Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados Anémonas majano

Anémonas majano

Fórum para discussão e identificação de peixes, corais e invertebrados. O que colocar, quando colocar, compatibilidade, alimentação, doenças, comportamento e condições de manutenção.
Mensagem 17/mar/2014, 12:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Bom dia,

O meu aquário está com pelo menos três anémonas majano, tipo isto.

http://www.ultimatereef.net/info/iddb/i ... ajano7.jpg

Durante muito tempo tinha só uma, agora já vejo 3. Acho que é uma praga tipo aiptasias...

As minhas perguntas são:

- Devo tentar elimina-las, se sim como?
- Se não as eliminar que riscos corro?

Cumps
Miguel

Mensagem 17/mar/2014, 15:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 22
Idade:
Miguel,

A foto que vc postou me parece uma anemona bbt anã, mojanos parecem polipos de zoantus marron. Bom se a sua for mojano faz uma sopinha de hidroxido de calcio e com uma seringa ejeta no polipo da moja que ela morre. Elimina o quanto antes pois se vacilar vira uma praga.

espero ter ajudado.

abraços,

Mensagem 17/mar/2014, 15:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Olá Miguel,

Se não as eliminares vão-se espalhar pelo aquário e "queimar" os corais que lhes tocam.

A melhor forma de as eliminares é removeres a rocha onde se encontram e com o auxílio de uma pinça de pontas finas descolá-las a partir da sua base da rocha. Se as danificares corres o risco que cada pedacinho de tecido origine um novo pólipo.

São bem mais bonitas que as Aiptasias mas acabam por se tornar praga muito difícil de erradicar.

Boa sorte :)
Ricardo
facebook.com/zoacorals

Mensagem 17/mar/2014, 17:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Ricardo Rodrigues Escreveu:
Olá Miguel,

Se não as eliminares vão-se espalhar pelo aquário e "queimar" os corais que lhes tocam.

A melhor forma de as eliminares é removeres a rocha onde se encontram e com o auxílio de uma pinça de pontas finas descolá-las a partir da sua base da rocha. Se as danificares corres o risco que cada pedacinho de tecido origine um novo pólipo.

São bem mais bonitas que as Aiptasias mas acabam por se tornar praga muito difícil de erradicar.

Boa sorte :)
Ricardo


Boas Ricardo,

Retirar a rocha está fora de hipótese, iria partir os corais todos. E dar-lhes uma injecção de Hidróxido de cálcio ou vinagre?

tipo isto:

http://www.youtube.com/watch?v=nFFpBRVOZ_0

Como são pequenas, e estão em cavidades da rocha, já pensei em colocar uma pasta de epoxy por cima B-) nem tinham tempo para nada :D

Cumps

Mensagem 17/mar/2014, 18:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Vinagre ou hidróxido de cálcio podem dividi-las em pedaços mais pequenos e fazer com que elas se espalhem ainda mais. Se as conseguires asfixiar com epoxy é uma boa solução, atenção que se a rochas tiver vários buracos elas podem mover-se para outro lado!

boa sorte
facebook.com/zoacorals

Mensagem 17/mar/2014, 18:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 292
Idade:
Boas eu quando aparece aptasias pequenas coloco exposy por cima e já está .


Voltar para Peixes, Corais & Invertebrados



cron