Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados URGENTE - Corais duros em 15 dias "foram-se a baixo"

URGENTE - Corais duros em 15 dias "foram-se a baixo"

Fórum para discussão e identificação de peixes, corais e invertebrados. O que colocar, quando colocar, compatibilidade, alimentação, doenças, comportamento e condições de manutenção.

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Miguel Pinto Escreveu:
Boas Miguel,



Sabes que led's usam essas calhas?
Poderá ser possível que a própria calha não seja muito boa para sps´s?

Estive a ver a calha no Ebay e até estava interessado numa dado o seu preço e características mas não conheço mais ninguém com uma.
Achas que antes deste episódio os corais em geral estavam a crescer bem?

Abraço



Boas Miguel,

Sim estavam a crescer principalmente uma montipora purple que quando a comprei, em abril, tinha 5cm e em 3 meses já tinha ramificado em vários e tem agora 8cm.

As calhas são iguais a estas

http://www.youtube.com/watch?v=UrCOm6X6KLM


Cumprimentos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
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Boas,

Eu estou a chegar à conclusão que os meus corais sofreram um choque de salinidade porque coloquei a água recolhida no mar directamente no aquário. A ideia do aumento da luz não me parece ter sido a causa pois não acho que foi assim tanta a diferença.

Cumprimentos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 52
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Bom dia Miguel,

pois eu apostava na salinidade, eu quando voltei de férias tb encontrei o mesmo cenário que o teu, pensei que tinha sido phosphatos ou kh mas fui medir a salinidade e estava a 1019 1020, não sei como ainda.
<a href="http://www.myreefstats.com" border="0" alt="myreefstats"><img src="http://images.myreefstats.com/1766_6389.png" border="0"></a>


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Pois,....

No teu caso ainda foi pior. No meu deve ter passado de 1025 para 1027 num espaço de minutos :(


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Miguel Pinho Escreveu:
Pois,....

No teu caso ainda foi pior. No meu deve ter passado de 1025 para 1027 num espaço de minutos :(


Mesmo???

Isto é uma questão de matemática ...

Se tinhas a água a 1.025 tinhas que colocar a mesma quantidade a 1.029 para teres a áqua a 1.027

Se a água estava a 1.029 então teria que ser metade. Mas mesmo que fizesses uma TPA de 50% com água a 1.029 nunca terias 1.027 ... porque só estávas a trocar metade da água e não a adicionar mais 50%

A não ser que tenhas feito mais qualquer coisa que não te lembras.

Continuo a achar que é iluminação e excesso de comida! Mas pronto. Mais uma vez tu é que conheçes o teu aquário.

Abraços e isso que volte em força num instante!
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
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Rui,

Eu acho que a água está a 1026, mas como os testes do Fragário deram 1027... ^:)^
Agora que fiz a tpa com água do mar sem qualquer correcção isso é certo.

Bem vamos aguardando, para já reduzi a intensidade dos leds brancos no dimmer para a posição que estava antes de ir de férias.

Cumprimentos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
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Olá Miguel,

pode ter sido de um só factor e de vários em conjunto.

Na foto da S. caliendrum está com aspecto de ter sofrido de bleeching, e isso acontece com mudança de luz (para maior luminosidade) repentina. Houve um aumento de luz, e ainda a troca de água, que deixa a água mais límpida e a luz penetra muito mais. Isto coincidi-o +/- na mesma altura certo?

Quanto a densidade, não é fácil provocar uma alteração brusca, como o Rui mostrou, e essa densidade não é problemática. Já fiz tpa com água do mar sem corrigir a densidade, e conheço quem usá-se só água do mar e nunca corrigi-se, ou seja, tinha a densidade da água da nossa costa.
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
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Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas,

Tive a oportunidade de passar a ver pessoalmente o reef do Miguel e penso que já ficou feito o diagnóstico.

Medimos os Fosfatos com um Hanna Checker digital e deu 0.48ppm...

Entretanto o alimentador de comida deitou uma das doses e pareceu-me (se bem que não tenho certezas) que era muita comida para uma dose diária... e o alimentador está a deitar 3 doses por dia, salvo erro...

