Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados O que fazer quando duas acroporas se tocam...

O que fazer quando duas acroporas se tocam...

Fórum para discussão e identificação de peixes, corais e invertebrados. O que colocar, quando colocar, compatibilidade, alimentação, doenças, comportamento e condições de manutenção.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Bom Dia,

Tenho duas acroporas que se tocaram .... neste momento existe um pedaço branco da acropora de pontas azuis na zona do toque.

O que fazer neste caso? Deixo estal e não me preocupo ou tenho que ir lá cortar?

Cá vai a foto com a zona assinalada.

Imagem

Cumps
Miguel


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Miguel Pinho Escreveu:
Bom Dia,

Tenho duas acroporas que se tocaram .... neste momento existe um pedaço branco da acropora de pontas azuis na zona do toque.

O que fazer neste caso? Deixo estal e não me preocupo ou tenho que ir lá cortar?

Cá vai a foto com a zona assinalada.

Imagem

Cumps
Miguel


Boas,

Vai lá cortar!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Rui,

Se não cortar o que vai acontecer?

Abraço
Miguel


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Miguel Pinho Escreveu:
Rui,

Se não cortar o que vai acontecer?

Abraço
Miguel


Vão se queimar mutuamente até uma ceder e começar em STN ou RTN !!!!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 308
Idade:
Como assim queimar? Desculpa sou novo nisto :-\

Enviado do meu GT-I8190 através de Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas André

Todos os corais de uma maneira geral têm um sistema de defesa/ataque que utilizam nomeadamente para lutarem por áreas de crescimento ao seu redor.
Uns bem mais agressivos e perigosos que outros.

Este sistema é composto por nematocistos e espirocistos que em contacto com o tecido dos outros corais, "derretem" o tecido dos "adversários" nessa zona de contacto.

Essas zonas queimadas muitas vezes e dependendo da área de contacto, podem ser invadidas por bactérias e levarem á morte do coral.
Normalmente restringe-se á zona afectada, mas deve-se vigiar o coral e remover essas zonas de contacto.

Neste caso é uma zona de contacto insignificante, é so partir a ponta e começar a pensar em mudar um dos corais de sitio


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Eu acho que a Valida é mais dominante neste toque que a de pontas azuis. Ou seja a valida não queimou e seguiu para cima e a zona branca vai ser "povoada" pela valida, aliás já se nota um pouco isso. Vou aguardar por mais uns dias para ver o que acontece e depois coloco aqui as fotos.

Abraço
Miguel


Grupo: Moderadores Mensagens: 102
Idade: 53
Localização: Guarulhos - São Paulo - Brasil
Boas Miguel, na minha opinião é melhor cortar ou separar elas de lugar......com certeza uma delas vai morrer.

É fácil, pegas um alicate, vai lá e cortas as pontas que estão se atacando. Faça novos frags.
Abraços.

Rinaldo Fontenele

Química da água.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto



Boas Ricardo,

Por acaso ainda não os separei porque nenhum deles é um coral agressivo. Se fossem LPS vs SPS aí não há hipóteses uma euphylia ou uma palythoa queimam rapidamente qq SPS.

Agora tenho uma certa curiosidade em ver o que vai acontecer :D

Abraço
Miguel


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Boas,


Acabei por cortar e separa-las a valida estava a avançar para cima da acro de pontas azuis.
Queimava-a e colonizava posteriormente esse pedaço, estava a "comer" a outra.

Cumps,
Miguel


Voltar para Peixes, Corais & Invertebrados