Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados URGENTE - Corais duros em 15 dias "foram-se a baixo"

URGENTE - Corais duros em 15 dias "foram-se a baixo"

Fórum para discussão e identificação de peixes, corais e invertebrados. O que colocar, quando colocar, compatibilidade, alimentação, doenças, comportamento e condições de manutenção.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Boa Tarde,

Ontem cheguei de férias.Aapós 15 dias de ausência reparei que os meus corais duros ficaram esbranquiçados e estão a morrer. Fiz os seguintes testes:

Ca - 410
Mg - 1350
Kh - 6.4
Amonia - 0

Deixei o alimentador de comida (granulado) a deitar o mínimo 3 vezes ao dia

Será que foi por falta de alimentação durante os 15 dias?

Será que foi por falta da mudança de água!!!! ?

O Kh está muito baixo?

Ou será que a última mudança de água feita com água do mar teria alguma coisa prejudicial. O local onde recolho a água é na praia da granja (Vila nova de gaia). Já recolhi várias vezes e o local é indicado como óptima qualidade de água.

Outra hipótese poderá ser o excesso de doseamento com phytoplankton, de resto não vejo porque razão os corais sps estão a morrer.

Se me puderem ajudar, agradecia.

Cumprimentos
Miguel Pinho


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas Miguel,

O Kh está um bocado baixo mas pode não ser o problema.

Se possível faz os testes de Nitratos e Fosfatos.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
Idade: 45
Localização: Viseu
Também não me parece do kh.

Phyto é sinónimo de fosfatos. Faz os testes de preferência com um Hanna


há quanto tempo tens os corais?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Pedro,

Os corais que tenho são praí uns 20 frags podes ver ver neste link:

viewtopic.php?f=7&t=2198

Obrigado


Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa tarde

Poderá não ter sido uma quebra do Kh, mas sim uma queda brusca do Kh!
Excesso de alimentação coloca mais fosfatos na áqua... assim sendo, pior qualidade de água, corais com cores piores...

Corais a branquearem... excesso de temperatura (>30º e por períodos de largo tempo) ou quebra de Kh...

Não mudaste a iluminação? Choque luminoso, com iluminação em excesso poderá levar colónias ao branqueamento

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Obrigado Pedro,

Por acaso aumentei um bocadinho à iluminação nos leds brancos tinha-os a 50% e passei-os a ter a 80%.

A temperatura não passou do 28º

Cumprimentos
Miguel Pinho


Grupo: Utilizadores Mensagens: 407
Idade: 44
Localização: Caria

Boas Miguel
O Pedro disse tudo...
Pode ter sido dos leds. Os corais levam tempo a adaptar e estarem brancos em pouco tempo significa
que expulsaram as zooxantelas por fator stress. Eu também acho que foi ou pelos leds ou temperatura ou KH.
Começa por algum lado, reduz de novo os leds deve ter sido essa a causa e sempre safas alguns que
possam ter sobrevivido.
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Obrigado Ricardo,

Já reduzi os leds brancos e vou esperar até ao final da semana.

Depois vou fazer uma troca de água e tentar subir o kH.

Cumprimentos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas Miguel,

E os nitratos e fosfatos? E qual o modelo do alimentador automático? Tenho um Eheim Twin que em tempos deixei três semanas a dosear apenas um dos canais com a dose mínima e achei aquilo comida demais para o aquário. Então o problema pode bem ter sido excesso de comida e subida dos nitratos e fosfatos nas duas semanas.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Artur,

omeu modelo é da sera e dá pouca comida. vou fazer os testee depois digo os resultados.

Abraço
Miguel


Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Boas,

Parece-me que os LEDS não provocariam isso num tão curto espaço de tempo e logo em todos os sps.

Digo isto porque quando fui de férias o ano passado o aqua ficou com leds ligados 24h sobre 24h durante 2 semanas por avaria do controlador e nenhum sps braqueou. Cresceram mais e ficaram apenas mais pálidos.

Como disse o Artur, julgo que a causa poderá ser ou excesso de nutrientes ou falta dos mesmos.

Sem os valores corretos de PO4 e NO3 é prematuro tirar-mos conclusões.

Faz os testes com um kit fiável e posta os resultados.

Abraço


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pergunta ... tens biopellets, vodka ou doseas bacterias?

