Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados Hora do tacho para Seriatopora e para Stylophora

Hora do tacho para Seriatopora e para Stylophora

Fórum para discussão e identificação de peixes, corais e invertebrados. O que colocar, quando colocar, compatibilidade, alimentação, doenças, comportamento e condições de manutenção.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Boas,

Resolvi partilhar este link e o vídeo incrível nele contido.

http://www.advancedaquarist.com/blog/pr ... ooplankton

Abraço
Miguel


Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas

obrigado pela partilha :ymapplause: realmente é impressionante o que não conseguimos ver nos nossos reefs :)




.
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Pois e eu que o diga, para mim o phytoplankton é água verde. Nem o zooplankton consigo ver. Até já pensei em comprar um microscópio :)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Obrigado pelo post Miguel ;)

Aproveito para lançar uma pergunta, talvez o Ricardo Rodrigues seja a pessoa ideal para responder devido à sua formação (Nao desprezando o resto dos membros do forum pois espero ler as respostas de todos)

A agua natural da nossa costa é rica em phytoplakton e zooplakton comparando com as aguas de recife?
Deve haver zonas mais ricas em "bicharada" que outras certo? Estou a lembrar-me de zonas com uma bioversidade grande a nivel de animais como a zona da Foz do Orelho, zona do portinho da arrabida, etc...sera que a diferença é grande em relação a outras zonas da costa?

Será que a recolha dessas aguas permitem uma maior diversidade a nivel de alimentação dos SPS nos nosso aquarios com trocas diarias de 1% por exemplo? ou dificilmente seremos capazes de alimentar os nossos corais e somos sempre obrigados a usar recursos de produtos artificiais concebidos para esse proposito (Aminoacidos, phytoplakton de cultura, etc)?

Aguardo as vossas opinioes!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Brutal... uma autêntica mariscada B-)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Boas,

Onde anda o Ricardo Rodrigues, está a malta em pulgas (neste caso pulgas do mar) à espera do parecer do técnico :)

Cumprimentos
Miguel


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Joao Tomas Escreveu:
Obrigado pelo post Miguel ;)

Aproveito para lançar uma pergunta, talvez o Ricardo Rodrigues seja a pessoa ideal para responder devido à sua formação (Nao desprezando o resto dos membros do forum pois espero ler as respostas de todos)

A agua natural da nossa costa é rica em phytoplakton e zooplakton comparando com as aguas de recife?
Deve haver zonas mais ricas em "bicharada" que outras certo? Estou a lembrar-me de zonas com uma bioversidade grande a nivel de animais como a zona da Foz do Orelho, zona do portinho da arrabida, etc...sera que a diferença é grande em relação a outras zonas da costa?

Será que a recolha dessas aguas permitem uma maior diversidade a nivel de alimentação dos SPS nos nosso aquarios com trocas diarias de 1% por exemplo? ou dificilmente seremos capazes de alimentar os nossos corais e somos sempre obrigados a usar recursos de produtos artificiais concebidos para esse proposito (Aminoacidos, phytoplakton de cultura, etc)?

Aguardo as vossas opinioes!


Não sou biólogo como sabes João, mas fica aqui a minha opinião pela experiencia adquerida ao longo destes anos de água salgada.

Sim, a nossa água, ou qualquer água fria é mais rica e fertil em Zoo e Phyto do que nas zonas tropicais. Para alem disso é mais rica em matéria organica e inorganica composta ou decomposta, devido a isso, consegues verificar que o nivel de visibilidade das águas serem completamente diferentes. Se fores mergulhar na nossa costa ou nos trópicos rapidamente percebes a diferença.
Sim, existem zonas mais ricas que outras... um exemplo rápido é a zona de Sesimbra comparada com a zona do Guincho por exemplo.

Em relação á alimentação e baseado em experiencia própria eu diria que sim... a nossa água é boa e rica em nutrientes. O ideál seria trocar tipo entre 3 a 5% por dia e garantiria de certeza a alimentação adequada diária dos nossos corais. A questão é que hoje em dia com a escumação brutal que se anda a implementar mais a moda dos low nutrients são cenários completamente antagonistas.
Ou seja, para um sistema desses as trocas diárias com essas proporções com água rica em nutrientes, como é o caso da nossa água, seria uma maneira de ir contra esse tipo de aquariofilia de reef, se é que me faço entender. Acabarias por nunca chegar a um low nutrient, ou andavas a colocar produtos a mais para tirar a água rica em nutrientes que estarás a colocar todos os dias.