As minhas sugestões para o Miguel foram de aplicar uma mídia anti-fosfatos tipo Deltec Aquacrown Phosphat Adsorber numa divisória da Sump ou idealmente num reactor fluidizado, bem como reduzir na alimentação. ;)

Em relação à iluminação, são dois focos LED e pareceram-me excelentes e perfeitamente adequados para o reef. Vi também a diferença entre a luz a 70 ou 80% e a 100%, e não me pareceu suficiente para causar um choque nos corais. Aliás os sintomas nos corais (pálidos, castanhos, branqueamentos), notavam-se em corais próximos da superfície bem como em corais junto ao areão, pelo que não poderia ter sido causado por choque de luz. Na minha opinião os focos podem ficar a 100% pois dá uma luz espectacular. B-)

O Miguel disse-me também que tem feito testes de Nitratos com o kit da Sera (o mesmo que uso) com resultados entre os 0 e 5 ppm, então em termos de nitratos parece estar tudo bem.

Devo dizer que apesar do valor elevado de fosfatos, o sistema do aquário está muito bonito e com uma bela selecção de corais moles, LPS e duros. Numa fase inicial, antes de fazer o teste de fosfatos, suspeitei de guerras químicas entre LPS e Duros, pois não está a utilizar carvão activado, e a quantidade de corais das diversas famílias é significativa. Então mesmo que o problema identificado tenha a ver com os Fosfatos, recomendo a utilização regular do carvão activado pois vai ajudar a minimizar as guerras químicas. Ah, em termos de algas, praticamente inexistentes, e notei apenas uma réstia do que parecem ser cianos num dos corais que tinha branqueado. Então em termos de indicadores visuais muito poucos que sugerissem os Fosfatos... portanto não havia mesmo indícios que saltassem à vista do problema.

O sistema também está com consumos baixos de Cálcio e Kh, sendo a reposição destes estará a ser feita com as Trocas de Água semanais, então um indício que o problema poderia estar mesmo relacionado com os Fosfatos elevados e a consequente inibição de crescimentos dos corais.

Espero que com a redução da comida e da aplicação do anti-fosfatos os valores possam baixar para bons valores e entretanto os corais recuperem e retomem crescimento. Dado que o reef tem um conjunto de belos SPS, e mais difíceis de manter, suponho que quando os crescimentos e consumos aumentarem o ideal seria acrescentar ou aplicar um método tipo reactor de cálcio ou doseadora de Balling, mas isto já é outra história. :)

Espero que tudo recupere rapidamente pois é mesmo um belo reef. B-)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
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Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
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Artur,

Muito obrigado pela tua visita e pela ajuda que me deste.
5 estrelas, obrigado igualmente pelo que acabaste de escrever.

Soube que algumas pessoas que fizeram trocas com água do mar contaminaram os seus reefs com fosfatos e nitratos.
Eu como também antes de ir para ferias fiz umas trocas de agua com agua do mar.
Para além disso alertaram-me para a comida que uso JBL que deve conter grandes quantidades de fosfatos.


Já agora quais são as midias mais eficazes para remover os fosfatos sem necessidade de reactores?


Cumprimentos
Miguel Pinho


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
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Localização: Porto
Boas,

Pronto está aberta a guerra aos fosfatos 8-x Vamos esperar. Para já parece que as coisas estão bem encaminhadas.

Coloquei na sump anti-fosfatoa da ATI e Carvão activado.

Substituição de carvão após 3 semanas e anti-fosfatos após 2 meses.

Volto com mais notícias no final de Setembro. :D

Obrigado a todos


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Localização: LISBOA
Miguel Pinho Escreveu:
Boas,

Pronto está aberta a guerra aos fosfatos 8-x Vamos esperar. Para já parece que as coisas estão bem encaminhadas.

Coloquei na sump anti-fosfatoa da ATI e Carvão activado.

Substituição de carvão após 3 semanas e anti-fosfatos após 2 meses.

Volto com mais notícias no final de Setembro. :D

Obrigado a todos



Olá Miguel,

Deixa-me fazer-te apenas um alerta:
as mídias anti-fosfatos não têm um tempo previsto de duração, pois a sua duração depende da carga de fosfatos a retirar e da capacidade (eficácia) da mídia utilizada; se tudo correr bem e não tenho a certeza que assim aconteça, se não usares um reactor , deves continuar a fazer testes com regularidade aos fosfatos (com um aparelho electrónico/Checker Hanna) e quando os fosfatos ameaçarem começar a subir, substituir as resinas.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Miguel Pinho Escreveu:
Pronto está aberta a guerra aos fosfatos 8-x Vamos esperar. Para já parece que as coisas estão bem encaminhadas.

Coloquei na sump anti-fosfatoa da ATI e Carvão activado.

Substituição de carvão após 3 semanas e anti-fosfatos após 2 meses.