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Boas Rui,

Não tenho nada disso. A única coisa que tenho na sump é o escumador (Bubble Magus curve 9).
O meu aquário tem 120x60x60 e a sump 100x40x35.

Raramento acrescento Ca, Mg e Kh porque como os frags são pequenos não há muito consumo. Faço trocas de 10% semanais e sempre que faço testes tenho o ca entre os 380 e 420, o Mg entre os 1280 e os 1350 e o kH entre 6.4 e os 7.

O que acrescentei foi Phytoplankton (5ml por cada 100l) e zooplankton (5ml/100l). Fiz isso durante 3 dias seguidos antes de ir de férias.

Cumprimentos e obrigado


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Boas,

Estive a pensar se o phytoplankton ou o zooplankton poderia estar contaminado ou morto de forma a intoxicar os corais sps.
Ou poderei ter colocado uma quantidade em excesso.

Aguardo pelas vossas opiniões que são sempre bem vindas e que mais uma vez agradeço.

Cumprimentos
Miguel Pinho


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas miguel ...

já viste a discrepância de valores que apresentas para SPS ??

Ca 380 e 420 - 40 ppm
Mg 1280 e os 1350 - 70 PPM
Kh 6.4 e os 7 0.6 Dkh

Será que nesses 15 dias os valores não desceram mais ?? mesmo com frags penso que eles para crescer consomem e se calhar eles andavam só a sobreviver tens que tentar manter isso estável amigo ...

Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Paulo,

Obrigado pela tua resposta ao meu tópico.
Aqueles valores não foram registados antes e depois de vir de férias. São os valores que tenho registado como máximos e mínimos em 3 meses de análises feitas.

Neste momento o Cálcio varia entre 10ppm (quase imperceptível em testes) durante uma semana. O Mg nunca acrescentei, pois como faço trocas de água e os valores são normais, simplesmente não me preocupo.
No caso do kH é que tem andado a baixar. No principio do ano usava um sal onde o kH era 10 e quando mudei de sal e comecei também com trocas de água com água de mar, o kH tem vindo a baixar. Em Junho estava nos 7.3 e agora está nos 6.4 e penso que deveria lentamente subi-lo para chegar aos 7.

Já agora qual é o kH ideal?

Cumprimentos
Miguel Pinho


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Miguel Pinho Escreveu:
Paulo,

Obrigado pela tua resposta ao meu tópico.
Aqueles valores não foram registados antes e depois de vir de férias. São os valores que tenho registado como máximos e mínimos em 3 meses de análises feitas.

Neste momento o Cálcio varia entre 10ppm (quase imperceptível em testes) durante uma semana. O Mg nunca acrescentei, pois como faço trocas de água e os valores são normais, simplesmente não me preocupo.
No caso do kH é que tem andado a baixar. No principio do ano usava um sal onde o kH era 10 e quando mudei de sal e comecei também com trocas de água com água de mar, o kH tem vindo a baixar. Em Junho estava nos 7.3 e agora está nos 6.4 e penso que deveria lentamente subi-lo para chegar aos 7.

Já agora qual é o kH ideal?

Cumprimentos
Miguel Pinho


Não existe "ideial" pelo menos no meu conceito.

O "Ideial" é a estabilidade. Eu mantenho o meu a 7.5 para me permitir uma descida de 1dKH sem stresses para os corais (bomba entupida, bomba desligada, etc)

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas ...

Alguma vez mediste a água do mar ???
depois de acertares a salinidade que valores ficas na água do mar ??
Atenção a isso porque aqui em baixo depois de acertar a salinidade a agua do mar fica com CA 370 MG 1140 KH 6 ....
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Paulo Oliveira Escreveu:
Boas ...

Alguma vez mediste a água do mar ???
depois de acertares a salinidade que valores ficas na água do mar ??
Atenção a isso porque aqui em baixo depois de acertar a salinidade a agua do mar fica com CA 370 MG 1140 KH 6 ....


Não acertem ....

Diluam primeiro no aquário e acertem depois ... o impacto da TPA no aquário práticamente não se sente a variação é minima e depois corrigem já no aquário!

Tenho feito assim e parece-me muito mais simples para manter os valores e acertar o balling.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Rui depende da TPA , estou a fazer 190 Litros por semana em 900 Litros e olha que se nota bem o desacerto no balling se não acertar a água que entra , por isso é que acerto sempre ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Próximo

Voltar para Peixes, Corais & Invertebrados