Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados Parasita na catalaphyllia jardinei

Parasita na catalaphyllia jardinei

Fórum para discussão e identificação de peixes, corais e invertebrados. O que colocar, quando colocar, compatibilidade, alimentação, doenças, comportamento e condições de manutenção.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 244
Idade: 41
Localização: Santo Estevão, Benavente
Boas.

Hoje quando fui desligar a luz do aquário reparei que tinha A catalaphyllia jardinei muito retraída, o que não é normal, quando a observei de mais perto reparei que tinha algo branco metido entre a carne do coral e o esqueleto.
Pensei que fosse uma estrela, mas decidi tirar com uma pinça e deparei-me com um bicho com um ar manhoso do qual irei por umas fotos.
depois de observar ainda melhor o coral reparei que este sacana ja lhe fez dois furos no esqueleto.

O que será este bicho alguem sabe?
Será que tenho mais?

Agradeço qualquer ajuda.

Obrigado

Imagem
Abraço
André Salgado


Grupo: Utilizadores Mensagens: 244
Idade: 41
Localização: Santo Estevão, Benavente
[quote="André Salgado"]Boas.

Hoje quando fui desligar a luz do aquário reparei que tinha A catalaphyllia jardinei muito retraída, o que não é normal, quando a observei de mais perto reparei que tinha algo branco metido entre a carne do coral e o esqueleto.
Pensei que fosse uma estrela, mas decidi tirar com uma pinça e deparei-me com um bicho com um ar manhoso do qual irei por umas fotos.
depois de observar ainda melhor o coral reparei que este sacana ja lhe fez dois furos no esqueleto.

O que será este bicho alguem sabe?
Será que tenho mais?

Agradeço qualquer ajuda.

Obrigado

Imagem 1976
Imagem 1977
Abraço
André Salgado


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá André,

Isso é um crustaceo, tipo isopode (???) e pode causar problemas complicados no aquário.

Dá ao coral um banho com um produto para tirar parasitas à base de iodo (Reef Deep-Seachem), ou outro e vai vigiando para ver como se comporta o coral; se daqui a uns dias te parecer que o coral continua debilitado, repete o tratamento porque podem ter ficado ovos.
De imediato podes e deves também esfregar depois do banho o esqueleto do coral com uma escova de dentes velha, para remover eventuais ovos.
Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 244
Idade: 41
Localização: Santo Estevão, Benavente
César Silvério Escreveu:
Olá André,

Isso é um crustaceo, tipo isopode (???) e pode causar problemas complicados no aquário.

Dá ao coral um banho com um produto para tirar parasitas à base de iodo (Reef Deep-Seachem), ou outro e vai vigiando para ver como se comporta o coral; se daqui a uns dias te parecer que o coral continua debilitado, repete o tratamento porque podem ter ficado ovos.
De imediato podes e deves também esfregar depois do banho o esqueleto do coral com uma escova de dentes velha, para remover eventuais ovos.
Abraço



Boas Cesar.

Hoje quando fui ver o aquario, ainda mesmo com as luzes desligadas, parece-me que o coral esta a reagir bem, Já começa a abrir qualquer coisa.

O raio do bicho estava mesmo a magoa-lo...

Vou tira-la do aqua e dar-lhe um banho com o coral rx.
Achas que serve ou devo comprar outro tipo de tratamento?

Só espero que não tenham ficado ovos no aquario, mais um azar é coisa que nao preciso mesmo nesta altura...

De qualquer forma agora vou andar mais atento a ver se não tenho mais desses bichos em nenhum coral.

Vou dando aqui feedback.

Obrigado pela resposta.

Abraço
Abraço
André Salgado


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas,

Que bicho sinistro... hehe... nunca tinha visto um... acho que um bom banho do coral em água com iodo concentrado e os parasitas irão de vela ;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
André Salgado Escreveu:
César Silvério Escreveu:
Olá André,

Isso é um crustaceo, tipo isopode (???) e pode causar problemas complicados no aquário.

Dá ao coral um banho com um produto para tirar parasitas à base de iodo (Reef Deep-Seachem), ou outro e vai vigiando para ver como se comporta o coral; se daqui a uns dias te parecer que o coral continua debilitado, repete o tratamento porque podem ter ficado ovos.
De imediato podes e deves também esfregar depois do banho o esqueleto do coral com uma escova de dentes velha, para remover eventuais ovos.
Abraço



Boas Cesar.

