Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados Montipora, RTN em 24 horas!

Montipora, RTN em 24 horas!

Fórum para discussão e identificação de peixes, corais e invertebrados. O que colocar, quando colocar, compatibilidade, alimentação, doenças, comportamento e condições de manutenção.
Mensagem 27/nov/2013, 20:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 244
Idade: 41
Localização: Santo Estevão, Benavente
Boas pessoal.
Após bastante tempo a batalhar com fosfatos altos consegui finalmente baixa-los estando neste momento entre 0 e 0.03ppm.
Assim sendo decidi voltar a tentar por um sps, neste caso uma Montipora verde que entrou ontem e aparentemente tudo bem.
Hoje quando as luzes acenderam e fui ver como estavam as coisas RTN!! :-(
O coral quase não tem tecido.vivo...
O que poderá ter acontecido?
E o que devo fazer?
Tiro.fora para não poluir a água ou espero?

Obrigado pela ajuda

Abraço
Andre Salgado

Sent from my GT-I8160 using Tapatalk 2
Abraço
André Salgado

Mensagem 27/nov/2013, 21:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas André,

Tens um tópico com o Setup do Reef?
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 27/nov/2013, 22:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 244
Idade: 41
Localização: Santo Estevão, Benavente
Boas Artur.
Ainda não, tenho que ver se faço um.
Tinha tanta alga no aquário que ainda não.tive.coragem.de. Partilhar... :p

Abraço
Andre Salgado

Sent from my GT-I8160 using Tapatalk 2
Abraço
André Salgado

Mensagem 27/nov/2013, 23:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 385
Idade: 40
Localização: Lisboa

André Salgado Escreveu:
Boas Artur.
Ainda não, tenho que ver se faço um.
Tinha tanta alga no aquário que ainda não.tive.coragem.de. Partilhar... :p

Abraço
Andre Salgado

Sent from my GT-I8160 using Tapatalk 2


Usas leds?
Imagem

Mensagem 27/nov/2013, 23:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 244
Idade: 41
Localização: Santo Estevão, Benavente
Boas bruno.
Sim tenho uma radion x30w

Abraço
Andre Salgado

Sent from my GT-I8160 using Tapatalk 2
Abraço
André Salgado

Mensagem 28/nov/2013, 00:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
O ideal seria saber os parâmetros mais importantes (Kh, Ca, Mg, PO4, NO3) e rotinas de manutenção e possíveis alterações mais recentes.

Além de um eventual problema de RTN devido aos parâmetros, estou a lembrar-me de outras hipóteses:
- Problema da aclimatização do coral aquando da chegada... tipo entrada demasiado rápida / choque temperatura ou salinidade / etc.
- Coral devorado por parasita de Montiporas, relativamente frequente em aquários sem predadores de pragas como um Halichoeres Chrysus, Sixline, etc.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 28/nov/2013, 00:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 244
Idade: 41
Localização: Santo Estevão, Benavente
Artur aqui vai os parâmetros.
No3 - 5 ppm
Po4 - 0.03 ppm (ou menos)
Kh - 7.3 dKH
Ca - 425 ppm
Mg - 1200ppm
Salinidade - 1024

O aquário tem 130lt brutos
Faço 25 lt de tpa por semana com tmc proreef salt.
Durante a mesma limpo os vidros e algas na rocha, ainda tenho bastantes mas noto que estão a diminuir.
De material
Vortech mp10
Radion x30w
Retorno eheim 1000
Top up tmc
Eheim jagger 200w
Osmose tmc v2pure 50

Penso que é tudo... ;-)

Aclimatizei o.coral acrescentando aos poucos água do meu aquário pai durante uma hora e depois foi para o aquário.

Não sei se o devia ter posto mais em baixo ou não, mas também não tenho as luzes a 100% e quando o pus no aquário ainda estavam desligadas...

Parasitas não sei, mas tive um sixline até a 2 meses atrás ....

