criar uma pasta que tenha consistensia suficiente para ficar pegada na Rocha.
Hoje vou fazer a primeira e depois deixo impressões e detalhes. Para já as medidas serão a olho.

Experiências neste dominio são bem vindas!

Abraço.

Mensagem 05/jun/2013, 14:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas amigo ....

Como sabes tenho um chelmon há uns meses no meu aquário , devido aos galifões que la tenho a artémia que ele apanha é pouca ou nenhuma , como tal e depois de o passar para um aquário sozinho para o alimentar , descobri que ele é louco por comida da Ocean nutrition , mais especificamente a Angel Formula ...

Ficas ai com mais uma dica , a consistência da comida é mais ou menos a que dizes é tipo pasta ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 05/jun/2013, 17:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Ok Amigo Paulo,

Desconhecia esta comida da ON, achava que era congelada e pronto, mas parece mais pastosa(depois de descongelada)!
Vou ver se consigo que ele pegue na minha e depois experimento esta!

Abraço.

Mensagem 05/jun/2013, 19:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas Nuno,

Tive a felicidade de me calhar um Chelmon "Duracell" que fez o 1º aniversário no passado dia 23 de Fevereiro de 2013.

No início limpou as aiptásias e as majanos, e foi mantido com alimento congelado diário da TMC (Artémia, Mysis e Krill) durante cerca de um ano. Agora mais recentemente e devido à influência da comida no nível de fosfatos, testei as três opções e as que ele mais gostou foi a Artémia, seguida de Mysis. O Krill não ataca tanto. Então tenho dado diária e alternadamente um cubo de artémia e de mysis.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 05/jun/2013, 22:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Obrigado Artur,

O teu até noori come :)
Deixa ver se isto acalma que o desjardini anda a implicar com o rapaz... Hoje não comeu nada mas assim que se desvia do cantinho dele lá vai o outro... Vou ver se amanhã isto está mais calmo e ele começa a comer.

Abraço.

Mensagem 06/jun/2013, 00:42

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Interessante tópico!!!

Mais alguém com outras comidas em que o chelmon pegue?


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 07/jun/2013, 11:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Evoluções...

Lá fiz a pasta e ele no 1º dia não lhe tocou, mas estava a ser vitima de bulliyng, por parte do desjardinii e ontem já com menos intensidade, lá comeu qualquer coisa. Vi-o a comer artémia e a bicar na bomba de circulação alguma coisa que lá estava presa.
Depois disso tentei a pasta, mas não a deixei tão rigida quanto pretendia...os outros comem a pasta que nem uns galifões e ele bicou um bocadito ou outro, mas nada de especial.

A maior dificuldade que vejo de momento é ainda a timidez e a falta de adaptação, nota-se que ainda está muito timido, se bem que ontem já me bicou comida das mãos :P
Os outros são mais rápidos e atiram-se á comida primeiro enquanto ele espera que ela chegue até junto dele(este já era um problema que eu conhecia).

Agora vou esperar que ele esteja melhor adaptado e ver se o consigo deixar a comer mais coisas. Provavelmente vou arranjar um cone de comida, para ele se entreter, tendo em conta o tamanho do bico consegue chegar a sitios que outros não chegam(isto parece um cliché...).

Vou actualizando.

Mensagem 07/jun/2013, 11:05

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Boas Nuno!!! :ymapplause:

E um vidiozito? Isso é que era!

Mensagem 07/jun/2013, 11:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Vou ver se consigo fazer hoje quando chegar a casa!

Abraço.

Mensagem 07/jun/2013, 16:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 236
Idade: 31
Localização: Lisboa
É esta espécie que te falei ao telefone. São bastante giros, gosto bastante
Cumprimentos
Tiago Rocha

Mensagem 08/jun/2013, 09:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
Olá Nuno,

Essa pasta que fizeste congelas? Quanto tempo aguenta na água quando descongelada? Se puderes mete ai a receita com as quantidades quando achares que está no ponto sff. Parece-me uma ótima solução. Tenho feito uma comida para os meus mas sem farinha com:

choco
lulas
polvo
espinafres
bróculos
camarão
flocos da ocean nutricion
granulado( de uma marca que não me lembro)

Eles adoram, mas na água desfaz-se toda quando descongelo. Se se conseguisse uma forma de transformar isto numa placa que aguentasse nem que fosse 2 minutos era 5*

