Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados Possivel flatworm??

Possivel flatworm??

Fórum para discussão e identificação de peixes, corais e invertebrados. O que colocar, quando colocar, compatibilidade, alimentação, doenças, comportamento e condições de manutenção.
Mensagem 26/jun/2014, 15:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Vitor,

Eu normalmente uso produtos à base de iodo (tipo Reef Dip) para LPSs e moles e o tal produto da Bayer para Acroporas e outros SPSs, mas deste infelizmente só tenho um resto e quando acabar vou provavelmente fazer banhos aos novos SPSs com Coral RX, ou Ultra Pest Control.

Os SPSs costumam ficar mais afectados (escurecem) quando sujeitos a banhos com produtos à base de iodo e os produtos à base de iodo, são mais eficazes/benéficos, na minha opinião, para os LPSs.

Às Acroporas echinatas e outras de profundidade não dou banhos, mas assopro-as com uma pipeta e a todas as acroporas retiro e escovo as bases antes de as introduzir no aquário, pois é normalmente nas bases e no tecido morto que as AEFWs, costumam depositar os ovos.

Eu no teu caso daria apenas banho aos corais já afectados e compraria logo que possível um chrysus e veria a evolução.

Isso é uma praga, mas não é de muito difícil resolução, pelo que não vale a pena entrares em stress; se achas que ficas mais descansado, dá banho a todos, pois para além de alguma retracção durante um dia ou dois, não lhes vai fazer nenhum mal.

Repete os banhos com intervalos de alguns dias.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 28/set/2014, 18:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Viva pessoal,

Ao fim de este tempo, continuo com flaworm's na euphyllia. Tenho verificado que felizmente só este andava a ser incomodado.
Após tomar uma dose de coragem, mergulhei a euphyllia em agua de osmose e fiquei surpreendido com a quantidade que saiu.


Água de osmose com as flatworms mortas.
Imagem


Após o banho e introdução no aquário
Imagem

Durante a operação o coral perdeu alguns polipos. O banho não durou mais de 30 segundos.
Haverá problema na perda de polipos?

Cump

Mensagem 28/set/2014, 23:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Em princípio não; ela recupera.
Dá banhos mais regulares e um pouco mais curtos; 15 a 20 segundos com agitação para fazer cair as planárias, chega.

Atenção, que este regime é arriscado com SPSs.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 28/set/2014, 23:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas Vitor

Porque é que simplesmente não usas o flatworm exit da Salifert ? Contra esse tipo de planárias aquilo é uma limpeza e não arriscas danos nos corais e peixes e podes usar directamente no aquário.

Exceptuando nos zoanthus, acho o choque osmótico demasiado agressivo.

Mensagem 29/set/2014, 00:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Idade: 49
Localização: Fânzeres - Gondomar
Gil Miguel Escreveu:
Boas Vitor

Porque é que simplesmente não usas o flatworm exit da Salifert ? Contra esse tipo de planárias aquilo é uma limpeza e não arriscas danos nos corais e peixes e podes usar directamente no aquário.

Exceptuando nos zoanthus, acho o choque osmótico demasiado agressivo.

Boas,
Mesmo seguindo á risca as indicações da embalagem, esse produto é uma limpeza sim senhor. Limpou me quase o aquário todo á 2 meses atrás :(( Bem que me avisaram para tomar muito cuidado em colocar qualquer medicamento no aquário. Ainda não sei se vou safar algum sps.
Mais vale arranjar algum peixe que se alimente disso, tipo...
http://www.liveaquaria.com/product/aquarium-fish-supplies.cfm?c=15+1379
Pelo menos é mais seguro..
Os banhos podem resultar, mas basta que alguma esteja já na rocha ou vidro para começar tudo outra vez. Uma coisa é certa, se vês uma planária é porque existem pelo menos mais 10 que não consegues ver. :-o Já agora não as esmagues porque ainda ficas com mais [-x

Mensagem 29/set/2014, 01:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas Vitor

Lamento as perdas :/

Então alguma coisa correu mesmo muito mal por ai... porque já usei á uns anos nos meus aquarios anteriores e conheço quem use e nunca houve stresses.

