Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados Synchiropus splendidus

Synchiropus splendidus

Fórum para discussão e identificação de peixes, corais e invertebrados. O que colocar, quando colocar, compatibilidade, alimentação, doenças, comportamento e condições de manutenção.
Mensagem 24/fev/2014, 11:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Boas,

Há mais ou menos 9 dias atrás comprei um mandarim (Synchiropus splendidus).
Após te-lo colocado no aquário o comportamento dele pareceu-me normal e como o meu aquário contem muita rocha viva, o peixe foi-se instalar no meio dela.
Durante os 4 primeiros dias ainda o vi quando saía de dentro das rochas para explorar um pouco o aquário. Mesmo assim não se afastava muito da rocha e tinha um comportamento normalíssimo.

Nos últimos 5 dias deixei de o ver. Será que morreu? (pergunta com resposta difícil)

O que devo fazer para o tentar atrair a sair cá para fora? Desmontar a rocha está fora de hipótese. :)

Cumprimentos
Miguel

Mensagem 24/fev/2014, 11:29

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

Miguel Pinho Escreveu:
Boas,

Há mais ou menos 9 dias atrás comprei um mandarim (Synchiropus splendidus).
Após te-lo colocado no aquário o comportamento dele pareceu-me normal e como o meu aquário contem muita rocha viva, o peixe foi-se instalar no meio dela.
Durante os 4 primeiros dias ainda o vi quando saía de dentro das rochas para explorar um pouco o aquário. Mesmo assim não se afastava muito da rocha e tinha um comportamento normalíssimo.

Nos últimos 5 dias deixei de o ver. Será que morreu? (pergunta com resposta difícil)

O que devo fazer para o tentar atrair a sair cá para fora? Desmontar a rocha está fora de hipótese. :)

Cumprimentos
Miguel


Nada Miguel ... não deverás fazer nada.

É um peixe tímido por natureza. Se estiver morto já foi comido até à espinha de certeza.

Se estiver vivo há de aparecer ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 24/fev/2014, 12:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Heheheheheh Anda um gajo a gastar dinheiro em peixes para os ver uma vez por mês se tanto :))

Eu tenho 7 Lysmatas e uns 15 eremitas, buzios às centenas se o gajo morreu achas que esta tropa o come?

Mensagem 24/fev/2014, 12:31

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Miguel Pinho Escreveu:
Heheheheheh Anda um gajo a gastar dinheiro em peixes para os ver uma vez por mês se tanto :))

Eu tenho 7 Lysmatas e uns 15 eremitas, buzios às centenas se o gajo morreu achas que esta tropa o come?


Isso se ele estiver vivo é uma questão de hábito. Depois começam a vir cá para fora.

Essa tropa? só os copépodes, amphipodes e fire worms comem isso tudo quanto mais esses que ainda tens.

Se morreu já nem a espinha lhe vês :D

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 24/fev/2014, 14:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 83
Idade: 38
Localização: Queluz
É um peixe sem duvida muito bonito, mas tem esse problema, passa a maioria do tempo escondido. Entao se houver outros que o encomodem mal se ve. Se morreu ja nem sombra dele. Mas se nao estou em erro nao é comido. Pois é um peixe venenoso, por isso que tem aquelas cores todas para avisar o resto da malta :))
Eu tenho um gobio vigilante e ele passa a maioria do tempo no buraco, so sai para comer.

Mensagem 24/fev/2014, 16:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Helder Silva Escreveu:
É um peixe sem duvida muito bonito, mas tem esse problema, passa a maioria do tempo escondido. Entao se houver outros que o encomodem mal se ve. Se morreu ja nem sombra dele. Mas se nao estou em erro nao é comido. Pois é um peixe venenoso, por isso que tem aquelas cores todas para avisar o resto da malta :))
Eu tenho um gobio vigilante e ele passa a maioria do tempo no buraco, so sai para comer.


Pois eu sei que é venenoso, mas não sei até que ponto não é comido por vermes e outra bicharada...