Hoje quando fui ver o aquario, ainda mesmo com as luzes desligadas, parece-me que o coral esta a reagir bem, Já começa a abrir qualquer coisa.

O raio do bicho estava mesmo a magoa-lo...

Vou tira-la do aqua e dar-lhe um banho com o coral rx.
Achas que serve ou devo comprar outro tipo de tratamento?

Só espero que não tenham ficado ovos no aquario, mais um azar é coisa que nao preciso mesmo nesta altura...

De qualquer forma agora vou andar mais atento a ver se não tenho mais desses bichos em nenhum coral.

Vou dando aqui feedback.

Obrigado pela resposta.

Abraço



Olá André,

Penso que sim, o Coral RX também deve dar; de qualquer modo não perdes em ter em stock um produto à base de iodo, pois resulta melhor em algumas situações.
o Rx é melhor para SPSs (normalmente perdem menos a côr original), mas penso que em termos de eficácia, os produtos à base de iodo, respondem melhor (isto vai dar polémica, mas paciência...), sobretudo em LPSs, que geralmente até gostam de iodo.

Fica atento por causa dos ovos; é natural que não haja ainda, mas nunca se sabe.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 244
Idade: 41
Localização: Santo Estevão, Benavente
Artur Fonseca Escreveu:
Boas,

Que bicho sinistro... hehe... nunca tinha visto um... acho que um bom banho do coral em água com iodo concentrado e os parasitas irão de vela ;)


Põe sinistro nisso Artur!! ;)
Abraço
André Salgado


Grupo: Utilizadores Mensagens: 244
Idade: 41
Localização: Santo Estevão, Benavente
César Silvério Escreveu:
André Salgado Escreveu:
César Silvério Escreveu:
Olá André,

Isso é um crustaceo, tipo isopode (???) e pode causar problemas complicados no aquário.

Dá ao coral um banho com um produto para tirar parasitas à base de iodo (Reef Deep-Seachem), ou outro e vai vigiando para ver como se comporta o coral; se daqui a uns dias te parecer que o coral continua debilitado, repete o tratamento porque podem ter ficado ovos.
De imediato podes e deves também esfregar depois do banho o esqueleto do coral com uma escova de dentes velha, para remover eventuais ovos.
Abraço



Boas Cesar.

Hoje quando fui ver o aquario, ainda mesmo com as luzes desligadas, parece-me que o coral esta a reagir bem, Já começa a abrir qualquer coisa.

O raio do bicho estava mesmo a magoa-lo...

Vou tira-la do aqua e dar-lhe um banho com o coral rx.
Achas que serve ou devo comprar outro tipo de tratamento?

Só espero que não tenham ficado ovos no aquario, mais um azar é coisa que nao preciso mesmo nesta altura...

De qualquer forma agora vou andar mais atento a ver se não tenho mais desses bichos em nenhum coral.

Vou dando aqui feedback.

Obrigado pela resposta.

Abraço



Olá André,

Penso que sim, o Coral RX também deve dar; de qualquer modo não perdes em ter em stock um produto à base de iodo, pois resulta melhor em algumas situações.
o Rx é melhor para SPSs (normalmente perdem menos a côr original), mas penso que em termos de eficácia, os produtos à base de iodo, respondem melhor (isto vai dar polémica, mas paciência...), sobretudo em LPSs, que geralmente até gostam de iodo.

Fica atento por causa dos ovos; é natural que não haja ainda, mas nunca se sabe.

Abraço



Boas César.

Já lhe dei um banho com o coral rx e para ja parece estar a reagir bem.
De qualquer forma entretanto vou ver se compro um a base de iodo caso veja alterações no coral.

Se os lps gostam de iodo ainda melhor, mas porque dizes que vai dar polémica?
Á quem não concorde com melhores resultados com o uso medicação a base de iodo ou que os lps gostem de iodo?
Abraço
André Salgado


Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas

André

acho que o coral Rx irá resolver,basta 14 dias depois dar novamente um banho como o césar disse para matar os ovos se os tiver

césar

podes explicar a tua teoria do iodo?
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Carlos Mota Escreveu:
boas

André

acho que o coral Rx irá resolver,basta 14 dias depois dar novamente um banho como o césar disse para matar os ovos se os tiver

césar

podes explicar a tua teoria do iodo?


