Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados Ajuda com Entacmae quadricolor

Ajuda com Entacmae quadricolor

Fórum para discussão e identificação de peixes, corais e invertebrados. O que colocar, quando colocar, compatibilidade, alimentação, doenças, comportamento e condições de manutenção.
Mensagem 15/jun/2013, 21:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 63
Idade:
Amigos,

A uns dias arranjei uma Anémona Entacmae quadricolor, venho pedir-vos ajuda sobre onde a colocar, ela ja se agarrou a uma rocha mas não abre por completo, nao sei se será da circulação forte.
Esta anémona requer circulação forte, média ou fraca, é que ja li em varias paginas na net desde circulação fraca a forte....
Abraço,
Ricardo Paula


Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Ola ricardo, em todos os meus aquarios tive quadricolores, e os melhores resultados que tive/tenho foi quando a coloquei numa rocha em que possa ter iluminaçao moderada, ou seja meio fundo/fundo, circulaçao média/fraca,
Mas acima de tudo sempre se deram melhor com a base à "sombra".
Se puderes coloca-a num rocha onde possa fixar-se num "buraco", que apartir daí ela extende-se até ca fora para ter iluminação nos tentaculos.
Escusado serà dizer, que se tiveres os parametros da agua instaveis, ela não vai parar sossegada no mesmo sitio onde corres o risco de chegar a uma bomba de circulaçao e aí a situação complica-se..
Boa sorte com a quadricolor!
Cmpts
RS

Sent from my GT-I9300


Grupo: Utilizadores Mensagens: 63
Idade:
Amigo,

Obrigado pela ajuda :)

Quando a recebi, anbientei-a como um peixe, 1 hora a pingar. Desliguei as bombas de circulação e pu-la numa rocha com um buraco, passado 20 mts ja la estava agarrada e la se mantêm a cerca de 1 semana :)

Tinha-a a meio do aquario com circulação moderada e mudeia para o fundo onde a criculação é mais fraca.
Alimento-a 3 vezes por semana será muito?

Uma coisa que estou a achar estranho. De noite as bombas reduzem a velocidade para 1/3 e ela fica como vês na foto.


5 minutos depois de as luzes acenderem de manhã.

Imagem


20 minutos depois das luzes e as bombas de circulação ligarem ao maximo.

Imagem
Abraço,
Ricardo Paula


Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Olá Ricardo Paula,

Pela informação que fornecestes diria que o problema estará relacionado com algum ou com todos estes factores: corrente, iluminação e alimentação excessivas. Esta espécie de anémona de uma forma geral gosta de iluminação moderada, corrente moderada a fraca e quanto à alimentação um pedacinho de camarão 1 vez por semana poderá ser suficiente, se tiveres um casal de palhaços que faça simbiose com ela estes encarregar-se-ão de a alimentar e proteger :)

Eventualmente se a solução para a sua melhoria não passar por nenhum dos factores descritos atrás poderá ser uma questão de equilíbrio biológico do aquário ou também falta de nutrientes na água.

Boa sorte
facebook.com/zoacorals


Grupo: Utilizadores Mensagens: 63
Idade:
Amigo Ricardo.

Vou diminuir a alimentação para 1 vez por semana. Quanto a iluminação talvez ate seja insuficiente, :-? tenho 4x24wts t5 para 220 litros, o problema é que as lampadas que tenho são as de origem das calhas Odyssea, logo penso que o espectro seja fraco para os corais :-s
Vou mudar as lampadas para ATI´s e pensar numa calha ATI de 6 ou 8x 39 wts :D

Ja a mudei para meio do aquario e começou a fazer bolhas em alguns tentaculos, deve ser mesmo da bela da iluminação....
Abraço,
Ricardo Paula


Grupo: Utilizadores Mensagens: 63
Idade:
Amios,

Já nao sei o que faça em relação a Anémona....

Assim que liguei as luzes

Imagem


Passado 30 mts.

Imagem


Passado 1 hora

Imagem


Que será que se está a passar?
Abraço,
Ricardo Paula


Grupo: Utilizadores Mensagens: 355
Idade: 43
Localização: Lisboa, Penha de França
Honestamente não percebi o que tem ela de mal.

Eu tenho 4 dessas no meu aquário e elas mudam muito de semana para semana. Um dia Estão todas bem abertas e no outro a seguir só uma e vai variando...

Não te preocupes, desde que estejam com boas cores... Ainda por cima estão bem reactivas à luz.

Quanto a alimentação tb me parecia exagerado. Uma vez por semana tem resultado bem com as minhas...
;)
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 355
Idade: 43
Localização: Lisboa, Penha de França
PS. Só passaram dois dias... Dá tempo que a adaptação demora...
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 63
Idade:
OK. :)

Sendo assim fico mais descansado, pois estava com medo que viesse doente....

Vou então aguardar para ver como ela reage.

Muito obrigado a todos pelas ajudas ^:)^
Abraço,
Ricardo Paula


Grupo: Utilizadores Mensagens: 33
Idade:
Localização: Sintra
Ola Ricardinho
Se se der mal a abichana frita-a na frigideira com rocha e tudo...
Abraço
Tiago Tavares


Voltar para Peixes, Corais & Invertebrados