Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados Peixes que formam Cardume

Peixes que formam Cardume

Fórum para discussão e identificação de peixes, corais e invertebrados. O que colocar, quando colocar, compatibilidade, alimentação, doenças, comportamento e condições de manutenção.
Mensagem 04/mai/2014, 15:59

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Olá,

Faz algum tempo que não criava um tópico, mas como muito em breve vou voltar ao activo, comecei a pesquisar peixes que formam cardume, pois estou a pensar colocar um cardume no meu aquário.

Vou colocar alguns exemplos, mas quem quiser pode colocar mais exemplos ou simplesmente relatar a sua experiência com alguns destes peixes.

Os meus favoritos... as Anthias

1) Pseudanthias bartlettorum - Bartlett's Anthias

Esta espécie de anthias é das mais fáceis de manter, pelo simples motivo que só é necessário alimentá-las 1-2x ao dia. Existe alguma dificuldade em encontrar habitualmente esta espécie nas nossas lojas.

Imagem

Mais info: Pseudanthias bartlettorum - LiveAquaria


2) Pseudanthias squamipinnis- Lyretail Anthias

As anthias mais fáceis de encontrar no mercado de aquariofilia, mas na minha opinião são um peixe um pouco mais exigente do que o habitual. É necessário alimentar o aquário várias vezes ao dia para se ter algum grau de sucesso com este peixe.

Imagem 2933

Mais info: Pseudanthias squamipinnis - LiveAquaria

3) Pseudanthias ignitus- Ignitus Anthias

As anthias que mais facilmente formam cardume. São de maior grau de dificuldade de manutenção comparativamente às anteriores.

Imagem 2929

Mais info: Ignitus Anthias - LiveAquaria


4) Apogon leptacanthus - Blue eye cardinalfish

Estes são os meus favoritos para aquários pequenos (que vai ser o meu caso). Sou capaz de optar por um cardume destes peixes.

Imagem 2931

Mais info: Longspine Cardinalfish (Zoramia leptacantha) - LiveAquaria

5) Ptereleotris zebra - Zebra Barred Dartfish

Esta espécie não conheço, encontrei agora durante a minha pesquisa. Diz que são "jumpers", portanto, só quem tiver tampas no aquário é que deve manter este peixe.

Imagem 2928

Mais info: Zebra Barred Dartfish (Ptereleotris zebra) - LiveAquaria


Não é um peixe de cardume

Chromis Viridis - Blue/Green Reef Chromis

Apesar do que alguém possa dizer, NA MINHA OPINIÃO, as blue chromis não são peixe para se ter em cardume. Eu não conheço ninguém que tenha conseguido manter um cardume por muito tempo. Pouco a pouco, o cardume vai perseguindo o elemento mais frágil até restarem dois ou três elementos. No máximo consegue-se manter 3-4 peixes.
Claro que alguém pode vir dizer que conseguiu manter um cardume com sucesso, ou que na Natureza habitualmente existem em cardume. Mas isso acontece na Natureza para os peixes se protegerem. No aquário como mais cedo ou mais tarde os peixes deixam de ter necessidade de se proteger, começam a perseguir o elemento mais fraco da espécie.
Eu nunca vi ninguém ter sucesso por mais do que 6-12 meses com estes peixes em cardume, mas acredito que alguém possa ter tido sucesso. Deve ser 1 em cada 10 pessoas, na melhor das hipóteses. Atenção, é um peixe muito resistente e fácil de manter e ideal para iniciados. Só estou a dizer para não comprarem mais do que 3-4 elementos. Não vale a pena, vão morrer.

Imagem 2930

Mais info: Blue/Green Reef Chromis (Chromis viridis) - LiveAquaria
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 04/mai/2014, 19:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
Idade:
bom Post :)

Mensagem 04/mai/2014, 19:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 47
Localização: Quinta do Conde
e os cardinais Bangai?
Decoras e Magnificas?

Mensagem 04/mai/2014, 21:35

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Bom tópico!

Peixes de cardume pequenos, porque há peixes de cardume grandes, inclusive cirurgiões por exemplo! :D

Eu também quero colocar um cardume e também devo optar pelos leptacanthus.
Tens ainda a possibilidade das Dascyllus aruanus (ou mesmo as Melanurus) mas sinceramente não sei se são de cardume ou não! Eu tenho 8 e é dos peixes mais interessantes a nível de comportamento. Formam cardume mas se tiverem uma acrópora ou outro coral ramificado não saem de lá! Sei que fiam muito agressivas com a idade mas não tenho peixes mais pequenos que elas. Gosto muito!

Agora que fiz o restyling ( :D ) a minha ideia é colocar 4 ou 5 Heniochus diphreutes e um cardume de leptacanthus! Cirurgiões só os que já tenho hoje... ;)

Mensagem 04/mai/2014, 21:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Pseudanthias bartlettorum - Bartlett's Anthias ando a ver se arranjo umas para o spot ...
Sao brutais estas e as sunburst , sendo a sunburst mais dificeis de arranjar ...

Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 05/mai/2014, 00:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas

Já alguém tentou outro tipo de chromis para perceber se acontece o mesmo, por ex. Os Vanderbilti?

Mensagem 05/mai/2014, 01:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 203
Idade: 43
Localização: braga
carlos calheiros

Mensagem 05/mai/2014, 05:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
Idade: 45
Localização: Viseu
Tenho um cardume de anthias squamnipinis... comparo muito aos chromis viridis... apesar de não andarem tanto à porrada, o macho investe bastante contras as fêmeas ao ponto de ter feito 2 saltarem do aquário.

Quanto à alimentação das anthias... deve-se começar sempre 2 x por dia... e congelado que no resto nem tocam... passado uns meses, passei para 1 x ao dia e lá andam à 1 ano e meio a comerem com esta periodicidade. E andam bem gordinhas...

Mensagem 05/mai/2014, 14:44

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas Ricardo... conto-te a minha experiencia com as anthias. Nunca tive Anthias e nunca tive peixes de cardume antes.

Tenho 4 anthias squamnipinis á cerca de 1 mês. Impecável... tem um comportamento social muito dinamico. O macho manda em todos e torna-se agressivo quando é para comer. Penso que o segredo tenha a ver com o tamanho do aqua vs comida disponivel vs esconderijos disponiveis.

Passado umas duas semanas reparei que a femea mais "franguita" andava a levar porrada forte e feio das outras pricipalmente um pouco antes das luzes apagarem. Acabei por detectar que com pouca rocha, havia poucos esconderijos para os peixes e depois de todos se esconderem a mais "franguita" não tinha para onde ir e depois tentava entocar-se junto com outra femea originando muita agressivdade por parte das maiores. Acrescentei mais umas duas rochas e resolveu-se o assunto! Depois de cada uma ter o seu espaço, anda tudo em paz e não se repetiram agressões. Provavelmente precisam de mais espaço/território/esconderijos do que aquilo que é recomemdado!

Neste momento comem 3x por dia e nota-se bastante bem o crescimento e a barriga bem redonda. São peixes bastante bonitos!!
Daqueles que mencionaste, apenas te aconcelho os leptacanthus... dão-se muito bem e ficam bastante bonitos, com um azul bem forte, mas são algo parados (tipico de cardinais).
As outras anthias não tenho experiencia... mas as necessidades delas já as apontaste. Magnificas e Decoras também não vale a pena que matam os mais fracos... não sei se pela mesma razão do esconderijo/território.

Mensagem 06/mai/2014, 21:54

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Pedro Chouriço Escreveu:
e os cardinais Bangai?
Decoras e Magnificas?


Pedro,
Penso que as decoras e magnificas não formam cardume, na verdade sempre os vi aos pares, mas não tenho a certeza.
Tens razão, esqueci os Bangai. Mas só se forem "tank-bred", porque actualmente é uma espécie em vias de extinção nos recifes. Temos de promover a sustentabilidade da espécie.

6) Pterapogon kauderni - Bangaii cardinalfish

Imagem 2944

Mais info: Bangaii cardinalfish - LiveAquaria


Hugo Figueiredo Escreveu:
Bom tópico!

Peixes de cardume pequenos, porque há peixes de cardume grandes, inclusive cirurgiões por exemplo!


Claro que sim, eu centrei-me só nos pequenos. Como me fui esquecer de mencionar dos Pyramid???

7) Hemitaurichthys polylepis (Pyramid Butterflyfish)

Um dos.. senão "O" meu peixe favorito. Excelente temperamento, formam cardume muito facilmente e são relativamente fáceis de adaptar ao aquário. Formam óptima companhia com cirurgiões para quem tem aquários grandes. Recomendo vivamente.

Imagem 2945

Mais info:Underrated Fish - Pyramid Butterflyfish (Ricardo Pinto). Reefs.com


Gil Miguel Escreveu:
Boas
Já alguém tentou outro tipo de chromis para perceber se acontece o mesmo, por ex. Os Vanderbilti?


A única outra espécie de chromis que tive foi os C. retrofasciata. Por acaso acho que também já tiveste, não foi Gil? Esses então é que são cá uns ninjas, matam tudo da mesma espécie até sobrar um!
Esses vanderbilti não sei, não tenho experiência, nem conheço quem tenha.

Pedro e Marco,

A história das anthias e dos esconderijos pode ser o truque mesmo. Já repararam que as anthias vivem "à porta das rochas" no mar? Ao mínimo sinal de agressão, refugiam-se nos "esconderijos". Há espécies lindíssimas, como as pseudanthias tuka, que praticamente nem saem dos esconderijos quando se colocam em aquário.

Para terminar.... Eu gostava era de ter um aquário para isto:

8)Acanthurus leucosternon - Powder Blue Tang
6 peixes destes misturados com 6 pyramid devia ficar um show. Talvez num aquário com 5000-10000L, não?

Imagem 2946

Mais info: Acanthurus Leucosternon - LiveAquaria
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L


Voltar para Peixes, Corais & Invertebrados



cron