Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados Quem tem medo da hiposalinidade e dos banhos de água doce???

Quem tem medo da hiposalinidade e dos banhos de água doce???

Fórum para discussão e identificação de peixes, corais e invertebrados. O que colocar, quando colocar, compatibilidade, alimentação, doenças, comportamento e condições de manutenção.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá a todos,

Aqui está um link útil para quem tem dúvidas acerca da utilidade das quarentenas em hiposalinidade e dos banhos de água doce.

De referir que os peixes sujeitos à experiência com água totalmente sem sal, estiveram (ou estariam se não tivessem morrido), sujeitos a este regime durante vários dias e não dez ou quinze minutos, como normalmente recomendado.

Curto e claro, vale a pena ler: http://www.advancedaquarist.com/blog/th ... rabbitfish


Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Bom post! Obrigado, gostei de ler. Já sei que posso poupar no sal quando fizer o TTM :D
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L


Grupo: Utilizadores Mensagens: 229
Idade: 34
Localização: Vermoim, Vila Nova de Famalicão
Seria engraçado fazer a experiência com outras espécies, isto porque a espécie que estudaram, Siganus guttatus na natureza por vezes é encontrado em locais onde a salinidade está a metade do normal no oceano. Por vezes entram nos rios com as variações da marés. Por isso parto do principio que seja um peixe já habituado por natureza a vários valores de salinidade.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 64
Idade:
César Silvério Escreveu:
Olá a todos,

Aqui está um link útil para quem tem dúvidas acerca da utilidade das quarentenas em hiposalinidade e dos banhos de água doce.

De referir que os peixes sujeitos à experiência com água totalmente sem sal, estiveram (ou estariam se não tivessem morrido), sujeitos a este regime durante vários dias e não dez ou quinze minutos, como normalmente recomendado.

Curto e claro, vale a pena ler: http://www.advancedaquarist.com/blog/th ... rabbitfish


Abraço


Obrigado,

Eu já estava convencido :-bd
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Ricardo Pinto Escreveu:
Bom post! Obrigado, gostei de ler. Já sei que posso poupar no sal quando fizer o TTM :D



Olá Ricardo,

Pois, provavelmente para o TTM será começar a 1010/1012 e ir subindo 0,002 por mudança de balde, pois o aumento de salinidade é mais stressante para os peixes do que a hiposalinidade.

A chatice é, depois de acabar o TTM, ter de se aguardar mais dois, ou três dias com aumentos ligeiros da salinidade (max. 0,03/dia), de preferência com água do aquário principal, mas provavelmente matam-se dois coelhos com uma cajadada (desparasita-se e facilita-se a adaptação do peixe a um novo ambiente).

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Excelente artigo, César! :ymapplause:

Do que eu tenho notado ao fazer (uma espécie de) TTM, é que 2 ppm/dia para subida da salinidade é bastante conservador. O que faz sentido em termos genéricos porque estmaos a falar da vida do peixe e quem lê estas cosias tanto pode ter 10 anos de experiência como estar a começar.

A minha análise resume-se a observer a respiração do peixe. Já aumentei 4 ppm de uma vez (por erro de leitura) e não notei qualquer alteração na respiração do peixe (um folha no caso). Contudo não o faço normalmente, vou subindo mais gradualmente.

Quando os peixes chegam também os coloco normalmente a 1012/1014 e não meço sequer em que água vêm e mais uma vez a respiração dos peixes (aqui todos) mantem-se inalterada.


Mais uma vez, e quando se fala deste tema, eu digo: Só não faz quarentena (TTM) quem não quer, e a pouca percentagem de pessoas que o fazem é mesmo por isso: por não quererem fazer e quererem ver o peixe no aquário imediatamente.

Temos de arranjar aí um grupo, do género: "Eu faço Quarentena e os meus Peixes Agradecem!" :))


Voltar para Peixes, Corais & Invertebrados