Olá Grande Mestre Carlos Mota,

Não é nenhuma teoria, mas sim a minha impressão baseada em alguma experiência e alguma leitura.

O Rx está na moda, mas tenho ideia que apesar de ser menos agressivo, sobretudo para as acroporas, não limpa/mata, alguns tipos de parasitas, nos quais os produtos à base de iodo actuam com mais eficácia.
Costumava dar banhos com Rx aos SPSs (agora uso outro produto vindo dos EUA e que é eficaz com red bugs e AFWEs) e continuo a dar banhos com Reef Dip, aos LPSs.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 244
Idade: 41
Localização: Santo Estevão, Benavente
Boas.

Carlos saiu dos buracos muita porcaria mas ovos acho que não, de qualquer forma vou estando atento mas a catalaphylia já esta a reagir.e acho que bem.
Alguma vez tinhas visto um bicho destes?

Estava a pensar por o coral na areia, será que a problema com os buracos no esqueleto ?Imagem

Sent from my GT-I8160 using Tapatalk 2
Abraço
André Salgado


Grupo: Utilizadores Mensagens: 244
Idade: 41
Localização: Santo Estevão, Benavente
César obrigado pelas dicas.
Para já vou observar a ver a evolução da.coisa.
Se vir que algo não esta bem entretanto vejo com o.carlos mota outro tipo de medicação com iodo.
Como só tenho corais moles e lps...

Abraço



Sent from my GT-I8160 using Tapatalk 2
Abraço
André Salgado


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
André,

Tapa os buracos do esqueleto com epoxi, ou com supercola 3, assim dificultas ataques de outra bicharada.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 471
Idade:
Localização: Lisboa
Boas,

Também tive dois desses bichos na minha trachyphylia... ela não abria totalmente e retraía-se mesmo na zona onde estavam incrustados.

Retirei-os com uma pinça, tenho de verificar se continua tudo em ordem, isto foi à um mês.

Boa sorte com isso,

RF


Grupo: Utilizadores Mensagens: 244
Idade: 41
Localização: Santo Estevão, Benavente
Boa ideia César!

Quando lhe der outro banho aproveito e tapo com epoxi.
Assim certifico-me que não fica lá nada dentro, da última vez saiu imensa porcaria.

Obrigado Ricardo!

Vai vendo bem a traquiphylia
Se não apanhares a tempo abre-te buracos enormes no.coral como fez ao meu!

Abraço

Sent from my GT-I8160 using Tapatalk 2
Abraço
André Salgado


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Desta vez parece que é a minha Catalaphyllia !!!!

Está com dois ou três buracos no esqueleto e extremamente retraída ...

Vou dar-lhe banhoca e já volto ... ;)

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 244
Idade: 41
Localização: Santo Estevão, Benavente
Rui vê se.consegues tirar o bicho!!
O meu era bem grande e fez buracos enormes.
A catalaphylia ainda não recuperou totalmente apesar do tempo....
Tira e tapa os buracos com epoxy como disse o.cesar.

E boa sorte! ;-)

Abraço

Sent from my GT-I8160 using Tapatalk 2
Abraço
André Salgado


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas
Não tirei bicho nenhum dei-lhe banhoca com um produto à base de iodo e ficou impecável.
Abraços,
Rui

Sent from my HTC One using Tapatalk [url='http://tapatalk.com/m?id=10']now Free[/url]
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 244
Idade: 41
Localização: Santo Estevão, Benavente
Boas rui.
No meu caso só vi mesmo os buracos porque vi aquele bicho enorme metido no coral, o da.foto no início do post.
Também lhe dei um banho depois mas mesmo assim nunca mais voltou a ocupar o esqueleto todo....
Abre mas não a100%....

Abraço


Sent from my GT-I8160 using Tapatalk 2
Abraço
André Salgado


Grupo: Utilizadores Mensagens: 326
Idade: 40
Localização: Porto-Gondomar
A minha catalaphylia tem uns 5 buracos de cada um dos lados, já lhe dei um banho de coral rx não saiu nada nem vi nada de estranho, ela continua bonita só não lhe tapei os buracos porque já estava com pena dela no dia do banho mas um dia destes tapo aquilo tudo.

Próximo

Voltar para Peixes, Corais & Invertebrados