Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados Ajuda!! Zebrasoma Flavescens magro

Ajuda!! Zebrasoma Flavescens magro

Fórum para discussão e identificação de peixes, corais e invertebrados. O que colocar, quando colocar, compatibilidade, alimentação, doenças, comportamento e condições de manutenção.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Boas pessoal venho pedir-vos ajuda/opiniões sobre o que se possa passar com o meu zebrasoma.

A uma semana mudei o aquário da casa dos meus pais para a minha nova casa, a mudança correu bem, nada de baixas ate agora.

Noto é que o meu zebreassoma esta muito magro o que antes não estava, o peixe come bem flocos e raramente bica a alga nori (embora o mesmo nunca tenha sido grande adepto de nori)

A única mudança que fiz ao aquário foi a iluminação, dantes acendia de manha e apagava a noite (10h) e agora tenho o aquário a acender a noite para apanhar o bi-horário mas o tempo de luz continua a ser as 10h por dia.

Não sei o que se possa passar, ja baixei a velocidade das bombas para não causar demasiado esforço na natação dos peixes.

Deixo algumas fotos para repararem nas cavidades que o peixe tem perto da barbatana dorsal

Imagem

Imagem

Imagem

Aguardo a vossa ajuda

Cumprimentos
Nuno Silva


Sent from my iPad using Tapatalk
Abraço
Nuno Silva


Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Idade: 49
Localização: Fânzeres - Gondomar
Boas Nuno

Eh pá, nunca entendi o porquê de haver pessoal que liga as luzes á noite e deixa o aquário ás escuras durante o dia :-o
Não é novidade para ninguém que todos os seres vivos necessitam de uma fase nocturna e outra diurna. O que tu estás a fazer, é que os teus habitantes (peixes e não só), passem a ter 24 horas de iluminação.

Não é por teres a luzes apagadas durante o dia que os peixes vão dormir. A iluminação do dia é suficiente para que eles tenham a sua actividade normal.

Os peixes não usam relógio e por isso necessitam de ter as mesmas condições que existem no seu meio ambiente.
Para mim, esse teu método é um factor de stress para o peixe e isso pode ter enfraquecido o seu sistema imunitário, dando origem a algum ataque parasitário.

Para além disso, quem gosta de ver uma aquário com as luzes apagadas durante o dia? E á noite ligamos a iluminação para quê se não estamos acordados para ver?

Pode até não ter nada a ver com isto, mas mesmo assim devias alterar esse método.

A tarifa bi-horária só serve para electrodomésticos! ;)

Abraço


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Vitor Teixeira ... MEGA LOOL ...

o meu aquario liga durante a noite durante o dia está a luz apagada , tenho luz solar na sala onde tenho o aquario , nao é muita mas tenho e o aqua liga das 19 as 5 da manha , porque , porque chego a casa as 20 e deito-me as 3 , logo o pouco tempo que estou em casa gosto de ver o aquario ligado , e digo mais a luz solar que entra de dia permite-me ver o aqua todo , e nao é por isso que tenho os peixes magros ...

agora em relação ao problema do Zebrassoma , realmente ele ta magro , está a comer bem e de tudo ?? flocos , granulados ?? insiste mais nestas comidas agora uns dias que são comidas com mais proteinas e ajudam a recuperar a forma , coloca também um bocadinho de alho , ou sumo de alho na comida ...

Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Obrigado Paulo

O gajo com bem, logo vou comprar comida congelada para ir variando.

Eles flocos e granulado come bem nori é que nem por isso


Sent from my iPad using Tapatalk
Abraço
Nuno Silva


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Nori também Ajuda , mas acredito que com flocos com força e granulado safes isso ... tenta comprar comida congelada ja com alho , também ajuda ...

Boa sorte Amigo , depois diz como correu ...

Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Para além da comida congelada com alho podes também comprar as pellets da Hikari que são muito boas e para engordar peixes é do melhor!

Os meus cirugiões ficavam doidos com aquilo.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Sim , Também costumo dar aos meus , é como digo são comidas ricas em Proteína , muito mais que a comida congelada , na minha opinião ...

eu dou esta

http://shop.fragariodonorte.com/index.p ... uct_id=440

Qual é que davas aos cirurgiões Rui ??
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Paulo Oliveira Escreveu:
Sim , Também costumo dar aos meus , é como digo são comidas ricas em Proteína , muito mais que a comida congelada , na minha opinião ...

eu dou esta

http://shop.fragariodonorte.com/index.p ... uct_id=440

Qual é que davas aos cirurgiões Rui ??


Boas,

Dava esta: http://shop.fragariodonorte.com/index.p ... uct_id=443

Para além disto dava duas folhas de nori por dia para 3 cirugiões e duravam cerca de 30m .... :D

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Vou experimentar essa também a ver se eles gostam :D :D :D
eu nori so dou 2 vezes por semana , depois dou flocos da ON com spirulina , granulado da ON com spirulina , Flocos da ON daquels vermelhos para os anjos , la está porque têm proteina com força , e depois dou as congeladas Normais umas com alho outras com spirulina etc etc ...