Abraço
Andre Salgado

Sent from my GT-I8160 using Tapatalk 2
Abraço
André Salgado

Mensagem 28/nov/2013, 01:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 385
Idade: 40
Localização: Lisboa

André,

Puseste a montipora em cima dos leds a 100% ? Se sim, é normal elas branquearem, mas podes salva-las passando para a zona do areao...já me aconteceu.
Imagem

Mensagem 28/nov/2013, 01:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Idade: 49
Localização: Fânzeres - Gondomar
André Salgado Escreveu:
Artur aqui vai os parâmetros.
No3 - 5 ppm
Po4 - 0.03 ppm (ou menos)
Kh - 7.3 dKH
Ca - 425 ppm
Mg - 1200ppm
Salinidade - 1024

O aquário tem 130lt brutos
Faço 25 lt de tpa por semana com tmc proreef salt.
Durante a mesma limpo os vidros e algas na rocha, ainda tenho bastantes mas noto que estão a diminuir.
De material
Vortech mp10
Radion x30w
Retorno eheim 1000
Top up tmc
Eheim jagger 200w
Osmose tmc v2pure 50

Penso que é tudo... ;-)

Aclimatizei o.coral acrescentando aos poucos água do meu aquário pai durante uma hora e depois foi para o aquário.

Não sei se o devia ter posto mais em baixo ou não, mas também não tenho as luzes a 100% e quando o pus no aquário ainda estavam desligadas...

Parasitas não sei, mas tive um sixline até a 2 meses atrás ....

Abraço
Andre Salgado

Sent from my GT-I8160 using Tapatalk 2

Faltou o valor da temperatura da água do teu aquário ;) Mas na minha opinião os principais culpados destas situações são a salinidade e a alkalinidade e a seguir a iluminação excessiva.
É quase impossível a recuperação de um coral que sofreu de RTN :(

Mensagem 28/nov/2013, 01:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 244
Idade: 41
Localização: Santo Estevão, Benavente
Bruno Arrojado Escreveu:
André,

Puseste a montipora em cima dos leds a 100% ? Se sim, é normal elas branquearem, mas podes salva-las passando para a zona do areao...já me aconteceu.


Pois...
Não a devia ter.posto tão em cima, mas os leds estão a 55%
O aquário é pequeno acho que não preciso de mais.
Já a pus na areia a ver como ta amanhã.

Abraço
Andre Salgado

Sent from my GT-I8160 using Tapatalk 2
Abraço
André Salgado

Mensagem 28/nov/2013, 01:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 244
Idade: 41
Localização: Santo Estevão, Benavente
Vitor Teixeira Escreveu:
André Salgado Escreveu:
Artur aqui vai os parâmetros.
No3 - 5 ppm
Po4 - 0.03 ppm (ou menos)
Kh - 7.3 dKH
Ca - 425 ppm
Mg - 1200ppm
Salinidade - 1024

O aquário tem 130lt brutos
Faço 25 lt de tpa por semana com tmc proreef salt.
Durante a mesma limpo os vidros e algas na rocha, ainda tenho bastantes mas noto que estão a diminuir.
De material
Vortech mp10
Radion x30w
Retorno eheim 1000
Top up tmc
Eheim jagger 200w
Osmose tmc v2pure 50

Penso que é tudo... ;-)

Aclimatizei o.coral acrescentando aos poucos água do meu aquário pai durante uma hora e depois foi para o aquário.

Não sei se o devia ter posto mais em baixo ou não, mas também não tenho as luzes a 100% e quando o pus no aquário ainda estavam desligadas...

Parasitas não sei, mas tive um sixline até a 2 meses atrás ....

Abraço
Andre Salgado

Sent from my GT-I8160 using Tapatalk 2

Faltou o valor da temperatura da água do teu aquário ;) Mas na minha opinião os principais culpados destas situações são a salinidade e a alkalinidade e a seguir a iluminação excessiva.
É quase impossível a recuperação de um coral que sofreu de RTN :(

Boas vítor.
A temperatura ta a 24° de dia sobe aos 25.5°,por ai. ;-)
O kh ta um bocado baixo mas pensei que a salinidade tivesse boa....