Just my 2 cents...


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Obrigado Marco! Gostei dos teus 2 cêntimos ;)
Faz sentido o que dizes apesar de também ser um leigo em biologia marinha.
Quanto à moda do ULNS penso que isso é uma consequência da evolução. Cada vez mais usamos skimmers mais potentes e desproporcionais ao nosso sistema e tens muita mais informação e tecnologia que à uns anos atrás que nos permite ter aguas mais limpas e a consequência disso é sistemas pobres em nutrientes. Penso que hoje em dia é mais difícil manter nutrientes que tirar!!!
A hipótese para dar a volta à questão era parar a bomba de retorno ou o skimmer durante 1 hora diária por exemplo e fazer as trocas parciais de 3% para alimentar os corais…isto claro para quem tem hipótese de recolher agua do mar…


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Sim...
mas já algumas pessoas fizeram "downgrade" de escumador devido a isso mesmo... conheço um caso que trocou um BK200 para um Tunze 9410 de metade da litragem e está a dar-se bem devido á filosofia que quer para o sistema dele.
Depende também muito disso... daquilo que queres para o teu reef ou a maneira como queres controlar o que tiras da água do aquário.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Boas,


Eu estou fora durante a semana, e por isso tenho que deixar tudo preparado porque não posso intervir e as pessoas que estão lá em casa fazem o mínimo porque não percebem muito disto.

Eu, como leigo principiante e que aprende convosco e com artigos que leio, tenho feito o seguinte:

Quando chego a casa carrego um bocado nos nutrientes principalmente uma hora antes das luzes brancas se apagarem. Nessa altura corto o circuito para a sump e desligo o skimmer e as bombas de retorno. fica assim durante duas horas altura em que já se apagaram as luzes brancas e uma hora depois as azuis.

Depois ligo novamente o circuito para a sump onde não tenho rigorosamente nada a não ser Skimmer e bombas de retorno.
Ligo as bombas de retorno mas o skimmer manténs desligado durante a noite toda.

No outro dia de manhã acordo e ligo o skimmer.

Não sei se faço bem ou não é por intuição e observação dos corais que parecem arrebitar desde que faço isto. Mas se estiver a fazer alguma coisa errada agradecia os vossos comentários, serão sempre bem vindos.

Cumprimentos
Miguel Pinho


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Olá Miguel,

O problema em parares o skimmer é a nivel de oxigenação da agua afectando o redox e Ph, pois o skimmer contribui bastante para isso! Achoq que nao ha necessidade para tanto. Podes parar o retorno sem problemas mas nao necessitas de desligar o skimmer a noite toda.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
João

Vou-te confessar uma coisa eu raramente medi o PH e nunca medi o redox do meu aquário :)
Como o skimmer é potente e fica o resto da semana a trabalhar 24 por dia ...
De qualquer modo tenho boa recircilação (cerca de 25 vezes a capacidade do volume do aquário por hora) fora o retorno que é de 8 vezes.

Cumprimentos
Miguel


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Miguel Pinho Escreveu:
João


Como o skimmer é potente e fica o resto da semana a trabalhar 24 por dia ...


Percebi que fazias isso todos os dias...


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
João,

Comigo os corais só vão ao tacho ao fim-de-semana, não há mimos.... todos os dias fica caro. :D

Eu também só vou a restaurantes comer à carta ao fim-de-semana, de resto é prato do dia, no caso dos corais é desperdícios dos peixes (prato do dia).


Cumprimentos
Miguel


Grupo: Utilizadores Mensagens: 407
Idade: 44
Localização: Caria

Miguel Pinho Escreveu:
Boas,

Resolvi partilhar este link e o vídeo incrível nele contido.

http://www.advancedaquarist.com/blog/pr ... ooplankton

Abraço
Miguel

Grato pela partilha do vídeo.
Sempre pensei que isso era possível embora nunca tivesse visto nenhum video com nada semelhante.
Possivelmente a extensão dos pólipos dos sps esteja diretamente relacionados, quem sabe...
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem


Voltar para Peixes, Corais & Invertebrados