Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados Acanthurus Japonicus - Comportamento

Acanthurus Japonicus - Comportamento

Fórum para discussão e identificação de peixes, corais e invertebrados. O que colocar, quando colocar, compatibilidade, alimentação, doenças, comportamento e condições de manutenção.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 355
Idade: 43
Localização: Lisboa, Penha de França
Bom dia.

Tenho um novo habitante no meu aquário que descobri ser um pitbull...
Entrou no aquário e foi logo atacado pelo Leucosternon.
Apesar de ser mais pequeno que ele ao fim de dois dias virou-se a ele e digamos que se vingou.
E o Leucosternon não se aguentou...

Alguém tem este peixe?
Como se porta ele quando é adicionado algum peixe novo no aquário? (Tang ou não Tang)...
Alguém te estes dois no mesmo aquário?
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
Idade: 34
Localização: Benavente
Goncalo Zamith Escreveu:
Bom dia.

Tenho um novo habitante no meu aquário que descobri ser um pitbull...
Entrou no aquário e foi logo atacado pelo Leucosternon.
Apesar de ser mais pequeno que ele ao fim de dois dias virou-se a ele e digamos que se vingou.
E o Leucosternon não se aguentou...

Alguém tem este peixe?
Como se porta ele quando é adicionado algum peixe novo no aquário? (Tang ou não Tang)...
Alguém te estes dois no mesmo aquário?


Boas Gonçalo,

O que aconteceu foi perfeitamente normal entre os dois peixes.
Eu tenho o Leucosternon e foi o ultimo a entrar no meu aquario que ja tinha 2 zebrasomas e 1 hepatus e ele assim que entrou ficou o rei do aquario, mas agora dau-se todos bem.
Tu devias ter colocado os dois ao mesmo tempo e provavelmente isso ja nao acontecia, mas também convinha teres um aquario no mínimo com 400litros, nao sei se é o caso.
Agora se ja so tens o Japonicos vai ser difícil colocares outro Acanthurus sem haver brigas.

Cumpr
Carlos Resende


Grupo: Utilizadores Mensagens: 355
Idade: 43
Localização: Lisboa, Penha de França
Boas.

Tenho 800litros.

O problema é que o que já lá estava (leucosternon) é que levou.
Pelo que estive a ler o Japonicus é um pouco agressivo e poderei ter dificuldade até com outros peixes que não sejam cirurgiões. Era sobre essas experiências que queria saber...

A entrada do Leuxosternon até foi tranquila. Passei o Hepatus para a Sump uns dias e quando voltou correu tudo bem...

O prob é que ainda me faltam 2 Tangs que adoro. O Caeruleus e o Strigosus!!!
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
Idade: 34
Localização: Benavente
Pois mas mesmo com 800litros eles teimam em brigar. sao dois peixes muito difíceis e é preciso muita sorte.
Quanto a eles brigarem com outros nao da mesma espécie pode acontecer,eu coloquei um ciganus que trouxe do Mota e o Leocosternon começou logo a fazer o papel dele a proteger o territorio mas no dia a seguir ja nao lhe ligava.
Tem a ver com o peixe porque a quem tenho sorte e tem um peixe calmo ou entao compram um estressado do caraças.

Cumpr
Carlos Resende


Grupo: Utilizadores Mensagens: 33
Idade:
Localização: Sintra
Ola Gonçalo

A minha experiencia diz me o seguinte:
Tudo o que são zebrassomas ou Acanthurus tens que ter bastante cuidado e há que seguir umas regras:

1) São peixes bastante territoriais e agressivos em primeiro lugar....
2) Litragem do aquário bastante elevada com área maxima em m2 para teres muitos territorios e usar bastante rocha para criar os territorios e permitir esconderijos e lugares de fuga que permitam a peixes mais pequenos esconderem-se.
3) Acanthurus Sohal , Acanthurus Lineatus são os piores na questão das brigas pois são poligamicos e defendem harems de varias femeas ou seja estão preparados para defender areas grandes para a reprodução.
4) o Acanthurus Japonicus é conhecido por ser belicoso.
5) O Zebrassoma Veliferum pode ser uma peste das piores e ja tive um que fez a folha um flavescens bem maior....
4) Será sempre melhor ter 5 ou 6 especies diferentes que 5 ou 6 especies iguais...
5) Será sempre melhor ter 5 ou 6 especies diferentes que duas especies diferentes...( divisão da agressividade pelo dominante relativamente aos outros )
6) O pior será ter duas espécies iguais e de tamanhos muito diferentes...
7) O ideal será introduzir peixes novos em territorio desconhecido ao mesmo tempo.
8) Uma forma de poderem conhecer se e estabelecer hierarquias será arranjares um recepiente transparente furado grande e encostas em hang out ao fundo do aquario junto a um set de rochas e deixas uns dias até não haver displays de pancadaria.
8.5) Outra técnica será criar uma divisória de vidro presa com ventosas que permita a circulação de água mas que não deixe os peixes contactarem-se...
9) A Administração de comida deverá ser feita pelo aquario todo e não só numa area ( pode ser o territorio de alguem que não permitira que outros se alimentem ).
10) Estar sempre atento a lesões nos peixes e ao estado de magreza pois por vezes os dominantes impedem outros de se alimentar e nem se quer lhes infligem lesões mas matam nos por caquexia.

Um abraço
Tiago Tavares


Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
boas tenho um japonicus , hepatus , nigrifuscos e binotatus , depois casal de oceallaris e um centropyge eibli.

digamos que o meu japonicus manda no aquario pois anda sempre a enxotar os outros e a pica-los mas nada do outro mundo apenas um xega para la... a mostrar quem manda... foi o ultimo a entrar no aquario mas agora que vou passar para um maior vao entrar outros e nomeadamente um coerelius , depois digo-te como se portou...


Voltar para Peixes, Corais & Invertebrados