Abraço
Andre Salgado

Sent from my GT-I8160 using Tapatalk 2
Abraço
André Salgado

Mensagem 28/nov/2013, 02:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Idade: 49
Localização: Fânzeres - Gondomar
André, a tua salinidade podia estar um bocado mais elevada mas não foi por aí. O problema é os valores de onde veio o coral e que podiam estar completamente diferentes do teu aquário provocando um choque no coral mesmo com a aclimatização. Eu pessoalmente nunca fiz aclimatização aos corais, até porque isso demoraria uma semana ou mais. :D
O que eu faço é colocar directamente o coral no aquário, mas na parte mais funda para depois subir gradualmente ao longo dos dias até á posição final. No teu caso, eu acho que foi mesmo a iluminação... :(

Mensagem 28/nov/2013, 02:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 244
Idade: 41
Localização: Santo Estevão, Benavente
Pois vítor terá.sido esse. Problema...
Tenho esta luz a pouco tempo, Tava Habituado a ter luz a menos e e todos os sps foram directos para cima...
Morreram por falta de circulação e luz, e excesso de fosfatos mas mendo assim ainda duraram umas semanas.
Este coitado.... Torrei-o! :-(
Mais.uma borrada...
Ainda tem algum tecido, achas que não se safaImagem?

Abraço
Andre Salgado

Sent from my GT-I8160 using Tapatalk 2
Abraço
André Salgado

Mensagem 28/nov/2013, 02:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas André,

Os parâmetros parecem-me bem, exceptuando talvez o Magnésio ligeiramente baixo em relação ao Cálcio, então não vejo problema neles.

Durante o transporte, com este tempo gelado, poderá ter baixado demasiado a temperatura no saco?

Ou um choque de salinidade... se a diferença entre a origem e esses 1024 for grande, pode perder-se o coral. Eu quando tinha o refractómetro descalibrado, trouxe uma Montipora verde de uma loja, que tinha a densidade a uns 1022. E no reef eu pensava que tinha a 1025 ou 1026 quando estava na realidade a 1028 ou 1029. Fiz aclimatização de meia hora ou uma hora e a Montipora branqueou. Foi perda total.

Acho que não deve ter nada a ver com iluminação...

Portanto o meu palpite foi algum choque de temperatura ou densidade.

Só uma dúvida em relação aos fosfatos, que teste utilizaste?
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 28/nov/2013, 03:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 244
Idade: 41
Localização: Santo Estevão, Benavente
Artur Fonseca Escreveu:
Boas André,

Os parâmetros parecem-me bem, exceptuando talvez o Magnésio ligeiramente baixo em relação ao Cálcio, então não vejo problema neles.

Durante o transporte, com este tempo gelado, poderá ter baixado demasiado a temperatura no saco?

Ou um choque de salinidade... se a diferença entre a origem e esses 1024 for grande, pode perder-se o coral. Eu quando tinha o refractómetro descalibrado, trouxe uma Montipora verde de uma loja, que tinha a densidade a uns 1022. E no reef eu pensava que tinha a 1025 ou 1026 quando estava na realidade a 1028 ou 1029. Fiz aclimatização de meia hora ou uma hora e a Montipora branqueou. Foi perda total.

Acho que não deve ter nada a ver com iluminação...

Portanto o meu palpite foi algum choque de temperatura ou densidade.

Só uma dúvida em relação aos fosfatos, que teste utilizaste?


Salifert, ainda não comprei o hanna! ;-)
Mas o teste é novo.
O refractometro é um vertex e verifico com água de osmose se ta calibrado antes de o usar.
Descalibra com facilidade este...
O coral foi de uma troca que fiz com outro utilizador do fórum.
Tenho de lhe perguntar qual a salinidade do aquário dele.

Abraço
Andre Salgado

Sent from my GT-I8160 using Tapatalk 2
Abraço
André Salgado

Mensagem 28/nov/2013, 11:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 131
Idade: 44
Localização: Aveiro & S Felix da Marinha VNG
André, põe uma geral do aquário já agora.
Pelo que dá para avaliar por essa foto, o aspecto da rocha, o vidro carregadissimo de microalgas que, entretanto, vais raspando e até mesmo o aspecto da Euphylia, faz-me pensar que nem montipora nem sps nenhum aí se aguenta.
Não vejo razão nenhuma para, com o aparente numero reduzido de animais que tens, mudares 25litros por semana.
De onde veio a rocha que tens ou que tipo de rocha é? Tens a certeza do estado da membrana de osmose, medindo os tds? Que escumador tens?



Cump
Paulo Marinheiro

Mensagem 28/nov/2013, 11:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 385
Idade: 40
Localização: Lisboa

André, as montiporas são resistentes, esses parâmetros estão bons para esse tipo de corais menos exigentes.