Mas vou experimentar esse granulado Rui ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Idade: 49
Localização: Fânzeres - Gondomar
Paulo Oliveira Escreveu:
Vitor Teixeira ... MEGA LOOL ...

o meu aquario liga durante a noite durante o dia está a luz apagada , tenho luz solar na sala onde tenho o aquario , nao é muita mas tenho e o aqua liga das 19 as 5 da manha , porque , porque chego a casa as 20 e deito-me as 3
Abraço


Pois, se te deitas ás 3 da manhã e ás 8:30 já estás acordado, isso explica o porquê das tuas respostas ás vezes e isso só me dá razão sobre o que eu disse =)) =)) =)) =))

Abraço


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Nao por acado levanto-me as 7 ;) ;) ...

Os peixes dormem a mesma com luz acredita ... e se quiseres vens ca a casa um dia de dia e podes ver os peixes em modo zombie mas a dormir ;) ;) ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
E mais o homem pode ate ter a sala toda escura de dia ... mas la está sao gostos ... eu prefiro ter a luz ligada de noite que é quando tou em casa ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Vitor, o Paulo tem toda a razão, embora seja dia se o aquario nao tiver luz os peixes ficam todos recolhidos nos seus esconderijos como se de noite trata-se, eu faço o mesmo e se por acaso ligar as luzes durante o dia os meus peixes ficam todos atrofiados a nadar de um lado para o outro pois nao estão habituados a ser de dia durante o dia!!!!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Boas, por acaso a minha luz acende as 12:00 mas acho que os peixes já andam acordados durante a manhã com a luz normal que entra das janelas.
Se estão muito ou pouco acordados... Isso já não sei :)


Enviado de tlm usando o Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 139
Idade: 46
Localização: Cascais
Desculpem desenterrar este tópico, mas como ficou a situação?
Tenho um igual na mesma situação, mas foi comprado este fim‑de‑semana, comeu bem o primeiro dia, depois deixou de comer..

Alguma ideia ou ajuda?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 139
Idade: 46
Localização: Cascais
Não come flocos, granulado, nem artemia.
Não tem pontos nenhuns, apenas uma ligeira descoloração, que pode ser reflexo por estar magro.
Todos os outros vivos do aqua estão bem e aparentam saúde.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 355
Idade: 43
Localização: Lisboa, Penha de França
Bom dia.

Compraste-o já magro? E que outros vivos tens no aquário?

A ideia é fortalecer o peixe ao máximo que puderes com comida que ele goste e manter a água nas melhores condições possíveis...
Imagem


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Paulo Magalhães Escreveu:
Não come flocos, granulado, nem artemia.
Não tem pontos nenhuns, apenas uma ligeira descoloração, que pode ser reflexo por estar magro.
Todos os outros vivos do aqua estão bem e aparentam saúde.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Boas,

Deita "sumo" de alho sobre a comida e deixar ficar um bocado para embeber e depois dá ao peixe.

O alho não faz bem nem mal nutricionalmente ... mas estimula o apetite que o fará comer a comida!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 139
Idade: 46
Localização: Cascais
Obrigado


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Malta,
qualquer tipo de cirurgião precisa é de algas... é o que eles fazem o dia todo seja no mar ou no aquário, é procurar algas. Por isso é que estão constantemente a bicar as rochas.
70 a 80% da sua dieta devia ser algas... tenham sempre Nori disponivel, se possivel diariamente e vão ver como ficam gordos que nem uns "porcos" e com as cores todas no lugar. O resto da sua aliementação pode ser o que apanham do que dão aos outros peixes e deve ser o mais variado possivel, mas tenham sempre algas disponiveis no aqua.

Se por acaso tiveram alguma alga no aqua que ele esteja a comer não lhe deem nori para ele acabar com a praga mas depois disponibilizem alga outra vez, é fundamental para a sua alimentação. Algas ou comidas em flocos e pellets á base de algas...

A nori ás vezes não é bem aceite pois não estão acostumados a comer alga seca, mas com tempo e insistencia, ás vezes até por imitação, eles começam a pegar nela e já não largam. Claro que pode haver excepções...

Já agora, deixo outra vez o artigo dos Tangs para relerem... está lá bem explicado a sua dieta especifica.
viewtopic.php?f=6&t=2780

Paulo... se ele come come come e não sai do mesmo, nem as algas o vão safar. Devem ser parasitas. Nesse caso deves trata-lo com medicação apropriada, se não vai acabar por ficar todo chupadinho e acaba por morrer.
Pode não ser o caso, mas observa bem o peixe e vai vendo a sua evolução ;) .

Próximo

Voltar para Peixes, Corais & Invertebrados



cron