Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados Doença de "brown jelly infection" - [Ajuda]

Doença de "brown jelly infection" - [Ajuda]

Fórum para discussão e identificação de peixes, corais e invertebrados. O que colocar, quando colocar, compatibilidade, alimentação, doenças, comportamento e condições de manutenção.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Olá a tod

Há cerca de 2 dias reparei que a minha Euphyllia apareceu com problemas numa das cabeças, parecia que se estava a desfazer. Ontem tinha a espécie de uma gelatina a envolve-la e hoje já perdi na totalidade essa cabeça e já alastrou para as restantes cabeças. O que devo de fazer para tentar salvar o que resta da Euphyllia?

Imagem
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]


Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas

duas situações que fiz e que tive sucesso

mal isso aconteça numa cabeça corto logo a cabeça afectada,na maioria das vezes a infecção fica por ai
já dei também um banho de tropic marine cure o que resolveu,também na maioria dos casos

isto não é baseado em nenhum dado cientifico, é apenas o que faço quando acontece
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota


Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Neste momento retirei-o do aqua, fiz uma "lavagem" e coloquei-o à parte... Não sei se fiz bem ou mal!! Não sei se ainda vou a tempo de salvar, dado que evoluiu de uma forma rápida. As cabeças parecem estar todas infectadas. O tropic marine cure parece-me uma solução, obrigado.
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas Ricardo... não querendo ser pessimista penso que já não consegues dar a volta á situação.
Quando isso acontece é como o Carlos disse, tens de tirar/cortar logo a parte afectada antes de infectar as restantes!

No caso das euphilyas é mesmo muito complicado parar esse tipo de infeção depois do tecido já ter sido afectado. Vamos a ver, ás vezes também é preciso sorte. Quando for assim não esperes 1 minuto, corta logo!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Ricardo Ferreira F Escreveu:
Neste momento retirei-o do aqua, fiz uma "lavagem" e coloquei-o à parte... Não sei se fiz bem ou mal!! Não sei se ainda vou a tempo de salvar, dado que evoluiu de uma forma rápida. As cabeças parecem estar todas infectadas. O tropic marine cure parece-me uma solução, obrigado.


Boas Ricardo,

O Tropic Marin Coral Cure é basicamente iodo concentrado. Podes colocar a Euphyllia num pequeno recipiente com água do aquário e ir deitando gotas de iodo comum, até ver bicharada a fugir e quinar... um banho de uns 10 minutos deverá ser suficiente... mesmo infectada poderá recuperar
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Artur Fonseca Escreveu:
Ricardo Ferreira F Escreveu:
Neste momento retirei-o do aqua, fiz uma "lavagem" e coloquei-o à parte... Não sei se fiz bem ou mal!! Não sei se ainda vou a tempo de salvar, dado que evoluiu de uma forma rápida. As cabeças parecem estar todas infectadas. O tropic marine cure parece-me uma solução, obrigado.


Boas Ricardo,

O Tropic Marin Coral Cure é basicamente iodo concentrado. Podes colocar a Euphyllia num pequeno recipiente com água do aquário e ir deitando gotas de iodo comum, até ver bicharada a fugir e quinar... um banho de uns 10 minutos deverá ser suficiente... mesmo infectada poderá recuperar



Actualmente já está controlado, perdi 3 das 4 cabeças em 2 dias. Não comprei o Tropic, porque na minha área de residência não há lojas que vendam produtos de salgados e a compra online não chegava a tempo de evitar um mal maior. Fui fazendo lavagens regulares e parece que pelo menos 1 cabeça se safou. Ainda tentei fazer o corte, mas parei porque pela zona que tinha de cortar ia fazer asneira pela certa :)

É uma doença bem tramada, tem uma evolução muito rápida e fatal. Não sei o que originou e espero não voltar a ter novo surto.

Onde se consegue arranjar o iodo? Será que a iodopovidona (betadine) resulta? Há quem utilize no tratamento de vivos.
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 24/abr/2014, 14:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Carlos Assunção Escreveu:
Helder,
Chegaste a safar a ultima cabeça?


Sent from my iPhone using Tapatalk


Sim, safou-se e felizmente nunca mais tive esse problema.


Cumps
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 02/mai/2014, 19:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Carlos Assunção Escreveu:
Entretanto tenho outrA euphylia com 1 das bocas assim:
Imagem


Sent from my iPhone using Tapatalk


Apesar da imagem não ser muito perceptível, não me parece que se trate de uma divisão. Já vi algumas Euphyllias a gerarem novas cabeças e não se assemelha a ao retratado na imagem. Como está actualmente a Euphyllia?
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]


Voltar para Peixes, Corais & Invertebrados