Volto com mais notícias no final de Setembro. :D


Boas Miguel,

Parece-me bem. :) Se for possível usar a mídia anti-fosfatos num reactor fluidizado acho que terá melhor desempenho.

E a comida, eu talvez reduziria as 3 doses actuais do alimentador automático para apenas uma diária. Ou então, se possível programar, 2 ou 3 doses diárias e reduzindo cada dose em 1/3 da utilizada até agora.

Acho que com a redução da comida apenas já deverá baixar os fosfatos (teoricamente, partindo do valor inicial de 0.48ppm e reduzindo a alimentação em 2/3, teoricamente os fosfatos poderão baixar para os 0.16ppm), e com a utilização da mídia ajuda a reduzi-los mais rapidamente, sobretudo para menos de 0.10ppm e idealmente 0.03ppm.

No caso do meu reef a litragem total ronda uns 450 litros e então seria recomendado uns 450ml de mídia, mas eu coloquei logo 1000ml (faseados) e a redução foi eficaz sem ser demasiado rápida.

Acho que correndo tudo bem o reef é bem capaz de voltar aos eixos em uma a duas semanas. ;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
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Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

Artur Fonseca Escreveu:
Em relação à iluminação, são dois focos LED e pareceram-me excelentes e perfeitamente adequados para o reef. Vi também a diferença entre a luz a 70 ou 80% e a 100%, e não me pareceu suficiente para causar um choque nos corais.


Artur,

Principalmente em LEDS a diferença de luz entre os 70/80% e os 100 não parece nada a olho nú, mas em termos de PAR é uma brutalidade de luz.

Não podes fazer assupções destas sem medir com um medidor de PAR!

Dado que tens o Seneye podes sempre fazer o teste!

Já agora com esse nível de fosfatos vem de encontro àquilo que o Marco Madeira dizia. Mudança de luz e excesso de alimentação!

Desliga o alimentador automático. dá à mão! e se os peixes ficarem duas semanas também não morrem por causa disso!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Boas,

Eu vou fazendo os testes semanalmente e espero que os níveis de fosfatos baixem. Quando começarem a subir novamente é porque tenho que substituir a mídia.

Eu sei que o ideal é ter um reactor de fosfatos, mas não tenho e não vou comprar não há orçamento familiar :D .
Posso não ter o ideal mas o melhor que consegui fazer foi fazer um filtro de dois níveis com carvão na parte inferior e anti-fosfato na parte superior.

Então é assim, tenho uma bomba na sump de 600l/h que recolhe a água antes do retorno e atira para esse filtro feito com uma ponta de tubo dreno revestido com uma meia micro-prefurada que está no compartimento do escumador. Há uma separação entre as duas mídias para não se misturarem feita com as duas dobras das meias. Esse filtro está à junto da aspiração do escumador. Ou seja 600l/h vão passar pelas duas mídias e depois ainda são aspirados pelo escumador.

Os materiais são estes:

http://www.floridata.com/tracks/transpl ... inage2.jpg

http://static.mercadoshops.com/tubo-per ... 716xIM.jpg

Cumprimentos
Miguel


Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
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Localização: Margem Sul
Tive uma hydnophora que se foi em menos de 24h "Só" porque acrescentei uma PAR30 de 15w... Estou de acordo com o Rui, em leds o que o olho vê não resume o que na realidade se passa a nivel de PAR/PUR...


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas Miguel,

Acho que esse filtro de dois níveis estará bom, o funcionamento tem algumas semelhanças com os fluidizados e deve passar água por toda a mídia, então é o que interessa.

Eu quando tive o crash de fosfatos inicialmente coloquei a mídia numa meia de senhora junto à queda de água do escumador na Sump e aparentemente não foi muito eficaz... também não tenho divisórias na sump então o fluxo de água pela mídia não seria o melhor... Depois apliquei num filtro fluidizado e os resultados que obti foram assim por alto e em média redução de 0.10ppm de fosfatos a cada três dias. Então teoricamente acho que é possível reduzir esse nível de fosfatos em duas semanas.

Lembrei-me entretanto de outra coisa. No meu reef quando os fosfatos sobem noto que o vidro ganha umas algas de pontos verdes no espaço de 2 a 3 dias. E quando o nível de fosfato está melhor e mais baixo já demora 4 a 5 dias a ficar com as tais algas. Não sei se no reef do Miguel se passará algo semelhante mas poderá ser um indicador visual interessante, e logo que houver suspeita fazer o teste. :)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
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