Abraço

Mensagem 10/jun/2013, 01:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 4
Idade: 57
Localização: Oeiras
Boas a todos,
Trouxe o meu Chelmon rostratus da Aquahobby ontem. Há mais de uma semana que o andava a namorar. Tinha-o visto na loja mas na altura engolia mysis que de seguida os deitava fora, ou pelo menos não engolia tudo. Ontem vi-o a na loja a comer artémia e por isso o trouxe. Já em casa, e não mais de uma hora depois de o trazer, já comia artémia. Como está em quarentena (pois é assim que faço com todos os peixes que entram no sistema), espero que se habitue a outras comidas. Hoje já comeu artémia pela manhã. Ao almoço deixei uma concha de mexilhão atada a uma pedra. Andou às voltas mas não o vi bicar. Quando cheguei a casa, à noite lá estava a concha mas no mexilhão não parecia ter tocado. Cortei o mexilhão em pedaços pequenos e lá comeu. Depois dei mais um pedaço de amêijoa que trouxe fresca da peixaria, cortada em pedaços muito pequenos e lá comeu. Parece que está a gostar da amêijoa. Amanhã alternarei entre artémia e amêijoa. Já me preveni e cortei mais meia dúzia de ameijoas em pedaços muito pequenos que congelei em doses pequenas para os próximos dias.
Há quem ligue a pasta (artémia, mysis, ameijoa, camarão, mistura de flocos e outras comidas secas e vitaminas) com gelatina (sem sabor), mas também há quem ache que a gelatina não é digestiva. Ao que parece isso acontece com os anjos que comem a Angel Formula da Ocean Nutrition… Mas os Chelmon poderão ter um sistema digestivo diferente de maneira que a gelatina possa ser inócua para eles. Por enquanto não arrisco e não pretendo utilizar gelatina para fazer uma pasta para dar ao meu Chelmon. Nem dou a tal comida para anjos da Ocean Nutrition apesar de já lhe ter dado um pouco e parece gostar.
Sei que é um peixe difícil mas a vida não teria gosto se não enfrentássemos desafios…
Vejam estes link que têm óptimas ideias para alimentar o Chelmon rostratus.
http://www.youtube.com/watch?v=LtDSqCg8FFI
http://www.youtube.com/watch?v=m_b_SYw4a4A
http://www.youtube.com/watch?v=SJ4D6zuLYgU
http://www.youtube.com/watch?v=nH_MDa_VEj4
E este, em que foi feito um dispositivo, com uma rede, que permite ao Chelmon alimentar-se (pelo menos está em vantagem!) e os outros mais a “ver navios”:
http://www.youtube.com/watch?v=JBH0mQJ71fE
Este até de algas se alimenta!
http://www.youtube.com/watch?v=kmuEB8EXS1E
Sucessos a todos cuidando bem dos vossos Chelmon!

Mensagem 10/jun/2013, 10:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 43
Localização: Ourem
Boas eu tenho a felicidade de ter um tambem que ja a cerca de cinco meses que esta comigo e alimenta-se muito bem, para ja so tenho dado artemia e ele come muito bem.
Por norma dou comida seca primeiro e os poucos residentes do aquario alimentam-se e depois dou um cubo de congelada e o chelmon vem comer a minha mao o que e muito porreiro e como os outros ja comeram nao lhe costumam a fazer muita concorrencia apesar de ele ser quase o manda chuva do aquario, ate ao leucostern ele mete respeito quando chega a hora de comer.
Cumprimentos

Rui Vieira

VieiraSpot
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=902&start=60

Mensagem 10/jun/2013, 13:49

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Rui Vieira Escreveu:
Boas eu tenho a felicidade de ter um tambem que ja a cerca de cinco meses que esta comigo e alimenta-se muito bem, para ja so tenho dado artemia e ele come muito bem.
Por norma dou comida seca primeiro e os poucos residentes do aquario alimentam-se e depois dou um cubo de congelada e o chelmon vem comer a minha mao o que e muito porreiro e como os outros ja comeram nao lhe costumam a fazer muita concorrencia apesar de ele ser quase o manda chuva do aquario, ate ao leucostern ele mete respeito quando chega a hora de comer.


Epá Rui ...

O chelmon a meter em sentido o leucosternon?

Quero ver isso. Mete lá umas fotos ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 10/jun/2013, 13:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 43
Localização: Ourem
Ver se faço um video quando os tiver a alimentar os unicos que se chegam a comida e o Chelmon e o Ciganus o leucostern tem que se meter em sentido.
Cumprimentos

Rui Vieira

VieiraSpot
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=902&start=60

Mensagem 10/jun/2013, 14:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
É verdade Rui gaspar que eu ja vi , aquele chelmon come que nem um doido , nunca vi coisa igual ;) ;)

Enviado do meu GT-I9300, usando o Tapatalk 2.
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 10/jun/2013, 16:13

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Paulo Oliveira Escreveu:
É verdade Rui gaspar que eu ja vi , aquele chelmon come que nem um doido , nunca vi coisa igual ;) ;)

Enviado do meu GT-I9300, usando o Tapatalk 2.



Eu acredito ... não tou a pôr ninguém em dúvida ... quero é ver que deve ser um show lindo ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 10/jun/2013, 16:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Eu sei amigo ...

RUI VIEIRA ficamos a espera do video ;) ;)

Abraço

Enviado do meu GT-I9300, usando o Tapatalk 2.
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 10/jun/2013, 20:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 43
Localização: Ourem
Nao ha video para ninguem querem ver vem ca ver ao vivo. ;) ;)
Cumprimentos

Rui Vieira

VieiraSpot
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=902&start=60

Mensagem 10/jun/2013, 23:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Pa isso ja nos vai obrigar a levar o alicate para fragar o peixe ;) ;)

Enviado do meu GT-I9300, usando o Tapatalk 2.
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Próximo

Voltar para Peixes, Corais & Invertebrados