Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados AJUDA Zebrassoma Veliferum

AJUDA Zebrassoma Veliferum

Fórum para discussão e identificação de peixes, corais e invertebrados. O que colocar, quando colocar, compatibilidade, alimentação, doenças, comportamento e condições de manutenção.
Mensagem 12/jun/2013, 23:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade: 33
Localização: Carcavelos, Cascais
Para muitos será um choque eu ter um veliferum num aquario tão pequeno e eu percebo mas a verdade é que ele veio ha poucos dias e veio pequeno, quando cresecr já tem dono.

Em tão pouco tempo já me reconhece, aceita flocos e inclusive come á mão.

O problema é que tem num dos lados uma mancga branca grandinha parece uma ferida ou um fungo e parece-me que tambem esta a ganhar isso em pontinhos em mais sitios do corpo?

Sugestões e tratamentos??


Abraço e obrigado.

Mensagem 13/jun/2013, 00:53

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Miguel Pinto Escreveu:
Para muitos será um choque eu ter um veliferum num aquario tão pequeno e eu percebo mas a verdade é que ele veio ha poucos dias e veio pequeno, quando cresecr já tem dono.

Em tão pouco tempo já me reconhece, aceita flocos e inclusive come á mão.

O problema é que tem num dos lados uma mancga branca grandinha parece uma ferida ou um fungo e parece-me que tambem esta a ganhar isso em pontinhos em mais sitios do corpo?

Sugestões e tratamentos??


Abraço e obrigado.


Isso com uma foto é que era ...

Essa mancha é tipo bola de algodão? Se sim podes apanhar o peixe e com uma lâmina retirar.

De resto se o peixe está a comer ... deixa andar. Não faças TPAs bruscas ou mudanças e nada de novas entradas para ele não ter que dispender energia com nova adaptação.

Eles estando a comer a coisa acaba por se resolver por si se o surto não fôr muito grande.

Agora .... deves ter lido que os peixes crescem de acordo com o espaço que tem. Isso é completamente falso ok?

Não devias mesmo ter trazido o peixe tenha ele destino ou não. Qual foi a marca que estabeleceste? quando ele tiver com 10cm? 8? isso se calhar até já é demais.

Cuidado com as compras por impulso!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 13/jun/2013, 10:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade: 33
Localização: Carcavelos, Cascais
Obrigado Rui.

É exactamente isso que descreveste para ser um branco tipo algodão.
Mas ele esta cheio de vida e sempre com apetite.

Quanto à insconsciencia de trazer o peixe, eu sei que o espaço nao lhes limita o crescimento, e o meu aquário apesar de ter poucos litros tem bastante espaço para o bicho, é um aquário onde só ele vive e com muito pouca ou nenhuma poluição. Sinceramente fora o tamanho que ele ira atingir nao sei se há grande diferenca entre ter o veliferum pequeno ou como muita gente tem dois palhaços grandinhos e mais uns quantos gobios.



Mais uma vez obrigado!

Abraço.

Mensagem 13/jun/2013, 11:39

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Miguel Pinto Escreveu:
Obrigado Rui.

É exactamente isso que descreveste para ser um branco tipo algodão.
Mas ele esta cheio de vida e sempre com apetite.

Quanto à insconsciencia de trazer o peixe, eu sei que o espaço nao lhes limita o crescimento, e o meu aquário apesar de ter poucos litros tem bastante espaço para o bicho, é um aquário onde só ele vive e com muito pouca ou nenhuma poluição. Sinceramente fora o tamanho que ele ira atingir nao sei se há grande diferenca entre ter o veliferum pequeno ou como muita gente tem dois palhaços grandinhos e mais uns quantos gobios.



Mais uma vez obrigado!

Abraço.



Se ele está cheio de vida e apetite ... não te preocupes muito. Deixa andar ... Se essa bola de algodão te incomodar muito podes retirá-la com uma lâmina com o peixe cá fora.

O meu tristegus vinha cheio disso da loja e o Luís tirou-lhe o maior e eu depois cá em casa ainda tive que tirar mais dois ou três ...

Se ele está a comer bem deixa andar. O que podes fazer se quiseres é adicionar umas gotas de sumo de alho à comida para lhe estimular o apetite e o sistema imunitário.


Quanto ao resto ... olha deixei de ser velho do restelo.
Não te esqueças que peixes mais pequenos não tem tanta noção de territorialidade e poluem menos o sistema. Além disso não são colocados todos ao mesmo tempo e dão tempo ao sistema maturar para os suportar.

Mas é como digo ao meu filho mais velho (16 anos) ... Se os teus amigos se atirarem de uma ponte isso quer dizer que tu tb te vais atirar? ;)

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 13/jun/2013, 11:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade: 33
Localização: Carcavelos, Cascais
Mais uma vez obrigado Rui, vou ver isso do alho, compro um produto próprio ou mesmo improvisado em casa com um dente de alho?

Quanto ao peixe continuas com razão, vou continuar a observar com calma e ver se ele continua bem. Claro que não foi pelo facto de outros o terem feito, até porque penso que não há muitos malucos a testarem este tipo de peixes em nanos.

Vou tirar umas fotografias ou mesmo um vídeo para te dar uma noção do espaço que ele tem, eu também me preocupei um bocado ao principio mas como se adaptou tão bem e tão depressa deixei-o ficar. De acordo com o espaço envolvente perceberás que não parece nem apertado nem em modo vitrina de loja.

Desde que entrou o aquário está mais estável, farta-se de comer algas e tem um apetite como nunca vi nem em palhaços!


Abraço

Mensagem 13/jun/2013, 12:09

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Miguel Pinto Escreveu:
Mais uma vez obrigado Rui, vou ver isso do alho, compro um produto próprio ou mesmo improvisado em casa com um dente de alho?

Quanto ao peixe continuas com razão, vou continuar a observar com calma e ver se ele continua bem. Claro que não foi pelo facto de outros o terem feito, até porque penso que não há muitos malucos a testarem este tipo de peixes em nanos.

Vou tirar umas fotografias ou mesmo um vídeo para te dar uma noção do espaço que ele tem, eu também me preocupei um bocado ao principio mas como se adaptou tão bem e tão depressa deixei-o ficar. De acordo com o espaço envolvente perceberás que não parece nem apertado nem em modo vitrina de loja.

Desde que entrou o aquário está mais estável, farta-se de comer algas e tem um apetite como nunca vi nem em palhaços!


Abraço


Existem uns produtos mas para usares umas gotas parece-me caro. Embora possas ter sempre em casa que aquilo dura imenso.

Cuidado é se tens família pois tipicamente esses produtos tresandam mesmo a alho.

Improvisa. Agarra num dente de alho e esmaga. vais ver o sumo. Só precisas de uma ou duas gotas tb!

Isso põe fotos que é o que a malta quer. principalmente do ponto branco.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 13/jun/2013, 13:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade: 33
Localização: Carcavelos, Cascais
Editado pela última vez por Miguel Pinto em 13/jun/2013, 18:05, num total de 1 vez.

Mensagem 13/jun/2013, 14:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 236
Idade: 31
Localização: Lisboa
quais sao as medidas do teu aquario?
Cumprimentos
Tiago Rocha

Mensagem 13/jun/2013, 14:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade: 33
Localização: Carcavelos, Cascais
Estão no meu post mas são: 60 x 30 x 25.


Voltar para Peixes, Corais & Invertebrados