Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados hepatus nao cresce

hepatus nao cresce

Fórum para discussão e identificação de peixes, corais e invertebrados. O que colocar, quando colocar, compatibilidade, alimentação, doenças, comportamento e condições de manutenção.
Mensagem 19/Oct/2013, 14:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
Idade: 34
Localização: Benavente
Boas,

Tenho um Hepatus que comprei ja a mais de 1 ano e tinha cerca de 3cm e nos 2 primeiros meses cresceu 1cm, mas desde ai que o peixe nao cresce e é um stressado do caraças, esta sempre doente com ictio o que provoca ictio aos outros peixes, o peixe tem bastante apetite e come flocos,raçao e toda a comida congelada mas por tudo e por nada esconde-se e é capaz de ficar dias escondido,.
Ja o retirei do meu aquario porque a pala dele ja perdi um tenenti e posso vir a perder um lecosternon.

A minha pergunta é, ja aconteceu a alguem ter um peixe assim?

Acho que o Hepatus ja esta fora da minha lista de peixes porque ja é a segunda vez que perco peixes por causa dele e o sacana nao morre :ymtongue:

Cumpr
Carlos Resende

Mensagem 19/Oct/2013, 20:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
Idade:
tb tive problemas com o meu hepatus ha cerca de 2 3 semanas com ictio, e acabou por morrer e levou me o leucostern e mais alguns, pelo que li e um peixe que apanha ictio muito rapido, 'e dos meus peixes favoritos sinceramente, mas ja comeco a pensar se alguma vez comprarei outro...

o meu comprei pequeno e estava a crescer bem.....

tenta dar comida molhada em sumo de alho 'e o que faco

Mensagem 19/Oct/2013, 21:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
Idade: 34
Localização: Benavente
Boas Pedro,

Ja dei de tudo. O problema do ictio é ao menos porque por encrivel que pareca morrem todos menos o hepatus que é que esta sempre stressado. So que o hepatus tem mais de 1 ano e crescer que é bom ta quieto. Ja coloquei noutro aquario para ver se descubro se é alguma bacteria interna.

Cumpr

Mensagem 20/Oct/2013, 00:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Olá Carlos,

Os Paracanthurus hepatus são susceptíveis ao Crytopcarion quando em stress (íctio aparece nos peixes de água doce). O stress pode ter inúmeras causas e nem sempre é fácil perceber a origem do mesmo. Na ausência de stress estes peixes crescem bem e geralmente são "bem dispostos" perante a restante população. Num aquário equilibrado biologicamente, estável e com corais a crescer a condição de stress poderá estar relacionada com a sociabilização com as restantes espécies de peixes presentes. Tens algum peixe no aquário que o costume "chatear"? Estes peixes não gostam de estar sózinhos, gostam de ter companhia por exemplo de outros Peixes cirurgiões com os quais possam nadar em conjunto. São também peixes que precisam de espaço para nadar, dão-se mal em aquários pequenos. É importante habituá-los a comer alga nori.

Boa sorte :)
facebook.com/zoacorals

Mensagem 20/Oct/2013, 00:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
Idade:
o meu comia muita nori, mas realmente que peixes tens no aquario? so tens o hepatus? eles as vezes stressam uns com os outros....

Mensagem 20/Oct/2013, 11:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 33
Idade:
Localização: Sintra
Ola Malta
Tenho cá em casa 5 paracanthurus hepatus , tudo a comer comida seca e de vez em quando algas e o que posso dizer é que dos 5 que tem cerca de 5cm , há um que se esconde mais , mas os outros aparecem bem e tenho dois inclusivamente juntos sem espigas...
Os meus aquários não tem corais , tem é rochas e vasos para se poderem esconder mas sem negligenciar espaço livre para nadarem...
Mantenho os aquarios num quarto a meia luz e assim não tenho algas...tenho filtros externos e escumadores proteicos em cada 1 e um filtro de cascata onde meto resinas e é tudo...
Posso dizer que tenho um centropig potteri e um centropig biespinosus sem problemas tambem....para alem de um leucosternon, desjardini,pyrofeus , 1 six liner e varias donzelas e palhaços.
Ictium , odynium e criptocarium nem ve-los.
Abraços
Tiago

Mensagem 20/Oct/2013, 12:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
Idade: 34
Localização: Benavente
Boas,

O hepatus seja sosinho ou acompanhado esta stressado mas no meu aquario estava com um lecosternon, voliferum, flavensces, tenenti e so o lecosternon é de vez em quando ia atras do hepatus mas nada de mais. O hepatus comia bastante nori, alias dou todos os dias.

Cumpr
Carlos Resende

Mensagem 20/Oct/2013, 19:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
Idade:
pela minha expreencia e pelo que leio, os hepatus ja sao stressados por si....


Voltar para Peixes, Corais & Invertebrados