O Problema do branqueamento foi da luz, mete o coral no areao, e aguardar uns dias.
Imagem

Mensagem 28/nov/2013, 11:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 131
Idade: 44
Localização: Aveiro & S Felix da Marinha VNG
Bruno Arrojado Escreveu:
André, as montiporas são resistentes, esses parâmetros estão bons para esse tipo de corais menos exigentes.

O Problema do branqueamento foi da luz, mete o coral no areao, e aguardar uns dias.



André, não há corais nem menos nem mais exigentes em relação à água, há corais menos e mais tolerantes a águas cujos parametros não estão bem. A qualidade da água para qualquer coral, para o observar na sua plenitude tem de ser SEMPRE boa, próxima da que encontras no habitat natural. Não há água nem parametros químicos diferenciados para cada tipo de coral. A única coisa que deves proporcionar para diferentes espécies de corais é a existência de menos ou mais alimento disponivel o que, em alguns casos, te altera um ou outro parametro quimico na água.
Além de vago e muito errado por isso, é um péssimo princípio dizeres "esses parametros estão bons para esse tipo de coral menos exigente".
Um aquário cujos parametros mais importantes e que influenciam o bem estar do coral, não estão bem, não serve para nenhum animal. Não há água boa ou suficiente para montiporas e má para acroporas. Qualquer aquário/água que não aguenta a existência de uma acropora saudável muito dificilmente aguentará uma montipora nas mesmas condições.

Voltando ao aquário do André, tenho dúvidas que o problema seja da luz.

Cump
Paulo Marinheiro

Mensagem 28/nov/2013, 12:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 385
Idade: 40
Localização: Lisboa

Paulo Marinheiro Escreveu:
Bruno Arrojado Escreveu:
André, as montiporas são resistentes, esses parâmetros estão bons para esse tipo de corais menos exigentes.

O Problema do branqueamento foi da luz, mete o coral no areao, e aguardar uns dias.



André, não há corais nem menos nem mais exigentes em relação à água, há corais menos e mais tolerantes a águas cujos parametros não estão bem. A qualidade da água para qualquer coral, para o observar na sua plenitude tem de ser SEMPRE boa, próxima da que encontras no habitat natural. Não há água nem parametros químicos diferenciados para cada tipo de coral. A única coisa que deves proporcionar para diferentes espécies de corais é a existência de menos ou mais alimento disponivel o que, em alguns casos, te altera um ou outro parametro quimico na água.
Além de vago e muito errado por isso, é um péssimo princípio dizeres "esses parametros estão bons para esse tipo de coral menos exigente".
Um aquário cujos parametros mais importantes e que influenciam o bem estar do coral, não estão bem, não serve para nenhum animal. Não há água boa ou suficiente para montiporas e má para acroporas. Qualquer aquário/água que não aguenta a existência de uma acropora saudável muito dificilmente aguentará uma montipora nas mesmas condições.

Voltando ao aquário do André, tenho dúvidas que o problema seja da luz.

Cump


Paulo,

Estou a falar da experiência que tive. Tenho montiporas que já passaram por pior, e a única coisa que fez branquear foi mesmo a exposição a LEDS. Voltei a por no areão passado 2 semanas estava como nova. Não existe grande ciencia, há corais mais exigentes outros menos.
O branqueamento de corais (LED) tem a ver a maior parte com luz demasiado excessiva numa primeira aclimatização. Senão ficaria castanho.

Mas pronto, falo devido à experiência que tive, dai ter dito que seria da luz. Mas cada caso é um caso. Vamos aguardar.

http://www.ecoxotic.com/community/aquar ... led-lights
Imagem

Mensagem 28/nov/2013, 13:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
André Salgado Escreveu:
Salifert, ainda não comprei o hanna! ;-)
Mas o teste é novo.


Boas André,

Subscrevo a opinião do Paulo Marinheiro.

Isto porque reparando na foto, vê-se a rocha com muitas algas e então suspeito que o problema de fosfatos não esteja resolvido...

Eu também testava os fosfatos com Salifert, dava igual a 0.03ppm ou menos, e tive um crash que arrasou com 80 a 90% dos corais... Infelizmente o teste de Fosfatos da Salifert é lixo... assim resumidamente...

No meu caso demorei perto de meio ano a recuperar o sistema para níveis bons de nitratos e fosfatos desde o início do crash...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Próximo

Voltar para Peixes, Corais & Invertebrados