Mensagem 24/fev/2014, 17:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 244
Idade: 41
Localização: Santo Estevão, Benavente
Devo ter tido sorte no peixe!
O meu anda sempre a vista e a passear pelo aquário, nada o perturba, nem quando meto a mão no aquário! :-)

Abraço
Andre Salgado

Sent from my GT-I8160 using Tapatalk 2
Abraço
André Salgado

Mensagem 24/fev/2014, 18:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 135
Idade: 37
Localização: Vila do conde
O meu e exatamente igual ao do miguel pinho ;)

Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk

Mensagem 24/fev/2014, 19:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Morto??? :-s :-s :-s

Desculpa Miguel mas não resisti!

E espero que não seja verdade.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 24/fev/2014, 19:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
César Silvério Escreveu:
Morto??? :-s :-s :-s

Desculpa Miguel mas não resisti!

E espero que não seja verdade.

Abraço



Também eu César, sinceramente nunca mais o vi mas também tenho 40kgs de rocha viva e é difícil espreitar lá para dentro.

Tipo isto...

Imagem

Cumps
Miguel

Mensagem 10/mar/2014, 01:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Finalmente apareceu o meu mandarim... Foi sugado pelo escumador :((

Deve ter saltado para dento da coluna seca e depois entra no reactor gravitico onde deve ter andado às voltas até morrer e finalmente foi sugado pelo escumador.

É sempre assim, estava farto de olhar para a coluna seca e a pensar qualquer dia tenho que por ali uma rede não vá um peixe saltar por cima do pente... Depois de casa assaltada trancas à porta ... Já lá está a rede. :(



Cumps
Miguel

Mensagem 10/mar/2014, 14:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 83
Idade: 38
Localização: Queluz
Miguel Pinho Escreveu:
Finalmente apareceu o meu mandarim... Foi sugado pelo escumador :((

Deve ter saltado para dento da coluna seca e depois entra no reactor gravitico onde deve ter andado às voltas até morrer e finalmente foi sugado pelo escumador.

É sempre assim, estava farto de olhar para a coluna seca e a pensar qualquer dia tenho que por ali uma rede não vá um peixe saltar por cima do pente... Depois de casa assaltada trancas à porta ... Já lá está a rede. :(



Cumps
Miguel

Lamento a morte do peixe. E sempre xato uma perda. Tens uns sistemas em pvc com golpes laterias que serve para isso mesmo. Eu tenho isso. Ja fui buscar dois peixes aventureiros a coluna seca. Mas dai nao passao ;)

Mensagem 10/mar/2014, 23:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas Miguel,

Lamento a perda... o mais provável é o Mandarim ter morrido por falta de alimento e depois aspirado pela queda de água do overflow...

Tive um que durou 4 dias no aquário principal... e tenho outro no refúgio que dura há bué... tipo meio ano ou mais... então a questão da disponibilidade de alimento vivo para esta espécie é essencial...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 10/mar/2014, 23:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Artur Fonseca Escreveu:
Boas Miguel,

Lamento a perda... o mais provável é o Mandarim ter morrido por falta de alimento e depois aspirado pela queda de água do overflow...

Tive um que durou 4 dias no aquário principal... e tenho outro no refúgio que dura há bué... tipo meio ano ou mais... então a questão da disponibilidade de alimento vivo para esta espécie é essencial...



Não Artur,

Se tivesse morrido à fome não aparecia da sump. Teve que saltar para por cima do pente para entrar na coluna seca. Se há coisa que tenho no meu aquário é bicharada para ele.

Mensagem 11/mar/2014, 00:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Miguel Pinho Escreveu:
Não Artur,

Se tivesse morrido à fome não aparecia da sump. Teve que saltar para por cima do pente para entrar na coluna seca. Se há coisa que tenho no meu aquário é bicharada para ele.


Pode haver comida disponível, tipo aqueles micro-camarões mysis, mas o Mardarin é um peixe muito lento e entretanto o Halichoeres chega primeiro ;) E esta espécie geralmente não tem tendência a saltar... talvez tenha sido assustado por algum peixe, ou tentado a sorte "saltando o muro"...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 11/mar/2014, 01:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 292
Idade:
Boas isso é normal nos mandarins tive 1 que me passava a vida a passar para o lado da sump quando tinha o meu kit da sera 130 ... tinha sempre de o ir buscar ao outro lado...

até que me apareceu morto e bastante gordo dentro da bomba de reposição ... :S


Voltar para Peixes, Corais & Invertebrados



cron