Há uma coisa que tem que se seguir á risca, é sinfonar o maior numero possível antes de usares o produto e sinfonar novamente quando o produto actua. Tinhas uma quantidade massiva de flatworms ? Em caso afirmativo ai convem ponderar bem a melhor forma de fazer o tratamento.

Neste caso parecem estar mais restritas a um coral, não serão ás centenas..

Os chamados wipeouts que acontecem quando se usa o flatworm exit, não têm a vêr com o medicamento, mas sim com a toxicidade elevadíssima das planárias quando morrem. Muitas vezes pensa-se que não existem muitas porque uma boa parte estão escondidas e na rocha e não são visíveis.

Mensagem 29/set/2014, 03:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Idade: 49
Localização: Fânzeres - Gondomar
Boas Gil
Sim, eu sei que se deve sinfonar o máximo possível de planárias antes e depois de se usar o medicamento. Essa informação até vem descrita no manual de utilização. A quantidade de planárias era muito pequena e não estavam localizadas em nenhum coral, mas sim na areia junto aos vidros. O seu tamanho também era reduzido. O problema em geral, é que a morte dos peixes ou corais não é devido ao medicamento mas sim como referes ás toxinas libertadas pelas planárias mortas. Para o medicamento matar algum peixe, teria que ser uma dose muito elevada e assim afectar o seu sistema nervoso central.No meu caso isso não aconteceu porque eram mesmo poucas.
Depois de usar o medicamento e passado quase uma hora, as que estavam nos vidros já não se mexiam praticamente e eu fui aspirando com um tubo fino.
Passado dois ou três dias, as acroporas foram as primeiras a sentir. As montiporas acastanharam quase todas e ficaram com os pólipos retraídos. Uma kenya tree nunca mais se levantou e o mais estranho é que depois da aplicação do medicamento, parece que a parte da filtragem biológica ficou afectada, pois os nitratos começaram a subir até aos 25!!
Mesmo com biopellets eles ainda não baixaram. Eh pá, se me perguntares que são muitas coisas ao mesmo tempo e até podem não ter nada a ver com o medicamento.... pode . Mas são coincidências a mais e para mim e a eficácia do medicamento não cobre os riscos.
Abraço

Mensagem 29/set/2014, 09:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Idade: 49
Localização: Fânzeres - Gondomar
Eu tenho um picturatos ;).Foi a minha primeira opçao, mas como nós queremos sempre resolver as coisa rápido e esquecemos que em aquários isso por vezes é fatal, achei que ele não ia dar conta do serviço e toca a comprar o medicamento.Atenção, que eu não estou a dizer para não usar o flatworm, até porque foi isso que acabou com as planárias, mas no meu caso não correu a 100% cono devia.

Mensagem 29/set/2014, 10:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas Vitor de facto é estranho senão eram muitas.

A experiência que tive no passado em relação ás planárias e predação natural, é que é preciso muita sorte para de facto comerem as flatworms.


Vitor Teixeira Escreveu:
Boas Gil
Sim, eu sei que se deve sinfonar o máximo possível de planárias antes e depois de se usar o medicamento. Essa informação até vem descrita no manual de utilização. A quantidade de planárias era muito pequena e não estavam localizadas em nenhum coral, mas sim na areia junto aos vidros. O seu tamanho também era reduzido. O problema em geral, é que a morte dos peixes ou corais não é devido ao medicamento mas sim como referes ás toxinas libertadas pelas planárias mortas. Para o medicamento matar algum peixe, teria que ser uma dose muito elevada e assim afectar o seu sistema nervoso central.No meu caso isso não aconteceu porque eram mesmo poucas.
Depois de usar o medicamento e passado quase uma hora, as que estavam nos vidros já não se mexiam praticamente e eu fui aspirando com um tubo fino.
Passado dois ou três dias, as acroporas foram as primeiras a sentir. As montiporas acastanharam quase todas e ficaram com os pólipos retraídos. Uma kenya tree nunca mais se levantou e o mais estranho é que depois da aplicação do medicamento, parece que a parte da filtragem biológica ficou afectada, pois os nitratos começaram a subir até aos 25!!
Mesmo com biopellets eles ainda não baixaram. Eh pá, se me perguntares que são muitas coisas ao mesmo tempo e até podem não ter nada a ver com o medicamento.... pode . Mas são coincidências a mais e para mim e a eficácia do medicamento não cobre os riscos.
Abraço

Mensagem 29/set/2014, 11:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Idade: 67
Localização: Charneca de Caparica
E uma grande muda de água a seguir ao tratamento não?

