Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados Montiporas doentes?

Montiporas doentes?

Fórum para discussão e identificação de peixes, corais e invertebrados. O que colocar, quando colocar, compatibilidade, alimentação, doenças, comportamento e condições de manutenção.
Mensagem 19/jun/2013, 20:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 35
Idade: 55
Localização: Vila Pouca do Campo - Coimbra
Boas

Conforme conversa telefónica esta tarde com o Carlos Mota, a quem desde já agradeço o tempo que me "aturou", deixo aqui algumas fotos (possíveis) para tentativa de ajuda.

Passo a descrever:

Tinha uma Montipora verde em 3 locais distintos do aquário que estavam com um verde espetacular e que de repente começaram a ficar castanho claro, do centro para as extremidades.

Duas morreram completamente e já as arranquei a outra ainda não a tirei mas também está praticamente morta (já começa a ficar com algas). Tenho também uma vermelha que começo a notar que o vermelho já não está tão vivo como anteriormente e dá-me a sensação que também vai começar a ficar castanho.

Uma Montipora confusa também já não apresenta o verde florescente que tinha estando também a ficar como mostra a imagem (Junto à montipora cunfusa pode ver-se um resto da outra montipora que entretanto morreu e foi arrancada).

De notar que isto apenas se passa com estes corais e todos os outros, incuindo uma montipora australiensis não têm qualquer problema e estão espetaculares.

Inicialmente inclinei-me para nudibrâquios, porém, após observação pormenorizada, não encontro qualquer vestígio desse parasita. Os parâmetros, especialmente o cálcio e KH, estão todos dentro dos valores normais.

Já não sei o que fazer e tenho a senção - espero estar errado - de que vou ficar sem estes corais pois não sei o que fazer nem tão pouco o motivo para isto estar a acontecer.

Agradeço desde já toda e qualquer ajuda.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Abraço

Rui Guilherme

Mensagem 19/jun/2013, 20:43

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas Rui,

Quais as rotinas de manutenção?

Valores de nitratos e fosfatos?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 19/jun/2013, 22:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 35
Idade: 55
Localização: Vila Pouca do Campo - Coimbra
Boas

Os parâmetros como disse estão todos bem, sendo PO4=0 e NO3=5.

Quanto à manutenção, faço desde sempre TPA's semanais de cerca de 30lts com água natural recolhida na Figueira da Foz junto ao Cabo Mondego e a água de reposição é de osmose tendo os cartuxos do filtro sido renovados recentemente. Junto com a água de reposição tenho um reator de Kalk.

Já agora o aquário é de 200lts com sump de +/- 100lts.

Obrigado

Rui

Mensagem 19/jun/2013, 22:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas Amigo ...

Realmente nao estão com boa cara , mas diz la o resto dos valores porque PO4 e no3 não são todos ...

CA ?
MG ?
KH ?
PH ?
Salinidade?
Nudibranquios ?

Abraço ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 19/jun/2013, 22:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Olá Rui,

É uma chatice e um desgosto quando os organismos que vemos crescer todos os dias começam a ter problemas, tenta encarar esta situação como um sinal de que algo não está bem e as acções que irás tomar irão melhorar o teu conhecimento sobre os organismos em si e também as condições para a manutenção dos mesmos. Montiporas e Acroporas são corais sensíveis, dos mais sensíveis que mantemos nos nossos aquários, portanto todas as acções que tomares devem ser no sentido de melhorar a qualidade do ambiente onde vivem, nomeadamente trocas parciais de água, ressuspensão de sedimentos, melhorar o filtro biológico por exemplo pela colocação de mais rocha viva, melhorar a iluminação (por exemplo trocando lâmpadas), melhorar a circulação de água (por vezes basta uma limpeza de fundo nas bombas e mangueiras), reduzir a alimentação dos peixes se esta for em excesso, entre outras acções.

abraço :)
facebook.com/zoacorals

Mensagem 19/jun/2013, 22:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 35
Idade: 55
Localização: Vila Pouca do Campo - Coimbra
Boas

Os restantes parâmetros são estes:

PH=8
KH=8
MG=1300
CA=480
Salinidade=1025

Quanto a nudibranquios como disse após observação atenta com lupa não detecto nada.

Rui

Mensagem 19/jun/2013, 23:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas Rui,

Qual a marca/modelo do teste de PO4?

O nível de Cálcio está elevadíssimo (480ppm), poderá ser um dos factores...

Poderá também haver guerras químicas entre LPS e SPS e a necessidade de utilização de carvão activado para minimizar esses efeitos.
Editado pela última vez por Artur Fonseca em 19/jun/2013, 23:30, num total de 1 vez.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 19/jun/2013, 23:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 35
Idade: 55
Localização: Vila Pouca do Campo - Coimbra
Boas

Os testes são da JBL.

Achas que o cálcio está muito elevado?

Rui

Mensagem 19/jun/2013, 23:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 20
Idade: 46
Localização: Vila Nova de Famalicão
Boas Rui,

Na minha opinião não deve ser o cálcio.

Há aproximadamente 5 semanas a nossa bomba doseadora para o balling avariou. O Ca estava a ser adicionado manualmente mas o que acontece é que o meu marido colocou todos os dias em excesso. Nessa semana quando fui a fazer o test (red sea) o resultado bateu a escala, ou seja, acima dos 500.
Com TPA's de 10% todas as semanas só esta semana é que chegou a um valor possível de obter resultado 480.

Também temos várias montíporas e posso dizer-te que por agora estão todas boas. Por isso julgo que deves ter outro problema no aquário :(

Mensagem 19/jun/2013, 23:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 35
Idade: 55
Localização: Vila Pouca do Campo - Coimbra
Boas

Artur Fonseca Escreveu:
Poderá também haver guerras químicas entre LPS e SPS ...


Oh Artur não fales muito alto, com o problema na Síria e as escutas dos Americanos se eles te ouvem falar em "guerra química" ainda me caem cá em casa... =))

Agora fora de brincadeiras, vou aguardar por mais comentários a ver no que dá.

Obrigado a todos.

Rui

Mensagem 19/jun/2013, 23:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Rui Guilherme Escreveu:
Os testes são da JBL.

Achas que o cálcio está muito elevado?


Boas,

Eu há cerca de meio ano testava os fosfatos com teste Salifert e dava 0.03ppm que era óptimo. Porém, com o reef com problemas de algas e nos corais, quando resolvi testar com um colorímetro digital da Hanna caí para o lado... os fosfatos estavam elevadíssimos... Então se tiver oportunidade de testar os fosfatos numa loja que tenha o Hanna Checker de PO4 seria boa ideia, para afastar qualquer dúvida sobre os fosfatos ;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Voltar para Peixes, Corais & Invertebrados