Já fiz esse tratamento foi 5 estrelas, zero percas.
Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar.

Abraço
José Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 29/set/2014, 14:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Idade: 49
Localização: Fânzeres - Gondomar
Boas
Não foi só uma. Foram duas de 120 litros no espaço de uma semana e 1kg de carvão na sump.!!! O aquário tem cerca de 330 litros.

Mensagem 29/set/2014, 15:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Idade: 67
Localização: Charneca de Caparica
E a muda foi feita logo de seguida ao tratamento?
se sim então tives-te mesmo azar, porque eu no meu caso não tive percas.
Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar.

Abraço
José Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 29/set/2014, 15:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Vitor,

Depois de ler todos estes comentários, deixa-me mais uma vez transmitir a minha opinião e experiência anterior:

Não me parece que quando um problema como este está limitado a um coral, se deva recorrer a soluções químicas de acção geral, para o resolver, sobretudo se existirem alternativas mais naturais e menos invasivas.

Como alguém já disse, provavelmente quando vemos uma planária num coral, existem mais algumas algures e por isso para além dos banhos para fazer saltar os parasitas, devemos introduzir um peixe predador natural que impedirá o desenvolvimento da praga, que é o que se pretende; meia dúzia dessas planárias num aquário, não representam motivo de preocupação se houver quem as controle.

Para além disso, mais uma para reflexão: um produto que mata planárias, será que é tão específico que não vai matar outras coisas úteis num eco sistema tão complexo como os nossos aquários?
Então para quê arriscar se houver outras alternativas?

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 29/set/2014, 19:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
César Silvério Escreveu:
Olá Vitor,

Depois de ler todos estes comentários, deixa-me mais uma vez transmitir a minha opinião e experiência anterior:

Não me parece que quando um problema como este está limitado a um coral, se deva recorrer a soluções químicas de acção geral, para o resolver, sobretudo se existirem alternativas mais naturais e menos invasivas.

Como alguém já disse, provavelmente quando vemos uma planária num coral, existem mais algumas algures e por isso para além dos banhos para fazer saltar os parasitas, devemos introduzir um peixe predador natural que impedirá o desenvolvimento da praga, que é o que se pretende; meia dúzia dessas planárias num aquário, não representam motivo de preocupação se houver quem as controle.

Para além disso, mais uma para reflexão: um produto que mata planárias, será que é tão específico que não vai matar outras coisas úteis num eco sistema tão complexo como os nossos aquários?
Então para quê arriscar se houver outras alternativas?

Abraço


Eu neste momento tenho um sixline e um chrysus para dar conta das planárias e mesmo assim elas lá andavam. Onde eu via planárias era onde a euphyllia retraia os polipos. Como em dois meses não vi a coisa com melhor aspecto resolvi usar o choque osmotico para a sua remoção.
Vi alguém no reefcentral a recomendar como fotos do antes e depois. No final 5*

Talvez tenha exagerado no tempo. 15 segundos ou até mesmo 10 pode ser mais eficaz repetindo mais vezes, não levando a um choque brutal no coral.
Como é só a euphyllia afectada, optei por não usar medicamentos. Como silvério diz, o que mata seres com 0,5CM, pode matar algo mais tão precioso para o nosso ecosistema.

Resumindo a euphyllia parece-me a recuperar. Os polipos ainda estão retraidos mas muito menos que ontem.

Abraços

Mensagem 05/Oct/2014, 22:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Boas pessoal,

A minha euphyllia está a recuperar. Não perdi nenhuma cabeça e ainda não vejo sinais de flatworms.

Cump

Anterior

Voltar para Peixes, Corais & Invertebrados



cron